Conversa de Mangá: Hunter X Hunter 291~311 – Limite de Tempo! (Chimera Ants)

Fenomenal! Hoje começa mais um marco no Conversa de Mangá aqui no Portallos! Hunter X Hunter chega para formar o QUINTETO do projeto! Já pegando o embalo do retorno do mangá no Japão! E na estréia, vamos recapitular os últimos acontecimentos da Saga Chimera Ants, do ponto exato de onde parou o último volume (27) lançado no Brasil pela JBC (ou seja, terá spoilers)!

Hunter X Hunter: Capítulo 311 foi disponibilizado dia 03 de Agosto: “Limite de Tempo”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 311 de Hunter x Hunter. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a Punch Mangás tem a tradução em português. 😉

ATENÇÃO!!

Você acompanha este mangá apenas pelos volumes nacionais da JBC? Se sim, pare por aqui, pois o Conversa de Mangá é dedicado a comentar sobre os capítulos japoneses recentes, que ainda não foram lançados no Brasil. Se você não suporta spoilers, pare imediatamente por aqui. Eu coleciono HxH pela JBC também, mas não me importo de acompanhar com o Japão e depois adquirir os volumes encadernados. Se você também pensa desta forma, continue, mas recomendo que corra atrás dos capítulos 291 ao 311, que são os que não foram lançados no Brasil no momento em que este texto está estreando no blog.

Especial Hunter X Hunter

Recapitulando os últimos momentos antes do retorno
e outras palavrinhas sobre a série…

– Uma breve explanação para começar correndo…

Um Conversa de Mangá de Hunter X Hunter sempre esteve nos meus planos na verdade. Eu estava quase pronto para começar essa idéia no segundo semestre de 2010, após ter estreado o CdM de Katekyo Hitman Reborn aqui no blog. Infelizmente a série acabou entrando em hiato antes que eu pudesse terminar de ler o volume 27 lançado pela JBC no Brasil e correr atrás dos capítulos japoneses inéditos. Pena, não?

Felizmente o mangá retornou esta semana na Jump! Infelizmente fui pego desprevenido, pois o Rackor, que acompanha a Jump com maior precisão do que eu, acabou fazendo confusão no mês passado quando começou os murmúrios do retorno do mangá e acabou comentando comigo que o mangá só retornaria dia 21 de agosto. Estava tranquilo achando que ainda tinha tempo para preparar o material, quando de repente esta semana a Dakini comentou no forum interno da equipe que saiu o capítulo de Hunter. Resultado disso: três noites madrugando no blog e mil agradecimentos à Dakini que assumiu a bucha de cuidar do trio de ouro do CdM esta semana. E sem raiva pelo Rackor ter feito confusão, afinal a culpa foi minha de não ter corrido atrás da confirmação da data. Por sorte, na semana passada já havia lido todos os capítulos que estavam em aberto (para já começar a preparar mesmo o especial), então o maior trabalho de se fazer a estréia assim em cima da hora, foi em recortar imagens, listar o recap numa folha com os pontos principais que não quero deixar passar e digitar o texto para o blog.

Não vai ficar do jeito que eu havia planejado inicialmente, já que o faria em fases e levaria uma semana toda mexendo na matéria. Mas o importante é começar o CdM. Futuramente eu penso num especial que aborde todo o mangá, do começo até onde estiver, além de falar um pouco de certas filosofias que adoro nessa obra do Yoshihiro Togashi.

– Volume 27 da JBC…

Aos que não se recordam, o último volume lançado no Brasil fecha um ciclo da saga do Chimera Ants, quando Netero faz a proposta ao Rei das Chimeras em relação ao seu nome, onde ambos lutariam, mas o Rei deveria vencer Netero sem que o mesmo morresse, pois se morresse, não poderia revelar o nome. Gon já se encontrava na sala onde Pitou estava curando Komugi e o capítulo fecha o final da luta entre Knuckle e Yupi. A partir deste ponto, a saga segue com os capítulos que estão sendo encadernados e lançados em breve no Japão, o volume 28 e 29. Em breve eles devem sair por aqui, espero que ao menos o 28 saia até o fim do ano.

Não tecerei grandes reflexões sobre os momentos que já passaram dentro do arco. Como agora o CdM será semanal, vou ter muita oportunidade para falar sobre certos elementos da série, como a aura madura dela, a transformação do Killua, o sumiço de personagens e até mesmo de sagas passadas. O importante aqui é rever alguns momentos chaves e abrir o CdM com o capítulo da semana!

Sendo assim, a partir da capítulo 291 temos:

– Netero versus o Rei!

Acredito que seja uma das lutas mais insanas de toda a cronologia da série. Netero é um dos primeiros personagens criado em Hunter X Hunter, ele aparece lá no comecinho da série, quando Gon & Cia chegam naquele impasse da prova de culinária do Exame Hunter. Ele tem uma das cenas mais legais desse começo do mangá (que é bem paradinho e mal estruturado na minha opinião), que é a partida “pegue a bola” com Gon e Killua. É fabuloso ver o quanto Netero mete medo nesta fase da saga Chimera, muito diferente daquele Netero que os leitores conhecem do início da série. Alguns quadros de close dele, onde ele aparece quase como um rosto demoníaco me dá calafrios. Sério mesmo.

E que habilidade apelona ele tem. Pena que o Rei é meio que uma barata, né? Ataques físicos de impacto parecem que não causam muito efeito nele. Quem nunca ficou impressionado ao esmagar uma barata com alguma coisa e ver que a maldita as vezes ainda sai correndo, vivinha da silva? O Rei, aqui até então ainda sem nome, chega a ser um personagem que realmente mete medo em alguns momentos da saga, ainda que ele tenha uma aparência que parece vir daqueles inimigos esquisitos do Goku em Dragon Ball Z (Cell?). É realmente uma figura aterrorizante.

É interessante ver como o Rei se interessa por jogos. Competições e apostas. A luta em determinado momento vira uma partida de um game que requer estratégia. Uma abertura para conseguir atingir de Netero. O Killua na primeira vez que se apresenta ao Gon também tinha esse fascínio por jogos, um dos motivos dele ter feito o Exame Hunter alias. Depois, quando ambos viram amigos, esse elemento vai passando e Killua acaba criando outros elementos em sua personalidade. Características que o Rei também passa a ter pela Komugi. Fica aquela questão, o afeto, a amizade, o companherismo podem impedir que as trevas cheguem ao coração de uma pessoa (no caso uma Chimera? É isso que começa a ocorrer nos próximos eventos com algumas Chimeras). De uma certa forma, as Chimeras começam a se parecerem mais com os humanos conforme a saga se desenvolve, deixando mais de lado aquela lógica animalesca que elas são apresentada no começo da saga.

A luta vai seguir por alguns capítulos, até culminar em… bem, já voltamos mais tarde nisso, ok?

– A metamorfose de Palm

E eu já dava Palm como morta até chegar no capítulo em que ela reaparece! Engraçado que na primeira vez que a personagem aparece no mangá, eu continuo achando que o Togashi trabalhou de uma forma bem confusa com ela. Foi difícil me habituar a personagem. Depois tem toda aquela comoção de querer resgatar a mesma, e ficava com aquela impressão de “mas ela é tão importante assim? mal deu tempo de simpatizar com ela…”.

Eu não sei direito se gostei da mudança visual de Palm. Eu gostava daquele estilo meio “O Chamado”, e achei que sua fusão Chimera ficou meio normal demais dentro do estilo de personagens de mangá, como se tivesse perdido parte da identidade visual que tinha antes. Claro que a habilidade do terceiro olho dela, poder ver onde três pessoas estão ao mesmo tempo é legal pacas. Também gosto muito da cena em que Killua cai aos pés da Palm e demonstra seu desespero pelo que pode acontecer com Gon. Como disse, Killua mudou tanto desde o começo do mangá. Apesar de que as vezes acho que ele amoleceu demais, principalmente quando trata-se de enfrentar o Gon. Ele deveria impor mais respeito.

– Gon das trevas!

Se for comparar quadros de intimação do tipo fúria e medo, Togashi manda muito melhor do que o Tite Kubo que faz Bleach. Além dos tensos quadros do Netero demoníaco, ainda tem o Gon das trevas. Cenas assim ficam até meio difícil de acreditar que se trata daquele mesmo garotinho do começo do mangá, felizão e amigável com todos. Gon foi muito torturado nestas últimas sagas e teve que amadurecer e crescer, mas a grande questão que me faço as vezes é sobre o que Gon está se tornando.

Em Chimera Ants temos um Gon triste, em depressão e que se culpa por certos atos. Disso vem a fúria, o descontrole e por último, o desespero. O confronto entre Gon e Pitou vai ser tratado mais abaixo, mas antes mesmo disso, o leitor já tem uma noção da escuridão na qual Gon se meteu. Aí entra a questão que estava comentando acima sobre o Killua, que não sabe o que fazer. Tenso a situação. Diria que o Togashi criou uma atmosfera tão pesada nesta saga, quando Eiichiro Oda conseguiu ao separar Ruffy de sua tripulação e matar o Ace. Colocar o principal protagonista de um mangá nessa linha da vida, entre o abismo e a luz não é tarefa fácil. Precisa ser algo muito convincente e Togashi conseguiu esse sentimento com o Gon na minha opinião.

Quanto a Pitou, nesse momento em que ela está curando Komugi, já estava com a impressão de que a personagem já tinha perdido um pouco dessa aura assustadora que tinha quando ela aparece pela primeira vez, que resulta na sina do Kaito, que se torna um dos plots principais do arco. Se não fosse por Kaito, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Sei que ela é forte e tal, mas conforme comentei mais acima, a saga da Chimera vai mostrando falhas e defeitos nas personalidades das Chimeras a ponto delas não parecerem tão assustadoras quanto inicialmente. Pitou no fim acaba sendo intimidada pelo Gon é prova disso, ainda que sobre as determinadas condições em que isso ocorrem.

– Até mesmo o polvo Ikarugo tem suas batalhas…

Não quero falar muito de Ikarugo neste ponto. Acho o personagem curioso, pois dentro da maturidade visual que os personagens possuem nesta saga, ele é o que mais parece voltado ao público infantil do mangá, mesmo que não seja. Ele me lembra um pouco o efeito que Chooper possui em One Piece, como bichinho de estimação (ainda que ele não seja isso, nem Chooper e nem Ikarugo). A missão de Ikarugo e de resgate a Palm acaba criando muito tensão para o personagem e chega até ser bonito o medo e a frustação que o pequeno polvo tem, frente a inimigos tão poderosos. Adorei a batalha dele contra aquela Chimera Lagosta. Contra um inimigo mais forte fisicamente, nada melhor do que usar o cérebro. Ikarugo mandou bem nesse ponto.

Mas nos capítulos ainda não lançados no Brasil, Ikarugo acaba frente a frente do Chimera lobo, Werefin. A batalha não é tão tensa quanto o da lagosta, mas tem ótimos momentos, onde Ikarugo se mostra pronto a morrer em batalha. Até o ponto que o próprio Werefin o reconhece mais do que um mero inimigo. O interessante é que é através deste personagem que o Togashi levanta a questão do que as Chimeras eram antes de se tornar aquilo que são hoje em dia. Eu já nem lembro direito por sinal, mas muitas eram humanas, não? O fato da memória do passado estar sendo usado como elemento, cria esse efeito de que as Chimeras não irão obedecer cegamente a um Rei.  Eu gosto dessa ideia.

Apesar de que tenho a leve impressão de que o Ikarugo deve morrer até o final desta saga. Não queria, mas tenho esse palpite de que se o mangá ainda tem gás para mais sagas, o Ikarugo não vai sobreviver para participar das próximas. Mas em mangá tudo é possível.

– A morte de Netero e o nome é… Meruem!

E lá vem mais um daqueles momentos tristes de despedida. Netero morre!! Não sem deixar o leitor de boca aberta com mais quadros dele insanamente demoníaco e com golpes supremos de poder, que não causam muitos efeitos no Rei, agora com nome, Meruem! Acho que no momento que Netero perde a perna, já tinha a breve suspeita de que ele morreria logo. Afinal, depois de todos aqueles ataques, ele não conseguiu causar dano algum em Meruem.

Mesmo assim é coisa de outro mundo a cena em que ele diz não precisar de dois braços para rezar e mesmo assim continua atacando Meruem. Sensacional isso! O Rei acaba até criando um respeito pelo adversário a ponto de passar também a respeitar um pouco mais os humanos e que faria algumas coisas diferentes do que havia realmente planejado para a nossa raça. Rá! Netero praticamente cospe na cara de Meruem e se explode numa espécie de bomba atômica. Após explodir alguns neurônios na minha mente, recupero o fôlego e comemoro: Meruem morreu.

