Reflexão/Opinião: Redução de preço do Nintendo 3DS indica o que exatamente? Cutucando feridas…

O Alex já postou aqui no blog a matéria que noticia a redução do preço do Nintendo 3DS, além de comentar a solução encoxada pela empresa para os gamers que pagaram o pato de ter comprado o portátil mais barato desde o seu recente lançamento. Admito que estava louco para escrever a notícia, mas quando comentei no fórum minhas intenções, o Alex já estava com tudo engatilhado para publicar a mesma. Ainda assim continuei com a pulga atrás da orelha e querendo cutucar mesmo algumas feridas. Esta é uma opinião pessoal minha, não há a necessidade de ninguém concordar com ela, é apenas um sentimento de um gamer que um dia foi fã de carterinha da Nintendo e que hoje em dia se sente traído pela mesma. Já vamos deixar isso bem claro antes que os leitores turistas venham aqui falar que sou “ista” e que não sei do que estou falando. Minha intenção aqui não é de ser troll, ao menos não aquele puro, que não tem argumentos.

Aos corajosos, o texto dá sequência após o “continue lendo”.

O Nintendo 3DS ainda não tem nem seis meses de mercado mundial. No Brasil é ainda pior, o console foi lançado oficialmente por aqui há 20 dias atrás, em 9 de julho. A Nintendo tirou basicamente 80 dólares do preço de venda dele no mercado norte-americano, passando de U$ 249 a U$ 169. Pulando os preços em outros lugares do mundo, o Brasil, como sempre, está atrasado com a notícia e ninguém sabe quanto será reduzido por aqui, nem mesmo se teremos uma redução. Seria uma boa reduzir oficialmente, pois o preço oficial de R$ 1.199 é ridículo, com isso você facilmente compra um Playstation 3 ou um Xbox 360 na República das Bananas.

É importante também dar uma lida nas justificativas que o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu a investidores durante essa notícia do corte do preço do portátil. Para isso recomendo a leitura desta matéria feita pelo blog Wii Clube. O presidente reafirma que o portátil vendeu muito pouco, que a Nintendo tem sérios problemas com suporte digital e enche a galera de promessas que a gente sabe que só podem e serão cumpridas se determinados fatores se concretizarem é claro.

Pra mim todo esse circo já era muito óbvio. Quem acompanha o Portallos deve lembrar que eu cheguei a tecer algumas críticas ao 3DS no começo deste ano. Logo após ter visto o Playstation Vita da Sony já havia ficado bem claro pra mim que o 3DS não teria o mesmo sucesso e fenômeno mundial que o Nintendo DS teve quando surgiu pela primeira vez. O diferencial Nintendo de ser não foi forte e resistente o bastante. Não é para menos que alguns games de franquias importantes andaram sendo cancelados, como o Assassin’s Creed Legacy e Mega Man Legends 3 (veja outros games nesta matéria do blog Mania Gamer). Nem todos foram culpas das escassas vendas, mas é claro que se o 3DS estivesse vendendo tanto quanto o Wii vendia em seu lançamento, muitos estúdios estariam mais empenhados em evitar o cancelamento dos games, e em criar outros games para o portátil ainda mais hypados, o que não está acontecendo. Basta relembrar que nesta E3, que ocorreu em junho, a Nintendo tratou de correr com suas franquias grandes e infladas para que a biblioteca do 3DS não caísse no marasmo no atual e próximo ano fiscal.

Nem mesmo o lançamento do portátil a Nintendo acertou. Achei ridículo ele sair sem a base digital do sistema. A rede online saiu só depois. Outro erro foi ter apressado a nova geração de Pokémon para ser lançada no DS. Porque diabos não segurou Pokémon Black & White e a lançou no 3DS, com melhores gráficos, mais recursos e com o curioso efeito 3D? Com certeza ter criado a 5ª geração dos monstrinhos no 3DS teria impulsionado a venda do aparelho, principalmente no Japão. Prepotência de achar que o novo portátil não precisaria de um título dessa magnitude no lançamento? Ou afobação para limpar o resto do estoque de DS que ficou armazenado? Não dá para dizer, mas pra mim, foi um erro ridículo.

Outro erro com o 3DS foi apostar que os jogadores se interessariam por um aparelho que tem, em grande parte, remakes de games do Nintendo 64 como destaques iniciais. Não estou dizendo que Star Fox 64 ou Zelda Ocarina of Time são ruins. Eu sei que são épicos clássicos de uma era. Mas puxa, se estamos frente a um portátil novíssimo, eu não quero jogar coisas que já joguei no passado. Pra que criar um remake de Star Fox 64? É tão difícil assim criar um novo Star Fox? É um remake sem sentido. O jogo original está no Virtual Console, uma biblioteca ativa de antiguidades que a Nintendo mantém no Wii. Fica óbvio que a estratégia em usar remakes nada mais é do que custo versus tempo. Um remake não tem um custo de produção elevado, e ajustá-lo a uma nova plataforma é muito mais rápido do que criar um game do zero. A pressa mais uma fez foi inimiga da Nintendo. Poderia sim investir em remakes, mas não agora. Primeiro os games querem jogos novos!

Tenho muito medo do Super Mario 3DS e Luigi’s Mansion 2. Medo da Nintendo ter afobado a produção dos games e que isso tenha comprometido a qualidade dos mesmos. Mario Kart 7 eu achei ridículo pelo que foi apresentado na E3. É o mesmo Mario Kart de sempre. Não há reformas gráficas fabulosas, o gameplay é o mesmo de sempre. Até o elenco é manjado, batido e enjoativo. Tudo isso é culpa da pressa, de que o 3DS precisa destas títulos e franquias peso-pesados “pra ontem” para poder esquentar as vendas. Até um Smash Bros a Nintendo teve que “assoprar” na E3 para que o público levantasse a orelha para escutá-la.

