Weekly Shonen Jump ToC: Edição #23 – 2011

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à semanas8  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #23

Hanasaka Ikkyuu (Capa, Nova Série, 1° CP) 1
One Piece 624
Toriko 140
Naruto 538
Kateikyoushi Hitman Reborn! 336
Sket Dance (CP) 185
Gintama 353
Bakuman 131
Beelzebub 107
Magico (CP) 10
Enigma 32
Medaka Box 97
Meruhen Ouji Grim a.k.a Prince of Fairy Tale “Grim” 11
Bleach 447
Inumaru Dashi
Kuroko no Basket 115
Sengoku Armors 9
Kochikame 1701
Nurarihyon no Mago 153
Dois Sol 12
Hokenshitsu no Shinigami 81

Eu gostei muito, muito mesmo, da ToC dessa semana. Mesmo com algumas coisas meio chatas como a má colocação de Sengoku, eu gostei. Sengoku aliás é meio não fede nem cheira, como já falei por aqui, tem partes bacanas mas não é nenhum mangá acima da média. Eu gostei mas parece que para os japoneses não foi bom aponto de merecer seus votos. A história inicial tem até relativo potencial, mas me repetindo, basta saber como o autor vai desnvolvê-la. Acho que a posição dele deve até subir, ao ponto de um meio de tabela com o amadurecimento da história, mas a chance de ser um grande fiasco é altissíma também.

Ainda falando das novas séries Magico chutando bundas fortemente. Aliás lembra muito Enigma essa quantidade absurda de CPs absurdas com só 10 capítulos. Sucesso real ou desespero da Shueisha em marketear qualquer coisa com uma taxa de aprovação um pouco acima do geral? Bem, o que é possível afirmar é que pra Enigma funcionou, já que o mesmo continua estável no meio da tabela, nunca diferindo as posições. Enigma, aliás, segue pro fim do seu arco principal, digamos assim, e ruma em direção à revelação do mistério que move o mangá. A grande dúvida é de como a autora vai segurar as pontas depois disso. Pra mim os capítulos estão gerando mais ansiedade cada vez mais por causa disso.

Um pouco sobre Ikkyuu agora. Dei uma passada por alta nas raws e deu pra perceber que o traço continua bom, no nível do oneshot, mas a sequência inicial mudou. O caso inicial não contempla mais a entidade do pergaminho que foi abordada, e uma espada aparece nas mãos do protagonista uma boa parcela do capítulo. Será algo momentânio do capítulo ou seguirá a história até o fim? Me questiono se haverá adições de mais ideias para dar uma incorpada na série, pois as charadas e a premissa inicial é muito boa, porém até quando o mangá pode se sustentar com esse sistema “Garoto ganha, Demônio perde”? Por mais que o autor seja bom nas brincadeiras uma hora isso acaba por cair na mesmisse, e nesse momento os votos tendem a diminuir. Espero que o desespero não faça Ikkyuu virar um shounen de batalha, e lutas intermináveis.

Toriko abocanhou o segundo lugar de Naruto. Naruto anda perdendo bastante o 2° lugar faz um tempo já. KHR! Volta ao Top 5 e com grande estilo na 3° posição! Sei que aqui tem muitos fãs de Reborn então boas notícias pra vocês! Essa na verdade foi uma das razões para eu gostar desta ToC também. Reborn merecia uma posição no alto, porque ficar rondando o lamaçal não faz muito jus a um mangá de mais de 300 capítulos. Outra coisa: muitas pessoas podem ter parado de votar por causa do fim do anime, coisa que não acho lá muito justa. O anime acabou e o mangá ficou ruim por isso? Parece até que KHR era votado por modinha…

Sket e Gintama colados de novo! Esses dois só vivem juntos na ToC! Mas dessa vez foi por causa da marketagem para o anime de Sket né. Bakuman e Beel um pouquinho abaixo do Top, mas algo normal pros dois, e nem de longe é uma posição ruim. Bakuman aliás, teve uma citação bem legal de Ashita no Joe no último capítulo, e como o amigo Nintakun bem lembrou é da Shonen Magazine, uma das principais concorrentes da Jump. Mas chegamos à conclusão que não deve ter problema a citação por ser uma “mangá-lenda”, algo que faz parte da cultura geral mesmo. O Nintakun até chegou a falar que nos anos 70 muitos japoneses usavam o Joe como símbolo nas revoltas trabalhistas (Soltei um OMG nessa hora).

