Crítica | Piratas do Caribe 4 – Rumo à fonte da juventude entre sereias e Barba Negra

Jack Sparrow está recrutando uma tripulação… É o que dizem!

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Perigosas demorou muito para sair, mas valeu a espera. Após quase 4 anos, Jack Sparrow está de volta e tenho que dizer que trouxe mais do que eu esperava. Há filmes bons e outros épicos. O 4º da franquia não se contentou em ser bom. Tentou ser melhor e conseguiu. Então, se ainda não assistiu o filme, vá agora ao cinema e compre um ingresso para a sessão mais próxima (temporalmente).

Logo que estreou o filme, fui correndo comprar os ingressos para a versão 3D, afinal admiro Piratas do Caribe desde que saiu o primeiro filme. E isso se justifica por muitas razões ainda válidas e melhoradas: humor genial, atuação perfeita, roteiro cativante e elenco notável. O trailer sozinho já denuncia a genialidade do filme. Assista abaixo o trailer e depois continuaremos a analisar o que ficou melhor em Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides.

Se ainda não assistiu o filme: compre um ingresso, assista o filme e depois continue lendo!


He’s a Pirate: Humor e Genialidade em Alto Mar!

Sempre apreciei mitologia, ficção e histórias de piratas. Acredito que ninguém dispense um verdadeiro sentido de humor. Então, se misturarmos tudo, há poucas coisas que podem dar errado. Para mim, Piratas do Caribe consegue se superar por ser um exemplo dessa combinação e ainda incluir uma atuação perfeita e uma banda sonora épica. Só de ouvir He’s a Pirate, já fico mais bem-humorado.

“I thought I should give you warning. We’re taking the ship. It’s nothing personal.” – Jack Sparrow.

Adorava o Holandês Voador mas ele agora é “passado”. Contudo, essa é outra característica da franquia que me conquista: personificar mitos reais, histórias e fatos relatados e preservados. Outro detalhe empolgante de Piratas do Caribe é a introdução de novas personagens, tentar renovar sempre que pode sendo fiel à proposta inicial. Quem diria, o lendário Barba Negra, pirata real, teve a sua participação!  De alguma forma, o cinema faz tais mitos e fatos relatados parecerem mais reais, mais sólidos – e muitas vezes os cria. E até o momento, Piratas do Caribe solidificou mitos, personagens e histórias muito bem selecionados – a direção não deixou a franquia naufragar. E sem dúvida que foi de propósito – ou terá sido um acaso que deu certo? Não, não acredito.

E sobre o mais recente filme, digamos que a Disney acertou em cheio mais uma vez. Introduziram sereias, um missionário, o Barba Negra e, para tornar tudo ainda melhor, adicionaram ao filme a sua filha representada por Penélope Cruz. O humor essencial também esteve presente nos cinemas. Ri muitas vezes. Enfim, provavelmente Piratas do Caribe: Navegando em Águas Perigosas foi o melhor da franquia por enquanto. Entretanto, vamos partir desde o início da rota que nos levou à fonte da juventude.

Piratas! Ergam as Velas e Prossigam a Expansão Marítma!

Primeiro, conhecemos Jack. Depois, veio uma frota de personagens excelentes para acrescentar ao sucesso ainda mais qualidade. E o universo da franquia continua em expansão marítma! Certo, alguns não retornam ao filme, mas, por incrível que pareça, não fizeram falta. Sim, estou falando, por exemplo, do Will Turner e da Elizabeth Swann. Felizmente, outros vieram para compensar. Aliás, confesso que nunca tive muita confiança na adição de Penélope Cruz ao elenco. Não que tenha algo contra a atriz, apenas estava com dificuldade em vê-la como uma pirata. Terrível engano meu!

Os primeiros minutos não surpreenderam muito. Parecia que estava vendo mais uma típica fuga de Jack Sparrow como já vira em todos outros filmes. Não estou dizendo que foi desagradável, apenas previsível. Mesmo assim, toda fuga tem os seus momentos únicos e o seu próprio sentido de humor. O maldito “bolo” complicou um pouco a saída, mas se fecham uma porta, uma janela se abre… ou então abrimos à força mesmo!

