Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim? Uma PlayStation Network hackeada! [PS3/PSN]

Entusiastas do PS3 ganharam dos hackers um ovo de páscoa com um brinde nada legal: PSN off-line. No último dia 20, lá estava este que vos escreve, configurando algumas classes do meu soldado em CoD Black Ops, e do nada fui desconectado da PSN. Certifiquei-me que o problema não era com minha conexão de internet, e tentei fazer o login na PSN novamente, e novamente fui desconectado. Problema na PSN? Como estava com sono, fui dormir.

No dia seguinte, a PSN continuava a não aceitar meu login. Uma rápida pesquisa na internet mostrou que eu não estava sozinho nessa. Nós éramos muitos, Nós éramos uma legião. Milhões de usuários sem acesso a PSN começaram a buscar respostas nas redes sociais e fóruns. A atitude mais sensata, contudo, era procurar a informação fornecida pela propria Sony, não? Pois bem, fui consultar o PSBlog, e encontro-a. Porém, a resposta não é nada satisfatória. Os dias passam, a PSN continua fora do ar, e a Sony simplesmente não consegue se comunicar de maneira amistosa com seus consumidores. Acompanhe abaixo a reprodução das declarações da Sony:

Dia 20:
We’re aware certain functions of PlayStation Network are down. We will report back here as soon as we can with more information.

Thank you for your patience.

Dia 21:
While we are investigating the cause of the Network outage, we wanted to alert you that it may be a full day or two before we’re able to get the service completely back up and running. Thank you very much for your patience while we work to resolve this matter. Please stay tuned to this space for more details, and we’ll update you again as soon as we can.

Dia 22:
An external intrusion on our system has affected our PlayStation Network and Qriocity services. In order to conduct a thorough investigation and to verify the smooth and secure operation of our network services going forward, we turned off PlayStation Network & Qriocity services on the evening of Wednesday, April 20th. Providing quality entertainment services to our customers and partners is our utmost priority. We are doing all we can to resolve this situation quickly, and we once again thank you for your patience. We will continue to update you promptly as we have additional information to share.

Dia 23:
We sincerely regret that PlayStation Network and Qriocity services have been suspended, and we are working around the clock to bring them both back online. Our efforts to resolve this matter involve re-building our system to further strengthen our network infrastructure. Though this task is time-consuming, we decided it was worth the time necessary to provide the system with additional security.

We thank you for your patience to date and ask for a little more while we move towards completion of this project. We will continue to give you updates as they become available.

Ok, a Sony nos disse que a PSN sofreu um ataque de origem externa, a PSN foi suspensa para examinar o que ocorreu, e agora eles irão trabalhar na infra-estrutura dela que isso não ocorra mais. E é tudo o que sabemos, o que convenhamos, é muito pouco, um punhadinho de declarações escassas de conteúdo não é o suficiente, e os usuários estão furiosos com isso. Nada foi dito sobre a natureza dessa invasão  no sistema da PSN. Será que os dados pessoais dos usuários, incluindo as informações do cartão de crédito, estão seguras? O valor que temos em nossas wallets estão intocados? E afinal, não há a mínima previsão de quando o serviço será reestabelecido?

Sim, a PSN é um serviço gratuito e todos aceitamos os Termos e Condições de Uso, onde  consta que o serviço pode sofrer instabilidades, interrupções parciais ou até mesmo total. Porém, a PSN é utilizada como argumento de venda do console, e há jogos que sem a rede online simplesmente não podem ser utilizados, como Final Fight/Magic Sword, Bionic Commando Rearmed 2, MAG, ou o recém-lançado Socom 4. A interrupção da PSN ocorreu em um período muito, muito ruim, em um feriado prolongado e em meio a lançamentos esperadíssimos como Mortal Kombat, Socom 4 e Portal 2, este último pela primeira vez unindo a PSN com o Steam. E olha só, em um final de semana onde a rede do concorrente, a Xbox Live, foi aberta para todos os seus usuários jogarem nela.