E chegamos a principal razão de eu amar esta ToC! Medaka box indo para uma posição significativa em tempos! Isso mostra a foraça do  novo arco dos discípulos mesmo com o aparentemente encaminhamento da série para os arcos finais. Será que uma boa recepção pode tirar Medaka do cancelamento eminente? Para serem cancelados Shinigami e Dois Sol estão muito mais maduros. Ah Dois Sol, confirmado como o novo escudo da Jump, ou seja assim que a próxima rodada de cortes começar ele provavelmente perecerá. E Kuroko com isso mantêm-se com tranquilidade no posto de mangá de esportes da Jump. Grim conseguiu uma posição boa. Deve continuar flutuando pelo maio-baixo da tabela. Se consiguir se estabilizar pode até ser que venhar a conseguir periodicamente um aposição mais alta.

A outra razão é Bleach estar perdendo a bese de fãs dele. Não porque a coisa seja ruim, no geral Bleach é bem satisfatório e até consegue divertir, mesmo com os buracos na história. Agora no campo particular Blach está desastroso. Os capítulos isolados raramente apresentam substância de conteúdo, o autor continua gastando páginas inteiras com coisas “artísticas” em detrerimento do conteúdo e explicação da trama central. Eu gosto desta queda para ver se assim Tite Kubo (que de jeito algum é um mal mangaka, pelo contrário ele é muito bom e até genial em certos pontos) se toque em organizar melhor seus quadros a progressão dos mesmos, e otimize o seu processo de criação sem perder a qualidade. No dia que Bleach fizer isso ele volta quase instatâneamente para o seu posto irrefutável no Top 5. Mago tem dois escudos no momento, como já falei acima, e aliado a sua venda de tankonbons e seu anime difícilmente será cancelado.

Próxima: Edição #24!

Lead CP: Toriko
CP: Hanasaka Ikkyu, Medaka Box & Inumaru Dashi

Toriko completa 3 anos de publicação, e rouba cena nesta edição. Medaka é o outro aniversáriante completando 2 anos de serialização, e de brinde com a CP trará o resultado dos votos de popularidade dos personagens da série. Muita gente anda especulando que o Kumagawa vai passar o Zenkichi nesse ranking. Eu continuo torcendo para o Zenkichi, firme e forte, pois desde o início é o meu personagem favorito na série, e o que mais me diverte com as trapalhadas bobas. Inamaru, nunca nada a comentar. E Ikkyuu ganah a sempre clássica CP de 2° capítulo.

E para terminar o aviso que o Clockwork Lies traduziu em inglês mais três capítulos de Sengoku, totalizando 4 agora. Para atiçar um pouco o caso Hiato X Hiato (essa piada não é minha, vi lá no MangaHelpers mas dei uma boa gargalhada quando li isso) há rumores de que Togashi voltará com a sua serialização em agosto. A história é de que um cara foi a um encontro casual de artistas novatos para se encontrar com mangakás famosos e/ou seus assistentes. Ele contou como ele encontrou com um assistente de Togashi, e quando perguntado por alguém sobre Togashi ele respondeu “parece que a serialização está chegando em Agosto. Mas como a própria usuária Finestela disse, considere como mais um rumor da montanha dos que já houveram sobre o dia em que HxH voltará. Você pode ver o post lá do MangaHelpers aqui que tem o link para o cache da página em japonês que acabou sendo retirada. Este último fato reforça que isto possa ser verdade.