Posso mencionar outros pequenos problemas iniciais que todo aparelho moderno parece enfrentar. Bateria que dura muito pouco. O designe do aparelho que é praticamente idêntico ao DS, o que afasta os desavisados e casuais, que ficam com a impressão de que é tudo a mesma coisa (em parte é mesmo, pois a potência gráfica deixa a desejar ainda). Eu passo em vitrines de lojas de games e a menos que olhe muito fixamente para ela, nem percebo em grande partes das vezes que tem um 3DS ali no meio de tantos modelos existentes de DS. Isso é ruim. Um aparelho que não se destaca no meio dos modelos antigos não chama clientela. Sem falar a tal tela negra da morte, que alguns gamers vem relatando nestes meses iniciais. Pessoas que passam por problemas técnicos com o aparelho, sem terem feito nada de anormal no mesmo (veja aqui um relato que a Dakini me passou). Nada disso ajuda a me interessar em ter um 3DS.

Soma-se ainda ao fato da política atual das empresas de games de lançar pouco tempo após o lançamento de uma plataforma nova, uma versão melhorada da mesma. O primeiro DS tijolão era ridículo se for comparado com o modelo Lite. Toda vez que eu penso em comprar um 3DS e passo por todos os problemas acima e acho que dá para relevar, travo quando penso na possibilidade de me segurar mais um pouco e esperar pelo 3DS Lite, com estes problemas de bateria, telas de erros e eventuais problemas consertados. Na geração portátil passada, a Nintendo basicamente obrigou os jogadores a comprar o DS três vezes, indo do tijolão para o Lite para o DSi (devido ao sistema online exclusivo da última versão). Passar por isso de novo causa calafrios na minha carteira.

Mudando o rumo da conversa, deixando de lado os problemas atuais e olhando o futuro… eu continuo não botando fé que a Nintendo pode oferecer uma rede online sólida e funcional como a Xbox Live ou a Playstation Network. O Iwata já deixou bem claro que a empresa tem dificuldades extremas em se adaptar a esse modelo de videogame. O Wii U será o verdadeiro desafio disso, enquanto o 3DS ainda não se provou ser nem metade do que a PSN já é no PSP (e olha que ela é limitadíssima no PSP). Os gamers querem lojas virtuais com ótimos games, não apenas emuladores de jogos velhos e mofados. Achei ridículo a Nintendo oferecer aos donos atuais de 3DS 20 games de NES e GBA. E olha que nem são jogos tão ótimos assim. Eu preferia muito mais economizar U$ 80 para comprar no fim do ano Super Mario 3DS. A Nintendo deveria dar um jogo mesmo, como esse Mario de fim de ano aos corajosos gamers que compraram o 3DS no lançamento. Pra mim ficou a sensação de esmola ao dar 20 joguinhos emulados das plataformas do tempo das cavernas da empresa.

Fica a insegurança em torno do 3DS para o próximo ano. Ele se comunicará com o Wii U de forma tão bela como a Sony já demonstrou que o PS Vita pode fazer? Os estúdios thirdies irão voltar a apoiar o 3DS ou veremos o efeito “3 games bons por ano” no portátil, problema que tanto afetou e deixou donos de Wii em frangalhos? A rede online vai deslanchar? Veremos finalmente demos em abundância no sistema?

A Nintendo começou essa geração Wii chutando bundas. Batendo recordes de vendas, enchendo os cofres, dando as costas aos gamers hardcore e fiéis da casa para chamar o público casual. O resultado é esse que vejo hoje. Excesso de confiança ao lançar um portátil com um sistema bem incompleto, com uma biblioteca de lançamento pra lá de fraca e com recursos que não saem tão a frente assim da concorrência. Em tempos de Iphone e futuramente o PS Vita, continuo com a impressão que o 3DS já nasceu derrotado. Fica difícil crer e acreditar que a Nintendo reverterá esse cenário. Mesmo com essa redução.

Quer apostar?

Obs: E pode anotar aí no seu caderninho de lembretes. Ano que vem, com o Wii U, o cenário pelo qual o 3DS está sofrendo, refletirá no console de mesa da Nintendo, que já está sendo lançado com a tendência de ficar ultrapassado em 2 piscar de olhos. Mas sobre o Wii U a gente conversa um outro dia.

Isso também pode lhe interessar

64 Comentários

  1. Interessante. Concordo em alguns pontos. Mas discordo em 2 deles. Primeiro, sobre os jogos. Fica difícil imaginar porque iniciar o portátil com Mario de plataforma, Smash Bros. e afins seja um ponto ruim. Seria muito mais fácil dizer que é ruim começar com jogos banais. E discordo também sobre o design. Eu até gostaria que fosse diferente, visto que o DS era meio desconfortável (pra mim) e aparentemente o 3DS vai dar na mesma (ainda não peguei), mas pelo jeito isso não é tão grave já que o próprio Vita é bem parecido com o PSP, a menos que se analise de perto…

    1. “Fica difícil imaginar porque iniciar o portátil com Mario de plataforma, Smash Bros. e afins seja um ponto ruim.”

      – Pierre, quanto tempo! Cara será que eu me expressei mal? Eu estava dizendo que iniciar a plataforma com remakes é ruim. Tanto é que a Nintendo apressou um Mario, um Luigi e cogitou um Smash Bros… isso não é iniciar tais games numa plataforma… isso é apressar porque a linha inicial não deu certo. O 3DS começou com jogos banais (não no sentido de ruins, mas de pouco apelo no sentido de “algo novo”)

      No mais, bom vê-lo comentando no blog.

      —-

      Obs: Tanto o DS quanto o PSP tenho dores nas mãos se joga-los por mais de uma hora. Talvez minha mão seja grande demais. Dói o jeito de segurar por muito tempo. Quanto a semelhança do PS Vita ao PSP no designe e na vitrine, só posso dizer se há quando o ver numa vitrine. XD A minha impressão é que mesmo de longe, o Vita é algo diferente… mais encorpado de se destacar na visão de uma vitrine… mas só com a experiência real para afirmar. Fica só no achismo mesmo.

      1. Acho q o portatil teve ate poucos lançamentos da nintendo, incluindo remake.
        To meio desinformado pq não tenho o portatil e nem tem emulador rolando na net, mas acho que soh agora ta saindo o jogo Zelda OoT, e não consigo lembrar de outros jogos da nintendo que ja sairam.

    2. “Fica difícil imaginar porque iniciar o portátil com Mario de plataforma, Smash Bros. e afins seja um ponto ruim.”