Ao menos momentaneamente. Mas antes disso, voltando um pouco a falar sobre o quadro geral do arco Chimera Ants, uma coisa que me incomoda muito são os quadros narrativos. Puxa, o Togashi parece que tem preguiça de roterizar a história de forma que não precisa ficar usando um narrador quase que em todo o capítulo, para explicar o que aconteceu dentro da perspectiva e reflexão da personalidade de cada personagem. Isso incomoda um pouco. Fico com a impressão que o autor precisa explicar o sentimento que o leitor tem que entender em determinados capítulos e cenas. E nem sempre, é claro entender o que a narração quer dizer.

Netero deveria morrer? Questão complicada. Me pergunto se ele teria alguma outra função para a série depois de um luta como esta contra Meruem. É um pouco diferente da situação da Mestre Genkai de Yu Yu Hakusho, outra obra do Togashi, onde ela tinha funções interessantes na história (gosto muito dela no Torneio das Trevas).  Acho que foi uma ousadia interessante do Togashi matar Netero, e o fez de forma digna do personagem. No fim, se não fosse o que fosse, Meruem estaria morto.

– Argh, o maldito renascimento…

Muito complicado essa parte da saga. Em especial porque em tese, eu achei desnecessário. Claro que não sei o que o Togashi planeja para o futuro de Hunter x Hunter, mas se não tivesse inventado o renascimento de Meruem, a saga estaria terminando em poucos capítulos. Bastaria resolver o conflito de Gon e  Pitou e das outras Chimeras. A solução de retornar com o vilão da saga, após o sacrifício de Netero acaba deixando a  impressão de que deu-se uma esticada na saga, que já é longa pra burro.

Aí para ajudar, faz-se aquele velho e manjadíssimo clichê do Rei perder a memória, e com isso perde-se toda a promessa que fez a Netero e a própria batalha em si. Sacanagem pura! Ao menos serviu para resolver questão do Yupi, que acabou tendo a sua batalha ao máximo contra Knuckle e nesse momento da história, já era carta fora do baralho mesmo. Mas em todo caso, não curti muito esse acontecimento. Tanto é que nos capítulos seguintes, há uma certa enrolada no climax de desfecho da saga, que perde essa impressão de “estar acabando”.

Este é um daqueles raros casos onde o protagonista da série, no caso Gon, não precisaria necessáriamente ter a luta com o maior vilão da saga. Pois com tudo isso, não tenho dúvidas que será Gon quem irá vencer Meruem.  Poderia ter terminado tudo por aqui. O Gon já tinha um excelente adversário nesta saga, que seria a Neferpitou.  Mas calma que estou quase lá. Já chego no Gon.

– A corrida contra o tempo de Komugi…

Um dos últimos contrapontos não relacionados ao Gon antes do retorno do mangá acaba ficando em torno da Komugi, das artimanhas do Pufu e do último fôlego do grupo de ataque, onde o Killua faz os últimos movimentos tensos desta parte. Não tenho muito o que comentar aqui, pois achei os capítulos que seguem este momento meio enrolados. Pufu é o personagem que menos curto nesta saga, muito falso, manipulador e com uma habilidade que é vantajosa demais para qualquer tipo de situação. Muito perfeitinha e ainda assim o cara se perde em vários pontos de seus próprios planos. Muita conveniência para um personagem convencido demais. Mas gosto da parte onde o Killua dá um chega pra lá nele, naquele golpe do círculo elétrico. Killia ficou bem diferente com esta manipulação de eletricidade. Virou quase um Pikachu.

Komugi também é uma personagem que me instiga desde o início. Não é simpática, não tem um visual agradável e em nada se parece com aquele típico personagem que faz o papel de “mestre” (sensei), mas de qualquer forma, ela ganhou uma importância absurda dentro da trama. O Togashi realmente sabe inovar a cada saga de Hunter x Hunter se parar para analisar, pois os coadjuvantes da saga, acabam possuindo uma importância fora do normal dentro da trama. Komugi acabou conquistando esse posto. Eu não me importo se ela viver ou morrer, mas já está claro que qualquer coisa que aconteça com ela, irá influência o rumo da trama. Por isso, estes capítulos com o Pufu tentando encontrar ela ou tirá-la do caminho do Rei acabam tendo uma tensão divertida.

– Kaito está morto!

Um dos últimos baques antes do mangá entrar em hiato ano passado foi a revelação de que Kaito está realmente morto. Antes disso eu tinha apenas uma forte suspeita que a situação do personagem era irreversível. Mas a confirmação só veio nestes capítulos ainda não lançados por aqui. O grande mérito disso foi a cena em que a Pitou acaba sendo enganada por Pufu e revela tudo ao Gon, de uma só vez. A cena ficou tocante e comovente, até eu senti a perda do Gon.

Concordo com a morte do Kaito? Não sei, no fundo, é mais um personagem icônico da série, que mesmo não aparecendo muito, foi pro céu. Mostrando novamente que o Togashi não tem problema em matar personagens grandiosos. E não tem mesmo, pois ele sabe criar ótimos novos personagens. E pensar que ainda nem conhecemos o pai do Gon. Mas o Kaito vai deixar saudades. Me pergunto se a morte dele não fará Gin reaparecer  na próxima saga? Seria um motivo razoável para esse acontecimento.

– A explosão hormonal de Gon…

Acredito que esta seja um dos maiores momentos de toda a história de Hunter X Hunter. Sinto tanto por não ter conseguido criar o Conversa de Mangá da série ano passado quando isso aconteceu. Teria sito o máximo sentir a reação de 1º momento de todos os fãs da série ao lerem o que o Togashi fez com o Gon nesta batalha contra a Pitou. O curioso é que eu sobrevivi aos spoilers durante todo esse tempo e quando li este trecho, na semana passada, foi algo totalmente inesperado e surpreso pra mim. Foi aqui que decidi de vez que precisava criar um CdM de HxH sem sombra de dúvida.

O pior é que até o momento não consegui chegar a uma conclusão se gostei ou não do crescimento acelerado de Gon. Dentro do universo da série, nem parece algo tão estranho assim, ainda mais depois de ver habilidades e lutas de Green Island e Chimera Ants. Parece um evento ainda mais polêmico do que quando o Togashi transformou o Yusuke em Yu Yu Hakusho naquela última forma demoníaca na saga do Sensui, quando ele mudou até mesmo de aparência. Gon era apenas um garoto, e o Togashi deu um nível de poder inacreditável, e ainda acelerou o crescimento dele. Admito que nunca pensei que algo assim poderia acontecer.

E agora? Não teremos mais Gon criança? O efeito de, seja lá o que o Gon fez, pode ser reversível? O que vocês gostariam de ver agora? Ele voltando ao normal ou ficando assim? O pior de tudo é o sentimento que permeia toda essa batalha do Gon adulto. Não tem como ficar animado vendo o Gon totalmente catatônico lutando contra Pitou, como se sua vida não tivesse mais sentido. Acho que o Killua ainda vai lembrar ao Gon sobre seu pai, ou talvez o Gin apareça e cure o Gon. Não sei, só sei que a melancolia destes quadros acima é tocante ao leitor, que entra em conflito, se acha bacana, se torce pelos poderes novos ou encarna na pele o que Gon está sentindo neste momento. Depois do que sofri com o Ruffy ano passado em One Piece, acabei meio traumatizado em relação ao Gon.

Porém, entre todo esse processo mental, fiquei um pouco chateado de não ter visto uma luta mais preliminar entre Pitou e Gon criança. Gostaria de ter visto até onde ele conseguiria bater de frente com Pitou, sem apelar para o que ele fez. Esperamos por tanto tempo isso e de fato, a luta que rolou, não foi aquilo que eu queria inicialmente. Isso se dá para dizer que o massacre contra Pitou foi realmente uma luta.

Por fim, quanto ao traço de Gon grande, achei que o Togashi se saiu muito bem, mantendo as feições fiéis do garoto, mas num corpo de adulto. O efeito do cabelo também foi interessante. Cresceu em poucos segundos a uma idade adulta, sem nunca ter cortado o cabelo nessa passagem de tempo, logo, o cabelo está exageradamente grande. Claro que isso não explica porque ele fica a la Marge Simpson, mas deu um efeito assustador bacana. Claro que me faz pensar que se o cabelo cresceu assim, devido a passagem acelerado de tempo, as unhas das mãos e pés deveriam ter crescido assim também. Só que é claro que não pegaria bem ver o Gon mesclado em Marge Simpson com Zé do Caixão. Seria bizarro demais.

Pra mim, o hiato de Hunter X Hunter começou aqui. O resto, não chega a ser tão expressivo assim quanto este desfecho. Mas vamos nele, porque obviamente eles irão dar os rumos da nova fase 2011.

– Meruem ataca! Yupi morre! E a tensão aumenta no palácio real…

Knuckle me lembra o Kuwabara de Yu Yu Hakusho! Pronto falei! Gosto bastante do personagem só por causa disso. A personalidade, o jeito de agir, até mesmo a forma de lutar (meio gangue de rua), me lembra demais o personagem do antigo mangá do Togashi. Nunca procurei saber se o autor fez isso de propósito ou não. Só sei que eu curto demais, ainda que quando ele surge pela primeira vez nesta saga, acho a apresentação e suas características um pouco aceleradas na leitura para o leitor. É bem rápido, assim como acontece com a Palm.

Por isso, fiquei meio apreensivo quando Meruem atacaba Knuckle e Meleoron. Achei que eles acabariam mortos também. Se bem que eles ainda podem morrer, mas acho que as chances se tornaram menores após a captura. Na verdade acredito que a captura deles foi mais uma estratégia de roteiro, já que Knuckle não tem mais força para lutar ou fazer algo interessante a nível de batalha e a sua habilidade com o bichinho contador de juros (esqueci o nome dele agora) não é muito útil contra as Chimeras, já que demora muito para estourar os juros totais. Meleoron segue um raciocínio parecido, nada de ficar invisível e indetectável na nova fase da saga, pois isso poderia acabar se tornando repetitivo demais aos leitores. Então tira as duas cartas mais usadas no baralho e dê o foco a outros personagens. Boa estratégia.

Killua, Palm e Ikaruga agora são os únicos em pé na batalha contra as Chimeras. Sendo que Killua precisa fazer algo em relação a Gon e, Palm e Ikaruga precisam proteger Komugi e não possuem chance alguma de batalharem contra Chimeras e ganharem. O número de mocinhos diminuiu bastante. A menos que chegue mais reforços, tudo agora dependerá da habilidade hormonal do Gon. Será que agora ele é forte o suficiente para peitar Meruem?

Antes disso, existe indícios de que as Chimeras podem se revoltar contra o Rei, ou ao menos parar de segui-lo. Pelo menos é isso que parece com as decisões de Palm, Ikaruga e Werefin. Este último, responsável pela morte do Yupi, que conforme já disse, já achava mesmo que era carta fora do baralho. Só falta o irritante do Pufu, que acredito que o Killua consiga dar conta.

A seguir, o capítulo da semana! Mas a conclusão até o momento é que a Saga das Chimeras Ants tem se mostrado uma saga tensa, com vilões num nível superior ao mais forte dos mocinhos, obrigando-os a evoluir a um nível acima a cada luta (como rege a regra de todo bom shonen), com mortes e batalhas épicas. Mostra um certo nível de crueldade e um nível mais adulto de história. Porém, mesmo assim, ainda acho que a minha saga favorita de todas até o momento é mesmo Greed Island. Nunca vi um mangá parodiar tão bem o conceito do mundo dos videogames como o Togashi fez. Não é para mesmo já que o autor é viciadão em games.

Fecho a retrospectiva!

Hunter X Hunter 311
Limite de Tempo

Alguns dos pontos que eu poderia discutir no capítulo desta semana do mangá já foram discutidos na retrospectiva acima, então não vou repetí-los. Como a importância da Komugi a trama da saga, ou os papéis e opinião que possuo sobre Ikaruga e Palm. Mesmo assim há algumas coisas interessantes de se comentar.

