Conversa de Mangá: One Piece 635 – Tão Grotesco que Poderia Voar

One Piece: Capítulo 635 foi disponibilizado dia 17 de agosto: “Tão Grotesco que Poderia Voar”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 635 de One Piece. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a PieceProject tem a tradução em português. 😉

One Piece 635
Tão Grotesco que Poderia Voar

Existe duas formas de se apreciar uma história, seja ela contada em mangá, quadrinhos, séries, filme ou qualquer outra forma narrativa. Existem aqueles momentos onde você quer que a história se desenvolva, que o enredo cresça e amadureça nos eventos que seguem em sequência. E há aqueles momentos que você apenas se diverte com o momento, seja pela comédia, pelo drama ou pela ação. Talvez haja mais formas de se apreciar uma história, mas estas duas são básicas pra mim. Sempre analiso sobre esse prisma um CdM: “o capítulo desta semana desenvolveu a história ou me divertiu até ficar satisfeito?” Quando nenhum destes dois elementos ocorrem, geralmente eu reclamo. Claro que isso é só uma forma superficial de ver as coisas, ainda levo em conta o desenvolvimento insatisfatório ou a diversão rala, quando estas duas formas de apreciar não agradam ou cumprem com a expectativa em que me encontrava enquanto lia a história da semana. Não é fácil, então, vir aqui toda semana e avaliar os mangás da Shonen Jump desta semana. Qual o objetivo deste parágrafo? Basicamente nenhum, apenas estava pensando nisso antes de começar a escrever o CdM de One Piece, onde com certeza esta semana mais me divertiu pelo momento do capítulo, e não pela história. Posso dizer que o capítulo desta semana me deixou satisfeito.

É até difícil dizer o que me agradou mais. Pior ainda é tentar achar algo que não tenha me agradado. Esta capítulo resume tudo que estava ansioso por ver em One Piece. Eu queria mesmo esse quebra pau genérico, com a torcida no fundo ficando impressionado a cada golpe, com o olhar brilhante do Ruffy ao ver os novos veículos do Franky, do Zoro e Sanji se provocando, dos inimigos diferentes para cara tipo de Mugiwara e até mesmo do Jinbei demonstrando que o Hody não é tanta coisa assim, já que o seu tiro d’agua consegue facilmente parar os tiros do vilão. E ainda sobra espaço para se maravilhar com as novas habilidades da Robin ou com os belos quadros de hipnose do Brooke. Todos os personagens tiveram seu momento esta semana.

Talvez em menor parte o Chooper e a Nami que não lutaram, ainda que tenha curtido a piadinha com o Ruffy, Chooper e o Zoro xingando eles. Esperava que a Nami fosse lutar um pouquinho. O Usopp também combinou com o tanque-canhão, mas ainda quer ver ele solo, com as habilidades que ele ganhou naquela ilha das plantas. Chooper eu quero a evolução do rumble. Será que ele consegue agora se transformar naquela forma gigantesca e não perder o controle? Se for para ser crítico, faltou um pouco mais destes três personagens.

Mas escolher o melhor golpe ou personagem esta semana é difícil. Sanji aprender a caminhar no ar, algo que num primeiro momento achei esquisito, mas lá estava a Robin para me lembrar que a CP9 já tinha essa habilidade lá no passado do mangá. Lembrando disso, já achei o maior barato o Sanji ter aprendido a fazer o mesmo, ainda que tenha sido estranho a forma em que ele desenvolveu o “Sky Walk”, ainda que tenha sido hilário.

Zoro não poderia ser diferente. Mais forte do que nunca. Cortou os escudos de ferro como se fossem papel, e ainda deixou um furação de lâminas correndo no meio dos tritões. E ainda soltou uma frase de efeito, dizendo que iria seguí-los até o inferno. Rá! Boa Zoro! Não esperaria menos dele. Apesar de que ainda estou curioso para ver se ele ainda tem a ambição de derrotar o Mihawk, depois de passar dois anos treinando com ele. Como ficou a relação dos dois? Seria muito estranho Zoro usar uns golpes poderosos assim que lembrasse o Mihawk?

Enquanto isso Franky não lutou à pé, mas sempre vi o Sunny como uma extensão do estilo de luta do Franky. Gostei demais dos novos veículos, mais do tanque-dinossauro do que da motoca-rinoceronte, mas mesmo assim ótimas novidades para o arsenal maluco do navio-leão. O Oda gosta tanto de desenhar animais que imagino que ele tenha se divertido horrores criando estes veículos. Claro que não veremos a tripulação usando estes veículos sempre, já que para isso o Sunny precisa estar por perto, e não podem ser usados em batalhas no meio do mar. E o Pappug ainda me arrancou uma risada ao lembrar que o Franky deveria ser um construtor de navios, mas isso era o que ele já fazia quando criança em Water 7. Lembram dos navios de guerra dele? Ah e por mais que a moto-rino tenha ficado legal, ainda acho que a motoca-lagosta do filme Strong World tem um design mais maneiro.

Também quero falar algumas palavrinhas sobre o poder da Robin, que finalmente pode fazer crescer membros enormes aonde ela quiser. Isso é algo que eu sempre recordo do Crocodile na saga Arabasta dizendo ao Ruffy, que verdadeiros usuários de Akuma no Mi sempre estão tentando elevar seus poderes ao máximo. Eu sempre achei estranho que a Robin só fizesse brotar mãos e que tivesse essa limitação de não serem tantas assim. Apesar de que no 4º Filme de One Piece (aquele da corrida), ainda que seja um filler, os produtores colocaram a Robin criando milhares de mãos que conseguiram puxar o Merry pra dentro da rota desejada. Isso era algo que sempre tive vontade de ver com maior frequência no original. Ficou o máximo as pernas imensas pisoteando os tritões.

Enfim, é isso. Uma episódio pra lá de divertido, cheio de comédia, novas habilidades e muita tiração de sarro, algo que é marca da série. Tudo ainda termina com o Kraken, demonstrando a sua amizade com o Ruffy e ajudando a fazer mais confusão ainda na praça da ilha. Não de drama, tensão ou correr pra história seguir viagem. Esta semana foi só diversão, daquela que acredito que os fãs tanto queriam. o/

E eu ainda me pergunto como o Oda consegue colocar tanto em tão poucas páginas semanais…

Obs: Wapol na capa da semana! E numa situação meio bizarra. Fiquei com a impressão de que o Oda ainda vai usar o Wapol para alguma coisa no futuro. “Organização reconhecida pelos Nobres”? Eu sei que o Wapol tem uma histórinha de capa, narrando o desfecho após o arco de Drum, mas eu li ela faz muito tempo, achei que ele tinha criado uma fábrica e tal. Preciso ler de novo. Nem o cachorro quadrado e a mulher me recordo se já haviam ou não aparecido. Gostei da ideia de trazer o Wapol para perto da nobreza, seria interessante ver o resultado disso.

modelo-squareCurtiu esse texto? Gostou do site?

Então dê aquela força seguindo e curtindo a nossa página no Facebook! — Quer mais interação? Temos um grupo (ainda pequeno) para leitores por lá, o Clube Secreto. Fica aí o convite! Quer ver o site crescer? Talvez você possa contribuir com isso se tornando um apoiador do site lá no Apoie.se.

More from Thiago Machuca

Documentário sobre Gears of War 2 com novas cenas de gameplay!

Sr. Schumann pediu para colocar o vídeo por aqui já que no...
Read More