Nostalgia | Age of Empires: Através das eras! (Especial – Parte 1 de 3)

Salve galera do Portallos, hoje venho aqui estrear um especial Retro Games que será dividido em três partes falando de um dos maiores RTS de todos os tempos, Age of Empires, que nos levou através das eras em viagens fantásticas desde a época das Pólis gregas, passando pelas cruzadas até chegar a grande era da navegação. Um jogo que fez os gamers gostarem de história, e terem curiosidade sobre a história de nossos antepassados. Um RTS que marcou era e espaço em nossos corações. Vamos entrar no fabuloso mundo da Era dos Impérios!

Meu primeiro contato com Age of Empires foi muito curioso e tem de certa forma uma relação com Starcraft… Tudo começou lá no Mega Drive, onde meu primeiro RTS foi o lendário Dune 2: Battle for Arrakis, baseado numa série de livros. Depois joguei a demonstração de Starcraft para pc, aquela que só tinha quatro cenários. Jogava e rejogava aquilo até cansar. Até aí eu só tinha tido contato com jogos de estratégia futuristas. Foi quando eu coloquei as mãos na demonstração de Age of Empires. E minha primeira pergunta foi: “Onde estão os cristais para coletar???”

Óbvio que não demorou para aprender que o jeito de jogar Age of Empires era bem diferente no que dizia respeito à coleta de recursos. Comida para fazer soldados, madeira para construções, ouro para unidades mais caras e pedra para torres, e muitas vezes os recursos eram usados em coisas diversas, aumentando assim a diversibilidade do jogo. Também não demorou para que eu ficasse jogando e rejogando a demonstração curtinha de três cenários da expansão Rise of Rome. Era incrível como o jogo, apesar de ser demonstração demonstrava a evolução do ser humano através das eras antigas, desde a idade da pedra, passando pela idade das ferramentas e chegando na idade do bronze. A demonstração contava uma pequena história da civilização Cartaginesa que foi adicionada na expansão Rise of Rome.

Então, algum tempo depois finalmente tive a oportunidade de jogar a versão completa do game. Fiquei feliz em ver a diversidade de civilizações e unidades que nem sempre eram nos apresentados na demonstração. Conheci Age of Empires quando já estava para sair o segundo jogo da série, ou já havia saído, não lembro direito. Mas a história de Age 2 fica para outro dia, ou melhor, para a próxima parte do post.

Age of Empires I: Das Pedras ao Ferro

 

Age of Empires foi lançado em 1997, produzido pela Ensemble Studios e lançado pela Microsoft, usando a engine Genie. Utilizando-se de gráficos 2D, os jogadores controlavam uma das doze civilizações em combates no modo de mapa aberto, famoso em jogos do estilo, ou então através de uma das quatro campanhas. Das quais vou falar mais a frente.

Um dos maiores empecilhos no modo livre de AoE, era a limitação de população, que não podia passar de 50. Porém no modo multiplayer era possível setar o limite de população para até 200, o que era bem melhor. Felizmente em Age of Empires 2, isso foi corrigido também, aumentando para 200 naturalmente. Embora, a maioria dos jogadores ainda não tenham se contentado com isso (Quem será?).

O modo campanha apresentava a história de quatro civilizações:

0- O Reino dos Hititas *
1- A Ascensão do Egito
2-A Glória da Grécia
3-Vozes da Babilônia
4- Yamato, o Império do Sol Nascente

*Disponível na demonstração, mas pode ser copiado para o jogo completo.

A campanha do Egito é bem uma cara de tutorial mesmo, fácil de zerar e mostra o básico para o iniciante do jogo. Infelizmente não me recordo muito das demais, mas são interessantes e cobrem períodos históricos das civilizações as quais se referem.

E falando em civilizações, cada uma das doze tem suas vantagens que podem lhe ajudar a escolher a sua favorita. Não vou citá-las aqui, pois não é o objetivo do post, basta saber que cada uma tinha suas especializações em certa área, seja ela econômica ou militar (principalmente essa, é claro!). Um exemplo disso é a civilização Hitita, que possuía ótimos bônus para a arquearia e unidades navais, sem contar uma resistência extra em suas catapultas.