A Sony está perdendo não só muita de sua credibilidade, mas também muito dinheiro e poderá perder apoio até mesmo de desenvolvedores. Quantos deles não tiveram jogos recentemente lançados e ninguém está comprando-os? Então, é óbvio que é um problema que é muito maior que a falta de jogatina online. Claro que nada disso é culpa da Sony, e sabemos que todos os esforços estão sendo feitos para reativar a PSN, mas o que deixa seus consumidores e parceiros chateados é a maneira como estamos sendo tratados. Não dá para acreditar que em pela era da informação, uma empresa do porte da Sony se comunique com algumas poucas linhas sem consistência, algo que só causa confusão entre as pessoas.

Esse era para ser um ano excepcional para a Sony, com muitas exclusividades em sua line-up, sua base de consoles ultrapassando a do Xbox360, muitas expectativas pelo seu futuro portátil. Mas todo esse momento foi arranhado, e isso é fruto da imcompetência da Sony em lidar com os hackers desde o ano passado, quando a segurança do console foi quebrada, o que gerou brigas judiciais, troca de farpas, acusações, e no fim, quem mais saiu perdendo foram os usuários, pois ficou claro que hackers solidários ao GeoHotz não iam deixar por menos. Esse não foi o primeiro ataque, e provavelmente não será o último. Espero que a Sony consiga se redimire tornar a PSN mais segura. Mas e você leitor do Portallos que é dono de PS3, como está se virando? Dizem por aí que muitos estão finalmente descobrindo os modos single-player de seus jogos. Outros, estão indo no vizinho, onde a grama é mais verde. Outros, como eu, estão jogando Zelda. Seja como for, para alguns, o ovo de páscoa da Sony veio com um brinde não muito agradável. Contudo, nós do Portallos desejamos uma Feliz Páscoa para todos!

As atualizações sobre o status da PSN você confere no PSBlog, vamos ficar de olho!

Isso também pode lhe interessar

30 Comentários

  1. Ódio, ia ficar jogando online o feriadão todo. E quando fui entrar na minha conta, PSN Failed =/ Muito chato isso Sony, temos que mudar muita coisa assim, quando lançar a PSN Brasil, se ficar dando esses erros assim ficará osso. Vamos esperar. (Putz, eu ia testar MK online)

  2. Tava louco pra aproveitar o feriado pra tentar pegar pelo menos prestige 8 no black ops jogando com varios amigos ( to prestige 6 ), ai acontece isso…
    Torcer pra voltar amanha :/

  3. O que tem que mudar é essa revolta dos “hackers”… Atacar a PSN tudo bem, mas prejudicando os usuários eles não vão ganhar meu apoio… Vontade de cuspir na cara do GeoHot e cia limitada…

  4. É triste mesmo o fato de a Sony não compartilhar com mais detalhes o problema. Tenho alguns dólares de crédito na PSN e esperava comprar alguma coisa nesse feriado… quem sabe até jogar online…. mas como tenho o costume de jogar offline, não tenho sentido tanta falta. Sorte que não uso cartão de crédito para comprar, mas quero meus quase 30 dólares intactos quando a PSN voltar (se voltar?)…

  5. Eu, como fã de RPGs, praticamente não tenho coisas pra jogar online a não ser os de PSN como Castle Crashers, Fat Princess, etc, e fico com certeza 99% do tempo jogando single player. Mesmo assim, a PSN down não me deixa pegar troféus, e esse final de semana a gente (grupo do blog) ia pegar um cartão pra comprar novos joguinhos… e eu tava tri afim de estrear alguns deles. Não é o fim do mundo porque o que tenho jogado recentemente é Pokémon no DS, mas se eu tivesse jogando algo no PS3 no momento ficaria MUITO puta de dar isso logo no feriadão. =[

    Ainda assim, voltando tudo como tava, amigos, troféus, etc, tudo bem, o problema é se danificou as informações dos usuários, aí a coisa é bem mais em baixo…

  6. Eu acho essa fúria toda muito, mas muito desnecessária MESMO. Qual é, gente… essas coisas acontecem, NADA é perfeito. Como o próprio texto diz, nós não pagamos e aceitamos os Termos de Serviço.