A questão da crueldade que o Togashi tenta demonstrar neste capítulo é bem clara e verdadeira. O ser humano por natureza consegue ser uma raça muito cruel, seja com o planeta ou com si mesmo. Togashi gastou um monte de páginas com esse pensamento, o que demonstra que isso é um contraponto importante dentro da moral da saga. Eu mesmo já tinha essa impressão da idéia que ele passa na saga. As Chimeras são cruéis? Claro que são, mas novamente, estamos vendo o combate de predominância de uma raça, assim como os dinossauros reinaram no planeta, e nós reinamos agora, nada impede que outra raça venha e faça isso no futuro. Muitos filmes de alienígenas hoje em dia retratam essa filosofia. E nesta hora, fica difícil dizer que um lado é vilão. Talvez não seja, talvez seja algo natural do ciclo da vida. Mas pelo bem dos humanos, é bom que eles consigam derrotar as Chimeras. Por isso foi tão importante a “humanização” que o Togashi deu as Chimeras em certos momentos dessa saga, como o Yupi não matando o Knuckle e o Meruem tendo um vínculo com a Komugi. Nestas horas, fica difícil dizer que só existe um vilão. Apesar da ocupação exagerada no espaço do capítulo para esta reflexão em quadros, ela é inteligente e complexa.

Já o começo do capítulo, senti que foi mais uma recapitulação importante sobre a trama, que definirá o rumo dela, para os leitores japoneses, já que Hunter está fora do ar a 1 ano mais ou menos. Recordando a importância da Komugi, como cada membro da Guarda Real reage a este fato e como funciona um pouco das Chimeras, com Palm e Ikaruga relembrando que mesmo sendo Chimeras, estão do lado dos humanos. Seria um momento desnecessário se o mangá não tivesse sido interrompido, mas como foi,tinha uma base para que isso tenha realmente que ter sido feito.

Por último, a revelação de que a bomba que Netero explodiu ao morrer continha veneno! Rá! Genial! Ainda que seja meio assustador a forma como o veneno age. Isso não poderá contaminar um dos mocinhos da história não? Já que o corpo dos envolvidos se torna veneno também? Também me pergunto se a fisionomia das Chimeras não irá reagir e criar anti-corpos em relação ao veneno. Ok, o capítulo termina com o Pufu tossindo sangue, mas não mostra o Meruem com o mesmo problema. Então fica a dúvida se o Meruem será afetado pelo veneno. Se ele enfraquecer um pouco, já equilibra um pouco as coisas para o time dos humanos. Quero só ver como isso vai funcionar daqui para frente.

Obs: Leio HxH há muito tempo, mas fico perdido em algumas coisa por causa disso. Por exemplo, alguém me explica porque o Meruem detecta todo mundo dos mocinhos, mas não consegue detectar a Komugi? Nem me recordo mais aquelas fases de EN e NEM e etc. Acho que dentre as coisas mais difíceis de memorizar no mangá, são estas formas de força que geram habilidades únicas em cada personagem. Preciso reler novamente aquela saga da Torre, onde Gon e Killua aprendem sobre isso. XD

Isso também pode lhe interessar

174 Comentários

  1. Obs: Caso alguém tenha a curiosidade de saber, ainda estou pensando em como proceder com a atualização lateral dos menus do CdM, mas vou dar um jeito de encaixar HxH lá. Até amanhã eu devo criar uma solução, mesmo que provisória. 😉

    1. RÁ eu lembrei que a Palm explicou sobre o Meruem nao conseguir detectar a Komugi, mas acho que é tudo mentira já que o Meruem nem lembra da Komugi e no entanto nao esta procurando ela, mas provavelmente ele encontrou ela usando EN no palacio inteiro

    2. Sugiro um lugar de destaque para um dos mangás que tenha tido um bom capitulo, o problema seria que a maioria das vezes One Piece ocuparia esse lugar ^^.

    3. Acredito que o ideal seria uma adaptação da idéia do Castro, que tal dá uma posição destacada para um dos cinco mangás de forma reversada? Uma semana seria OP, depois Naruto etc. Se não houver lançamento de capítulo do mangá que deve está no destaque naquela determinada semana, o próximo assume…

      Espero ter ajudado ^^

      1. Seria interessante se tivesse um diferencial como um Wallpaper, uma analise de personagem ou esse fosse um CdM feito pelo leitor ^^.

    4. Acredito que o ideal seria uma adaptação da idéia do Castro, que tal dá uma posição destacada para um dos cinco mangás de forma reversada? Uma semana seria OP, depois Naruto etc. Se não houver lançamento de capítulo do mangá que deve está no destaque naquela determinada semana, o próximo assume…

      Espero ter ajudado ^^

    5. Tem uma solução… assim que estiver formado o grupo de leitores que faça o CdM de Fairy Tail, ficaria com 6 (2×3) e encaixaria certinho ^^

  2. Releitura de HxH começando hoje porque só li até a metade D:
    Mais pelo o que li no Cdm vi que está muito foda, e fiquei mais ansioso ainda por ele.Não lembro de quase nada do que li, acho que foi em 2008 ainda e fiquei perdidão lendo o CdM mais spoiler não é problema para mim. E acho que posso dizer parabéns porque tenho certeza que o  novo CdM vai agradar muitas pessoas, e com certeza trazer mais leitores ^.^

        1. Tô junto com o Renato. Como nunca li e até então nunca me interessei, não posso participar ou entender praticamente nada…Fazer o que. xP

          pS: Mas de uma coisa eu sei! Não gostei daquela forma do Gon, ficou muito estranho e o cabelão ainda mais…Essa é só a minha opinião como noob, então desconsiderem. ^^

        2. Tô junto com o Renato. Como nunca li e até então nunca me interessei, não posso participar ou entender praticamente nada…Fazer o que. xP

          pS: Mas de uma coisa eu sei! Não gostei daquela forma do Gon, ficou muito estranho e o cabelão ainda mais…Essa é só a minha opinião como noob, então desconsiderem. ^^

        3. Tô junto com o Renato. Como nunca li e até então nunca me interessei, não posso participar ou entender praticamente nada…Fazer o que. xP

          pS: Mas de uma coisa eu sei! Não gostei daquela forma do Gon, ficou muito estranho e o cabelão ainda mais…Essa é só a minha opinião como noob, então desconsiderem. ^^

  3. Bem, vou começar pela sua obervação que é o eu me lembro com mais clareza, no caso do EN também fui surpreendido porquê eu achava que funcionava de uma forma, mais funciona de outra. No que tinha em mente era que o EN espalhava de forma uniforme e a mena o nem em forma de aura permitindo que o usuário possa detectar movimentos, pelo que foi passado no ultimo capitulo o de numero 311, não é assim pois como Komugi se não me engano o nome estava sobreposta com o cabelo de Paul a técnica não a detectou, eles até tomaram a decisão de esconder Komugi em um lugar que à envolvia, para ganhar tempo até a morte do rei (se eu estiver errado me corrijam por favor)

    Sobre o Netero concordo sobre sua morte, características e feições de sua personalidade mudarem do inicio do mangá para o atual, realmente sua figura tava medo em determinados momentos, mais o que mais me impressionou foi a mudança de personalidade em determinados momentos onde calmo e sereno passava para fúria e intolerância. Sua morte não achei tão marcante por não ter muita identificação e “convivência”, mais foi bem trabalhado nos poucos momentos que teve, também concordo que deveria ter se encerrando naquele momentos esse arco já que mais pra frente vamos ver seu irmão e Jairo em ação presumo. Confesso que não gostei da luta embora a habilidade do Netero seu muito boa e cabe bem a ele, pois se cara consegui da 10000 socos em um intervalo de tempo curto imagine o que ele faz com 4, 6 braços se não me engano.

    Em relação à lição de moral passada pelo Togashi mostrando que nos humanos somos tão cruéis quanto animais, e essa aberrações estão adquirindo tais características nossa e indicio que a convivência não vai ser uma opção, é concordo com isso desde o momento que eles apareceram, somos a espécie dominante na terra e aceitar que surja outra que se alimenta de humanos para sobreviver e procriar não é uma alternativa, o rei disse que  que aceitaria conviver com os humanos mais colocou a condição de haveriam rebanhos, se pensar no lado humano imagine uma mãe perdendo um filho para alimentar uma daquelas coisa, sem contar que a rainha e o rei mataram crianças pra mim isso é imperdoável, mais como vocês já devem ter percebido eu não gosto dessa chimeras.

    Tenho mais coisas para falar mais já estou a 20 minutos escrevendo isso vou deixar para comentar em cima do comentário de outro.

  4. Bem, vou começar pela sua obervação que é o eu me lembro com mais clareza, no caso do EN também fui surpreendido porquê eu achava que funcionava de uma forma, mais funciona de outra. No que tinha em mente era que o EN espalhava de forma uniforme e a mena o nem em forma de aura permitindo que o usuário possa detectar movimentos, pelo que foi passado no ultimo capitulo o de numero 311, não é assim pois como Komugi se não me engano o nome estava sobreposta com o cabelo de Paul a técnica não a detectou, eles até tomaram a decisão de esconder Komugi em um lugar que à envolvia, para ganhar tempo até a morte do rei (se eu estiver errado me corrijam por favor)

    Sobre o Netero concordo sobre sua morte, características e feições de sua personalidade mudarem do inicio do mangá para o atual, realmente sua figura tava medo em determinados momentos, mais o que mais me impressionou foi a mudança de personalidade em determinados momentos onde calmo e sereno passava para fúria e intolerância. Sua morte não achei tão marcante por não ter muita identificação e “convivência”, mais foi bem trabalhado nos poucos momentos que teve, também concordo que deveria ter se encerrando naquele momentos esse arco já que mais pra frente vamos ver seu irmão e Jairo em ação presumo. Confesso que não gostei da luta embora a habilidade do Netero seu muito boa e cabe bem a ele, pois se cara consegui da 10000 socos em um intervalo de tempo curto imagine o que ele faz com 4, 6 braços se não me engano.

    Em relação à lição de moral passada pelo Togashi mostrando que nos humanos somos tão cruéis quanto animais, e essa aberrações estão adquirindo tais características nossa e indicio que a convivência não vai ser uma opção, é concordo com isso desde o momento que eles apareceram, somos a espécie dominante na terra e aceitar que surja outra que se alimenta de humanos para sobreviver e procriar não é uma alternativa, o rei disse que  que aceitaria conviver com os humanos mais colocou a condição de haveriam rebanhos, se pensar no lado humano imagine uma mãe perdendo um filho para alimentar uma daquelas coisa, sem contar que a rainha e o rei mataram crianças pra mim isso é imperdoável, mais como vocês já devem ter percebido eu não gosto dessa chimeras.

    Tenho mais coisas para falar mais já estou a 20 minutos escrevendo isso vou deixar para comentar em cima do comentário de outro.

    1. No começo de KHR, o numero de leitores era pequeno. Com o tempo, os CdMs vão instigando o pessoal a passar a acompanhar tb. 🙂

      Alias, um sexto CdM? Já penso nisso para 2012. E já sei qual será. XD (mas não conto)

      1. torikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotoriko

        Taí minha sugestão xD

      2. torikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotoriko

        Taí minha sugestão xD

      3. torikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotorikotoriko

        Taí minha sugestão xD

  5. Mesmo minha saga preferida de Hunter x Hunter sendo a de Greed Island ( nunca vi tanta criatividade junta em HxH, e olha que ele é naturalmente um mangá criativo e surpreendente ), eu gosto muito dessa saga das formigas quimera, pois ela é bastante madura, além de causar tensão a todo momento.

    E sobre a radioatividade da bomba atômica “Rose” ( referência a rosa de Hiroshima =p ), foi uma sacada genial! Fugindo um pouco de HxH, até hoje o japão sofre as consequências desse ataque, e faz sentido o mangaká tirar inspiração dessa situação. Mas me pergunto se isso também teve a ver com o vazamento da usina nuclear de Fukushima, que ocorreu recentemente no Japão, depois do tsunami e dos vários terremotos. Faz todo o sentido, ainda mais se vermos o momento que o mangá voltou.Mas seja como for, o Yoshihiro Togashi a todo momento trabalhou muito bem com esses assuntos que envolvem acontecimentos marcantes e filosofias de vida, nessa saga.

