Weekly Shonen Jump ToC: Edição #19! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás. Ex.: A série X está no capítulo 8, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #19

  • Beelzebub 104 (1° CP)
  • One Piece 621
  • Bakuman 128
  • Naruto 535 (Capa)
  • Magico 07
  • Bleach 444
  • Toriko 137
  • Sengoku Armors 06
  • Kuroko no Basket 112
  • Inumarudashii 130
  • Enigma 29
  • Katekyo Hitman Reborn! 333
  • Gintama 350
  • Sket Dance 182
  • KochiKame 1693
  • Dois Sol 09
  • Meruhen Ouji Grimm 08
  • Medaka Box 94
  • Hokenshitsu no Shinigami 78
  • Nurarihyon no Mago 150
  • Oumagadoki Doubutsuen 37 (Fim)

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)


Essa semana tivemos duas más notícias. A primeira é que não houve páginas coloridas além de Bellzebub, devido a problemas com as gráficas, ainda reflexo do desastre do japão, presumo. E a outra é o fim de Oumagadoki que tentou se segurar na Jump o máximo, mas não tinha jeito mesmo para a série se salvar. Em publicação desde Julho do ano passado, Oumagadoki era sempre elogiado como um mangá de alta criatividade, e que não caía na mesmice de alguns shonens. Mesmo assim é duro se manter nas últimas páginas da Jump por um tempo e depois se recuperar. Eu mesmo, acho que nunca vi uma série, que não fosse já conhecida do grande público (como KHR! agora), ficar no Bottom 5 e sair dele.

É interessante observar que de todas as série lançadas ano passado, só Enigma ainda sobrevive, e consegue se manter nas posições medianas do ranking. O usuário No Maam do Fórum Arlong Park postou uma lista interessante com o ano de estreia das séries:

Beelzebub 2009
One Piece 1997
Bakuman 2008
Naruto 1999
Magico 2011
Bleach 444 2001
Toriko 2008
Sengoku Armors 2011
Kuroko no Basket  2008
Inumarudashii 2008
Enigma 2010
Katekyo Hitman Reborn! 2004
Gintama 2003
Sket Dance 2007
KochiKame  1976
Dois Sol  2011
Meruhen Ouji Grimm  2011
Medaka Box  2009
Hokenshitsu no Shinigami  2009
Nurarihyon no Mago  2008

Vendo essa lista confesso que achei que a situação estaria bem pior. Apesar do número gigantesco de cancelamentos, denotado por praticamente temos um série estável por ano, existem sim séries mais recentes. Acho que o grande problema é que as mais novas difícilmente conseguem se manter por tanto tempo como os gigantes. Ainda sim, é uma coisa complicada de se fazer, gerar um semi-hit, digamos assim.

Beelzebub ganha a única página colorida da edição. Nada de muito especial quanto a isso, apesar do anime ter sofrido um pouco com os desastres recentes. One Piece continua reinando, e Bakuman segue firme na segunda colocação. O capítulo 121 foi muito bom, e foi o começo do clímax do arco. Tudo desencadeado pela ligação do Shujin para o Nanamine dizendo na cara dele que ia acabar com a série nova. Com certeza deu início a uma das melhores “batalhas” do mangá até agora.

Naruto apesar de ganhar a capa aparece no ranking normalmente embaixo de Bakuman. Eu realmente não sei a quantas anda a história, mas acho que é muito mais mérito do arco de Bakuman (e o Nanamine) do que demérito de Naruto e seus zumbis. Magico ainda não foi rankeado mas o simples fato de ganhar uma página colorida na edição desta semana denota o fato de que a série foi, provavelmente, a mais bem recebida entre as novas.

Fazia tempo que não via Bleach na frente de Toriko, mas o mangá realmente está melhorando, e principalmente quando o Tsukashima (é assim que se escreve?) apareceu e o Ichigo foi batalhar com a mulher das Dirty Boots (quase saiu Dark Boots). Toriko se mantem no alto, apesar de achar que deveria estar mais acima do que Bleach, principalmente pelo anime.

Incrivelmente Kuroko, das séries que frenquentam o Bottom 5, é a que está melhor na minha opinião (sem contar KHR! que já tem uma base). O mangá periodicamente alcança posições como a desta edição. Provavelmente o bastante para segurá-lo na revista até os outros serem cancelados. Falando em cancelamentos, a bola da vez agora com certeza será Shinigami. E depois? Minha dúvida entre Medaka e Mago é cruel. Medaka está atualmente melhor nas ToCs (mesmo que pouca coisa), mas Mago vende mais que muita série das altas posições. Eu acho que a próxima na lista é Medaka, mas estou torcendo para o mangá aguentar até a próxima rodade, pois provavelmente Dois Sol servirá de escudo, pelos resultados recentes.

