Traições, monges e princesas! Mas Sengoku Armors, não mostra tudo o que pode render? [Impressões]

Enrolei um pouco para conferir o primeiro capítulo da série, mas enfim o fiz. Nesse meio tempo a minha expectativa só aumentou, mas talvez eu tenha pensado em algo magnífico, mas acho que não foi lá isso tudo. O personagens conquistaram (nem todos aliás), a história parece ter rumos bem legais a seguir, mas todas essas boas coisas dependem de como o autor vai executá-las.

Começando pelos traços. Desde o Oneshot o traço melhorou muito. Inicialmente era até meio amador a coisa em termos de personagens, achava o traço muito “grosso”, geometrizado, pelo menos era a impressão que eu tinha. O novo design dos personagens ficou mais leve na minha opinião, a princesa ficou melhor, com mais cara de 16 anos e não de 10, e o principal ficou praticamente a mesma coisa. O Muku, o monge careca, virou uma criança, mas continuou inexpressivo, e bem genérico quanto a aparência, parece que foi tirado de algum livro “Como desenhar mangá”. A personalidade dele é até bacana, mas o que mata é essa coisa toda genérica demais.

Quanto aos outros personagens e suas personalidades, o Mitsuhide cai bem nos protagonistas shonen, meio bobão, forte pra acaramaba e ainda tem o adendo de ser meio pevertido (e ele se passa por monge, mesmo sendo pevertidão XD). No geral eu gostei do personagem até pelos lampejos dramáticos que ele tem, levando a sério a coisa toda da promessa e tal, e protegendo a princesa. A arma dele aliás tem prós e contras. A do Oneshot tinha a coisa toda de ser duas garras, o cara não ter mãos, não poder abraçar ninguém tocar o rosto de ninguém, à lá Edward Mãos de Tesoura, o que dava mais um toque emotivo à história. A nova arma, uma “Luva” com uma coisa de metal encima que coloca tudo em chamas, permitindo o protagonista dar os seus socos flamejantes, na minah opinião é mais legal que a anterior. Até por não cair na mesmice que eram aquelas garras gigantes. A utilização dela ainda é meio estranho pra mim, é só “flambar” o soco? Será que aquilo pode servir de propunsor, igual ao kamehameha nos pés do Goku?

A princesa mesmo sendo em parte o foco da história ela, por não lutar, acaba sendo mais um alívio cômico do que qualquer outra coisa. Ah sim, também sereve nos pontos drámaticos em que a lealdade de Mitsuhide é posta em xeque, por ter matado Oda. Sim, Nobunaga Oda já fomoso no mundo dos mangás, igualmente ou até mais que na história japonesa. A princesa é sua filha aliás, e iria se casar com Hideyoshi, o articulador do assasinato de Nobunaga e o episódio que acabou por recostar a culpa da traição em Mitsuhide. O acontecimento que serve de desencadeamento para história.

Acima os 5 símbolos de Sodoms de generais. O do Mitsuhide é o do meio.

 

O sistema de armas foi refeito e melhorado nesta versão, nada mais daquele limitador que eram os números de Sodoms (o nome das armas “especiais”), que Nobunaga criava, e aliás isso também se volta para outro ponto importante: A arma pela qual Nobunaga foi morto. Não é dito se Hideyoshi está com ela, se ela foi completa ou não. O vilão até aparece com algo semelhante às garras do doutor Octopus do Homem-Aranha, mas não acredito que seja ela ainda. Ele cita que o corpo da princesa talvez seja a chave que ele precisa. Provavelmente para completar a arma ou liberá-la.

A luta eu achei meio sem graça como foi conduzida, mas luta de início de mangá é meio feinha mesmo, é mais pra mostrar o quanto o protagonista e forte e tudo mais. Interessante também saber que agora existem sodoms produzidas em massa, e o negóco meio que virou uma arma avançada da época, ou seja quem não tem fica em desvatagem tremenda.

