DC Comics: aos 75 anos, editora reinicia seu universo – O que passou, passou! [HQ][Comics]

Fãs do Universo DC estão em estado de choque por todo o globo, após o anúncio de que a editora mais tradicional dos quadrinhos ainda ainda na ativa irá reiniciar TODO o seu universo.

Há alguns dias atrás, começou na imprensa uma boataria desenfreada sobre um anúncio que a DC Comics viria a realizar. Falou-se muito em um filme da Liga da Justiça, mas o foco do pronunciamento acabou sendo mesmo sobre os rumos que a área editorial da DC iria seguir no futuro.

Começa em Setembro próximo uma espécie de reboot no Universo DC. Todas as revistas de linha serão canceladas, e serão colocadas no mercado 52 títulos novos. Um detalhe importantíssimo é que todos os títulos estarã à venda simultaneamente nas comics shops e também online! O título que vai inaugurar a novo status quo do Universo DC será Liga da Justiça, e na imagem que abre  post podemos ver que a formação do time será composta pelos personagens mais icônicos da editora, mostrando uma abordagem contemporânea para a origem da superequipe.

Tudo isso está sendo arquitetado pelo roteirista Geoff Johns e pelo desenhista Jim Lee. Lee inclusive é o responsável por todo o novo design dos personagens. Todos os uniformes, por exemplos, foram redesenhados. Destaque para o Superman sem cueca por cima da calça e as heroínas vestindo calças em vez de shortinhos e tangas. Outro aspecto de impacto é que todos os heróis rejuvenesceram muito. Porém, há quem diga que alguns personagens não sofreram maiores alterações.

Pelo que Geoff Jonhs andou dizendo, me parece que a idéia da DC é aproximar mais seus heróis do público, tornando mais humanos, priorizando a pessoa por baixo do uniforme, de maneira similar ao que vemos no Universo Marvel. Acredito que isso é um passo certo na direção de um futuro mais promissor para o Universo DC, visivelmente desgastado e pouco atrativo para novos leitores. No ano passado, eu li a excelente Earth One: Superman, cuja proposta era apresentar um novo Superman, moderno e dinâmico, quase que como se ele fosse transposto para o Ultiverso Marvel. A revista, escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por Shane Davis, vendeu muito bem, foi um sucesso de crítica e público. Eu mesmo adorei a revista. Seria muito legal que o novo Universo DC seguisse por esse caminho.

É a terceira vez que a editora faz um reboot em seu universo, mas nem mesmo no evento Crise nas Infinitas Terras as mudanças atingiram tal magnitude. A DC há vários anos é a segunda colocada no mercado de hqs, dominado com mão de ferro pela Marvel, e resolveu apostar alto dessa vez. Os fãs não parecem ter gostado muito, vide os protesto que estão sendo feito nas redes sociais. Muitos donos de comic shops estão dizendo que seus clientes estão cancelando as reservas das revistas DC.

Seja como for, vamos acompanhar o desenrolar disso tudo nos próximos meses, e veremos se se esse soco na realidade da DC surtirá o efeito desejado por ela. Para o alto, e avante!

Isso também pode lhe interessar

31 Comentários

  1. Não leio quadrinhos de super-heróis periódicos (exceto alguns especiais ou minisséries) justamente por causa disso. Acho uma falta de respeito para com o universo do personagem e para muitos fãs!

  2. Interessante, eu que nunca acompanhei os quadrinhos da DC poderia dar uma chance agora… Deve chegar ao Brasil essa reformulação em setembro/2012 né?

    1. Interessante, eu que nunca acompanhei os quadrinhos da DC poderia dar uma chance agora… [2]

      Realmente uma das coisas que impede novos leitores  de começar a acompanhar e o tamanho gigantesco de material ja existente, eu por exemplo sou um deles. Mas pelo outro lado, os fãs concerteza n deve ta gostando muito disso… para quem ja acomapanhava a anos.

  3. cara, eu realmente não sei oq dizer, enquanto uma parte de mim gostou dessa mudança a outra parte odiou.. vai ser maneiro, pq eu acompanho praticamente todas as da DC lançadas no Brasil, mas comecei a acompanhar desde Junho do ano passado, então até hoje tem MUITA coisa que eu não entendo, por fato de cronologia do passado dos personagens e tal.. e acho que vai ser maneiro dar uma reformulada, pra atrair novos leitores e também pra não ter mais esse problema de cronologia. Por outro lado, acho uma tremenda falta de respeito com os fãs antigos, e até com os novos tbm.. está sendo jogado fora anos de cronologia, e a origem secreta do superman escrita por Geoff Johns? do q adiantou isso? sinceramente não sei .. fora que, que superman é esse? que mulher maravilha é essa? os outros até estão tranquilos, mas superman e mulher maravilha pqp, o superman tá parecendo o Damian Wayne, a mulher maravilha tá hiper nova, parecendo uma adolescente, não gostei não, não gostei mesmo .. 

  4. Opa era o que eu mais queria para acompanhar todos os heróis da DC desde o ”começo”, só acompanho Batman =/
    O desenho que abre o post é lindo, e curti muito o Superman parar de usar a cueca por cima da calça.

  5. Opa era o que eu mais queria para acompanhar todos os heróis da DC desde o ”começo”, só acompanho Batman =/
    O desenho que abre o post é lindo, e curti muito o Superman parar de usar a cueca por cima da calça.

  6. Opa era o que eu mais queria para acompanhar todos os heróis da DC desde o ”começo”, só acompanho Batman =/
    O desenho que abre o post é lindo, e curti muito o Superman parar de usar a cueca por cima da calça.