    Vejam bem, podemos todos ficar insatisfeitos, mas começar a falar que a Sony é incompetente, que só tá fazendo merda, que tá perdendo feio e que é inferior ao bixinho de pé do dedo da Microsoft é demais né…

    E outra: se defender de hackers não é a coisa mais fácil do mundo. Eu não duvido nada que a segurança da Sony seja extremamente forte e útil, mas e se algum hacker vier com alguma coisa inesperada? Isso ACONTECE. E ao invés de cometer o erro que muitas empresas cometeriam de voltar com a PSN assim que possível, estão (ou dizem estar ne, aí fica a critério de cada um) fortificando a segurança da rede.

    Então vamos com calma, que jogar online na PSN não é tudo na vida ok? Sim, é uma pena, sim é frustrante, mas temos que lembrar que a Sony não é tão idiota e descuidada assim, e devemos culpar os malditos hackers que fizeram isso. Sensatez é bom, pessoal 🙂

    [Obs: o que escrevi não é direcionado a ninguém em particular, nem mesmo ao autor do texto, mas é um desabafo com o que todo mundo tá falando por causa dessa queda de servidor… :p]

  7. cabei de ler na sussuworld

    A Sony disse, em comunicado, que está “reconstruindo” o sistema da PlayStation Network, usada pelos usuários do videogame para acessar jogos online e interagir com outros jogadores, que está fora do ar desde quarta-feira (20). A empresa diz que está melhorando a segurança do sistema, atingido por uma “intromissão externa”, ou seja, um ataque virtual.

    “Nossos esforços para resolver esse problema envolvem reconstruir nosso sistema para reforçar a infraestrutura da rede. Apesar de ser uma tarefa demorada, nós achamos que esse tempo é necessário para melhorar a segurança do sistema”.

    A empresa não deu estimativas de quanto mais tempo será necessário para resolver o problema. A rede PlayStation Network serve para que usuários do PlayStation 3 joguem online, interagindo uns com os outros em disputas em tempo real, e também para a venda de games para o videogame portátil PSP.

  8. eu to jogando battlefield play4free no meu bom e velho pc xD
    qualquer dia desses eu compro um starcraft ou um call of duty balck ops original só pra jogar online,porque esse feriadão eu aproveitei pra ver code geass
    que quiser um jogo interessante ,tente dota tbm

  9. espero que ninguém fiquei “nervosinha” com a minha opinião:
    é culpa da sony sim, um ataque externo,segundo eles, mas é culpa dela não ir melhorando a segurança da PSN nos seus dias normais de manutenção, a sua critica passa apenas um consumidorzinho que ficou sem algo pra jogar, compara-se a um noob que ficou sem internet e acha que tudo é culpa 100% da operadora/provedor.

    ta sem psn? não consegue jogar? aguarda, um dia/hora volta joga outra coisa, se vira !!! vai ler um livro, sai de casa xD

    se fosse ataque do anonymous avisariam antes, mas ja os mesmos dizem que nao querem mais prejudicar os users PSN.

    por mim esse “ataque externo” pode tb passar por uma desculpa da Sony, depois da CFW Rebug podemos entrar na PSN Store e baixar DLC’s sem pagar, se quiserem ver sobre isso, sigam este link http://forums.newsinside.org/playstation/quaquer-dlcs-e-jogos-da-psn-100-digratis-garantido-t7446.html

    eu apoio termos controle total do Console, pois ele É MEU, EU COMPREI, É MEU, FAÇO O QUE QUISER COM ELE, se eu vou ficar apenas em Homebrew ou avacalhar e ir usando Backup nao autorizado *piracy* isso já fica em outra discussão xD