Enigma está bem estável. A última “senha” da série foi uma das mais bacanas, e o mangá tem tido uma melhora crescente de qualidade na minha opinião. A posição desta edição de KHR é a ideal para a série na minha opinião. Longe de ser cancelada, nem de chegar acima. Apesar de que umas aparições no Top 5 não fariam mal algum.

Gintama e Sket juntos na ToC, fico imaginando se isso não é pelo crossover das séries, o que pode ter feito os leitores dividirem seus votos. Grim começa mal na sua primeira edição rankeada. Eu acho, sinceramente, que já temos um gag muito bom na revista (Gintama), e Grim não é necessário, até por parecer ter o mesmo estilo de comédia. Preferia que tivesse estreiado uma série School Days/Ecchi, coisa que tem andado em falta na revista desde que Anedoki foi cancelado, grande parte da culpa do senhor Togashi, mesmo ao mangá não andando lá muito bem das pernas.

Próxima: Edição #20-21!

  • Capa, 1° CP: One Piece
  • CP: Toriko, Magico & Hq!!(One-Shot)

O destaque da edição dessa semana é Magico. Em comemoração ao bom recebimento da série, seu primeiro capítulo rankeado (que não o será pelo advento da CP), receberá a página colorida. Fico muito feliz por uma série como Magico estar se dando bem nas ToCs. Como já falei no meu post de Impressões, é muito bom ler uma série Shonen mais inocente, e leve.

Bem atrasada, mas está aí a ToC da edição #19! A dessa semana já saiu, mas devo esperar mais um pouco até as CPs saírem. Aí em baixo tem a última votação do mangá D. Gray Man, que saiu na última edição da Jump Square.


Isso também pode lhe interessar

44 Comentários

  1. Finalmente acordaram para bleach ( digo isso referente à ultima jump, olhem no google). qto a esse toc , ainda nao achei enigma em portugues pra baxar , vcs sabem aonde encontro pra baxar?

    1. Já ouviu falar no site Anime Blade?
      Não, lá você escreve o nome na barra de pesquisa e escolhe fansuber e você acha as scans que fazem o mangá, legal né…
      Já adianto aí pra ti tem o Akiba Scans http://akibascans.wordpress.com/ tem uma boa tradução e edição, e tem o God Hand scans http://godhandscans.blogspot.com/ (nunca li o deles, então não falo nada) e o Bizarre Scans http://bizarrescans.blogspot.com/ (também nunca li deles)

      1. A do Bizarre também é boa é por onde aompanho e a que tá mais avançada em relação a enigma das scans brasileiras.

  2. Sendo que Medaka e Shinigami não devem demorar muito, a situação está negra sim, dois mangas em dois anos. Além de que não acredito em nenhum super mangas entre esses 4 que estrearam, apesar de Mágico não ir mal.

    Sobre Bakuman e Naruto, na minha opinião nem um nem outro vão bem, nesses capítulos rankeados, os actuais tanto um como o outro vão mais que bem. Naruto parece que os japoneses concordam comigo, já Bakuman não.

    1. Eu achei o arco do Nanamine um dos melhores arcos dos últimos tempos. Tivemos a inclusão de um vilão de veradade na história, porque o Nizuma prometeu mas não cumpriu.

      1. Nizuma nunca foi muito um vilão, mais um rival, apesar de nem isso ser hoje em dia.

        A grande critica a este arco foi por causa do vilão, vilão em Bakuman não faz sentido, já que é uma história sobre mangas, criar um vilão teria de ser algo mais psicológico e mais bem trabalhado, algo mais longo, ou então curto mas que passa-se do manga para a realidade.

        Agora enfrentar-se nos mangas é muito estúpido, está certo que o desfecho até fez sentido, mas mesmo assim.

        Fora o facto de este ter sido mais um arco só para enrolar o máximo possível com Bakuman, para a Jump não perder dos seus melhores mangas. Afinal não acredito que tenha espaço na Jump para o Nanamine, pelo menos entre os primeiros lugares.

  3. Nada de anormal nas Toc’s, é o mesmo do mesmo…

    Porra cara se Bleach tá decaindo por que não deixam o Kubo de férias e criem um mangá curto pra cobrir por enquanto…

    Ah viu! Beelzebub ia cair e fizeram o cara correr a história, não gostei muito e o treinamento do Oga foi pulado TOSCO…

    Agora é voltar a ler Toriko e Gintama que já estão atrasados!xD

    1. Na verdade eu achei bom pularem o treinamento do Oga pois vai dar um “gás” a mais em mim ao ver na hora do “mano-a-mano” o que ele aprendeu(e o que foi um alívio não aguentaria mais 2 ou 3 semanas de treinamento) mas também pode ser que venha a ser mostrado através de flashback essa parte.