Quase esquecendo de comentar sobre o símbolo no Sodom do Mitsuhide. Muito bacana existir 5 “sodoms lendários” que foram dados aos grandes generais de Oda Nobuga, mas a pergunta é: será que todos os generais ainda estão sob controle de Hideyoshi? Eu chuto que a maioria pelo menos. Já na versão oficial do acontecido, o grande herói é o Hideyoshi, né.

Então começa a revolução de Mitsuhide, da princesa e do Moku! Mas será que com uma pessoa dá pra fazer isso? Aguardo nos próximos capítulos a entrada de mais personagens. No geral a versão serializada se saiu bem melhor que o oneshot, mas algumas coisas ainda precisam ser afinadas na minha opinião como as batalhas para que o mangá possa se manter na revista. Suas primeiras colocações foram no nível de Magico, se consolidando junto com ele as duas melhores séries que estreiaram na última rodada. Mas Ikkyu vem aí, e nesto eu estou colocando muita fé!

O link para vocês do primeiro capítulo em inglês de Sengoku Armors pela Clockwork Lies, um grupo novo de scanlation! Boa sorte à eles!

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

  1. O que eu nao gosto é que os scans brasileiros só traduzem quando ja ta famosão, ai quem nao sabe ingles fica a ver navios, ou seja, quem nao sabe ingles se fode até porque ninguem tem a obrigação de traduzir ai acaba que eu nao consigo ler comofas?
    Parece ser legal…se eu me interessar talvez eu pegue pra ler em ingles mesmo, com a ajuda do meu curso e do googles

    1. O volume de Fansubs brasileiros para mangá acredito que não seja tão grande como os americanos, até porque até SJ eles tem lança no território deles já faz um tempo. Além, acredito que tenham mais facilidade de conseguir pessoal. Mas os Scanlators brasileiros até que deram uma aumentada, há algum tempo eram poucos que traduziam, e mesmo assim o pessoal perferia ver o anime, acredito, aí complicava, o pessoal descambava pros animes mesmo.

      Mas lá em geral o pessoal só traduz quando é meio famoso também, o gruopo que fez a scan de Sengoku, o Clockwork Lies, foi criado há pouco tempo e o mangá é o primeiro trabalho deles.

  2. foi bom o primeiro capítulo. o protagonista e o carequinha são maneiros, a princesa por enquanto não mostrou muito carisma. sei que não é legal ficar comparando séries, mas a menina do magico é muito mais carismática. mas foi só o primeiro capítulo, vamos ver como os personagens vão se desenvolver. vou continuar acompanhando, se o scan continuar com o projeto. =’)

    o date masamune dessa série parece ser um personagem bem popular. a maioria dos fanarts de sengoku armors no pixiv são dele. =I

  3. Eu gostei, cara, tipo, vou acompanhar sem compromisso. Não tinha curtido o one shot, então não tava com hype nenhum pro primeiro capítulo, mas acabei achando bacana. E não tive nenhum problema com o mongezinho, não. XD Hahahhaha.

    Ah, só uma coisa: a Sodom do principal é imitação barata da arma do gundam da Kallen. :V

  4. Li o One-Shot sem saber que era um One-Shot, só descobri agora lendo a matéria…
    Por isso que não entendi nada o 1º capítulo, fiquei achando que era uma história do passado do Mitsuhide XD

      1. Eu achei o One-Shot mais interessante, mas eu gosto dessas história tipo “Japão medieval”, e também gostei da arte, então vou acompanhar…

  5. Quero demais ler essa série. Gostei demais do traço dos personagens e tbm acho bacana essas histórias com um pouco da história do Japão e tals. Pena só ter em inglês, mas é o jeito, né. XD

    E tbm tô ansioso demais pra ler a estreia de Ikkyu! Vai ser uma daquelas séries que vai dar gosto de acompanhar (espero profundamente!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.