    E sobre Meruem ter voltado mesmo depois da explosão, é óbvio que teremos uma situação muito tensa envolvendo o vilão ( mal posso esperar! *__* ). e estou torcendo para que apareçam os caçadores mais fortes do mundo nessa batalha, e, quem sabe, o Gin também! ^_^

  6.   Alelúia!!HxH voltou até aqui no Portallos !Coisa de doido ler tudo isso,pois é…eu sou um doido.Concordo com praticamente tudo que você falo aí e parabéns pelo post.Em relação a habilidade do Rei de detectar pessoas,ele utilizou o EN,que se resume a uma expansão da aura a um nível de metros ou até Kilometros(pros monstros).Ele não detectou Kumogi por que o cabelo da Palm estava cobrindo ela,tanto é que ele falou que viu um humano carregando alguma coisa(era palm carregando Komugi)>

  7.   Alelúia!!HxH voltou até aqui no Portallos !Coisa de doido ler tudo isso,pois é…eu sou um doido.Concordo com praticamente tudo que você falo aí e parabéns pelo post.Em relação a habilidade do Rei de detectar pessoas,ele utilizou o EN,que se resume a uma expansão da aura a um nível de metros ou até Kilometros(pros monstros).Ele não detectou Kumogi por que o cabelo da Palm estava cobrindo ela,tanto é que ele falou que viu um humano carregando alguma coisa(era palm carregando Komugi)>

  8.   Alelúia!!HxH voltou até aqui no Portallos !Coisa de doido ler tudo isso,pois é…eu sou um doido.Concordo com praticamente tudo que você falo aí e parabéns pelo post.Em relação a habilidade do Rei de detectar pessoas,ele utilizou o EN,que se resume a uma expansão da aura a um nível de metros ou até Kilometros(pros monstros).Ele não detectou Kumogi por que o cabelo da Palm estava cobrindo ela,tanto é que ele falou que viu um humano carregando alguma coisa(era palm carregando Komugi)>

  9. Ah! E me esqueci de dizer: valeu pelo conversa de mangá sobre Hunter x Hunter. Essa semana todos os mangás foram ótimos, e renderam discussões bem legais. Mas também tinha que ter o mangá do grande Yoshihiro Togashi. 😉

  10. Ah! E me esqueci de dizer: valeu pelo conversa de mangá sobre Hunter x Hunter. Essa semana todos os mangás foram ótimos, e renderam discussões bem legais. Mas também tinha que ter o mangá do grande Yoshihiro Togashi. 😉

  11. Ah! E me esqueci de dizer: valeu pelo conversa de mangá sobre Hunter x Hunter. Essa semana todos os mangás foram ótimos, e renderam discussões bem legais. Mas também tinha que ter o mangá do grande Yoshihiro Togashi. 😉

    1. se pausar novamente, eu nem vou esquentar. (menos um cdm pra correr durante a semana XD) – já houve periodos de mangás como naruto ou bleach em que fiquei meses e meses sem ler os capítulos. então não me importo muito em ter ou não novos capítulos. eu ainda tenho muitos mangás e HQs pra ler se isso acontecer.

      agora se fosse o unico mangá que eu curtisse, aí sim me chatearia estas pausas. melhor assim do que o que o Togashi fez apressando o fim de YYH devido as pressões que recebeu.

  12. Obrigado sr. Togashi por trazer hunter de volta! não pare mais de trabalhar, seu gênio-preguiçoso! aeeeeeeeeeeeeee

    SPOILERS
    Eu acho que o corpo do Gon volta ao normal pq a Biscuit quando usa o poder dela aumenta de tamanho e volta a ter aquele corpinho de criança de novo.
    O que eu ainda não sei é: Ele vai regenerar aquele braço perdido?
    /SPOILERS

    HUNTERRRRRRR!!!!! FUCK YEAH! Q venha o anime de novo! Saga da torre celestial again! isso é bom demais! espero que eles não censurem a luta do Hisoka contra o Kastro, é uma das melhores do mangá e foi cortada do anime quase completamente do anime!

    1. Cara nao acho dificil o Gon regenerar os braços o Hisoka tambem havia perdido um braço na arena celestial e aquela garota do Gen Ey Ryodan fez uma cirugia nele (:

    2. Nossa eu acho a luta do Hisoka com o Castro no manga uma das melhores tambem, Hisoka gasta muito, ele eh mt foda, no anime essa luta foi totalmente censurada, a explicação sobre os poderes do Hisoka ateh perdem o sentido no anime, enquanto no manga explica direitinho.

      Tvz a Biscke tenha conseguido alterar o corpo com treinamento, o Gon nao, ele explodiu aquilo, sacrificou alguma coisa que nao contaram ainda, depois o Togashi conta pra gente xD

          1. coitada, tá feia demais! se bem que antes era pior ainda!

            então, vc acha q ela conseguiu ver o veneno ou acha q a bola de cristal pode ver o futuro e ela viu o Meruem morrendo devido ao envenenamento? isso não ficou muioto claro pra mim…

          2. Acho que é mais simples ainda do que isso, nessa parte ela foi a narradora, então creio que ela conhecia a historia das bombas e as caracteristicas delas.

          3. Acho que é mais simples ainda do que isso, nessa parte ela foi a narradora, então creio que ela conhecia a historia das bombas e as caracteristicas delas.

          4. Nem tinha pensado nessa hipótese! Se bobear é isso mesmo. A Palm é uma hunter de alto nível, é bem provável que ela soubesse da bomba!

            Eu queria muito ver o Morau lutando de novo, pra mim ele é o personagem mais legal dessa saga, fácil, fácil. Forte pra caramba e um estrategista genial! Acho que se ele estivesse com 100% da energia ele teria derrotado o Yupi e Puff. Ah, sempre achei que ele seria o sucessor do Netero, pelo menos o Netero deu a entender que ou o Morau ou o cara dos portais seriam os sucessores mais prováveis dele.

            Morau para presidente da associação hunter! Votem Morau nariz de batata!

          5. É porque tipo, a Palm nao tinha marcado nem o Netero nem o Rei com o olho, aí como ela nao viu a bomba eu só pude pensar que ela já conhecia o plano, mas pode ser outra coisa que eu nao tow lembrando tambem.

            Tipo eu acho manero a ligação que Morau tem com o Knuckle e o Shoot como Mestre deles, acho ele até manero e tals mas nao curto ele tanto assim auhauahu, mas manero saber que vc gosta dele.

            Lembro que da primeira que o Morau e o Novu apareceram eles meteram respeito mesmo, mas nunca cheguei a pensar que eles pudessem ser substitutos do Netero, bom o Novu como arregou eu acho meio dificil dele virar presidente agora neh hauuah mas o Morau ainda tem chance, mas gostaria que ele só continuasse como mestre dos caras mesmo.

            “Morau nariz de batata!” HAUHAUHUAHUAHUAHU lembra tambem daquela vez que ele ficou bombadao no trem? Ele nunca mais fez aquilo né, achei responsa xD

          6.  Nossa, tinha esquecido completamente de que a palm precisa marcar as pessoas!

            Ah, e falando sério sobre o nariz do Morau. Se vc procurar esse nome no google,vai ver que Morau é uma planta com um formato bizarraço! e adivinha só! O nariz do Morau tem o mesmo formato da planta!

            Quer dizer, o Togashi olha pra uma planta estranha e pensa “nossa, parece um nariz de bruxa… Já sei! vou fazer um personagem com esse nome e esse nariz” ahuahuahuahuauhuhahuahuauhauhauhauhau ” e vai fumar um cachimbo gigante, pq… pq…AH, PQ EU QUERO!” huauhauhauhahuuhauah

          7. coitada, tá feia demais! se bem que antes era pior ainda!

            então, vc acha q ela conseguiu ver o veneno ou acha q a bola de cristal pode ver o futuro e ela viu o Meruem morrendo devido ao envenenamento? isso não ficou muioto claro pra mim…

  13. Uma pena que nunca saberemos a forma como HxH vai ser rankeado na Table of Contents, queria muito ver ele chutando a bunda de alguns mangás lá… =P

    Quanto ao seu texto, Thiago, tenho algumas observações:

    – Sou a favor da presença do narrador, em alguns momentos ele é mesmo necessário. E isso não é ruim em uma história em quadrinhos, seria muito mais chato se mantessem o narrador no anime, por exemplo. (Porééém, acho que deveriam mantê-lo durante os acontecimentos da invasão ao palácio)

    – Se não me engano, foi mencionado no mangá que o Gon poderia ter algum efeito colateral por causa desse crescimento acelerado e eu torço mesmo pra que isso aconteça! O Togashi poderia fazer um monte de coisas legais com isso.

    – E o que vai acontecer com a Associação Hunter? O Netero morreu, precisam de um novo presidente… Além disso, isso vai ser um choque tremendo para todos os outros hunters, já que essa batalha na NGL não é do conhecimento de todos. Por enquanto, só conheço um hunter que pode substituir o Netero: Gin.

    E antes que eu esqueça de comentar, têm um palpite para a próxima saga de Hunter x Hunter? Duvido que o mangá acabe nessa. =P

    1. Quanto ao comitê, disseram a um tempo atras que tinha um cara tentando tomar o cargo do Netero neh, tvz isso seja assunto pra uma proxima saga, tambem seria um bom motivo pro Ging voltar, embora jah disseram que tem usuarios de Nen ainda melhores que ele…

      1.  Cara, eu tava botando uma fé que o Ging ia chegar e matar o Meruem nessa saga! hahahaha! Agora tá claro que não vai ser isso… Imagina os poderes dele!

        Aliás, reli o último número de yuyu ontem, o pai do yusuke aparece numa das últimas histórias. Certeza que o Ging vai ser igual.

        1. Eu tambem colocava fe nisso o pai do Yusuke aparece mesmo depois do Yusuke se transformar na forma de demonio talvez o mesmo aconteça com o Gon que se transformou na Rebeca Gusmao coincidencia ? xD

          Mas eu prefiro que o Meruem morra lentamente para o veneno agora ja achei a morte do Netero em vao se o Ging aparecer e der cabo dele vai parecer mais em vao ainda ”/

          Tem a coleção de mangas de YYH? 8D
          Qual voce prefere YYH ou HxH?

          1. Voltei a ver YYH, o Time Urameshi venceu a segunda rodada, aquela contra os humanos controlados, mas os organizadores do torneio são sacanas e já mandaram eles lutarem em seguida, terceira rodada agora o/ Pq a Genkai tá mais nova? Biscke?! xD

            Mas por mais que YYH seja foda pra mim HxH vai ser sempre o melhor!

          2.  Cara, eu ri tanto dessa comparação com a Rebecca Gusmão! Ficou igual! huauhahuahahuahua!

            Eu também quero ver o Meruem morrendo lentamente, pq acho q ele ainda vai levar uma galeara junto! vamos ver neh!

          3.  Cara, eu ri tanto dessa comparação com a Rebecca Gusmão! Ficou igual! huauhahuahahuahua!

            Eu também quero ver o Meruem morrendo lentamente, pq acho q ele ainda vai levar uma galeara junto! vamos ver neh!

          4.  Opa! esqueci de comentar na outra resposta! Eu tenho a coleção de YUYU da JBC, sou muito fã! Acompanhava na Manchete, mas deixa isso em off se não a galera descobre que eu tenho 26! huahuahuahuahuauha

            É muito difícil dizer qual eu prefiro! Eu releio e revejo yuyu constantemente e acho uma obra prima que foi melhorando o tom conforme a história avançava e infelizmente acabou de forma prematura. Ainda assim, é uma obra prima.

             Por outro lado, vejo que todos os pequenos erros de Yuyu não se repetiram em HxH, eu quero: dizer errinhos bobos de continuidade ou planejamento, por exemplo, o hiei no início fica com aquela forma verde com dezenas de Jagans que nunca mais surgiu na historia, mas depois contam que o Jagan foi uma operação dificil. Ou então, quando o Hiei cortava as pessoas com a espada roubada do mundo espiritual, elas começam a criar um Jagan tb, lembra? então, essas falhas mais bobinhas não acontecem em HxH. Acho que o Togashi aprendeu muito com Yuyu, e em vários aspectos a nova obra tá se saindo melhor!

            Enfim, impossível dizer quem é melhor! Gosto muito dos dois. e vc?

            ps: Toda vez eu releio e descubro algum detalhe que tinha passado batido! Exemplo: eu vivia pensando que o Togashi poderia ter contado a história do caçador que foi capaz de abater o kurama na forma de raposa. Eis que lendo o mangá nº33 pág. 10 (da JBC) eu leio uma fala de um dos caras daquele esquadrão especial do mundo espiritual e percebo quem um dos caras ali foi o responsável por abater o Kurama (olha lá,é aquele que tem um cabelo em pé!o outro personagem vira e fala pra ele “ah, vc jah vai contar de novo aquela história da vez em que vc encurralou o Youko”).
             PQP! Sensacional! Por isso acho o Togashi gênio! Ele começa a dar uma perspectiva inesperada pra história. No fim, o Sensui simpatizava com os Youkais e sentia nojo dos humanos e do mundo espiritual, pq sabia da verdadeira natureza humana. Exatamente a mensagem de Chimera Ants.