    1. Sim.. vc faz o que vc quiser .. instala o que voce quiser.. desde que vc nao “roube” nada de ninguem… se a parada ta la.. custando 10 dolares.. e vc hackeia pra nao pagar… isso eh crime… Se o jogo custa 60 dolares… e jogam na internet e vc baixa… nao eh crime.. Crime é o cara q botou o jogo na internet pra todo mundo .. e vc soh ta dando moral pra ele.. mas ai sim eh outra historia…

  10. complicado, a questão de não poder jogar esses dias não tem tanto peso, o problema seria perder tudo associado a psn, como informação de cartões, saves, amigos, games comprados da psn, e a R$ da wallet, no mais tem que ver isso ae.
    ps: vendi meu xbox pra adquirir um ps3, essas horas não me parece ter sido uma boa escolha…

    1. essa parada de Live é melhor q PSN..
      a psn é de graça, vc aceita nos termos que ela pode cair.. e ficar fora para atualizações… os caras pedem desculpa, e nego ainda acha ruim.
      sendo que quem sempre acompanhou sabe que a Live ja fechou por muito mais q 4 dias.. muito mais mesmo.. !! e as pessoas pagando.. !! e caro !

  11. É inaceitável o que esta acontecendo. Uma imoralidade. A Sony se promove com a PSN e ganha dinheiro (apesar de ser gratuita para nós usuários – mas ninguém é ingênuo o bastante para acreditar que a Sony iria fornecer um serviço assim de graça, sem nada em troca…). Compramos jogos originais, optamos pela plataforma Sony e o que ganhamos em troca? Será que a Sony não tinha um plano de contingência? Ou os hackers surgiram agora, do nada, antes disso ninguém na Sony tinha ouvido falar em hackers? É bisonho, uma falta de competência total da empresa nipônica. Gastaram milhões se preocupando na segurança do PS3 e do Blu-Ray e deixaram ao Deus dará a PSN. Lamentável…

  12. Simplesmente o feriado inteiro foi tristeza cara, mas aproveitei pra terminar o RDR eo Undead Nightmare em 100%. Fora isso tive que procurar outras coisas para fazer, pois estava louco pra jogar online””

  13. Aff cara eu to com medo de perde meus amigo tambem varios trofeu , ja tava fudido no black ops e da essa coisa de erro !!! Bem no dia que eu comprei Kill zone 3 ¬¬’ Agora faze uq tem q esperar !!

  14. Vou comentar sob dois pontos de vista essa história:

    1- Jogadores da PSN: mesmo sendo de graça, é direito dos jogadores terem no minimo uma resposta decente da Sony sobre o que está acontecendo, afinal a PSN é de graça, mas os jogos e o Play 3 não e as pessoas compram os produtos na promessa que poderão utilizar o serviço online… Achei esse ocorrido normal, mas a Sony agiu com uma puta falta de respeito com os clientes, isso analisando pelos comentários na net, pois sou do lado verde da força, rsrsrsrsrsrs…

    2- Agora outro ponto de vista: Galera reclamem seus direitos, mas isso na verdade não é nada, as pessoas estão muito fechadas hoje em dia, quando dá uma pane nos aparelhos de entretenimento a galera enlouquece, aproveitem essa pane para fazer coisas diferentes… Existe um mundo fora dos PCs e videogames também…

  15. Isso é bom pra pessoas que endeusam esses tetudinhos que nunca viram mulher na vida, Hacker sao uma ameaça acham que estao acima do bem e do mal, quando querem inflar seus egos eles ferram ate seus “adoradores”… Agora, vir falar que a Sony foi incopetente pra lidar com essa raça ou que nao sabe o que ta fazendo é um pensamento muito pequeno, o Xbox por erro de engenharia chegou a 60% de aparelhos dando defeito fatal e a MS nao se responsabilizava por isso ate a justiça americana agir. Entao parem de bobeira e coloquem na cabeça que Hacker nao sao “freddom fighters” e só agem em beneficio proprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.