Bem, a nova jornada do Capitão Jack Sparrow apostou mais no humor mas também muito mais no traço traiçoeiro de cada pirata. Praticamente todos tiveram momentos de mudança de planos, inclusive o Barbossa. Para começo de história, a primeira vez que Barbossa aparece como um corsário é hilária. Ele tinha as roupas e o cargo, mas continuava sendo um verdadeiro pirata: se aproveitando dos outros e da situação para atingir um fim próprio. E a captura do Jack deve ter sido quase tão engraçada quanto o momento em que ele encontra o dito corsário que deve estar apto a chegar à Fonte da Juventude.

E quantas vidas tem Jack Sparrow? Incrível a quantidade de problemas em que já se meteu e como sempre saiu com aquele estilo próprio que melhora a cada filme que é feito. Quando soube que Johnny Depp estava cogitando não fazer mais filmes como Jack Sparrow, fiquei revoltado. Ele melhora a atuação e a personagem continuamente! Há ainda muito combustível para queimar nos setes mares.

Angelica: That’s hardly appropriate for the first mate.

Jack: Was I the first?

Algo comum é usarem uma frase ou uma imagem que represente bem o espírito de um filme, de um livro ou de um videogame. Nesse filme, eles não cansaram de dizer sempre “Ouvi dizer que Jack Sparrow está recrutando uma nova tripulação…” e a partir de um instante, isso criou uma atmosfera de comédia excelente para que o resto viesse. E Angelica, uma das melhores adições.

Primeiro, a relação dela com o Jack foi perfeita ao longo de todo o filme – nada meloso, algo bem pirata e ao mesmo tempo não declarado por nenhum deles. Cada um tinha o seu próprio interesse. E Penélope Cruz soube mostrar a prioridade dos interesses de Angelica acima de Jack Sparrow. Aliás, a incrível atuação de Penélope Cruz começou logo com a imitação que fez de Jack Sparrow. Quase 100% perfeita!

Mutiny… Hang! O Melhor das Personagens

E depois teve o Barba Negra! Chegamos na melhor parte. Um pirata psicopata, cruel, com sentido de humor, ambicioso e poderoso, claro. Tudo relacionado com ele foi bem realizado.

Jack: Captain, I wish to report a mutiny. I can name fingers and point names.

Blackbeard: Perfect.

Ian McShane fez o papel dele com bastante cuidado e perfeição. As expressões, as entoações e a linguagem corporal, estava tudo muito bem trabalhado. Diria que os momentos mais fortes da personagem foram a punição com as cordas no Queen Anne’s Revenge, o jogo com as armas envolvendo a forte possibilidade de matar Angelica, a sua própria filha, e a sua morte.

Não duvido que Barba Negra e Angelica tenham sido as melhores adições, concordo com isso inteiramente, mas as personagens que mais me surpreenderam foram aquelas que menos considerei logo de início: Philip Swift, o missionário, e Syrena, a sereia. Acho que deve ser normal pensar que Sam Claflin representaria apenas um bom missionário, defendendo a bondade e a justiça de Deus. E mais normal ainda é julgarmos que as sereias são todas iguais: sedutoras e fatais, cruéis. Mas aparentemente, o normal é as coisas serem anormais no dia-a-dia. E surpreender é a melhor estratégia, sempre foi e sempre será.

Sereias, Missionário e Piratas!

Quem consegue não gostar das sereias? E a cena do barco? É difícil. Um bando de piratas num barco pequeno, cantando na escuridão e à espera das sereias mortíferas. Só uma palavra: épico. Em seguida, uma guerra entre sereias e humanos, sendo uma capturada pelo missionário que a salvará. Ou seria ela a salvar o missionário? Na verdade, os dois resultam no mesmo.