      – Pierre, quanto tempo! Cara será que eu me expressei mal? Eu estava dizendo que iniciar a plataforma com remakes é ruim. Tanto é que a Nintendo apressou um Mario, um Luigi e cogitou um Smash Bros… isso não é iniciar tais games numa plataforma… isso é apressar porque a linha inicial não deu certo. O 3DS começou com jogos banais (não no sentido de ruins, mas de pouco apelo no sentido de “algo novo”)

      No mais, bom vê-lo comentando no blog.

      —-

      Obs: Tanto o DS quanto o PSP tenho dores nas mãos se joga-los por mais de uma hora. Talvez minha mão seja grande demais. Dói o jeito de segurar por muito tempo. Quanto a semelhança do PS Vita ao PSP no designe e na vitrine, só posso dizer se há quando o ver numa vitrine. XD A minha impressão é que mesmo de longe, o Vita é algo diferente… mais encorpado de se destacar na visão de uma vitrine… mas só com a experiência real para afirmar. Fica só no achismo mesmo.

  2. Interessante. Concordo em alguns pontos. Mas discordo em 2 deles. Primeiro, sobre os jogos. Fica difícil imaginar porque iniciar o portátil com Mario de plataforma, Smash Bros. e afins seja um ponto ruim. Seria muito mais fácil dizer que é ruim começar com jogos banais. E discordo também sobre o design. Eu até gostaria que fosse diferente, visto que o DS era meio desconfortável (pra mim) e aparentemente o 3DS vai dar na mesma (ainda não peguei), mas pelo jeito isso não é tão grave já que o próprio Vita é bem parecido com o PSP, a menos que se analise de perto…

  3. Eu não vejo problema nos jogos, ou na plataforma. O Nintendo DS não tinha o poderio de um PSP, hoje o 3DS pode rodar jogos ótimos como Luigi Mansion, acho isso demais.

    Acho que o problema aí, aconteceu na E3 do ano passado. Após o anuncio, o pessoal se empolgou e nisos a Nintendo estipulou os 250 dolares. Ou seja, eles deixaram caro pela empolgação da galera? WTF nintendo? Isso ia feder mais cedo ou mais tarde.

    @andreirated:twitter

  4. *clap, clap, clap, clap* muito bem escrito o texto, eu só teria dado uma ênfase maior na ausência de títulos bons e novos no 3DS, Nintendogs denovo? SFIV? OoT? sério nintendo???

    eu ainda vou acabar pegando um 3DS pra jogar pokemon (isso se sair com alguma feature bacana) mas por enquanto vou guardando meus trocados pra um PSV

  5. Não tenho pressa nenhuma em comprar um 3DS, só vou esperar um novo modelo com design melhor – dizem que se não colocar algo entre as duas telas arranha? – e até lá deve ter mais jogos chegando. Não espero nada tão foda pro online.
    E como ia ser uma conexão entre WiiU e 3DS, quatro telas?! 8D

    1. “dizem que se não colocar algo entre as duas telas arranha?”

      Balela, nem pelicula protetora eu puz no meu ainda e continua novinho como se nem tivesse sido usado, isso deve depender de como o dono usa mesmo!

      1. E dizem que range que nem porta velha quando abre! xD
        Aliás isso é um negócio do DS antigo – pelo menos no meu – que queria saber se sumiu nos modelos mais novos.

        1. Kkkkk… onde é que tu viu essa lista de calúnias engraçaçadas sobre o portátil? Fiquei curioso agora. Sobre isso ai, sei lá… se o infeliz deixar bastante poeira entrar no bichano… quem sabe? Por aqui tudo nos conformis! XD

  6. Na minha opinião o que tá matando o portátil é uma coisa só: a falta de jogos bons. Quando comprei meu 3DS quase mandei o vendedor enfiar o PES 11 naquele lugar de tanto que o infeliz me encheu o saco tentando me empurrar o negócio, de SSFIV 3D então… passei longe. Até agora da nem tão vasta biblioteca de jogos do 3DS só cofrei mesmo Ocarina Of Time, de resto, sigo aproveitando o ótimo leque de games disponíveis pro Nintendo DS, como não comprei o portátil anterior, não me sinto tão lesado assim pelo fato da plataforma carecer de lançamentos mais expressivos!

    Potência gráfica, design muito parecido com o seu antecessor, tudo isso passa longe de ser o problema na minha opinião, o que o portátil precisa agora é de apoio por parte das third parties ou vamos ter repeteco do Wii, onde um punhado de produtoras de qualidade duvidosa lançava rios de porcarias pro console e tirava uns caraminguás dos gamers casuais, enquanto só a BigN fazia um trabalho decente com seus jogos exclusivos!

    Recompensar quem acreditou no sucesso do aparelho é legal e deve atrair mais gente interessada nele, mas sem jogo decente pra comemorar a aquisição, o PSP vai figurar em primeiro lugar no fim do mês de novo até passar a bola pro Vita, infelizmente!

  7. Concordo com quase tudo, e também acho que o WiiU não vingará.

    Agora, só não concordo com esta história de segurar um jogo para lançar no console futuro. Imagino que você tenha analisado do ponto de vista comercial Thiago, e de fato está certo, porém como jogador acho um absurdo isto.

    Comprei o Twilight Princess para o GC na época, visto que a versão do Wii para mim apresentava quase nada de diferencial…. e fiquei ansioso para a Nintendo confirmar o Skyward Sword para o Wii, pois se deixassem para o futuro console iria ficar MUITO chateado.

    Enfim, acho que quando anunciam um jogo para um console, eles deveriam ter o dever de entregar o jogo naquela plataforma, pois caso contrário é uma verdadeira propaganda enganosa, pois fazem você acreditar que tal jogo sairá para o console que você comprou (as vezes comprou por causa desse tal jogo), e no final alteram só para melhorar a lineup de outro, muito embora não apresente nenhum upgrade significativo.

  8. Concordo com quase tudo, e também acho que o WiiU não vingará.

    Agora, só não concordo com esta história de segurar um jogo para lançar no console futuro. Imagino que você tenha analisado do ponto de vista comercial Thiago, e de fato está certo, porém como jogador acho um absurdo isto.

    Comprei o Twilight Princess para o GC na época, visto que a versão do Wii para mim apresentava quase nada de diferencial…. e fiquei ansioso para a Nintendo confirmar o Skyward Sword para o Wii, pois se deixassem para o futuro console iria ficar MUITO chateado.

