Quer saber os 5 games da Summer of Arcade de 2011? Seleção anual com altos e baixos… [X360] [E3 2011]

Vamos fazer um breve “recap” do que já foi lançado na Summer of Arcade dos anos anteriores? O projeto começou em 2008, sempre com 5 semanas, com 5 games imperdíveis:

  • 2008: Geometry Wars: Retro Evolved 2, Braid, Bionic Commando Rearmed, Galaga Legions e Castle Crashers!
    – Grandes games. Castle Crashers até hoje é um dos games mais vendidos da XBLA, Braid foi premiado mundialmente, Geometry Wars 2 é um dos jogos mais viciantes que já  joguei nesta geração. Bionic Commando também foi um dos primeiros remakes de velhos clássicos que despertou a atenção de outros estúdios a fazerem o mesmo nesta geração, ponto para a Capcom. Sem falar que o game já até ganhou uma continuação este ano, desta vez não como remake, mas um jogo completamente novo.
  • 2009: Splosion Man, Marvel vs. Capcom 2, TMNT: Turtles in Time Re-Shelled, Trials HD e Shadow Complex.
    – Talvez não hoje, com Marvel vs Capcom 3 nas lojas, mas na época MvsC2 era um dos games mais esperadas na XBLA. Idem para o remake que a Ubisoft preparara com um dos grandes clássicos dos anos 90 com as Tartarugas Ninjas e um dos meus beat-up favoritos da XBLA até hoje. Splosion Man, Trials HD e Shadow Complex fecham a lista de um dos melhores anos da Summer of Arcade, três títulos de peso lançados sobre as asas da Microsoft Studios e que ainda vendem aos montes até hoje. Trials inclusive irá ganhar uma sequência em breve.
  • 2010: Limbo, Hydro Thunder Hurricane, Castlevania: Harmony of Despair, Monday Night Combat e Lara Croft and the Guardian of Light.
    – Na minha opinião foi aqui que a Summer começou a fraquejar. Muitos questionaram a inclusão do Lara Croft na lista, afinal um mês depois o game estaria na PSN. Hydro Thunder e Monday Night apesar de serem bons games, não eram excepcionais como os promovidos pela Microsoft Studios na Summer de 2009, apenas Limbo se salvaria e se tornaria um dos grandes lançamentos da XBLA do ano. Castlevania também despertou a curiosidade de muitos games, mas nunca gostei dessa franquia.

E agora chegamos em 2011! Os grandes games desta temporada para a Summer of Arcade serão:

  1. Toy Soldiers: Cold War
  2. Insanely Twisted Shadow Planet (ATENÇÃO A ESTE GAME!!)
  3. Fruit Ninja Kinect
  4. Bastion
  5. From Dust

OBS: Após o continue, vídeos individuais de cada um dos cincos games. Vale a pena ver eles, pois o clipe acima não mostra a potencialidade de certos títulos!

Não sei dizer se esta Summer of Arcade conseguiu superar o duvidoso ano de 2010, mas com a mais absoluta certeza posso dizer que nem chegou aos pés das excelentes Summers de 2008 e 2009. Toy Soldiers parece que é um joguinho bem querido lá nos EUA, vive entrando em promoção na Deal of Week, mas questiono a decisão de colocar a sequência do joguinho na Summer, podia ter saido em uma outra situação. Um jogo que não me atrai muito (já não temos games de guerra demais?), além de não ter a proposta de originalidade e inspiração que permeia a Summer.

Fruit Ninja Kinect chega a ser interessante, é baseado num título que parece bem famoso no Iphone, alias games de “slide” já existem desde que a Nintendo inventou o DS. O primeiro WarioTouch tinha vários mini-games onde o objetivo era cortar algo na tela. Fruit Ninja Kinect parece divertido e engraçado, com um visual bonitão, mas ainda questiono a decisão de enfiá-lo na Summer. Talvez seja porque seja legal para estrear o “Kinect Arcade” dentro da Summer. Porém o joguinho mais parece um mini-game do que um game completo. Resta saber quanto vão cobrar por ele.