As unidades eram diversificadas e partiam de várias construções de treinamento. Quartéis treinavam as unidades de infantaria, enquanto os estábulos as de cavalaria. Arquearia era feita no Campo de Arco e Flecha, e unidades de cerco como a balista e a catapulta Oficina de Cerco. Ainda existiam os sacerdotes e seu famoso “ololo”, treinados no templo, e finalmente as unidades de infantaria de elite, treinadas na academia.

A diversidade de unidades era um tanto legal. Algumas possuíam upgrades adquirindo novas armas e equipamento, como era o caso do Clubman que virava o Axeman, mas que logo ficava obsoleto em eras mais avançadas sendo substituído pelas unidades de armadura, como o Short Swordsman e suas evoluções, porém adicionando ouro ao custo de treino. Em situações onde o jogador ficava sem ouro, o jeito era voltar a recorrer aos camaradas de machado mesmo.

Age of Empires ainda possuía um sistema de avanço fundamental que eram as eras, que faziam com que o jogador tivesse acesso à novos recursos tecnológicos e unidades. Iniciando-se na Idade da Pedra, pouco se tinha a fazer, a não ser coletar recursos (principalmente comida) para avançar para eras posteriores. Você ainda podia fazer o Clubman para se defender de eventuais ataques inimigos, mas o foco deveria estar mesmo no desenvolvimento. Na Idade das Ferramentas, finalmente você tinha acesso a um poderio militar mais diversificado, o Axeman, o Bowman e a Scout Cavalry que servia para reconhecer terreno e servia como a unidade básica de cavalaria, apesar de ser bem fraca. Na parte naval, você obtinha o primeiro navio de guerra.

A Era do Bronze era marcada pela quantidade nova de unidades e tecnologias diversificadas. Desde cavalaria pesada, até arqueiros avançados. E finalmente a Era do Ferro, além de apresentar as tradicionais melhorias de cada era, trazem também os Monumentos que são 4 diferentes: Para Egípcios e Assírios, uma pirâmide. Para Gregos, Fenícios e Minoanos, uma estátua que se assemelha ao Colosso. Para Yamato, Choson e Shang, um templo estilo oriental; e para Babilônicos, Hititas, Persas e Sumérios, um Zigurate.

Os gráficos do game são bons para época, e trazem como citado no parágrafo anterior, quatro estilos de arquiteturas diferentes que diferem de civilização para civilização em seus prédios. O estilo oriental, o mesopotâmico, o clássico e o egípcio.

Como eu joguei antes de chegar ao ensino médio, era muito gratificante jogar AoE, e chegar nas aulas de História e prestar atenção na professora falar de Sumérios, Hititas, Fenícios, etc. Enquanto a maioria achava a matéria um saco. História em si já é uma matéria fascinante, ainda mais quando você realmente gosta dela. Tá aí mais um ponto positivo para os games, que não só divertem como aumentam o nosso ponto de vista cultural e conhecimento.

Em 1998, a Microsoft Games então lança a expansão Rise of Rome, adicionando quatro novas civilizações: Roma (tava faltando né?), Cartago, Macedônia e Palmyria (que até hoje não sei do que se trata). Novas campanhas com temática romana são adicionadas. Outra mudança está relacionada com os mapas de combate livre que agora têm a opção de um tamanho extra, que é gigantesco.

E o papo de hoje, fica por aqui, espero que tenham gostado desse apanhado de Age of Empires I, na próxima parte falarei sobre Age of Empires II. Nos vemos na Idade Média!

Isso também pode lhe interessar

23 Comentários

  1. Só joguei o primeiro mesmo, muito bom, e tinha uns macetes bem engraçados tipo carro com lança-misseis e talz auhhua. Mas dessa época eu prefiro o Myth mesmo, mt show, podiam falar dele tambem.