E aqui ficou um fato interessante. Qual terá sido o destino de Philip? Particularmente, se ela encenou tudo, ele provavelmente foi morto. Caso contrário, não consigo ver uma solução. Ele se tornar um “sereio” é um pouco esquisito! Entretanto, quem sabe… O melhor disso é ter a confirmação de que mais um filme tem que ser produzido! E vão ser produzidos dois! Melhor ainda.

O “corsário” Barbossa parecia algo bem paralelo a todo o filme. E por isso foi interessante notar como ele teve uma função essencial no desencadear da história. E dois universos se encontram: os espanhóis e os ingleses de um lado, de outro os piratas. Ainda bem que o Barbossa não resolveu ficar do lado dos ingleses. Isso também seria incoerente. Uma vez pirata, sempre pirata.

3D: Necessário ou Acessório?

Já é quase mania das produtoras aderir ao 3D apenas para dar vulto ao filme. É como se um bom filme tivesse que ter 3D. Acredito que na realidade, isso não devesse ser bem assim. O 3D tem as suas vantagens, mas nem todo filme precisa dele. Claro que dificilmente isso estragará um filme, mas acaba sendo um trabalho e uma despesa muitas vezes desnecessários. Às vezes, o investimento do 3D possa ser convertido em outros aperfeiçoamentos do filme. Enfim, não sou contra, mas também não sou a favor da generalização. Vem Avatar e o resto segue o estilo.

No caso de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Perigosas, o 3D não foi um total desperdício. Teve cenas em que foi bem apropriado, pois simplesmente não seriam as mesmas sem uma terceira dimensão. Um desses momentos foi a entrada na Fonte da Juventude. Espaço amplo, muito vazio e o que interessa abandonado no meio: Aqua de Vida.

Os ambientes estiveram todos adequados e bem interessantes. A própria localização da história teve uma diversificação interessante. A disputa entre Jack Sparrow e Barbossa no navio de Ponce de León foi insubstituível. E tivemos zombies, sereias, o Barba Negra, a Fonte da Juventude e o Queen Anne’s Revenge! E ainda ficou melhor. O aparecimento do pai do Jack, a morte do inglês ao nomear o terreno da Aqua de Vida como propriedade e o armário com os navios capturados por Blackbeard em garrafas foram únicos.

Afinal o que falhou em Piratas do Caribe 4?

Os efeitos especiais também não falharam. Devia até começar a pensar no que realmente falhou. E mesmo pensando agora nisso, não consigo encontrar nada. É raro um filme assim, mas acontece. Ah! Uma personagem que cativou muito foi o Gibbs. Quase uma revelação. Quer dizer, ele costumava ser alguém secundário. Nesse ele foi muito mais. Se não fosse por ele, muito do que aconteceu, não teria acontecido.

E a parte da Fonte da Juventude foi o ponto culminante. Eles juntaram tudo! Espanhóis, Ingleses e Piratas. Que bela confusão! Por alguns instantes pensei que Jack Sparrow estivesse interessado na Aqua de Vida, mas não foi bem isso que se revelou no fim. Foi tenso quando a fonte foi destruída, o Barba Negra ferido mortalmente e o missionário quase morto. Mais tenso do que isso só o Jack usando os cálices, a lágrima de Syrena e o pouco da água que restara na fonte.

Cálices, Aqua de Vida, uma lágrima de sereia e o sacrifício de uma vida!

Por um lado é uma pena que o Barba Negra tenha morrido, por outro foi incrivelmente boa aquela reviravolta traçoeira final. Durante todo o filme ficou um clima misterioso de dúvida. Não dava para perceber se havia realmente algo entre Jack Sparrow e Angelica e quando ele salva a vida dela, a duvida se intensifica. Ele poderia salvá-la para se livrar do Barba Negra ou por consideração a ela (ou pelos dois, por que não?) mas até ali não se compreende muito bem. E mesmo quando ele a abandona na ilha, fica uma conclusão um pouco incompleta mas bem clara se analisarmos objetivamente: primeiro ele e depois ela ou os outros. Então, pára o momento do beijo, pára a música romântica e entra no barco! O Black Pearl aguarda!