  7. A DC faz isso com uma certa frequência pra falar a vdd. Mais alguém lembra do Zero Hora e o reinício? Se bobear eu acho o meu Superman e Batman número “zero” aqui.

    Isso não foi feito depois de outros eventos tb? Tipo, crise nas infinitas terras e tal?

  8. A DC faz isso com uma certa frequência pra falar a vdd. Mais alguém lembra do Zero Hora e o reinício? Se bobear eu acho o meu Superman e Batman número “zero” aqui.

    Isso não foi feito depois de outros eventos tb? Tipo, crise nas infinitas terras e tal?

  9. Bem o falatório é inevitável. Não estou aqui para dizer que não irei acompanhar mais, que é o fim e “mimimis” do gênero, mas não há como não ficar temeroso com tudo isso. Não sou contra atualização, meu medo é que eles acabem fazendo a vontades e desfazendo feitos Épicos.

    Sendo logo direto, meu herói favorito é o Superman – a foto já diz, né? – e logo quando a DC toma coragem de o mover a algo tão grande quanto a renúncia da cidadania americana do herói… Reboot… … … … …
    Acredito que o reboot realmente signifique recomeçar – redundante? -, isso quer dizer que nada que aconteceu antes aconteceu – contraditório? -. Ou seja, nada de Origem Secreta ou qualquer outro arco – será mesmo? -.
    Isso abre espaço para um novo herói. Um que tenha outras experiências, outras atitudes, um que combine mais com essa geração.

    Li a história de um Superman que renunciou sua cidadania americana para ser um cidadão do mundo, tornando-se “imune” a política mundial. Um Superman que voou até o Irã durante um protesto contra a repressão de um líder tirano apenas para ficar parado, calado e de pé ao lado dos cidadãos. Claro que a presença intimidadora preveniu um massacre – alguém consegue encaixar essa cena em nossos eventos históricos reais? -.

    Meu medo é que toda essa Luz que o personagem representa se perca. Não gostaria de o ver como um troglodita que está sempre a frente de todos porrando um vilão só porque no mundo de hoje não há espaço para alguém tão “certinho”. Porque mesmo quando o faz, é porque sabe que cada soco que ele recebe é um a menos no Bruce, no Barry e em outros desprovidos de alguma proteção superior.

    Esse é o Superman que eu conheci, nos altos e baixos de arcos, durante minhas leituras. Espero que não o mudem tão bruscamente a ponto de apagar o Homem do Amanhã. E que mantenham todo o significado do Brasão da Casa dos El, porque se até isso se perder, desculpa, DC, mas esse seu protótipo nunca voará tão alto quanto Kal-El – e agora sim o título se faz válido -, o ÚLTIMO filho de Krypton.

  10. Que bom! agora posso acompanhar alguns super-heróis, era um saco pegar um universo alternatio e ter que ler troçentas HQs antes ^^

  11. Que bom! agora posso acompanhar alguns super-heróis, era um saco pegar um universo alternatio e ter que ler troçentas HQs antes ^^

  12. Crise nas Terras Infinitas, Zero Hora, Crise Infinita, 52, enfím, nenhuma novidade no front! Eu já nem me animo mais com isso. Pode escrever o que eu digo, em menos de 2 anos vai tudo voltar a ser como era antes, e depois de mais 3 anos, mais um reboot, e por aí vai… Bom, boa sorte pra DC/Warner nessa reprise, digo, nessa empreitada!

  13. É um risco assumido por uma tomada de decisão, numa visão administrativa a despeito da situação atual, acho que a DC visa essa aproximação com o público com a sua “carta” de heróis com aquilo que a Marvel sempre teve, vide a preocupação com o reboot do filme do Super-Man e uma nova abordagem. Possivelmente 99% do público consumidor não goste da idéia, enfim… O engraçado, é que neste tipo de situação, por mais contraditório que dizer isso possa parecer, isso não significa um atestado de certeza, seja para o fracasso ou para o sucesso. Essa certeza só poderá ser mensurada através da avaliação qualitativa de como ficarão as revistas. É a típica situação em que o clichê se aplica; “Só o tempo revela.”

  14.  O multiverso ainda existe não é? Pelo que sabemos da saga Flashpoint o mundo se alterou, é possivel que isso seja um novo universo, ou seja, eles podem estar focando as historias nesse novo universo deixando o que nós conhecemos de lado.

     Bom eu espero que esses personagens sejam novos e nao aqueles que nós conhecemos.

  15. Olha, eu não leio HQs de super-heróis, mas eu simplesmente não consigo imaginar como uma história pode durar 75 anos.

    Imagino que esse universo esteja bem desgastado…

    1. eu comecei a ler em Junho do ano passado e to lendo direitinho até hoje.. isso é desculpa pra quem tem preguiça ou pra quem não quer realmente ler .. 

      1. Sabe, é como quando você conhece uma pessoa, a graça está em ir aos poucos conhecendo ela. Quantas vezes eu fui atrás de conhecer uma revista do heróis em sua trocentésima edição, e me diverti muito descobrindo o passado. Eu sou assim, vou atrás das coisas, não leio One Pice por exemplo, mas eu passaria a acompanhar do último capítulo feito, e aos poucos iria atrás dos restantes de boa. Essa história de ter começar sempre uma história pelo começo da história não me atrai.

        1. eu comecei a acompanhar tudo q leio em Junho do ano passado, entao os mangás e hqs q compro a maioria peguei tudo na metade e msm assim fui lendo.. nao ligo, acho q todos deviam fazer isso .. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.