    1. E eu já joguei Myth, acredita? Embora, pra falar dele, eu teria que rejogar ele novamente, mas quem sabe né? Que bom que você gostou ^^

      1. Eu gostei mt daquele post do KOF tbm, fiquei esperando a continuação 🙁 Sobre o Myth, eu prefiro ele pq vc não perde tempo construindo ou pegando recursos, vc começa com os personagens e tem que se virar com eles, o máximo que acontece é vc receber reforços, é um jogo mais rápido, mas gosto muito dos RTS tbm.

  2. Eu joguei todos os jogos da série, e o tudo que foi falado no post é a mais pura realidade, o jogo é extremamente envolvente, e divertido, uma coisa é você estar controlando máquinas e monstros que não existem (warcraft) e outra é controlar exércitos normais, com cavalos, camelos, elefantes, etc.

    Enfim, vale a pena, mesmo para um game “antigo” AoE ainda está na minha lista de melhores jogos.

    1. É muito legal controlar civilizações historicas em Age of Empires, mais legal ainda ver que as vantagens que elas tem no jogo, batem com o histórico delas.

  3. Poxa,amo Age of Empires.Realmente o sacerdote me é muito engraçado. Conheci age of empires com um amigo e ele foi o primeiro jogo de PC a eu jogar e vêr!!!Quando o vi ainda era um moleque de 9 anos que nem sabia o que era um computador direito.Ah!Excelente post o seu,e nos vemos na idade média.Estou ancioso para o próximo post,pois o age of empires 2 é o preferido da mairia dos fãs da série(O meu é o AoE 3,o que o pessoal menos gosta XD).
    Só pra constatar,o jogo realmente faz a gente gostar de história!!O.O

    1. O meu preferido também é o 2, até porque foi o que mais joguei em multiplayer e tal. E que bom que você gostou do post, obrigado ^^

  4. Já joguei toda a série (Exceto esse último online que saiu) e é realmente um dos melhores jogos de estratégia. Cansei de perde a noção do tempo quando eu jogava, quando eu via já era de manhã e eu tinha que ir para escola….hehehehe, bons tempos.

  5. AGE é a série de RTS que eu mais curto! não tem starcraft ou ou outro RTS que me faça gostar tanto de um jogo como os ages. Foi por causa de age ( mais precisamente do age 2) que me fez ficar 5 anos da minha vida isolado em casa, era escola-age-escola-age. Tive que refazer a amizade com meus amigos depois que deixei de jogar age, foi estranho. Eu parei e voltei a sair com a galera quando lançaram o age 3, que era um bom jogo, mas já não tinha mesmo a magia do 2….

    Cara, muda essa foto aí , a primeira. Achei que iam fazer uma série de age, não sei como seria, mas meu coração quase saiu aqui!

    1. kkkkk. Acredita que quase não acho uma foto legal pra abertura do post? Tentei procurar uma imagem que “falasse” dos três jogos, mas não achei nadinha. Sério que isso pareceu com um filme? kkkk

  6. Comecei a jogar Age of Empires exatamente como você, jogando a demo da expansão Rise of Rome, jogava várias vezes tb… Só depois de muito tempo que joguei o jogo completo, tenho Age I e II e as expansões até hoje… Infelizmente nunca tive a oportunidade de jogar o III. Excelente série e excelente post.

  7. Age Of Empires foi o primeiro ‘game de verdade’ que eu joguei no PC, quando meu pai comprou um PC novo e veio com aquela caixinha do Windows 98 e dentro dela um cd com a demo, incrível como muitos daqui parecem ter tido a mesma experiência! Depois de muitos meses fechando a demo várias e várias vezes eu conheci um colega que tinha o jogo completo. O que mais joguei foi de longe o 2 (E o Mythology :P)! Jogava diretão com a uma galera pelo Hamachi, mas já faz anos que não jogo. E putz! Ria muito com os “Wololo” dos sacerdotes ha! Ah, e outra coisa, tenho pra mim que a trilha sonora de Age é Exaltasamba! Eu sempre jogava nos sábados e domingos que era dia de faxina em casa, e minha irmã ouvia isso o tempo inteiro em que limpava! uhashua Era uma guerra, até eu ganhar um fone de ouvido e descobrir que a trilha sonora do game era fucking epic! Mas até hoje quando eu ouço aquela droga me vem muitas boas lembranças de fins de semana saqueando e empilhando!
    Ainda não joguei o terceiro, quando ele foi lançado meu PC só rodava ele no mínimo de tudo, aê deixei de lado, e quando troquei por um PC que rodasse ele no máximo tinham muitos jogos atuais que eu queria jogar, e no fim ele ficou de lado até agora :/