 

Isso também pode lhe interessar

24 Comentários

  1. Katekyo! *-*
    Espero que continue ali em cima, KHR! merece, e muita, consideração dos japas pois a história fica melhor a cada capítulo, mais surpresas e mistérios aparecem, sem falar que parece que está começando o fim dessa saga. xD Agora que o bicho pega! ;D
    Gostei dessa ToC. Toriko chutando bundas ali no Top 5! Eu li Magico e é uma história boa, pode ser que esteja fazendo sucesso mesmo.
    Bleach tá caindo cada vez mais né… Espero que o Tite se toque e volte a fazer um mangá bom e mostre o pq de ter mais de 400 capítulos e ainda, mesmo que por um fio, ser um do Trio de Ouro da Jump. o/

  2. A surpresa dessa Toc para mim(e não deve ser para muitos que acompanham Bleach semanalmente) é o fato de Bleach estar tão lá embaixo.Algo que nunca tinha visto desde quando comecei a acompanhar Tocs.Curti a piada do Hiato x Hiato.XD
    Tomara que Magico esteja realmente fazendo um relativo sucesso com o público japonês e que não seja apenas pura forçação de barra da Shueisha pois to curtindo pra caraca esse mangá.

  3.  Adorei ver KHR no top de novo. *_* Eu achava muito injusto vê-lo em posições ruins, não só por ser um de meus mangás favoritos, mas também porque eu particularmente estou gostando da estória. Ok, Tsuna x Enma foi decepcionante, mas Mukuro x Spade compensou. Adorei o plano do Spade de se apoderar do corpo do Mukuro e fugir da prisão. Espero que quando as tocs chegarem nessa parte, a posição do mangá fique alta também (o ideal seria que não caísse até lá).

    One Piece merece ficar no topo mesmo. O flash-back está muito emocionante e bem-feito, então creio que ficará em primeiro lugar por um bom tempo. O capítulo da morte do Tiger entra fácil na minha lista de mais épicos.
    Naruto deu uma desacelerada. Fiquei na maior empolgação com o anúncio sobre a segunda fase da guerra, mas até agora não houve nada de realmente emocionante. O flash-back do último capítulo foi, a meu ver, desnecessário, afinal todo mundo já sabia que o Sasuke era obcecado por vingança desde pequeno. Se bem que eu gostei de ver o Naruto botando moral na raposa e a mini-aparição da Hinata. XD

    Bleach segue morno, nem os eventos recentes (luta contra Tsukishima) me deixam empolgada. Aliás, essa saga não deveria ser do Ishin? O_o
    Acho que só vai melhorar quando for revelada a conspiração da X-Cution (não acredito que eles sejam os mocinhos) e aconteça alguma intervenção da Soul Society, com o tão esperado retorno da Rukia. Vocês já perceberam que quando há alguma menção à Rukia, as posições de Bleach aumentam? 😛

    Espero que o Kubo traga logo a SS de volta e pare com essa birrinha de “vou aumentar o screentime da Inoue para provocar os haters”. Tipo, nada contra a Inoue, mas ela simplesmente não consegue preencher o vazio que a Rukia deixou.

    De resto, Bakuman está entrando em um arco legal. Quero saber se PCP será cancelado por pressão da sociedade e da mídia ou se vai ficar ainda mais popular. Acho que vai ser cancelado, mesmo porque Ashirogi Muto precisa de um novo mangá para virar anime e ficar um pouco contra a parede deixa as coisas mais emocionantes (sem falar que a dupla estava muito acomodada com PCP). Também imagino se o cara que invadiu o banco não seria um fã obcecado pelos mangakás que tentaria alguma coisa perigosa contra eles no futuro.

    1.  Sobre Bakuman acabei de ler o 131 agorinha a pouco. E parece que ninguém deu muita bola apesar de se preocuparem um pouco. O ponto crucial foi mesmo o Takagi começar a se policiar sem perceber, tantando evitar “crimes-crimes” colocando cada vez mais “crimes-PCP”.

      E há quanto tempo a Azuki não aparecia? OMG.

      E mais importante do que qualquer coisa no capítulo foi a página final com o Eiji! Será que ele vai cancelar o mangá número um da Jump só para roubar o primeiro lugar? Não duvido nada que venha dele…

    2. Concordo plenamente Andreane. Kubo tem um defeito nessa parte, ele se deixa provocar pelos haters do Twitter e simplesmente está brincando com os fãs, de fato quando Rukia aparece o mangá normalmente sobe, mas o que ele faz? Simplesmente nada! Simplesmente cria personagens a Deus dará e não evolui os laços de todos eles e ainda dá screamtime para um personagem que não é popular só por briguinhas de fãs. No dia que Kubo crescer ele fará mais sucesso.