      1. Eu aguentaria mais 3 capítulos de treinamento era só o autor focar um pouco na luta da Hilda com a Yolda e de vez em quando mostrar o que estava acontecendo com o Oga, mas flashback é bom também :3

  4. Tirando o fato de Sket e Ginatama lá embaixo a Toc até que foi boa para as outras séries da Jump principalmente Bakuman. É bom ver que o inicio do arco do Nanamine andou agradando por lá apesar de na minha opinião o desfecho do mesmo ter sido rápido demais o que acabou me fazendo desanimar a ler(ainda não li nem o 127 e 128) o que foi uma pena pois esperava mais dele.

  5. Nurarihyon no Mago anda se ferrando em ? Eu não consigo entender como Bleach pode estar nessa posição, ainda mais estando a frente de Reborn e Gintama, mas vai entender a cabeça dos japonêses……..Quanto a Bakuman eu comecei a ler e já alcancei o japão, e devido ao anime eu tinha altas expectativas nele, mas ele superou meu hype, sem dúvida merece sua atual popsição. Na minha opinião Reborn merecia uma posição melhor do que essa, para mim devia ser Top 5. Bellzebub finalmente parece ter dado um gás agora, com o final dos treinos e dos jogos, agora quero ver a porrada estancar.

    1. Desse mês: http://juinjutsuteam.forumcommunity.net/?t=45040000

      Ao no Exorcist (Cover & Lead Color Pages)
      To Love-Ru Darkness
      Gate 7
      Rosario to Vampire Season II
      Kakkokawaii Sengen!
      Boku to Majo no Jikan (Color Page, New Series by Arakawa Shin)
      Tegami Bachi
      Donten・Prism・Solar Car
      Masuda Kousuke Gekijou Gag Manga Biyori
      D.Gray-man (Color Page)
      Luck Stealer
      Kokoro no Mondai ( One Shot, Color Page)
      Binbougami ga!
      Kure-nai
      Mitokon
      Claymore
      Parman no Jounetsuteki na Hibi
      Shiki
      Gekka Bijin
      Embalming
      Karakuridouji Ultimo (Color Page)
      Houkago no Oujisama
      Examurai
      Shonbori Onsen
      Shin Tennis no Oujisama (Absent)

      Issue #07 (July) :
      Hanimero。 (New Series) by Furukawa Shiori (Lead Color Page)
      Gate 7 (Color Page)
      Karajishi Kids by Kaji Kengo & Terada Katsuya (One Shot , Color Page)
      Tegami Bachi (Absent)
      Karakuridouji Ultimo (Absent)
      Shiki (End)

      1. Rackor sabe onde posso ver as Tocs da Shonen Sunday? Pois acompanho 2 séries dessa revista e estava querndo ver como elas andam em termo de popularidade lá no Japão.

        1. Acredito que assim como na SQ Jump, a Sunday e a Magazine não tenham um sistema de questionários e votação como a Jump. Se sim, não tão influenciador quanto tal.

          Sunday
          http://juinjutsuteam.forumcommunity.net/?t=45129288

          Shonen Sunday #21

          Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Lead CP)
          Gin no Saji
          Kami nomi zo Shiru Sekai
          Shijou Saikyou no Deshi Kenichi
          Buyuden
          Koutetsu no Hanappashira
          Saigo wa? Straight!!
          Magi (CP)
          Pokemon ReBurst
          Shuukan Shonen Purin (One Shot)
          King Golf
          Hajimete no Aku
          Saijou no Meii
          Sengoku Yatagarasu
          Osumojii! Tsukasa no Ikkan
          Be Blues!
          Gekko Jorei
          Hayate no Gotoku!
          Kyoukai no Rinne
          Kunisaki Izumo no Jijou
          Arata Kangatari
          Zettai Karen Children
          Kaitaishinsho Zero (Move to Club Sunday)
          Defence Devil
          Arago
          Meitantei Conan (Absent)

          Magazine
          http://juinjutsuteam.forumcommunity.net/?t=44951926

          Fairy Tail (Cover, Lead Color, 23 pagine)
          Area no Kishi (Pagina a Colori, 21 pagine)
          Bloody Monday – Season 2 (Fine, 34 pagine)
          A-bout, Kono Kanojo ha Fiction Desu (23 pagine)
          Kindaichi (28 pagine)
          Sayonara Zetsubo Sensei, Eden no Ori (Assente)

          1. Valeu por postar a Toc da Shonen Sunday. E é bom ver que TWGOK e Shijou Saikyou no Deshi Kenichi(um mangá que na minha opinião bota Naruto e Bleach no chinelo) estão bem no ranking.