    Pouco mais de um mês atrás ganhei uma key para o closed beta do AoE Online, mas tive um problema na hora de baixar o game e tive que criar outra conta e enviar um e-mail para os desenvolvedores explicando o problema, e só depois de 4 semanas que recebi a chave é que fui jogar, mas por falta de tempo só dei uma olhada rápida, fiz umas 15 missões, a jogabilidade é praticamente a mesma do segundo, com gráficos cartunescos. Pena não poder jogar ele na minha conta original, mas hoje de noite vou ter tempo para jogar e verei se consigo testar o multiplayer coop e versus.
    Alguém mais por aqui está no online?

    1. A trilha sonora do Age I é épica demais, eu curtia desde a demonstração, nossa! Uma pena o Age II não ter vindo com nenhuma música durante os mapas, tirando as de abertura mesmo :/

  8. Caraca! Eu amava o Age 2 quando eu era menor, joguei MUUUITO =) Depois veio o Age 3 e, no hype, eu comprei original, gastei 99 reais (o que, naquela época, era a minha alma) e adorei tb. Só que hoje em dia, infelizmente, não consigo mais jogá-los… Envelheceram muito com o tempo. Aliás, gosto mais do Age of Mythology, esse sim foi um RTS muito foda, mas também envelheceu, não consigo mais jogar.

    Talvez seja influência de Lord of the Rings: Battle for Middle-Earth 2. A possibilidade de criar 10 soldados de cada vez me fez desanimar DEMAIS com Age e seus “um carinha de cada vez que ocupa 10% da população e só da a possibilidade de fazer um exército de duas dúzias de soldados” =/

    Além disso, também joguei Medieval 2: Total War, que não é bem um RTS (tá mais pra estratégia apenas), mas tem suas partes RTS em que você pega um exército de mais de 2000 cabeças e ataca, estrategicamente, um inimigo. Total War me cativou justamente pela verdadeira estratégia: não é guerra, sangue, matar matar matar o tempo todo. Eu mesmo já consegui vencer, usando táticas, um exército de 2000 homens com apenas 400 =)

      1. Uma pena mesmo é que não tenha lançado um AoE 4(provavelmente englobaria as 2 guerras mundiais e as guerras que ocorreram até os dias de hoje..seria perfeito para finalizar a série). T_T

  9. Nossa, AoE é a minha paixão quando falo de games de pc!
    alias, só jogo dois jogos de verdade em pc
    diablo e AoE!
    Eu fico um ano sem jogar, mas quando pego pra jogar, vai umas duas semanas, viciadao memso, jogando horas e horas!
    Pena que sempre fui ruim huahaha, nunca ganhei da maquina no dificil e só joguei do 2 pra cima! Tenho o III original, sempre que me lembro vou la e instalo!
    só uma coisa é ruim em AoE, os recursos do mapa acabam kkkk, eu curto crescer a cidade e nao guerriar rsrs! eu fico no mapa até esgotar os recursos rsrs perdi a conta de quantas vezes eu deixei o inimigo fraquissimo mas nao o derrotei de vez pra poder continuar no mapa crescendo sem ser atacado rsrs

    belo post, ansioso pelo proximo =D

  10. AoE foi um jogo que me fascinou bastante… achava o jogo bem intenso no quesito PVP, mas as campanhas eram de certa forma: “fáceis”.

    Brevemente a GoG.com vai adicionar age no catalogo, as negociações com a Microsoft estão a todo vapor… provavelmente, como colecionador, vou comprar. Até porque, a GoG capricha no conteudo extra dos jogos “antigos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.