    Enfim, acho que quando anunciam um jogo para um console, eles deveriam ter o dever de entregar o jogo naquela plataforma, pois caso contrário é uma verdadeira propaganda enganosa, pois fazem você acreditar que tal jogo sairá para o console que você comprou (as vezes comprou por causa desse tal jogo), e no final alteram só para melhorar a lineup de outro, muito embora não apresente nenhum upgrade significativo.

  9. é isso ae thiago , PS VITA WINS ! pelo menos até agora…

    a nintendo se saiu bem sem jogos e graficos hardcore qdo tinha algo revolucionario ( pra epoca ) nas maos , agora oq eles chamam de revolucionario q é o 3d dá dor de cabeça depois de 2h jogando.

  10. o maior problema do 3ds mesmo é o 3D.se o ds era um portatil que visava um publico abrangente,com uma inovação que tornava o controle do jogo mais intuitivo para quem nnao costuma jogar jogos,e games que fazem o estilo portatil de ser;o 3ds faz tudo ao contrario focando em algo que a maioria do publico nao da valor(3D) e com jogos que lembram(ou simplesmente são) consoles de mesa.

    não acho que o vita será um sucesso estrondoso,mas pelo menos a sony não esta alienando o publico base do psp e de quebra ainda vai pegar uma parte dos que foram “traidos” pela nintendo.

    wiiU vai fracassar por esses mesmos motivos.a nintendo nunca se deu mal com seus dois videogames ao mesmo tempo,e a economia anda dificil..quero ver como eles vão reagir

  11. Respeito o autor mas não concordo com sua opinião.

    De fato o 3DS teve problemas no seu lançamento (deveriam ter lançado ele agora com os jogos que já possui), agora criticar sua capacidade gráfica sendo que ele está no início de seu ciclo de vida é errado. Além disso, Resident Evil: Revelations destrói o que você falou e mostra a verdadeira qualidade gráfica do 3DS.

    Agora, você criticou a iniciativa da nintendo de oferecer 20 jogos gratuítos como compensação e ainda chamou eles de  “joguinhos emulados das plataformas do tempo das cavernas da empresa” e questionou a qualidade deles? PQP

    Esse jogos são simplesmente clássicos, todos foram amplamente elogiados por crítica e público e venderam muito bem. A maioria aqui deve ter jogado esses jogos num emulador e vem criticá-los. Com certeza são melhores que esses FPS genéricos que estão afundando a criatividade do mercado. Típico comentário da “Geração Agah Dê”  

    Agora eu pergunto para você: O QUE A SONY ESTÁ FAZENDO PARA COMPENSAR OS DONOS DE PSP QUE ESTÃO PERDENDO SEUS EXCLUSIVOS PARA A LINHA “PSP REMASTER” DO PS3?????? Ela está matando seu portátil (que inclusive está vendendo bem no japão), tirando seus exclusivos e mandando os donos do portátil tomarem no cu pois jogaram dinheiro fora, já que poderiam jogar no próprio PS3. Por sinal eu não encontrei uma matéria dessas aqui no site…como se a nintendo fosse a única que cometesse erros…

    Sobre a queda de preço do 3DS, comparado com o que houve no início do ciclo do PS3 não é nada. O console esta com o preço acima do mercado, as vendas não corresponderam e agora está reduzindo para incentivar as pessoas a comprarem. Somando isso aos ótimos lançamentos do segundo semestre: Kid Icarus, SMT: DS Overclock, Tales of Abyss, Mario Land 3D, Mario Kart 7 (talvez esqueci algum), as vendas do 3DS finalmente irão disparar.

    Quem vai sofer com isso é o Vita (esse sim um futuro fracasso), a Sony já simplificou ele ao máximo para chegar ao preço de U$ 249,00 (e ainda com prejuízo). Ela não terá como baixar mais. E como Mario Kart 7 será lançado em dezembro, qualquer lançamento do Vita ficará ofuscado por ele (basta ver as excelentes vendas dos outros jogos da série “Mario Kart” para chegar a essa conclusão). E você conseguiu chegar a conclusão de que Mario Kart 7 é um lixo com base em um único trailer? Além disso, os jogos da série “Mario Kart” não costumam revolucionar a cada sequencia e sim evoluir.

    Antes que venham bostejar, não sou fanboy da nintendo (nem tenho wii e vou comprar um PS3), apenas vim expressar minha opinião. E pode anotar, 3DS irá ofucar o Vita no final do ano.   

    1. olha… Não concordo com tudo do seu comentário, vou tentar explicar aqui

      “O QUE A SONY ESTÁ FAZENDO PARA COMPENSAR OS DONOS DE PSP QUE ESTÃO
      PERDENDO SEUS EXCLUSIVOS PARA A LINHA “PSP REMASTER” DO PS3??????” axo que o único jogo que foi realmente sacanagem da sony foi o último GoW que saiu faz pouco tempo e vai sair no PS3… o que não obriga quem já tem o jogo a comprar ele devolta, eu axo uma boa iniciativa já que quem não tem um PSP vai poder jogar alguns bons jogos no PS3 e os donos de PSP não vão perder nada…

      o preço do PS3 no lançamento era caro MESMO, mas a tecnologia era cara do mesmo jeito, não consigo imaginar um 3DS custando uns 200 dolares pra nintendo fabricar, ela “vendia” a 250 pra ter lucro em cima, agora a 170 ela tem preju aposto que a sony levava (e se duvidar ainda leva) prejuízo a cada PS3 vendido, compensando com venda de jogos… o problema do 3DS é que ele tem poucos jogos bons por enquanto

      Eu axo que o Vita vai fazer sucesso, não tanto quanto o DS é óbvio, mas mais do que o PSP, justamente por ter um MONTE de features (aliás aonde que a sony simplificou ele?) com todas as maneiras de se controlar um jogo já embutidas, uma rede online robusta e conectividade com o PS3 (sério, PSV + PS3 = WiiU)

      “E pode anotar, 3DS irá ofucar o Vita no final do ano.” concordo, até porque o PSV vai estar recém lançado e o 3DS vai ter uns 9 meses de dianteira, isso é mais que óbvio…