          2. Kami nomi zo Shiru Sekai = The World God Only Knows
            Nem sabia que tinha mangá desse anime…

          3. não da pra considerar a ordem dos mangas nas ToCs da sunday e da magazine pq não tem a ver com votação

  6. Ainda é a Hoshino que desenha D.Gray Man?

    O que diabos ta acontecendo com ela e com o seu lindo traço ? D:’
    Saudades no tempo (Fase da Arca) em que o traço de D.gray man chutava bundas

    1. Acho que o caso da qualidade dos traços ter caido é por ter que se adequar a Jump SQ se não me engano era algum bagulho assim.

      1. Exato Ryoga.

        É a explicação mais plausível para esta mudança no traço dela. Ela tinha um traço muito leve, e as vezes rápido e confuso, mais voltado a uma revista semanal mesmo. Porém quando se publica mensalmente todo espaço é pouco, talvez por isso também. No mais, o traço se “amadureceu”. Apesar do que o pessoal fala eu não acho ruim o traço atual não. O outro era bacana também, mas este está longe de ser ruim.

          1. Ops…Vendo agora, acho que meu comentário soou meio ríspido. mals…
            (E concordo, infelizmente tem muito muito traço ruim por aí… -_-)

            Não dá pra chamar de ruim, mas eu achava o antigo melhor… nem consigo explicar.
            Eu preferia o Allen dessa imagem por exemplo:

            http://www.zerochan.net/521982#full

            do que o Allen atual:

            http://www.zerochan.net/363524
            http://www.zerochan.net/534356

            Aqui dá pra comparar os estilos…
            http://static.zerochan.net/full/30/43/412180.jpg

            Não tá ruim, mas acho estranho… principalmente o cabelo dos personagens. 0.o
            Pra mim foi bem difícil se acostumar. Principalmente quando leio os volumes nacionais e noto a diferença tremenda com os capítulos recentes. Como eu disse, me esforcei pra gostar, mas não consigo… Xp

          2. Concordo que o outro tinha mais estilo, você batia o olho e falava: Hoshino! O atual é meio genérico…

  7. Gintama e Sket não estão no TOP 5, num gostei, mas fora isso tá tudo bem. Bleach tá começando a “chutar bundas” e Bakuman tá muito bom tbm.
    Tõ gostando de ler Magico. É bem diferente. Inocente, como disseram.

          1. Acho que mesmo Dois Sol sendo bem diferente entrou para suprir a lacuna de Eyeshield 21, que na época fazia um certo sucesso.

            A realidade é que a Jump nunca emplacou muitos sucessos no gênero esporte, mas vez ou outra ela tenta colocar um para ver o que o público acha.

    1. O problema não é não gostar de desporto, mas sim de não gostar desses mangas de futebol. Pelas raws que vi, de Shonen Shikku, Light Wing e Dois Sol, apenas Dois Sol se escapa, mas não me pareceu nada fora do comum.

      O problema da Jump é estar à procura do novo eyeshild 21 ou num plano super ambicioso num novo Slam Dunk.

  8. Cara pra ser sincero acho que Medaka Box anda se perdendo.. opiniões?
    Rackor você podia falar mais sobre essas séries do fundão, compensa ver mesmo? xD

    1. Opa só vi teu comentário hoje!

      Eu não sei mais o que vai ser de Medaka para ser sincero. As coisas começaram a perder o nexo, o elo. Tá faltando uma melhor explicação de background no mangá. Os acontecimentos tão meio soltos ainda.

      Séries do Bottom 5? Dois Sol eu passo, pois não vi nada que me motivasse a ler semanalmente, algo que eu já não tenha visto por aí. Shinigami, li a sinopse e pelo que vi é outro perdido, era shonen virou gag, mas aparentemente não faz bem como Gintama, e epa já temos Ginatama. Ouma eu rocomendaria fortemente, mas já acabou aí vai do que tu acha. NuraMago acho que a maioria do pessoal sabe como é, um shonen clássico, só que dessa vez contado pela visão dos youkais. Muita gente gosta dessa série, ainda possui carinho por ela, eu no momento em relação a ela sou meio indiferente, pois tenho prioridades além de Nura para ler.

      Respondido? XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.