Weekly Shonen Jump ToC: Edição #37! [2011]

  • Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #37

Bleach 460  (1° CP, Capa)
One Piece 635
Naruto 551
Toriko 153
Bakuman 144
ST&RS 7 (CP)
Sket Dance 197
Kagami no Kuni no Harisugawa 6
Hungry Joker (CP, Oneshot, Golden Future Cup)
Kochi Kame 1714
Gintama 365 (CP)
Medaka Box 110
Hunter x Hunter 312
Inumaru Dashi 146
Nurarihyon no Mago 166
Beelzebub 120
Kuroko no Basket 129
Magico 23
Enigma 45
Reborn 346
Hanasaka Ikkyuu 14

Muito tempo sem fazer uma ToC. Estou até meio enferrujado, tanto que a da outra semana ficou meio ruim e nem postei, já tinha batido quarta e a nova ToC já tinha dado o ar da graça. Bem, sem blablabla e vamos para essa edição.

A primeira coisa a se comentar é a arrancada de NuraMago aparecendo fora do bottom com certa folga, depois de muito tempo quase sendo limada, e sendo constantemente salva por suas vendas de volumes, e dando sorte de usar outras séries como escudo. Bem, talvez seja o anime surtindo um pouco de efeito, mas também acho necessário considerar mérito do próprio mangá, esse novo arco parece estar sendo bem arquitetado, e esperado. Lembrando que o anime estreiou há… 8 semanas atrás! Estando com 8 episódios atualmente creio eu. Parece que Nura ainda deve trilhar um caminho longo na revista, já que ainda vende mais que muito mangá da Jump atualmente.

 Medaka continua mostrando nas votações porque esse arco atual pode ser considerado o melhor arco da série até agora. Ele simplesmente agrega as duas fases do mangá, o início, comédia com toques ecchi (que meio ia de encontro com Sket Dance, e por isso provavelmente mudou para outro estilo) e batalha com poderes bem esquisitos, ainda interessantes, mantendo-se raros os toques de comédia e ecchi que não se limitavam a um quadro. Nishio Ishin vem apresentando bem novos personagens, e os testes são sempre inventivos, o que impede do mangá cair na mesmice. Ainda existem uma lutas no meio da coisa toda, pra aqueles que gostasm. E com isso parece que os autores estão conseguindo agradar a gregos e troianos.

ST&RS ganha mais uma CP esta edição, o que leva a crer que a série está sendo bem recebida. É intrigante uma série tão não-mainstream estar se dando bem na Jump. Mas se é isto mesmo que está acontecendo, seria até quando? Se as coisas apertarem de vez pro mangá, ainda tem a deixa dos protagonistas encontrarem uns aliens para lutar e tal. Particularmente o mangá vem me surpreendendo da forma criativa com que vem sendo conduzido, em termos das tarefas e provas que os protagonistas tem de fazer. Temo, porém que quando tais testes acabem, uma vida normal na escola do espaço não tenha a mesma força que esse início.

Harisugawa deve se dar bem também na minha opinião. Não é muito difícil presumir que os votates fãs de comédia romântica deve correr todos para os braços da série. Isso também pode explicar a queda de votos de Magico, que mais no início intercalava mais frequentemente cenas de amor com suas batalhas, e provavelmente levava os votos deste público. Aliado ao fato que Magico está caindo meio que na mesmice, e que o arco dos irmãos não foi bem recebido aparentemente, já o mangá só cai, pode ser a fórmula que deu à série está terrível posição. Eu continuo gostando do mangá, pelo mesmo motivo do início: é um shonen puro. Temos passados trites, piadas bobas, golpes gigantescos e apelões, vilões malvados, e bonzinhos, e um anti-heroi que é heroi. Magico é simples de acompanhar, e prazeroso de se ler como um passatempo, nunca esperei nada de mirabolante dele. Apesar disto tudo me surpreendeu a história do 4° irmão, o mangá consegue certas vezes ser bem dark, contrastando com toda fofura que é a coisa toda.

Sobre Bakuman fico nos comentários sobre o capítulo 144 que foi muito bacana. Saber o sistema do Nanamine foi muito instigante, e o passado dele lendo Money and Intelligence, e utilizando aquilo na vida real, muito bom. A fala do quadro final também foi genial, afinal quem falou aquilo foram os próprios protagonistas né. E agora um pensamento meu: com aquela estrutura toda, o Nanamine podia montar uma revista pra competir com SJ, não? Seria interessante ver uma disputa em vendas, audiências com outras revistas. Como o objetivo dele é bem claro quanto a Ashirogi Muto, então essa possibilidade é bem distante.