          5. Cara eu tambem acompanhei pela Manchete acho que YYH foi o primeiro anime que eu pensei “PUTA MERDA QUE FODA” e desde entao tenho um carinho especial por ele

            Tambem foi o primeiro manga que eu comecei a colecionar entao para mim YYH sempre sera insuperavel e eu tambem tenho a coleçao da JBC UAEHAUAHAUAAHU

            Sempre releio ele acho que ja reli umas 300 vezes e sempre ocorre as mesmas reaçoes como se eu tivesse lendo aquilo pela primeira vez

            Mesmo HxH sendo muito bom eu nao consigo achar ele melhor que YYH nao x)

            So fico triste como YYH acabou pois eu via muito potencial naquela ultima saga so que o nosso genio preguiçoso decidiu repetir os elementos do torneio das trevas teria como fechar com chave de ouro

          6. Bora lá lotar a caixa de e-mail da JBC enchendo o saco pedindo o relançamento de YYH ahuahahu quero ter esse manga tambem caramba! xD mas não se esqueçam de pedir a enciclopedia Hunter tambem! xDDD

          7. Putz, killua! agora q vc falou da enciclopediame lembrei de uma coisa. Acho q o q mais faz falta aqui no Brasil e justamente o fato que esse tipo de material nunca é lançado. Os databook de naruto são muito bons tb, mas não chegam aqui nem ferrando!
            Até hoje,só vi o de death note. A enciclopedia ia ser demais!

            ah, se é pra JBC relançar, relance no formato tankobon, não aquela coisa cortada pela metade.

            E já que estamos falando disso, sabia que o mangá de yuyu ficou paralizado no brasil por uns bons meses??? Tipo, tudo que eh do Togashi tem q ter hiato, até obras já completas! hahahahahaa
            A JBC nunca explicou o pq da paralisação, mas na época falavam que era coisa do Togashi! Afe, duvido, deve ter sido contrato com a editora e talz….

          8. Eu tenho o Hunter Guide em japones baxada no pc, cara é um material incrivel, tem ficha completa de todos os personagens, mostra todas as lutas que cada personagem tive ao longo do mangá, descreve todas as cidades, o Nen, puts tudo, é sensacional, vc tem que ver, mesmo sendo em japones eu fico babando aqui na tela do pc hauahuahu queria muito que viesse pela JBC.

            Esses do Naruto são fodas tambem, já vi algumas paginas em ingles, manero mesmo, a do Death Note eu tenho, pow material de primeira mesmo, jbc e panini tinham que lançar as enciclopedias de todos os mangás, e ia dar certo pq a galera procura mt pela internet essas parada, o Hunter Guide mesmo eu já vi muita gente <strike) implorando pedindo pra sites/blogs traduzirem.

            Alem da eciclopedia do DN a JBC lançou a do Love Hina tambem, mas esse eu nao tow nem aih uhahuahua eu gosto eh shonen de porrada!!! xDDD

            Não soube do YuYu parado não, sei lá eu tambem acho que isso é coisa de editora, Togashi deve ser gente boa auhauauuahu que eu saiba a muié dele que é chata pacas, ela impede outros países de lançarem os animes e mangás de Sailor Moon, vai entender né.

          9. Ei, rurouni eu tb tenho inteiro aqui! Marcou época tb, fui muito viciado! mas diferente do yuyu, pra mim kenshin não mantém a mesma qualidade conforme eu releio com o passar dos anos. Yuyu nunca me cansa!

            Leu dragonball tb???

          10. Dragon Ball é outro que eu espero ancioso pelo relançamento, cavaleiros do zodiaco seria uma boa tambem, só tenho umas edições random dos dois 🙁

          11. Cara eu tambem acompanhei pela Manchete acho que YYH foi o primeiro anime que eu pensei “PUTA MERDA QUE FODA” e desde entao tenho um carinho especial por ele

            Tambem foi o primeiro manga que eu comecei a colecionar entao para mim YYH sempre sera insuperavel e eu tambem tenho a coleçao da JBC UAEHAUAHAUAAHU

            Sempre releio ele acho que ja reli umas 300 vezes e sempre ocorre as mesmas reaçoes como se eu tivesse lendo aquilo pela primeira vez

            Mesmo HxH sendo muito bom eu nao consigo achar ele melhor que YYH nao x)

            So fico triste como YYH acabou pois eu via muito potencial naquela ultima saga so que o nosso genio preguiçoso decidiu repetir os elementos do torneio das trevas teria como fechar com chave de ouro

          12.  Opa! esqueci de comentar na outra resposta! Eu tenho a coleção de YUYU da JBC, sou muito fã! Acompanhava na Manchete, mas deixa isso em off se não a galera descobre que eu tenho 26! huahuahuahuahuauha

            É muito difícil dizer qual eu prefiro! Eu releio e revejo yuyu constantemente e acho uma obra prima que foi melhorando o tom conforme a história avançava e infelizmente acabou de forma prematura. Ainda assim, é uma obra prima.

             Por outro lado, vejo que todos os pequenos erros de Yuyu não se repetiram em HxH, eu quero: dizer errinhos bobos de continuidade ou planejamento, por exemplo, o hiei no início fica com aquela forma verde com dezenas de Jagans que nunca mais surgiu na historia, mas depois contam que o Jagan foi uma operação dificil. Ou então, quando o Hiei cortava as pessoas com a espada roubada do mundo espiritual, elas começam a criar um Jagan tb, lembra? então, essas falhas mais bobinhas não acontecem em HxH. Acho que o Togashi aprendeu muito com Yuyu, e em vários aspectos a nova obra tá se saindo melhor!

            Enfim, impossível dizer quem é melhor! Gosto muito dos dois. e vc?

            ps: Toda vez eu releio e descubro algum detalhe que tinha passado batido! Exemplo: eu vivia pensando que o Togashi poderia ter contado a história do caçador que foi capaz de abater o kurama na forma de raposa. Eis que lendo o mangá nº33 pág. 10 (da JBC) eu leio uma fala de um dos caras daquele esquadrão especial do mundo espiritual e percebo quem um dos caras ali foi o responsável por abater o Kurama (olha lá,é aquele que tem um cabelo em pé!o outro personagem vira e fala pra ele “ah, vc jah vai contar de novo aquela história da vez em que vc encurralou o Youko”).
             PQP! Sensacional! Por isso acho o Togashi gênio! Ele começa a dar uma perspectiva inesperada pra história. No fim, o Sensui simpatizava com os Youkais e sentia nojo dos humanos e do mundo espiritual, pq sabia da verdadeira natureza humana. Exatamente a mensagem de Chimera Ants.

          13. Bem a morte do Netero acho que aconteceu justamente para abrir caminho para uma próxima saga, como Killua disse há uma pessoa que almeja o cargo deixado por Netero, se Gin aparecesse e o derrota-se iria introduzir o personagem e ainda poderia da uma ajuda para o Gon (mais se contato direto para não perder a graça).

            Obervação: parece que tenho sempre um ponto de vista diferente ^^

          14. Pois é provavelmente a morte dele ira abrir esse caminho para um novo arco mas eu nao consigo gostar tanto da maneira como ele morreu gostaria que o velhinho tivesse uma participação maior na serie antes de ter morrido

            Nao é a mesma coisa que sinto vendo sei la o Makarov de FT (nao sei voce acompanha) que eu penso que ele ja cumpriu seu papel na serie e pode ser descartado

            Sobre o Gin eu sempre apostei que ele apareceria nessa saga seria interessante ver ele protegendo todos (principalmente seu filho) da ameaça do rei mas eu nao gostaria que de ve-lo derrotando o Meruem prefiro que ele morra para o veneno lentamente agora

            O que eu gostaria de ver era o Gin + Gon lutando ate a hora da morte do rei chegar ou algo do tipo seria interessante tambem ver o Rei disputando uma ultima partida contra a Komugi (wtf XD)

            Legal ter pontos de vistas diferentes isso gera discussoes bem legais desde que um respeite o ponto de vista do proximo x)

          15. Verdade, não deu para ter um boa ideia de como era a personalidade dele, porque no começo ele parecia ser um bom velhinho por completo, já nessa saga ele oscilava entre certas características emocionais. Sobre o Makarov espera mais dele mais acho que vai ficar nisso mesmo, espero que no caso do Laxus e Gildarts eu não fiquei com esse gostinho de  ter esperado mais.

            Se o Rei morrer pelo veneno vai ficar muito com a cara de enrolação eu acho, embora tenha a relação com a Komugi mais acredito que não terá uma mudança drástica no decorrer da história. 

            Seria legal mesmo ver Pai e filho lutando juntos mais espero que isso aconteça mais para frente.

            Observação: Acho que o Rei não é tudo isso para aguentar o Gin, pelo que parece HxH tem muitos personagens fortes para aparecer ainda, o próprio Netero disse que faz muito tempo desde que foi eleitor o mais forte. 

        2. O Synister me contou que o Capitulo Negro é mais do mal, tipo Chimera Ants e tambem comparou a transformação do Gon com a do Yusuke, e agora vc falou sobre o pai do Yusuke comparando com o Ging. Então se as coisas continuarem acontecendo como no YuYu é possivel que HxH esteja perto do fim, se o Ging der as caras então aí vai ser pq tá no fim mesmo, já que HxH tem muitos elementos reaproveitados de YYH não é de se duvidar que isso aconteça, mas nao é o que eu quero nao, eu quero ver muitas historias epicas pela frente, vida longa a HxH e ao Mestre Togashi!  o/

          1. Então, eu falei por synyster ali em cima justamente isso: “Capitulo negro passa a mesma mensagem de Chimera Ants”
            No capitulo negro, um humano simpatiza com os Youkais, pq percebe que eles são bem menos crueis do que os humanos e o pessoal do reino espiritual! Inclusive, no final de Yuyu hakusho, eu fiquei com  a impressão de que o mundo espiritual é o vilão da história toda (vc jah viu a historia toda?). Eles são injustos e oprimem os youkais. Quer dizer, quem falou que o mundo espiritual tem o direito de proteger o Ningenkai (o mundo dos humanos) e ainda contralar parte do Makai (mundo dos youkais)??? é como uma ditadura, de certa forma.

            Um cara que coloca esse viés politíco numa história que teoricamente é dirigida para um publico adolescente, pra mim é gênio. Por isso, eu também não duvido nada que no fim da historia a organização dos Hunters seja a grande vilã da história! PQP, os kras são as pessoas mais fortes do mundo, com mais poder político, dinheiro, influência e benefícios completamente acima do resto da sociedade e acima das leis! Se alguém maligno comandar algo assim, o mundo estaria perdido! por isso acredito numa última saga, onde a organização política do mundo de HxH seja estremecida e modificada para sempre, provavelmente com a ajuda do Ging que, veja só, é um caçador de sociedades antigas não?(posso estar enganado,eu lembro que ele provavelmente tem poder para controlar um país) Talvez ele descoberto algum segredo sujo dos Hunters e simplesmente sumiu do mapa pra poder derrubar algum figurão político, vamos ver! Tem que ter um bom motivo pra abandonar o seu filho e nunca mais aparecer! ou então o Ging é só um péssimo pai que não quer pagar pensão alimentícia! huauhahuauhauhauha

          2. Caramba cara, vou analisar com mais calma essa ideia da organização dos Hunters serem os vilões, gostei viu, tipo daria uma otima historia final a galera do bem botando os chefoes do comite abaixo, como se eles tivessem mesmo algum secredo sujo por tras, ou se alguem ruim assumisse o cargo de presidente agora.

            Faz realmente sentido o Ging sumir por um motivo importante desses como vc disse, mas se bem que daquela vez que ele apareceu em cima dos dinossauros lá ele parecia que tava era vagabundando mesmo, curtindo a vida auhauhahua vai ver no fim das contas ele é só um pai desnaturado mesmo xDDD

            *ainda nao terminei YYH nao, tow no torneio das trevas, mas tah fodasso*

          3. Se o mundo espiritual não tem o direito de proteger o mundo humano, os youkai não tem o direito de fazer o que bem entendem com eles, sem contar que youkais perseguiam almas humanos que era destinadas ao mundo espiritual, levando a um confronto que mais parecia uma guerra.

          4. Se o mundo espiritual não tem o direito de proteger o mundo humano, os youkai não tem o direito de fazer o que bem entendem com eles, sem contar que youkais perseguiam almas humanos que era destinadas ao mundo espiritual, levando a um confronto que mais parecia uma guerra.

          5. Cara mais na verdade no final do manga explica que a maioria dos Youkais criminosos sofreram uma lavagem cerebral do mundo espiritual

            Assim eu realmente nao gostei de transformarem o mundo espiritual nos viloes de uma hora para outra se fosse algo melhor trabalho teria sido epico mas como sabemos o Togashi ja estava cansado de trabalhar o que é uma pena ;/

          6. Essa é a versão da história que o mundo espiritual contou.

            O que o Togashi mostrou no fim é que o Makai é gigantesco e que só uma parcela muito pequena dos youkais atacavam humanos, e os que faziam isso tinham passado por lavagem cerebral.