Ficha Técnica

Título Original: Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
Diretor:
Rob Marshall
Roteiro:
Ted Elliott e Terry Rossio
Gênero:
Ação/Aventura/Fantasia
Elenco:
Johnny Depp, Penelope Cruz, Ian McShane, Geoffrey Rush, Judi Dench
Estréia nacional:
20/05/2011
Duração:
140 minutos

Em geral, Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides foi um filme interessante pela qualidade gradual. Começou muito normal, apresentou novas personagens e o humor foi aumentando. O roteiro ganhou uma dimensão cada vez maior e terminou epicamente em todos os sentidos. E no fim só se pode dizer que esse deve ter sido o melhor da franquia até agora.

É uma tarefa extremamente complicada, nem sei se possível, escolher uma melhor cena para esse filme. Porém, diria que uma delas, senão a melhor, foi o discurso de Jack Sparrow, o Capitão, com Gibbs e o seu adorado Black Pearl bem engarrafado – logo no fim mesmo. E para quem ficou até o fim dos créditos, Jack vai sofrer! Melhor voltar a ilha ou não durará muito nas mãos de Angelica, literalmente. Uma ponte de continuação genial deixada pela última cena e por outras anteriores. E que venha Piratas do Caribe 5!

Isso também pode lhe interessar

23 Comentários

  1. Já chegou na minha cidade o filme. Não assisto porque nunca vou ao cinema. Entretenimento para mim quase só chega por meio de locação. Mas eu queria saber me arranjar tempo para essas coisas. Ainda mais que em junho abre cinema 3D aqui 🙂

  2. Já chegou na minha cidade o filme. Não assisto porque nunca vou ao cinema. Entretenimento para mim quase só chega por meio de locação. Mas eu queria saber me arranjar tempo para essas coisas. Ainda mais que em junho abre cinema 3D aqui 🙂

  3. Já chegou na minha cidade o filme. Não assisto porque nunca vou ao cinema. Entretenimento para mim quase só chega por meio de locação. Mas eu queria saber me arranjar tempo para essas coisas. Ainda mais que em junho abre cinema 3D aqui 🙂

  4. Nao vi o filme, nem li o post inteiro, mas axo que posso responder a última pergunta: O que falhou em Piratas do Caribe 04? R: Mais 40 minutos de filme xD

  5. Excelente comentário sobre o filme, muito melhor que pretensos críticos que começaram simples numa cozinha e hoje se acham gourmet de Paris. 
    No texto deu pra perceber que o filme agrada e diverte o grande público e é mais adorado ainda pelos fãs (meu caso). Pra mim, Piratas 4 está no mesmo nível que o 1º ou seja…compensa. Ah e o 3D não chega a ser um Avatar mas pelo menos tem alguma profundidade…diferente de besteiras como Fúria de Titãs e o “fura-zóio” Alice (como me arrependo de ter perdido tempo e dinheiro com esses filmes rsrs).
    Jack Sparrow só precisou de um filme pra se tornar um grande ícone do cinema…Johnny Depp é foda mesmo…
    e pra variar a cena pós créditos é muito bem sacada….não deixa a menor dúvida que vem mais confusão aí…
    Parabéns mais uma vez Portallos.

  6. Aqui na minha cidade não tem cinema :/ Tenho que ir na cidade vizinha ver rs
    Mas o filme é bem divertido! A parte dos piratas-iscas cantando é muito legal, só não gostei das sereias serem meio vampiras rs.