    2. olha… Não concordo com tudo do seu comentário, vou tentar explicar aqui

      “O QUE A SONY ESTÁ FAZENDO PARA COMPENSAR OS DONOS DE PSP QUE ESTÃO
      PERDENDO SEUS EXCLUSIVOS PARA A LINHA “PSP REMASTER” DO PS3??????” axo que o único jogo que foi realmente sacanagem da sony foi o último GoW que saiu faz pouco tempo e vai sair no PS3… o que não obriga quem já tem o jogo a comprar ele devolta, eu axo uma boa iniciativa já que quem não tem um PSP vai poder jogar alguns bons jogos no PS3 e os donos de PSP não vão perder nada…

      o preço do PS3 no lançamento era caro MESMO, mas a tecnologia era cara do mesmo jeito, não consigo imaginar um 3DS custando uns 200 dolares pra nintendo fabricar, ela “vendia” a 250 pra ter lucro em cima, agora a 170 ela tem preju aposto que a sony levava (e se duvidar ainda leva) prejuízo a cada PS3 vendido, compensando com venda de jogos… o problema do 3DS é que ele tem poucos jogos bons por enquanto

      Eu axo que o Vita vai fazer sucesso, não tanto quanto o DS é óbvio, mas mais do que o PSP, justamente por ter um MONTE de features (aliás aonde que a sony simplificou ele?) com todas as maneiras de se controlar um jogo já embutidas, uma rede online robusta e conectividade com o PS3 (sério, PSV + PS3 = WiiU)

      “E pode anotar, 3DS irá ofucar o Vita no final do ano.” concordo, até porque o PSV vai estar recém lançado e o 3DS vai ter uns 9 meses de dianteira, isso é mais que óbvio…

    3. olha… Não concordo com tudo do seu comentário, vou tentar explicar aqui

      “O QUE A SONY ESTÁ FAZENDO PARA COMPENSAR OS DONOS DE PSP QUE ESTÃO
      PERDENDO SEUS EXCLUSIVOS PARA A LINHA “PSP REMASTER” DO PS3??????” axo que o único jogo que foi realmente sacanagem da sony foi o último GoW que saiu faz pouco tempo e vai sair no PS3… o que não obriga quem já tem o jogo a comprar ele devolta, eu axo uma boa iniciativa já que quem não tem um PSP vai poder jogar alguns bons jogos no PS3 e os donos de PSP não vão perder nada…

      o preço do PS3 no lançamento era caro MESMO, mas a tecnologia era cara do mesmo jeito, não consigo imaginar um 3DS custando uns 200 dolares pra nintendo fabricar, ela “vendia” a 250 pra ter lucro em cima, agora a 170 ela tem preju aposto que a sony levava (e se duvidar ainda leva) prejuízo a cada PS3 vendido, compensando com venda de jogos… o problema do 3DS é que ele tem poucos jogos bons por enquanto

      Eu axo que o Vita vai fazer sucesso, não tanto quanto o DS é óbvio, mas mais do que o PSP, justamente por ter um MONTE de features (aliás aonde que a sony simplificou ele?) com todas as maneiras de se controlar um jogo já embutidas, uma rede online robusta e conectividade com o PS3 (sério, PSV + PS3 = WiiU)

      “E pode anotar, 3DS irá ofucar o Vita no final do ano.” concordo, até porque o PSV vai estar recém lançado e o 3DS vai ter uns 9 meses de dianteira, isso é mais que óbvio…

  12. Bom, sempre fui uma negação em comprar consoles (tenho um Playstation 2 e um NDS lite, ambos comprados quando já eram ultrapassados), mas também fico com um grande pé atrás de comprar o 3DS.

    -5 horas de bateria? Com certeza para um casual tudo bem, mas vamos dizer q seja que nem eu q quado viajo arranjo logo um RPG pra zerar nos onibus e esperas de aeroporto da vida comofas?

    -Bom todos sabem q a biblioteca inicial foi ruim, e pelas poucas vendas as produtoras abandonam o barco e começa uma bola de neve. É esperar que a Nintendo consiga reverter isso com suas franquias já consolidadas e puxar mais lançamentos (ou não).

    -Mas incrivelmente também não me interessei muito pelo PSV, na verdade o estilo dos jogos dos portateis da Sony sempre me pareceram melhor nos consoles de mesa. To juntando um dinheiro e pelo jeito como está o 3DS, talez invista num PSP mesmo que quase exclusivamente pelo Monster Hunter (que me parece ótimo).

  13. Cara,vc falou tudo nesse texto.Concordo plenamente com tudo que vc disse e digo mais,o wii U não vai conseguir fazer frente com o xboca e ps3,”á mais vai um tablet como controle,isso e aquilo”…velho,a nintendo está possuída por uma sede incontrolável de poder continuar fazer frente das outras companhias,como fez no passado,frente a sega,dentre outras.Acorda nintendo os tempos são outros,o ps3 tem jogos e gráficos que vcs irão levar uma geração para alcançar,quando o fizerem,a sony vai estar com outro console já engatilhado.Para os mais saudosistas,o grande big N,nunca mais será a mesma de ontem.!!!

  14. Argumentos bons Thiago.

    Confesso que a falta de jogos é a maior vergonha para a Nintendo e seu 3DS, falta apoio das thirds, e os cancelamentos nao tem ajudado muito.

    Sobre os ports, eles são discutíveis, pois eu prefiro chamá-los de remake, porque há toque novo, sutil de certa forma, mas dá um charme.

    Mas como falei, essa não é a primeira vez que uma empresa abaixa o preço de um console, é um passo natural. O PSOne lançou por 300 em 1995, e com um ano de vida caiu para 200. O N64 lançado no fim de 1996 por 200, teve redução também para 150 seis meses após o lançamento. Ou seja a diminuição nao é fato inedito. 

    1.  Mas aí éq tá. Enquanto a Sony esperou 1 ano pra baixar o preço do seu console a Nintendo faz e 6 meses (ou menos no caso do 3ds!)… E aí? Como fica o pessoal q comprou no lancamento?

      1. Paguei mil reais no meu celular e seis meses depois ele custava metade do preço.  E aí que lançamento é assim mesmo, em vários setores, videogames são tranquilos perto de outros.