            Além disso, a ultima saga gira em torno das três facções debatendo justamente qual deveria ser o posicionamento deles sobre usar seres humanos como alimento, sendo que apenas uma achava que os humanos deveriam ser atacados (Yomi), enquanto o Raizen defendia que ninguém incomodasse os humanos e a Mukuro era neutra.

          7. Curti mais não sou um leitor do mangá de YYH, mais tenho forte relação com o anime, não sei se foi o primeiro contato com o meio mais está entre os 2 primeiros o outro é Samurai X (hoje Rurouni Kenshin).

            Pelo que você disse não tinha como ter outra impressão mais somado ao que Synyster disse parece que o mundo espiritual fez isso para balancear o equilíbrio entre os mundo se não me engano?

          8.  Ei, rurouni eu tb tenho inteiro aqui! Marcou época tb, fui muito
            viciado! mas diferente do yuyu, pra mim kenshin não mantém a mesma
            qualidade conforme eu releio com o passar dos anos. Yuyu nunca me cansa!

            Leu dragonball tb???

          9.  Ei, rurouni eu tb tenho inteiro aqui! Marcou época tb, fui muito
            viciado! mas diferente do yuyu, pra mim kenshin não mantém a mesma
            qualidade conforme eu releio com o passar dos anos. Yuyu nunca me cansa!

            Leu dragonball tb???

          10. No caso de Dragon Ball é o mesmo que YYH, o que muda em Dragon Ball Z eu sabia o que era um anime ^^, na época em que começou a passar YYH eu tinha 4 anos, acho que só cheguei a ver lá para os 7 ou 8 anos na época não tinha noção alguma. Para se ter ideia só comecei a colecionar mangás faz pouco tempo e só dois títulos até o momento Toriko e Bakuman pela Viz, estou na esperança que eles relancem YYH e Samurai X em formato omnibu.

  14. Uma pena que nunca saberemos a forma como HxH vai ser rankeado na Table of Contents, queria muito ver ele chutando a bunda de alguns mangás lá… =P

    Quanto ao seu texto, Thiago, tenho algumas observações:

    – Sou a favor da presença do narrador, em alguns momentos ele é mesmo necessário. E isso não é ruim em uma história em quadrinhos, seria muito mais chato se mantessem o narrador no anime, por exemplo. (Porééém, acho que deveriam mantê-lo durante os acontecimentos da invasão ao palácio)

    – Se não me engano, foi mencionado no mangá que o Gon poderia ter algum efeito colateral por causa desse crescimento acelerado e eu torço mesmo pra que isso aconteça! O Togashi poderia fazer um monte de coisas legais com isso.

    – E o que vai acontecer com a Associação Hunter? O Netero morreu, precisam de um novo presidente… Além disso, isso vai ser um choque tremendo para todos os outros hunters, já que essa batalha na NGL não é do conhecimento de todos. Por enquanto, só conheço um hunter que pode substituir o Netero: Gin.

    E antes que eu esqueça de comentar, têm um palpite para a próxima saga de Hunter x Hunter? Duvido que o mangá acabe nessa. =P

  15. Belo CDM, eu li os capitulos no começo desse ano, eu não sabia até então que o mangá continuava >_<
    Gosto muito dessa série, tanto anime quanto o mangá e acabei de ler em um site, que o anime irá voltar em Outubro, porém vai recontar a história desde o inicio, pelomenos a imagem vai estar bem mais atraente *-*

  16. Belo CDM, eu li os capitulos no começo desse ano, eu não sabia até então que o mangá continuava >_<
    Gosto muito dessa série, tanto anime quanto o mangá e acabei de ler em um site, que o anime irá voltar em Outubro, porém vai recontar a história desde o inicio, pelomenos a imagem vai estar bem mais atraente *-*

  17. Pô, excelente iniciativa, mas como não li absolutamente nada de HxH, vou ter que perder inúmeras horas lendo desde o começo pra acompanhar com o pessoal, o Portallos faz eu perder mais ainda da minha vida social… rsrsrsrsr…

    Vi no JBox que em outubro vai estrear o novo anime de HxH contando a história desde o começo, uma espécie de HxH Brotherhood, rsrsrsrs… cheguei a ver alguns episódios soltos do antigo anime e gostei, aposto que então vou adorar o mangá e o novo anime… Por motivos óbvios não comento nada do CDM, mas breve estarei comentando com o pessoal…

    1. Eu recomendo Hunter x Hunter. São horas e horas que vão valer a pena. Se HxH não tivesse tantas pausas e se elas não fosse tão longas também, todos concordariam que ele seria o melhor mangá shonem da atualidade.

      1. Valeu pelas dicas. Eu procurei no Debu scans e vi que só tem alguns capitulos, então vou baixar pelo hyuuga download mesmo. Valeu. ^^

  18. Comecei a maratona de ler todos os capitulos de HunterXHunter desde quando a história animada acabou no mangá para poder ler o conversa de mangá…Se alguem se interessar o ultimo capitulo do mangá no anime foi o cap 185 se não me engano estou no 220 agora XD

  19. Valeu Thiago, presentão mesmo xD concordo com praticamente tudo que vc escreveu, mas vc esqueceu de citar o Jairo, as Chimeras tao começando a lembrar do passado e o Jairo tah sempre envolvido, daqui a pouco ele entra na historia, mas pelas minhas teorias malucas ele eh o Meleron mesmo. Sobre o Gon, jah que vc queria saber a reação dos fans ao ve-lo daquele jeito, soh digo que fikei com a boca aberta por um bom tempo e com um sorriso besta na cara o dia todo soh pensando coisas como QUE FODA! NAO ACREDITO QUE O TOGASHI FEZ ISSO! xD E essa questao do veneno eh complicada, jah que ele sai do corpo infectado pra infectar mais seres vai ser mt dificil que tenha lutas, ateh a negociação que a Palm quer fazer vai se tornar perigosa, agora eh esperar os novos CDMs, curti pacas!

    1. Semanal, só não se sabe até quando né, espero que pelo menos essa saga dê tempo de terminar, mas o que a gente quer mesmo é que o Togashi vá direto até o fim dessa vez.

      1.    Cara,particulamente acho que o Togashi não vai parar tão cedo,vejamos:
        -O mangá deve vender pra caramba!
        -A jump está dando o maior apoio para a série.
        -E não podemos esquecer do detalhe chave que não ocorreu das outras vezes que ele retornou a publicar o mangá,vai ter um ANIME!Quando tem anime é por que a coisa está séria,de uma coisa eu tenho certeza,se ele for fazer alguma pausa,antes ele vai ter que terminar a saga Quimera ants.

        1. Tow torcendo MUITO pra nao ter Hiatus mais, dessa vez tah tudo diferente mesmo, cheio das novidades e tals, sinto que dessa vez vai hein, e quem sabe agora com o novo anime eles tambem nao façam um jogo pros consoles HD né? Seria perfeito! xD

    2. Semanal, só não se sabe até quando né, espero que pelo menos essa saga dê tempo de terminar, mas o que a gente quer mesmo é que o Togashi vá direto até o fim dessa vez.

  20. Que post, hein, pessoal? Li e fiquei refletindo sobre algumas coisas, acho que discordo em alguns pontos, apesar de concordar com a maior parte do que foi dito. É interessante que eu nunca tive apego ao Kaito, claro que o achava foda e etc, e que vê-lo decepado pela Pitou teve um efeito absurdo na época, mas “ele já está morto” não me tocou em nada… a tristeza fica totalmente por ver o Gon sofrendo, e não porque estou sofrendo com ele, como com a morte do Jiraiya em Naruto, por exemplo.

    Sobre o Gon das trevas, concordo com tudo. Pra mim, é o que mais quero ver explicado/resolvido agora que o mangá voltou. Quero, SIM, que o Gon volte à forma de criança… não só pela disparidade de poder, mas porque ele está perdendo a infância, adolescência, tudo isso, e tenho muito medo das consequências. O Gin chegar e resolver a situação seria uma boa saída, mas sinceramente duvido que aconteça. E também não sei o que eu espero que aconteça; essa questão tá totalmente no ar pra mim. Só sei que foi uma das coisas mais inesperadas e marcantes que já li em mangás.

    Sobre a morte do Netero, minha impressão foi bem diferente da tua, TMT. Não sobre a fodacidade do personagem, mas quando a bomba explodiu, por exemplo, tu na hora pensou que isso matou o Meruem, mas eu não pensei nisso nem por um minuto. Achei que ia fazer dano nele e tal, mas matar? Não achava mesmo. Então quando apareceu decepado, queimado, DAQUELE JEITO ali, enfim, fiquei totalmente chocada, tipo “nossa, o rei morreu”, mas aí teve o renascimento, e achei que fazia bastante sentido… não fiquei com essa sensação da saga estar sendo mais prolongada do que devia, já que sinceramente nunca achei que a luta Netero x Rei ia acabar com Meruem morrendo/perdendo. Netero me impressionou muito, não que eu esperasse pouco dele, mas ele mesmo considerava que estava ganhando tempo, tentando fazer o estrago que pudesse.

    Quanto ao capítulo novo, achei excelente, gostei muito do espaço que o Togashi usou pra essa reflexão sobre a natureza humana. Não ficou algo barato e só pra fingir uma consciência, achei muito bem feito, me tocou mesmo. A Palm em dois quadros extremamente fodas, nossa, eu já tava pensando em como ia ficar o mangá com o Meruem ainda vivo na próxima saga, já que “não tem ninguém que possa matá-lo” (desconsiderando Gin, etc), mas aí vem essa coisa da bomba… sério, o quadro que a Palm fala “até que o rei morra” eu fiquei O______O hahaha.

    Hunter x Hunter muito, muito bem vindo aos CdMs do blog!

    1. Concordo com você em muitas coisas, mais discordo em outras, principalmente no caso do Togashi ter prolongado a série, nesse instante tenho a impressão que ele retardo um pouco as coisas, mais isso vai depender do que estar por vir, um motivo possível seria o relacionamento de Meruem e Komugi, talvez ele queira da um fim decente, mais mesmo assim sinceramente acredito que não teria grandes mudanças no decorrer dos eventos, como outra possibilidade temos Gin (lembra em certo ponto Reborn e Shanks) que você citou e concordo que dificilmente venha a acontecer mais torço muito, pois alem de introduzir o personagem poderia dar rumo a história, onde Gin daria um solução a Gon e Killua, para que pobre coitado possa voltar ao normal, também daria indícios de seu novo paradeiro, fazendo valer a sobrevivência do Rei caso contrario seria só enchimento. 

    2. O Gon tem que voltar ao normal, senao vai ser muito estranho o Killua brincando com alguem daquele tamanho xDDD Eu pensei que como cartada final do Netero aquilo seria o fim do Rei mesmo, pq ninguem mais iria conseguir lutar contra ele, e de fato seria o fim se nao fossem os Guardas Reais terem curado ele. *aquela pagina dupla do cap 311 soh pra mostrar o armazem foi mt sacana*

    3. O Gon tem que voltar ao normal, senao vai ser muito estranho o Killua brincando com alguem daquele tamanho xDDD Eu pensei que como cartada final do Netero aquilo seria o fim do Rei mesmo, pq ninguem mais iria conseguir lutar contra ele, e de fato seria o fim se nao fossem os Guardas Reais terem curado ele. *aquela pagina dupla do cap 311 soh pra mostrar o armazem foi mt sacana*

    4. O Gon tem que voltar ao normal, senao vai ser muito estranho o Killua brincando com alguem daquele tamanho xDDD Eu pensei que como cartada final do Netero aquilo seria o fim do Rei mesmo, pq ninguem mais iria conseguir lutar contra ele, e de fato seria o fim se nao fossem os Guardas Reais terem curado ele. *aquela pagina dupla do cap 311 soh pra mostrar o armazem foi mt sacana*

  21. Cara desde que voce anunciou no Twitter que estava lendo relendo os capitulos de HxH e perguntou para a galera o que isso viria a significar eu venho roendo as unhas de ansiedade … Resultado um especial EPICO sobre HxH xD

    Bem essa saga esta muito boa mas teve algumas coisas que me deixaram com um certo gosto amargo na boca eu acho que ainda nao aceitei bem a morte do Yupi UHAEAHUE

    Que luta foi aquela? Totalmente insana e tensa a cada contagem de juros eu arrancava meus cabelos foi uma das melhores lutas de todos os mangas que eu ja li totalmente criativa e surpreendente o desfecho dela com o Yupi reconhecendo o valor do inimigo nao poderia ser melhor :”)