Bastion e From Dust parecem excelentes games. Mas não são exclusivos. Bastion também foi anunciado para PC, mas parece um impressionante action-RPG, com gráficos de encher os olhos. Fiquei bem interessado nele. From Dust sai também para PC e PSN, trata-se daquele projeto da Ubisoft de criação de mundos, onde o jogador criar seu próprio universo, e administra as catastrofes que advém disso. Parece inspirador. Dois games com potencial.

Mas o joguinho tem que verdadeiramente cara de Summer of Arcade é Insanely Twisted Shadow Planet. É sério (!!), assistam o trailer dele após o continue. Adorei o visual meio “Patapon” (apesar de nada ter a ver com o gênero), com visuais enormes, ecossistema alienígena bem original e criaturas enormes. Parece ser um action-adventura, sice-scroll, meio plataforma, meio puzzle e totalmente em 2D (old-scholl!!). Esse já é compra certa só pelo trailer que assisti. Feito pelo estúdio Fuelcell sobre a tutela da Microsoft Studios. Criativo e original. É assim que todos os games da Summer deveriam ser.

(Eu esperava que a Summer of Arcade trouxesse games como Msa. Splosion Man e BattleBlock Theather… fiquei na vontade apenas.)

Hora dos trailers (todos da E3 2011)

Toy Soldiers: Cold War

Insanely Twisted Shadow Planet (ASSISTAM!!)

Obs: São games como este que sinto pela Microsoft não ter um portátil. Jogos assim ficariam lindos num portátil. Gostaria de um “Microsoft Portable Arcade”, só com joguinhos da XBLA neste formato. (sonhando…) XD

Fruit Ninja Kinect

Bastion

From Dust

A Summer of Arcade começa dia 20 de Julho. 1 game por semana. Os preços de cada um ainda não foram revelados, mas se for como nos anos anteriores, devem ficar entre U$ 10 a U$ 15 (800 a 1.200 Microsoft Points).

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Toy Soldiers é muito bom!! Na verdade ele é um jogo de tower defense,misturado com ação(você pode assumir o controle de uma unidade e partir pra cima dos inimigos). O mais legal é que os graficos lembram aquele soldadinhos de briquendo da primeira guerra mundial.
    Vamos ver como vai ser a summer arcade desse anoa, gostei dos jogos que anunciaram(menos o do ninja). O preço deve ser mesmo de 1200,esse virou o padrão hoje.

    1. Teve alguns joguinhos lançados nestas ultimas semanas wazuki que sairam por 800 MSP. Isso é bom, porque eu não pago 1.200 num joguinho (exceção dos Banjos quando sairam, estava mega hypado por eles).

    2. Teve alguns joguinhos lançados nestas ultimas semanas wazuki que sairam por 800 MSP. Isso é bom, porque eu não pago 1.200 num joguinho (exceção dos Banjos quando sairam, estava mega hypado por eles).

      1. Pois é,ainda bem que algumas desenvolvedoras ainda fazem isso. Por exemplo:
        O Outlands é um jogaço!! Com o estilo de jogo que mistura Ikaruga(o lançe das cores),Metroid(exploração) e Limbo(O jogo magnifico de luz e sombras) esse é um jogão,estupidamente bom e ta 800 billpoints na Live. Pensando bem,vocês ainda não fizeram uma resenha dele,não? Aconselho a todos.

        1. Eu to esperando uma Deal of Week pra cofrar ele a 400 MSP (huahauhuaa eu sou mão de vaca).

          Ainda tenho muito XBLA pra comprar… ando comprando só nas Deal of Week agora… compensa esperar um pouco pra mim, que ainda tenho tantos a zerar.

    1. A Microsoft ainda não foi muito específica quanto as datas, apenas deixou claro que a summer começar dia 20/07 e vai até 17/08. 5 semanas, 5 games. Então sai em alguma destas 5 semanas. 😉

    2. A Microsoft ainda não foi muito específica quanto as datas, apenas deixou claro que a summer começar dia 20/07 e vai até 17/08. 5 semanas, 5 games. Então sai em alguma destas 5 semanas. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.