      2. Paguei mil reais no meu celular e seis meses depois ele custava metade do preço.  E aí que lançamento é assim mesmo, em vários setores, videogames são tranquilos perto de outros.

        1. Cara, tu quer comparar um VG com um celular? Celulares são lancados todos os anos [olha o iPhone!] Já VGs são lancados num intervalo de vários anos [DS em 2004 – 3DS em 2011]. Então não tem essa desculpa de q VGs são “tranquilos”. Muito pelo contrário!
          [mas, quer saber? se tu num chegou a essa conclusão sozinho eu nem vou ligar +.]

        2. Cara, tu quer comparar um VG com um celular? Celulares são lancados todos os anos [olha o iPhone!] Já VGs são lancados num intervalo de vários anos [DS em 2004 – 3DS em 2011]. Então não tem essa desculpa de q VGs são “tranquilos”. Muito pelo contrário!
          [mas, quer saber? se tu num chegou a essa conclusão sozinho eu nem vou ligar +.]

        3. Cara, tu quer comparar um VG com um celular? Celulares são lancados todos os anos [olha o iPhone!] Já VGs são lancados num intervalo de vários anos [DS em 2004 – 3DS em 2011]. Então não tem essa desculpa de q VGs são “tranquilos”. Muito pelo contrário!
          [mas, quer saber? se tu num chegou a essa conclusão sozinho eu nem vou ligar +.]

  15. Significa que a nintendo pisou na bola.

    Eu li num blog, e eu acho que faz sentido, que a nintendo está tentando seguir a mesma direção que ela seguiu com o N64 e o Gamecube. Foco no 3D, sem muita preocupação com jogos que os jogadores queiram. O link do blog tá aqui, pra quem tiver saco pra ler milhões de posts falando mal da nintendo: http://seanmalstrom.wordpress.com/

    A nintendo sempre quis seguir essa direção, desde o N64. Só que começou a dar prejuizo. Então ela lançou o Wii e o DS, pra conseguir fãs, lucro e third parties (deu certo), e agora que está numa situação tranquila, resolveu retomar a direção rumo a videogames cujo principal destaque é o 3D. O problema é que ela se esquece de que só isso não vende jogos. O WiiU também caminha na mesma direção.

      1. É engraçado que há alguns anos ele escreveu textos sobre como a nintendo estava revolucionando os videogames, com o Wii e o DS. E realmente eles fizeram muito sucesso. Agora ele começou a escrever sobre como a nintendo voltou atrás com o 3DS e o WiiU. E não deu outra, o lucro da nintendo tá caindo. Eu não concordo com tudo o que esse cara fala, mas ele parece ter uma noção bem melhor do mercado de videogames do que a maioria dos jornalistas e blogueiros.

  16. Eu nao compro 1 console da nintendo desdo super nintendo, assim como todos old gamers, sempre fui fan da nintendo, e achava e tava doidinho pra recomeçar a ‘amizade’ com a impresa nessa gen com o portatio, 3ds, mas ta ficando mto dificil confiar na nintendo denovo, o preço cortado ajuda mto, mas ficou com ar de desespero, com ar de que eles nao confiam mais no 3ds, o que sera q ta passando na cabeça dos 3rd parties ? sera que eh o q ta passando na nossa ? de q isso vai ser mais 1 virtual boy ? que daqui a uns meses nintendo da outro price cut e depois para de fabricar de uma vez ?

    sei nao….eu senti assim como voce que esse mario novo, embora como qualquer mario estemos doidinhos pra testar, pareceu apressado pra sair, como mais 1 desespero porque o plano ”genial” de lançar 1 console/portatio da nintendo sem peso pesados seria otima…

    acho que o melhor a fazer agora é nao se apressar e esperar pra ver no que da, em relaçao a comprar ou nao o 3DS, porque ta MTO confuso agora, muita poeira no ar, eu nao queria comprar mais 1 console da sony, queria mudar 1 pouco depois de 1 decada com sony, mas parece q o vita, se continuar assim, estara mais estavel.

  17. creio q foi um post muito pessimista
    vamos dar tempo ao tempo

    reclamar do novo mario kart por causa de um video de alguns reles minutos não seria um exagero

    gosto do ds e do psp, creio q eles se completam
    e agora com esse corte de preço do 3DS pode ser q eu compre ele antes do esperado
    [ai ano q vem quem sabe pego o vita, mas do jeito q ta indo o vita vai ser mais caro q um ps3 completo por aqui, ai vai ser dose XD]

  18. O PSV pode vir a ser um belo tiro o pé da Sony tbm, eu particularmente ainda não vi muito motivo pra ter um, os gráficos são foda? Evidentemente que sim, só que poder gráfico eu já tenho no meu PS3. Ou seja, se a Sony não rebolar bem pra diferenciar a lineup do portátil pro console de mesa eu não terei motivo algum pra comprá-lo tão cedo (se bem que Uncharted Golden Abyss é um forte apelo). Eu acho que o Vita fica mais atraente pra quem ainda não tem um PS3, então se rolar uma porrada de ports no lançamento ou pouco depois disso, nenhum desses compradores vai ligar muito (algo parecido com o acontece comigo agora no 3DS). Nem vou falar das perfumarias como GPS, giroscópio e blá blá blá porque isso não me empolga!

  19. Falam que falta jogos no 3DS, mas e o Vita?
    Não vi muito além de Gravity e Little Deviants. E Uncharted, Dragon’s Crown, Little Big Planet, jogos de PS3. Ao menos minha lista do 3DS tá maior.
    Tá muito cedo pra falar em fracasso, como falaram aí o PS3 também começou mau.

  20. Sério mesmo que tem gente que ficou espantada com a redução de preço? O preço inicial foi ditado pelo hype, e pelo menos pra mim isso sempre pareceu óbvio. A Nintendo ainda tem muita mas muita gordura pra queimar, já a Sony e seu PSCloneVita estão no último furo do cinto…

  21. Concordo com tudo que você disse thiago e digo mais a Nintendo só abaixou o preço, pois viu que o 3ds não estava vendendo tanto quanto ela planejava.