  7. Caramba, que estranho ver gente elogiando o filme… Eu até gostei, mas pra mim ficou muito, mas MUITO abaixo dos outros 3 (principalmente do primeiro). Vai ver é porque eu sou chato pra caramba quando eu vejo um potencial enorme que não é aproveitado…

    O Barba Negra com certeza é um ótimo personagem, mas ele podia ser muito mais. Ele podia ser o centro das atenções do filme, já que ele é uma figura tão famosa. Não houve nenhum tipo de explicação pra ele comandar as cordas do navio, e os charutos na barba foram apenas easter eggs, ao invés de darem alguma importancia… Além disso, os bonecos voodoos também tinham um potencial enorme e não serviram pra quase nada, uma pena =/

    Quanto ao missionário e à sereia… sinto dizer que, na minha opinião, foram as PIORES adições do filme. Simplesmente INÚTEIS, não tiveram utilidade ALGUMA no roteiro. Se pegassem a lágrima de uma sereia lá na praia delas (e aliás, eu acho que as sereias também poderiam ter sido muito mais aproveitadas, mas jogaram elas no lixo depois da cena do ataque), a história ia continuar a mesma coisa. O casal ali ficou completamente fora de contexto, o romance foi muito repentino (ainda pior que o de Thor! E olha que achei o romance deste último uma porcaria…) e eles não fizeram NADA. É como se fosse uma historinha à parte. Uma pena, porque um homem religioso poderia adicionar muito à franquia…

    Piratas zumbis? Isso eu achei uma bobeira imensa. A única vez que vimos alguma característica “zumbi” naquele pirata foi quando ele foi perfurado e não morreu. Porque de resto, era apenas mais um homem retardado que não consegue pensar sozinho e faz tudo o que o “chefinho” manda.

    Enfim, mesmo com todos esses defeitos, eu ainda achei um bom filme e um ótimo PIRATAS DO CARIBE. Cumpriu o objetivo de nos divertir e ainda tiveram algumas boas adições, como a Angelica (par PERFEITO pro Jack Sparrow, não ficou nada meloso mas ainda assim teve um romance ali, muito bom =D) e os novos piratas atrapalhados (apesar de eu preferir os antigos). Isso fora os personagens memoráveis que já tinhamos, como o próprio Sparrow, Barbosa e Gibbs.

    Eu daria nota 6/10 =)

  8. Eu gostei.. apesar de não ser perfect como os outros 3 primeiros…
    Mas só achei algumas piadas forçadas;
    O pseudo casal do filme muito fraco, acho q os personagens de Keira K. e Orlando B. fizeram falta. Porém barbosa e o barba nega estavam muito bons. ( n gostei da Angelica, achei que a personagem poderia ser mais agressiva).

  9. “-Qual terá sido o destino de Philip?”Vamos lembrar [ lembro bem porq vi hoje lol]
    na cena da ‘isca’ das sereias, os ‘marujos’ disseram algo que pelo jeito foi esquecido aqui, ” -Dizem que o beijo de uma sereia pode salvar o homem do afogamento.” e a Serena deu sim um beijo nele antes de puxa-lo, então penso que, isso, alem de ‘salva-lo’, foi mais uma brecha, para uma  possível [ e dificilmente negavel] continuação.
    Já a cena ‘final’ do Jack abandonando a garota na ilha, se não estou confundindo, foi a mesma coisa que fizeram com ele, certo? [ o que tambem pode ser outra brecha, incluindo a ‘gravidez’ dela].
    Na minha opinião, achei bom ter um casal nessa historia que não invonlvesse o Jack ou algo parecido, seria muito maçante, QUATRO filmes, com o protagonista em um relacionamento, acho que foi essa a idéia que os criadores tiveram, Fora pequenos detalhes, o filme foi muito bom, uma das melhores parates para min, foi o Philip tentando proteger a Serena [ em algumas cenas] realmente gostaria que tivesse um 5 filme, com os dois no elenco, foram papeis realmente, pequenos, mas bons papeis começam assim, não?
    Ex, o “barbossa”, nos filmes anteriores teve uma participação, mais ampla, e menos limitada, que o 4º filme, nesse, ele apenas queria se vingar, mesmo matando o barba negra, sua pequena importancia não mudou.
    Bem, não vi mais nenhum detalhe, para continuar o meu texto, se alguem tiver alguma resposta por favor, podem me mandar por twiter? rs rs rs rs 