      Agora a crítica sobre painés é tão ridícula, mas tão ridícula que não gosto nem de comentar, já comentei uma vez aqui. As pessoas não sabem apreciar obras diferentes e muito menos um estilo diferente.

      1.  Eu não me importaria com os painéis enormes, se Bleach tivesse 30-40 páginas. Acontece que você espera a semana inteira pra sair o capítulo e no fim não acontece quase nada. Isso é frustrante, não importa o quão bom seja o estilo artístico do Kubo.

      2. Também sempre achei que fosse parte do estilo de Bleach, os painéis grandes e tudo mais. Pensava que não seria Bleach se os quadros não fossem assim.

        Mas quando o “estilo” dele começa a dificultar o desenvolvimento da historia, então não é mais “estilo” e sim um problema de narrativa. 

    3.  A Rukia nunca teve destaque o suficiente. Ela passou Soul Society inteira presa. Depois ficou sem os poderes no arco dos Bounto, do anime. Aí veio a saga dos Arrancars, ela derrotou um arrancar random e apanhou do Grimjow. Aí teve seu primeiro e único momento épico na história, ao derrotar o espada no 9. Aí desmaiou, e só foi acordar uns 100 capítulos depois, pra apanhar do espada 0. Depois só foi acordar de novo depois do Deicide, pra dizer adeus ao Ichigo.

      Para alguém que devia ser o segundo personagem da história, ela não tem destaque nenhum. A Inoue aparace muito mais, O Ichida, o Renji, o Hitsugaya, até a Hinamori teve mais destaque.

      Aliás esse é um problema do mangá: logo no começo foi estabelecido um time de personagens principais, Ichigo/Rukia/Chad/Inoue/Ichida. No mesmo arco, Soul Society, eles não fizeram nada de importante, tirando o Ichigo. Nem em nenhum outro. Os secundários de Soul Society sempre tiveram mais importância. Os amigos do Ichigo só servem pra apanhar e assim deixar ele puto.

      No clímax da guerra do inverno, nós fomos forçados a ver os tenentes tendo suas lutas de destaque. Alguém sabe me explicar por que eu tive que ver a Matsumoto lutando enquanto Chad/Ichida/Rukia estavam inconscientes no Hueco Mundo? Só o Tite Kubo sabe.

      1.  Concordo plenamente. Adoro a Rukia, e sempre achei que ela nunca teve o destaque que realmente merece.

        Infelizmente, em minha humilde opinião, o Kubo é um ótimo desenhista, porém um péssimo roteirista. Apenas sabe fazer cenas de ação.

  4. ainda bem que no japão as pessoas gostam de gag, se fosse pelo povo do ocidente mangás como grimm nem existiriam. estou gostando muito de ver grimm fora do bottom, das novas séries é a que eu mais gosto e mesmo sem saber japonês me divirto pra caramba olhando as raws. =’)

    também dei uma olhada na raw do primeiro capítulo de ikkyu e não dá para comentar muita coisa, já que é uma série que se baseia muito no texto. mas gostei do protagonista, estou botando fé nessa série. tomara que algum scan a pegue logo.

    toriko e enigma são as séries que eu mais estou gostando de acompanhar, ambos estão em momentos muito tensos e me deixam morrendo de ansiedade pelo próximo capítulo. =I

  5. Cara, tenho raiva até hoje pq tinha um amigo do meu amigo emprestando HxH pra galerinha do colégio ler, até um  aqui levar 2 semanas pra devolver e ele parar de emprestar, parei la no meio da saga do Greed Island, vou negociar com ele pra emprestar de novo XD
    Hiato x Hiato shaushuahsuahsuhauhaush

  6. A Jump dessa semana foi bem justa para alguns mangás, como Reborn! Gostei muito da posição, e Toriko no segundão gostei muito, e essa série nova parece ser boa. Bom , e bleach caiu, já tava na hora! Oras, a atual fase do mangá não está legal , espero que isso seja um alerta pro autor, vai que ele melhore isso aí.

    1.  O “sequel”? Eu tinha lido na época sim Red. Acho que saiu no encadernado para fechar a história bonitinho, e putz cara VOU CHORAR AQUI final muito bacana XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.