  22. O texto ficou muito bom mesmo, pena que não posso concordar…
    Meu primeiro videogame foi um Ps1 nem sabia que Nintendo existia até ganhar meu GBA e até hoje acho que os portáteis da Nintendo quebram os da Sony, a Sony aposta em jogos que para mim são mais comuns em consoles de mesa, eu jogo vários tipos de jogos no meu Ps3 e uso o DS e Wii para jogar jogos da Nintendo, e mesmo que esteja exagerando acho que o Vita não vai fazer mais sucesso do que o 3DS, e também me preocupo de comprar logo um 3DS e daqui a pouco lançarem um ”3DSi” mais nunca me preocupei em ter o DS Lite do que o DSi. –‘
    Só consigo jogar OoT na casa do meu amigo do N64 dele e acho o jogo incrível, com certeza ficaria muito feliz em jogar num portátil, numa viagem.
    Enfim acho que os portáteis são feitos para divertir, e os jogos da Nintendo para mim são os que mais me divertem, a única coisa que acho que a Nintendo poderia fazer é um Donkey Kong Country novo, não um remake um novo Donkey Kong para mim seria ótimo. 
    Sempre vejo crianças de uns 5 ou 6 anos com um DSi ou um DS, acho que ele irão se encantar com o 3D além de ter os jogos que eles se acostumaram no DS irão poder ver um 3D das telas de cinema que tanto veem.
    Posso ter exagerado um pouco, mais realmente acho que o 3DS vai virar o jogo, só não posso dizer o mesmo do WiiU.
    GO GO GO 3DS!!!

  23. O texto ficou muito bom mesmo, pena que não posso concordar…
    Meu primeiro videogame foi um Ps1 nem sabia que Nintendo existia até ganhar meu GBA e até hoje acho que os portáteis da Nintendo quebram os da Sony, a Sony aposta em jogos que para mim são mais comuns em consoles de mesa, eu jogo vários tipos de jogos no meu Ps3 e uso o DS e Wii para jogar jogos da Nintendo, e mesmo que esteja exagerando acho que o Vita não vai fazer mais sucesso do que o 3DS, e também me preocupo de comprar logo um 3DS e daqui a pouco lançarem um ”3DSi” mais nunca me preocupei em ter o DS Lite do que o DSi. –‘
    Só consigo jogar OoT na casa do meu amigo do N64 dele e acho o jogo incrível, com certeza ficaria muito feliz em jogar num portátil, numa viagem.
    Enfim acho que os portáteis são feitos para divertir, e os jogos da Nintendo para mim são os que mais me divertem, a única coisa que acho que a Nintendo poderia fazer é um Donkey Kong Country novo, não um remake um novo Donkey Kong para mim seria ótimo. 
    Sempre vejo crianças de uns 5 ou 6 anos com um DSi ou um DS, acho que ele irão se encantar com o 3D além de ter os jogos que eles se acostumaram no DS irão poder ver um 3D das telas de cinema que tanto veem.
    Posso ter exagerado um pouco, mais realmente acho que o 3DS vai virar o jogo, só não posso dizer o mesmo do WiiU.
    GO GO GO 3DS!!!

  24. Eu fiquei sabendo que depois que o 3DS foi lançado, as vendas de PSP (o normal, não o vita) decolaram. A frustração com 3DS faz as pessoas quererem experimentar o produto do concorrente.

  25. Eu fiquei sabendo que depois que o 3DS foi lançado, as vendas de PSP (o normal, não o vita) decolaram. A frustração com 3DS faz as pessoas quererem experimentar o produto do concorrente.

  26. A Nintendo cometeu o pior erro q se pode cometer com um console: não supri-lo com jogos de qualidade. Eu afirmo, não importa o q diabos o hardware tiver, suporte a HD, Netflix, serviço online perfeito, avatares para os jogadores, rankings online, preço baixo, design bonito, ou msmo um novo sistema revolucionário (como o exemplo do 3D)… se não tiver jogos bom, NÃO VAI VENDER BEM!

    Uma boa biblioteca eh 80% de um videogame. Ou vc axa q o DS vendeu feito água por causa do sistema touchscreen? Ele vendeu bem pq o DS possui uma das bibliotecas mais ricas e diversificadas da história! Seriamente, eu recomendaria a QUALQUER UM a comprar um DS, hardcore ou não, pobre ou rico!

  27. A Nintendo cometeu o pior erro q se pode cometer com um console: não supri-lo com jogos de qualidade. Eu afirmo, não importa o q diabos o hardware tiver, suporte a HD, Netflix, serviço online perfeito, avatares para os jogadores, rankings online, preço baixo, design bonito, ou msmo um novo sistema revolucionário (como o exemplo do 3D)… se não tiver jogos bom, NÃO VAI VENDER BEM!

    Uma boa biblioteca eh 80% de um videogame. Ou vc axa q o DS vendeu feito água por causa do sistema touchscreen? Ele vendeu bem pq o DS possui uma das bibliotecas mais ricas e diversificadas da história! Seriamente, eu recomendaria a QUALQUER UM a comprar um DS, hardcore ou não, pobre ou rico!

    1. Comprei o 3DS e estou gostando concordo em muitos pontos da materia, porem a nitendo pode mudar este  quadro, agora quero ver melhorias com cliente. so quero v o PSV como sera serei uma cobaia de lançamento igual no 3DS.

  28. Não concordo com a visão de que o 3ds ja nasceu derrotado, acho que é só uma questão de tempo até as vendas decolarem, quando sairem os games first parties eu serei mais um a comprar o portatil, como já percebi isso não é so comigo mas tambem com varios de meus colegas.
    E quanto ao falar que grafico define quem é melhor, isso ja foi demonstrado que não manda tanto, é so reparar em como foi o PS1 contra o nintendo 64, ou então o wii contra o PS3, ou nos portateis o DS contra o PSP, graficos mandam mais não são tudo, se fossem, todo mundo taria jogando no computador e não em video games, ja que os graficos nos pc’s são melhores, o que manda mesmo é o conjunto, os controles, o grafico, os jogos, ou melhor dizendo a experiencia que voce tem, e tambem é claro a propaganda.
    Continuo achando que até o 3ds decolar é uma questão de tempo (com o novo preço então melhorou), agora quanto ao wii u esse sim tambem acho que nasceu com o pé na cova.