  10. “-Qual terá sido o destino de Philip?”Vamos lembrar [ lembro bem porq vi hoje lol]
    na cena da ‘isca’ das sereias, os ‘marujos’ disseram algo que pelo jeito foi esquecido aqui, ” -Dizem que o beijo de uma sereia pode salvar o homem do afogamento.” e a Serena deu sim um beijo nele antes de puxa-lo, então penso que, isso, alem de ‘salva-lo’, foi mais uma brecha, para uma  possível [ e dificilmente negavel] continuação.
    Já a cena ‘final’ do Jack abandonando a garota na ilha, se não estou confundindo, foi a mesma coisa que fizeram com ele, certo? [ o que tambem pode ser outra brecha, incluindo a ‘gravidez’ dela].
    Na minha opinião, achei bom ter um casal nessa historia que não invonlvesse o Jack ou algo parecido, seria muito maçante, QUATRO filmes, com o protagonista em um relacionamento, acho que foi essa a idéia que os criadores tiveram, Fora pequenos detalhes, o filme foi muito bom, uma das melhores parates para min, foi o Philip tentando proteger a Serena [ em algumas cenas] realmente gostaria que tivesse um 5 filme, com os dois no elenco, foram papeis realmente, pequenos, mas bons papeis começam assim, não?
    Ex, o “barbossa”, nos filmes anteriores teve uma participação, mais ampla, e menos limitada, que o 4º filme, nesse, ele apenas queria se vingar, mesmo matando o barba negra, sua pequena importancia não mudou.
    Bem, não vi mais nenhum detalhe, para continuar o meu texto, se alguem tiver alguma resposta por favor, podem me mandar por twiter? rs rs rs rs 

  11. Cara, parabens pelo comentario… acabo de retornar do cinema, achei muito bom o filme e a sua resenha o descreve muito bem…
    De todos, não gostei muito do terceiro (o bau da morte, se nao me engano). Não que a historia dele seja ruim, pelo contrario, é boa. Não entendo muito da parte tecnica, mas acho q foi o roteiro… por vezes o filme fica meio confuso…

    Bueno, recomendo a todos este 4º filme

  12. Achei meio morno, mas ainda assim me divertiu. Eu não entendi o papel missionário e à sereia no filme, os personagens são inúteis, só servem para aumentar a duração do filme. E esse é mais um filme no qual o 3D não serve para porra nenhuma.

  13. Ótima resenha Araphawake!

    Vi o filme na estréia, sou fanzaço da franquia e mal pude esperar um tempo pra poder ver o filme. E valeu muito a pena! Jack Sparrow engraçado como nos outros filmes (a parte que o boneco é jogado lá de cima foi muito engraçada!), personagens marcantes (Barba Negra), e momentos bem divertidos. Só senti falta de cenas bem impressionantes, como a fuga do Jack no “Baú da Morte”, ou a luta sobre a roda “quase gigante”. Mas isso não prejudicou o filme, só iria adicionar!

    E to curioso pra ver os novos personagens nas continuações, quais figuras conhecidas podem ser colocadas no filme…

  14. Qual foi a cena final? Vi o filme no cinema e ameeeiiiiiiii! Sentia que ia ter algo depois dos creditos, mas a sala ja tava ficando vaziia e não pude esperar! =/ Se alguem me falasse eu agradeceria! hehe *-*

  15. Bom, achei simplesmente… demais!!! xD (fanboy da franquia mode on)
    Já tava com saudades de ouvir He’s a Pirate! e ver o Sparrow também…
    Destaques para Angelica, Barba Negra (pena que ele tenha perecido no final…tinha grande potencial para as sequencias), Barbossa com sua perna de pau e para as cenas do equilibrismo no Ponce de Leon, sereias x marujos, Pérola engarrafado com o macaquinho do Barbossa e o encontro final de todos os lados na Fonte da Juventude…
    Não é tão épico como Piratas 2 e 3, mas deixa ótimas brechas para as continuações. Recomendadíssimo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.