    Enfim foi um dos personagens que eu criei um carinho muito grande nao gostei de como o Togashi descartou ele nao e ainda mais depois daquela luta ”/

    E como eu ja havia dito numa imagem que a Dakini havia postado (imagem muito foda por sinal xD) eu nunca gostei da ideia dessas formigas serem tao exageradamente fortes ”/ Acho que meio que foge da linha do que havia vindo sendo plantado em HxH com batalhas mais estrategicas em que por mais que o inimigo fosse forte voce ainda via uma luz no fim do tunel ueheahueauheu mas esse sendo um ponto que eu nao gosto tanto acaba se tornando um saga bem interessante com inimigos tao poderosos

    Ainda nao sei dizer se gostei ou nao dessa transformação do Gon fico pensando como seria esse combate com a Pitou nos moldes “antigos” como foi a luta do Gon e o Genthuru na saga G.I ou Hisoka vs Gon na arena celestial onde o Gon usou muito mais a cabeça do que os poderes para vencer e no fim ainda fomos surpreendidos por um desfecho incrivel Foi exatamente como voce disse eu gostaria de ver ate onde o Gon criança iria contra a Pitou … (:

    Acredito que os unicos capazes de tirar o Gon das trevas sejam ou o Killua ou o Ging seria interessante ver o Killua fazendo isso pelo seu amigo visto que foi o Gon que mudou o mesmo ja o Ging foi um personagem que eu sempre quis/apostei em ver nessa Saga ”/

    Nao sei o que pensar sobre o Meruem eu gosto desse personagem sua personalidade é muito interessante e a sua relação com a garota é envolvente lembro de ter sentido essa “duvida” em DBZ quando o Buu encontrou um garotinho cego e nao o matou ou quando fez amizade com o Sr Satan … Nao sei qual seria o melhor fim para o personagem mais boto fe que o Togashi fara algo incrivel com ele … Penso que se o Rei morrer fara provavelmente com que a Komugi escolha o mesmo destino que ele

    Mas eu queria que esse sentimento que ele nutre por ela fosse o ponto fraco dele nao gostei da maneira de como o arco esta caminhando pro final eu preferia que ele se sacrificasse por ela ou algo assim e nao morresse por um Veneno da bomba

    1. Nao tinha como a luta do Gon e da Pitou ser nos moldes antigos pq o Gon tava tao fuderoso que nem dava pra Pitou se equiparar mais, tava sobrehumano, passou de luta a massacre total assim que o Gon se moveu. Eu nao gostaria de ver o Meruem bonzinho andando pelo mundo nao, mas gostaria de ver as Chimeras do bem se adaptando, como o Ikarugo e o Meleoron (Caso ele nao seja quem eu penso que eh) mas o Rei tem que morrer mesmo, ele eh o vilaozao da parada.

    2. Nao tinha como a luta do Gon e da Pitou ser nos moldes antigos pq o Gon tava tao fuderoso que nem dava pra Pitou se equiparar mais, tava sobrehumano, passou de luta a massacre total assim que o Gon se moveu. Eu nao gostaria de ver o Meruem bonzinho andando pelo mundo nao, mas gostaria de ver as Chimeras do bem se adaptando, como o Ikarugo e o Meleoron (Caso ele nao seja quem eu penso que eh) mas o Rei tem que morrer mesmo, ele eh o vilaozao da parada.

      1. O que o Synyster quis dizer é que ele gostaria de ver o Gon lutar na forma normal dele e usando a cabeça para lutar com inimigos mais fortes e não virar Super Sayajin 3 e fazer um massacre sem ter nenhum problema.

      2. O que o Synyster quis dizer é que ele gostaria de ver o Gon lutar na forma normal dele e usando a cabeça para lutar com inimigos mais fortes e não virar Super Sayajin 3 e fazer um massacre sem ter nenhum problema.

        1. Eu sei, mas o Togashi nao fez isso a toa, ele ainda vai desenvolver algo muito foda quanto essa nova forma do Gon ou sobre o sacrificio que ele fez, mas muito provavelmente ele nao vai poder lutar como dessa vez novamente, a propria Pitou fala isso, e tambem seria sacanagem o Gon ter esse poder sempre, mas pra mostrar uma vez eu gostei e muito, foi uma surpresa do caramba.

      3. O que o Synyster quis dizer é que ele gostaria de ver o Gon lutar na forma normal dele e usando a cabeça para lutar com inimigos mais fortes e não virar Super Sayajin 3 e fazer um massacre sem ter nenhum problema.

    3. Concordo com você, comecei a me afeiçoar pelo Yupi, mas também concordo com o Thiago quanto ao Togashi tirar ele da jogada, ainda mais depois daquela cena onde o Morau tenta conversar com o Pufu e vê a verdadeira face das formigas que eles são.

      E concordo bastaaaante também na parte sobre a luta com inimigos extremamente poderosos. Antigamente em HxH, um fator decisivo para as batalhas era Experiência e Estratégia. Foi por isso que não gostei dessa saga a princípio, ver lutadores experientes apanhando para formigas que só tinham algumas semanas de vida e nenhuma experiência de luta.

      Também queria ver o Gon lutando contra a Pitou nos padrões antigos, porém, não sei se ele realmente poderia ganhar. HxH não é um mangá que conta com aqueles clichês do protagonista ficar 50x mais forte tirando poder da raiva.

      Sobre o rei: Bem, acho ele muito perigoso e que deve ser destruído. Não gosto muito dele, não por sua personalidade, mas pelo papel dele. Fiquei bastante contente com a sacada do veneno, pois é para mostrar que a capacidade de organização e pesquisa para fins destrutivos do homem pode vencer essas Chimeras.

  22. Cara desde que voce anunciou no Twitter que estava lendo relendo os capitulos de HxH e perguntou para a galera o que isso viria a significar eu venho roendo as unhas de ansiedade … Resultado um especial EPICO sobre HxH xD

    Bem essa saga esta muito boa mas teve algumas coisas que me deixaram com um certo gosto amargo na boca eu acho que ainda nao aceitei bem a morte do Yupi UHAEAHUE

    Que luta foi aquela? Totalmente insana e tensa a cada contagem de juros eu arrancava meus cabelos foi uma das melhores lutas de todos os mangas que eu ja li totalmente criativa e surpreendente o desfecho dela com o Yupi reconhecendo o valor do inimigo nao poderia ser melhor :”)

    Enfim foi um dos personagens que eu criei um carinho muito grande nao gostei de como o Togashi descartou ele nao e ainda mais depois daquela luta ”/

    E como eu ja havia dito numa imagem que a Dakini havia postado (imagem muito foda por sinal xD) eu nunca gostei da ideia dessas formigas serem tao exageradamente fortes ”/ Acho que meio que foge da linha do que havia vindo sendo plantado em HxH com batalhas mais estrategicas em que por mais que o inimigo fosse forte voce ainda via uma luz no fim do tunel ueheahueauheu mas esse sendo um ponto que eu nao gosto tanto acaba se tornando um saga bem interessante com inimigos tao poderosos

    Ainda nao sei dizer se gostei ou nao dessa transformação do Gon fico pensando como seria esse combate com a Pitou nos moldes “antigos” como foi a luta do Gon e o Genthuru na saga G.I ou Hisoka vs Gon na arena celestial onde o Gon usou muito mais a cabeça do que os poderes para vencer e no fim ainda fomos surpreendidos por um desfecho incrivel Foi exatamente como voce disse eu gostaria de ver ate onde o Gon criança iria contra a Pitou … (:

    Acredito que os unicos capazes de tirar o Gon das trevas sejam ou o Killua ou o Ging seria interessante ver o Killua fazendo isso pelo seu amigo visto que foi o Gon que mudou o mesmo ja o Ging foi um personagem que eu sempre quis/apostei em ver nessa Saga ”/

    Nao sei o que pensar sobre o Meruem eu gosto desse personagem sua personalidade é muito interessante e a sua relação com a garota é envolvente lembro de ter sentido essa “duvida” em DBZ quando o Buu encontrou um garotinho cego e nao o matou ou quando fez amizade com o Sr Satan … Nao sei qual seria o melhor fim para o personagem mais boto fe que o Togashi fara algo incrivel com ele … Penso que se o Rei morrer fara provavelmente com que a Komugi escolha o mesmo destino que ele

    Mas eu queria que esse sentimento que ele nutre por ela fosse o ponto fraco dele nao gostei da maneira de como o arco esta caminhando pro final eu preferia que ele se sacrificasse por ela ou algo assim e nao morresse por um Veneno da bomba

  23. Sobre o capitulo semanal bem eu havia prometido a mim mesmo nao ficar mais empolgado com as voltas de HxH ja que por mais que eu queira pensar positivo que o Togashi finalmente vai ate o final ele sempre me prova o contrario pausando novamente o manga mas como fã dessa obra nao tem como abrir um sorrisao ao ver mais um capitulo lançado (:

    Teve alguns quadros lindos nesse capitulo assim como em todos eu gostaria que o traço de HxH mantivesse um nivel de qualidade voce ve um quadro bom e no outro ve um traço relaxado isso me irrita um pouco na obra ”/ 

    Gostei pacas quando a Palm explicou sobre a guarda real mas nao entendi direito o lance do EN e nao gostei muito do Rei nao ter detectado (mesmo que eu nao tenha entendido xD ) e bem tambem nao gostei de como o arco esta caminhando pro possivel fim ”/

    Nao gostei desse lance de bomba, veneno fiquei com a sensação de que a luta de todos foi em vao era so lançar essa bomba e ja era UAHUEAHUAUHEUHUH

    Preferia ver o Rei se sacrificando pela Komugi para mim isso seria epico ele iria se redimir dos seus pecados com isso

    Esse capitulo teve umas imagens chocantes demais que ate chegaram a me assustar um pouco o Togashi gosta de retratar em suas obras o lado podre da humanidade em YYH foi a mesma coisa com na saga do “Capitulo Negro ” Onde o Sensui ao ver uma seita onde os humanos maltratavam Youkais começa a duvidar se tudo o que ele vinha protegendo era realmente certo se os humanos realmente eram o “bem” e os demonios o “mal”

    1. Eu gostei do lance da bomba. Aliás, sempre ficou claro que o objetivo de todo mundo ali era segurar a guarda real para que o Netero desse cabo do Meruem.
      E não é como se o rei já tivesse caído moribundo, ele ainda vai durar bastante tempo e fazer muita coisa nessa saga.

      A princípio eu achei bem legal aqueles quadros do Togashi da crueldade da humanidade, depois eu pensei: “Puta preguiçoso! Fez bem umas 5 páginas sem fala nenhuma!” rsrsrs

      1. Ah velho eu tambem nao me conformei com a morte do Netero UAHEHAEAHHEHEUHA

        Tp eu gostaria de ter visto ele infligindo mais dano no Rei os golpes dele parece que nem fizeram cocegas no Rei :/

        E so depois de uma luta bem equilibrada em que ele visse que nao tinha mais jeito de vencer o Rei utiliza-se o ultimo recurso da bomba :/

    2. Eu gostei do lance da bomba. Aliás, sempre ficou claro que o objetivo de todo mundo ali era segurar a guarda real para que o Netero desse cabo do Meruem.
      E não é como se o rei já tivesse caído moribundo, ele ainda vai durar bastante tempo e fazer muita coisa nessa saga.