  29. Eh a velha estoria de que o console no começo nao deslancha, que nenene nenne nenne, hahahaha PS3 no começo ninguem dava nada, tava todo mundo com medo dele, só os fanboys da sony que compravam, depois de um suporte massivo da sony o console deslanchou e passou o XBOX, e sem falar que TODAS as empresas já encheram seus consoles de REMAKE, REMAKE, REMAKE. Não vejo problema algum em REMAKE, acho até legal, comprei o Ocarina of time e estou gostando bem mais agora do que quando joguei antes, não é brincadeira. Acho que faz parte, de todo lançamento de algo, o proprio IPAD no inicio foi muito crititcado, todos diziam que eram um IPhone gigante que a bateria durava pouco, e olha ae já vai para o IPAD3. Quanto a bateria, hoje em dia é uma limitação tecnologica, que muitos estão correndo a traz para saná-la. Todos os smarthphones hoje duram mais ou menos isso, Notebook então. Prometem a anos a nova era de baterias que durariam mais que 12 horas, até agora nada. Sinceramente, não vejo tanto problema nisto. Vejo sim que no Brasil tudo é caro, entao fica dificil ter que adquirir um console ou portátil de maneira simples. Sei lá, acho que as pessoas choram d+ sempre vejo isso em criticas, de grandes sites e até de pequenos, muitas vezes penalizam uma coisa ou outra por mero simplesmente nao gostar da MARCA. Não confio mais em Reviews de grandes sites, nem em notas porque geralmente partem para um lado tecnico que inviabiliza a diversao de tal jogo ou console. Quantas e quantas vezes comprei jogos que de Review fraco e que joguei mais que grandes titulos…. Um exemplo  nao tao ruim, mas recente, sites penalizaram MORTAL KOMBAT, putz cara pra mim foi e é o melhor titulo de luta desta geração, bate o Street de longe, e a nota dele foi 8, e o Street 9,5. Vai entender neh???? Então galera, antes de ficar falando sem ter experimentado de verdade algo não fiquem fazendo CRITIQUEIRA, acho que primeiro você tem que experimentar. Eu mesmo por causa dessa enxurrada de criticas, fui desiludido comprar meu 3DS, e PUTA MERDA, me surpreendeu D+ o efeito 3D, os graficos estão muito bonitos, nem parece que não são hi def, e até agora nao tive nenhum problema apresentado e disseminado na Internet. Entao sei lá!!! Acho que é isso.
    Abraço a todos

    1. Eu gostei muito dessa matéria mas não concordo com tudo (matéria muito bem escrita). Primeiro: Os jogos q a Nintendo ta disponibilizando para os embaixadores. São 10 games de nintendinho (das cavernas mesmo, mas são ótimos e clássicos), são 10 games de GBA (esse não é das cavernas e os jogos ofertados são dos melhores q apareceram nesse ótimo portátil)
      Segundo: Mario Kart: Não pode criticar sem conhecer né. Além do que MK é sempre uma desculpa pra jogar um ótimo jogo divertido em pistas novas. Exceto no Snes e no N64 MK não pretende ficar revolucionando. Tendo um online sólido e multiplayer locas p 12 esse MK não precisa de nada mais além do q já há nos outros.
      Mas tmn acho uma puta burrada a Line-up do 3DS, além do q a Nintendo fica fazendo coisas sem sentido. Pq não lançou Star-fox e Zelda junto com o 3DS? Porra esses são remakes, é tão difícil fazer Remake?
      O poder grádico do portátil é muito bom, mas só isso. Sempre falta a ousadia à Nintendo pra colocar uma tecnologia suprema.
      O q vem acontecendo com a Nintendo é o mesmo q sempre aconteceu após o Snes, falta de apoio de terceiriazadas, acho q a Nintendo tem poder suficiente pra reverter, mas pra isso ela terá q correr atrás das terceirizadas, ela tem q investir pesado mesmo nelas pq senão ela não vai aguentar mais uma geração praticamente só…
      acredito q o q pode mexer com o Wii U é falta de apoio tmn, tendo apoio e um poder mais enquadrado nos dias de hoje, eu acredito no sucesso deste console.

  30. Interessante seu comentario, mais garanto a voce que o 3ds nao vai ser um fracasso pois digo a voce, o aparelho pode estar passando por dificuldade, pode estar sem um pokemon na bibliotecas de jogos mais em outubro sera lançado pokemon rumble a  aposto que ira levantar muitas espectativas nos gamers, e principalmente kingdom hearts que é um jogo sensacional para qker console e pelo que eu vi, muitos jogos de 3ds tem graficos otimos para o aparelho, mais uma coisa o psp e o ps2 nao ganham em graficos do nintendo 3ds, agora falando do psp ngp, massacra o nintendo 3ds acho que o vita tem 28 por cento de graficos acima do nintendo 3ds, nao estou dizendo mal do seu comentario, achei até bem interessante, porem cuidado com as palavras que voce diz do nintendo 3ds, pois mais tarde voce pode cair da cadeira…
    sou adm de um blog (www.pokedrew.blogspot.com) se quiser deixar algum comentario la seja bem vindo, flws aew desculpe se algo que eu disse nao lhe agradou.

  31. Interessante seu comentario, mais garanto a voce que o 3ds nao vai ser um fracasso pois digo a voce, o aparelho pode estar passando por dificuldade, pode estar sem um pokemon na bibliotecas de jogos mais em outubro sera lançado pokemon rumble a  aposto que ira levantar muitas espectativas nos gamers, e principalmente kingdom hearts que é um jogo sensacional para qker console e pelo que eu vi, muitos jogos de 3ds tem graficos otimos para o aparelho, mais uma coisa o psp e o ps2 nao ganham em graficos do nintendo 3ds, agora falando do psp ngp, massacra o nintendo 3ds acho que o vita tem 28 por cento de graficos acima do nintendo 3ds, nao estou dizendo mal do seu comentario, achei até bem interessante, porem cuidado com as palavras que voce diz do nintendo 3ds, pois mais tarde voce pode cair da cadeira…
    sou adm de um blog (www.pokedrew.blogspot.com) se quiser deixar algum comentario la seja bem vindo, flws aew desculpe se algo que eu disse nao lhe agradou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.