      A princípio eu achei bem legal aqueles quadros do Togashi da crueldade da humanidade, depois eu pensei: “Puta preguiçoso! Fez bem umas 5 páginas sem fala nenhuma!” rsrsrs

  24. Sobre o capitulo semanal bem eu havia prometido a mim mesmo nao ficar mais empolgado com as voltas de HxH ja que por mais que eu queira pensar positivo que o Togashi finalmente vai ate o final ele sempre me prova o contrario pausando novamente o manga mas como fã dessa obra nao tem como abrir um sorrisao ao ver mais um capitulo lançado (:

    Teve alguns quadros lindos nesse capitulo assim como em todos eu gostaria que o traço de HxH mantivesse um nivel de qualidade voce ve um quadro bom e no outro ve um traço relaxado isso me irrita um pouco na obra ”/ 

    Gostei pacas quando a Palm explicou sobre a guarda real mas nao entendi direito o lance do EN e nao gostei muito do Rei nao ter detectado (mesmo que eu nao tenha entendido xD ) e bem tambem nao gostei de como o arco esta caminhando pro possivel fim ”/

    Nao gostei desse lance de bomba, veneno fiquei com a sensação de que a luta de todos foi em vao era so lançar essa bomba e ja era UAHUEAHUAUHEUHUH

    Preferia ver o Rei se sacrificando pela Komugi para mim isso seria epico ele iria se redimir dos seus pecados com isso

    Esse capitulo teve umas imagens chocantes demais que ate chegaram a me assustar um pouco o Togashi gosta de retratar em suas obras o lado podre da humanidade em YYH foi a mesma coisa com na saga do “Capitulo Negro ” Onde o Sensui ao ver uma seita onde os humanos maltratavam Youkais começa a duvidar se tudo o que ele vinha protegendo era realmente certo se os humanos realmente eram o “bem” e os demonios o “mal”

  25. Quanto ao En, se eu não estou enganado (faz muito tempo que li a explicação :P), ele indentifica a forma dos objetos na área, o que explica o porquê do Meruem nãi identificar a Komugi…

    Hunter x Hunter é o mangá que acompanho a mais tempo, comecei a ler a três anos atrás e me apaixonei pela forma genial de narrativa do Togashi, é uma história que tem força por si só, tendo as batalhas (que são ótimas e bem trabalhados por sinal) apenas de apoio, como foi demonstrado na “luta” (se podemos chamar assim, acho que o termo “Extermínio” é mais cabível a situação ) do Gon contra a Pitou, o que todo altor faria era investir algusn capítulos para uma batalha épica, Togashi presa pela narrativa (talvez eu esteja enganado e deva ser só a preguiça mesmo xD), aonde as batalhas devem se encaixar no enredo e não  contrário…

    O combate de Netero vc. Meruem foi incrível, eu sempre gostei do velho e a habilidade dele é a cara do mesmo, combinações de golpes infinitas é bem a cara do Netero, e o Rei é um completo e literal Monstro! A sacada da bomba foi muito bem bolada também, gostei da poesia por trás de tudo, e neste ultimo capítulo, quando se descobre que a Miniature Rose é venenosa, só me veio a cara de troll do Netero hehe

    Bom, agora é esperar que Togashi não entre em férias de novo, acredito que o que a Shueisha deveria fazer é mexer os pauzinhos, Dragon Quest agora só depois que HxH acabar! E que viva o gênio preguiçoso o/

    1. Se eu não me engano é isso mesmo. Pelo que eu me lembre, quando você usa o EN você cria um círculo de NEN e pode sentir qualquer coisa que adentre essa área. Creio que o Meruem identificou Palm, Knuckle e os outros por serem presenças móveis, enquanto Komugi estava parada o tempo todo.

  26. Bom, essa saga da Chimera Ants realmente está surpreendendo as minhas expectativas , sei lá, está boa! Eu fiquei bastante triste com morte do Kaito e acho que o Netero teve um fim , assim, digno. Os golpes deles honraram e poderia ter derrotado o Meruem ali mesmo.  Acho que isso prova que ainda vai ter algo em torno do rei.

    O desenvolvimento do Gon foi impressionante, na hora eu não acreditei nos meus olhos mas foi épico. E acredito que o Gon vai voltar a sua forma simpática. Agora , esperar oque vai acontecer nos próximos capítulos. O fato da bomba ter soltado gás venenoso eu instantaneamente pensei que o Meruem tinha sofrido algo, mas foi o Pufu (rachei quando vi aquela forma dele pequena xD) Mas faz sentido com tudo aquilo que ele fez com o Rei e talz.

    1. Pufu mostrou os sintomas primeiro mas o Rei tah infectado tambem, como a Palm disse, e lembrando agora o Rei tinha sangrando no ultimo capitulo antes do hiatus, ou foi o esforço que ele fez tentando se lembrar contra quem ele jogava olhando pro tabuleiro quebrado, ou era o veneno já fazendo efeito.

      1. Acho que foi o veneno ele tava no ponto zero da explosão fiquei me perguntando sera que alteraram “radiação” por veneno por causa dos eventos que ocorreram no japão?

        1. Talvez tenha ocorrido uma alteração mesmo, mas veneno foi interessante tambem. O Rei tocou neles mas talvez ainda não tenha dado tempo do corpo do Rei espalhar o veneno ainda, mas se o Meleoron e o Knuckle já estiverem infectados eh melhor ter uma cura senão eles tão ferrados, já os outros, talvez consigam proteções ou algo assim caso entrem numa negociação ou luta com o Rei e o Pufu. Pena que nao tem Jump semana que vem 🙁

          1. Pelo que eu entendi sobre o veneno da bomba, só estão infectados mesmo aqueles que estavam onde ela explodiu, ou seja, Meruem, Pufu e Yupi, e também aqueles que aparecerem lá posteriormente, já que a região está infectada ( como no desastre de Chernobyl, mais ou menos ). 

            Acho que precisa mais que apenas o contato para ser infectado, como por exemplo aquela formiga lobo, a qual esqueci  nome ( =p ), que matou Yupi e teve contato direto com o sangue dele. Senão muita, mas muita gente ainda vai morrer nesta saga ( inclusive o Kilua, um dos protagonistas, que enfrentou o Pufu e derrotou uma das suas miniaturas. quando este ja havia voltado do local onde a bomba explodiu ).

          2. Mas a ideia da bomba de acordo com o capitulo 311 é essa mesmo, um corpo infectado liberaria veneno e infectaria outros seres, gerando uma reação em cadeia de vitimas, o que não dá pra saber ainda é se na hora dessas lutas que vc citou o corpo deles já tinham virado o veneno que sai do corpo pra infectar outros, ou quem sabe isso só acontece depois da morte, nesses casos todos até o momento estariam a salvo.

          3. Mas a ideia da bomba de acordo com o capitulo 311 é essa mesmo, um corpo infectado liberaria veneno e infectaria outros seres, gerando uma reação em cadeia de vitimas, o que não dá pra saber ainda é se na hora dessas lutas que vc citou o corpo deles já tinham virado o veneno que sai do corpo pra infectar outros, ou quem sabe isso só acontece depois da morte, nesses casos todos até o momento estariam a salvo.

  27. Tem uma coisa que o pessoal tá confundindo bastante desde outros posts atras, a historia atualmente nao se passa no NGL, só se passou lá no inicio da saga, depois que o Rei nasceu, ele, os Guardas Reais e as Chimeras que sobreviveram aos Hunters fugiram do NGL. O NGL é somente uma parte da Federação Mitene, que inclui outras Republicas como Golto Oriental, que é onde a historia se passa atualmente, apesar de todas essas regiões estarem proximas e formarem uma enorme ilha a historia nao se passa no NGL a muito tempo. E algumas Chimeras conseguiram fugir pra mais longe ainda, como o Distrito do Cometa.
    E um outro detalhe é que o Novu/Knov explica que como depois da morte da rainha a linha de comando foi quebrada essas formigas que sobraram começaram a buscar ser Reis/Rainhas por conta propria, e que mais tarde podem desenvolver a capacidade de se reproduzirem, então qualquer um que sobreviver a essa saga, como a chimera removedora de NEN, pode dar inicio a até mesmo outra saga de Chimera Ants, mas isso acabaria sendo muito massante já que a saga CA é a maior do mangá até agora, um exemplo disso é aquela Chimera que chegou no Distrito do Cometa se auto-denominando Rainha e começou a desenvolver seu reino lá, criando soldados e tals, foi o mesmo que a Rainha original fez no NGL praticamente, se o Ryodan não tivesse acabado com eles talvez aquilo poderia gerar problemas maiores depois.

  28. Achei super interessante sua matéria. Ó só. Vou tentar responder a sua pergunta no fim do texto: 

    Por exemplo, alguém me explica porque o Meruem detecta todo mundo dos mocinhos, mas não consegue detectar a Komugi?

    Bem, Palm conversando com o Ikarugo diz a ele que o Meruem ao ter usado seu En deveria tê-la visto, mas, fato é que o rei perdeu a memória e, por mais que ele ache que falte algo, ele não sabe o que é, caso ele se lembrasse de Komugi no momento em que usou En, ele teria sem dúvida a resgatado naquele mesmo momento, já que Komugi estava sendo carregada por Palm e ela foi detectada.

    A propósito, creio que sim, o rei vai morrer em decorrência do veneno, já que Palm disse que ele morreria em poucas horas, mas não que ele vá ficar parado esperando a morte… Claro que essa história de veneno pode ser mais uma ‘pegadinha do malandro’ do tio Togashi e como você mesmo disse, o rei possuir/adquirir anti-corpos suficientes para neutralizá-lo.

    Enfim… só minha opinião, vai saber né. Continue com o ótimo trabalho e See Yaa!^^

    1. Na verdade, o que a Palm quis dizer foi que o rei não detectou Komugi. Quando se usa o EN não se tem a informação de QUEM está dentro EN e sim O QUE. Como Palm e Ikkarugo eram presenças móveis, o rei detectou eles, mas como a Komugi estava parada, o rei não reconheceu ela como um alvo. Talvez tenha achado que era uma sacola, uma mochila, ou qualquer coisa.

  29. Exato, se baseando na forma deles se movimentando, é muito fácil identificá-los como “Humanos”, já a Komugi poderia ser confundida com uma mochila ou qualquer coisa que ser der pra carregar…

  30. se não me falha  a memoria, “en” é o raio em que alguem pode extender a sua aura , e é possivel sentir tudo que entra no raio da sua aura.
    o rei sentio a kumogi ali sim,mais como ele perdeu a memoria ele não deu importancia para ele,mais os mocinhos não sabem da perda de memoria e só consequiram considerar que o rei não sentio a kumogi ali por causa do cabelo da palm

  31. se não me falha  a memoria, “en” é o raio em que alguem pode extender a sua aura , e é possivel sentir tudo que entra no raio da sua aura.
    o rei sentio a kumogi ali sim,mais como ele perdeu a memoria ele não deu importancia para ele,mais os mocinhos não sabem da perda de memoria e só consequiram considerar que o rei não sentio a kumogi ali por causa do cabelo da palm

  32. se não me falha  a memoria, “en” é o raio em que alguem pode extender a sua aura , e é possivel sentir tudo que entra no raio da sua aura.
    o rei sentio a kumogi ali sim,mais como ele perdeu a memoria ele não deu importancia para ele,mais os mocinhos não sabem da perda de memoria e só consequiram considerar que o rei não sentio a kumogi ali por causa do cabelo da palm

  33. Já ouvia sobre Hunter x Hunter há bastante tempo e também tinha vistos os primeiros capítulos do anime, mas ainda não tinha me decidido quando eu o leria… Porque? Eu considerava uma série boa, mas ficava com a impressão que algo nela ia mudar muito para frente… Quando vi o CDM, pensei, agora preciso ler a série para poder comentar…

    E como pensei a história vai ficando mais intricada com o tempo e o desenvolvimento, e me fez perceber algo, não existe exatamente bem ou mal nela. Tudo dependerá do ponto de vista. Os personagens são ricos e suas facetas vão sendo mostradas sobre diferentes prismas. Nada é aquilo que exatamente aparenta. Você até acaba simpatizando com os considerados “vilões” do momento.

    E isso acontece também com os personagens principais. Quem representa “luz” ou “sombra” na verdade nessa história? Isso parecia muito bem determinado no início, mas  vai se modificando e novas possibilidades vão aparecendo. O amadurecimento dos garotos está sendo feito de forma rápida de uma saga para outra, eles tem que desenvolver habilidades extremas. Demonstrando que o mundo que eles vivem é bem cruel e selvagem…
    Porém, nessa saga das Chimeras estou um pouco pensativa sobre o rumo que se dará a Gon e Killua no final dela. Como cada um crescerá: Killua já mudou; mas ainda está tentando buscar um equilíbrio entre o antigo “eu” e o atual. E principalmente, qual será a mudança em Gon, seja ela física ou psicológica…

    Quanto a questão da crueldade humana, ela é bem tratada desde o início do mangá. A atual saga é bem pesada e demonstra também da questão do desequilíbrio de um ecossistema. Efeito borboleta talvez… Um evento que poderia causar distúrbios de tal magnitude que daria fim na raça humana. A natureza se voltando contra a humanidade, é um tema que vem sendo abordado em alguns filmes.

    Nessa saga, o que me incomodou um pouco foi o nível de poder das Chimeras, a evolução delas foi extremante rápida. Porém, realmente, dá aquela idéia de algo inevitável. A tensão advinda de qual seria a melhor atitude, vai criando uma trama onde qualquer ação pode modificar seus rumos.

  34. Uma coisa que eu acho importante sobre a série é aquele “irmão” do Meruem, não vejo ninguém comentar sobre ele em nenhum fórum e quando Netero morreu e o mangá entrou em hiato eu realmente pensei que quem iria derrotar o Rei seria aquela criança (que se não me engano está sendo criada pela chimera chamada Colt) é isso manolo, muito bom esse post ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.