O Moranguinho retornou em Bleach, mas acima de tudo Rukia e (forçadamente) o pessoal da Soul Society. Arco jogado no lixo, muitos dizem, mas eu creio que Kubo, apesar do desespero quanto às más posições, ainda deve estender esta batalha, e até a sobrevida desse pessoal Fullbringer. O Ichigo ainda deve ser revelado a chave de algo grande para o mangá, haja em vista esse povo todo lutando para ele recuperar os poderes e tudo mais, e o objetivo final de Ginjou, Tsuki e cia deve ser atingir a Soul Society anteriormente deixando Ichigo indefeso. Muita especulação, eu sei, mas por mais que Kubo seja claramente desplanejado, não acho que ele dá ponta sem nó, e talvez esse mini-filler deva ser o início de algo maior. Ou não né, talvez seja só uma marração desesperada do arco devido a queda meteorica.

Toriko tá um pouco enrolação, mas isto vem no intuito de mostrar o treinamento de Sunny (ou Sani, traduções variam), e para mostrar porque Toriko não treina quase nada nada e aprende técnicas sozinho. Bem pelo menos o autor inventou uma desculpa para isso, me lembro na saga de Water 7 de OP, o bando do chapéu de palha tirando habilidades do nada (eu pelo menos não lembro de nada que não os levassem a usá-las antes, ou terem aprendido previamente de forma plausível). Mas semana que vem dentro da bendita cachoeira as coisas devem melhorar.

Antes que perguntem HxH foi desconsiderado pois ele nunca vai ser cancelado né? Não pela Shueisha, só se for pelo Togashi.

Beelzebub foi praticamente uma prepação de terreno para o pau comer no próximo capítulo. O dragão do general foi demais, me lembrou um dragão de um Final Fantasy de DS. Oga como sempre afobado, já parte pra cima do fortão para provavelmente apanhar semana que vem, porque esse parece ser o vilão desta saga inicial que tem a Bahamut como um dos temas principais. Os alunos zumbificados também me causou certa surpresa, mas como eles já apanhavam antes de graça, nada mudou.

Ikkyu parece estar com os dias contados, pois já ocupa a última posição faz um tempo considerável. Mas lembrando de Sket que se encontrava na mesma situação e subtamente começou a subir e se firmou, nada é certo ainda. Particularmente perdi a vontade de ler a história, simplesmente não me dá animo, de ler e pode acabar entrando a mesma formulinha de resgatar os tais selos. A personagem nova deu uma mexida no ritmo da história, mas mesmo assim não senti vontade de voltar a acompanhar.

Reborn continua na montanha russa habitual, para efeito de comparação estava na meica na edição passada. Enigma para mim é o mais injustiçado, mas pode ser que, como li em uma hipótese, os japas só estavam cansados do e-test, já que os capítulos rankeados estavam na batalha final do protagonista contra o Kijima. Espero que com a parição do Enigma as coisas melhorem, e continuem numa crescente no segundo grande arco da história, que muitos falaram que não iria acontecer, que poderiam achar que era só o e-test e acabou, entretanto a lenda da caveira de mandíbula virada tem muito mais a oferecer. LEndo os spoilers do capítulo da semana, vi que mais uns personagens devem aparecer, e bem bizarros por sinal. Estou muito animado para o que vem por aí para série, que cada vez mais intriga, e se mostra bem arquitetada.

Próxima: Edição #38

  • Toriko (1° CP)
  • Katekyo Hitman Reborn!, Beelzebub, Wolf × Red (CP)

Toriko ganhando a 1° CP, confirmando que a entrada na caverna deve ser na próxima edição mesmo. KHR! ganha uma também, como acontece sazionalmente. Beelzebub teve ter pancadaria forte nesse capítulo da CP, com o líder da Bahamut. Wolf x Red pra mim é o que mais cha,ou atenção dos oneshots da Golden Future Cup, e também é o último. O resultado deve sair daqui a umas semanas semanas com o campeão. Lembrando que o campeão normalmente é serializado com algumas midificações um tempo depois, Ikkyuu é um exemplo disto.

Deixo com vocês o link do primeiro oneshot da GFC, -SINS-, traduzido em inglês pela CWL em parceria com o Muda. ANão li ainda, mas ouvi dizer que é o mais fraco dentre os seis competidores. Enfim, até a próxima semana!

 

Isso também pode lhe interessar

29 Comentários

  1. Saudades da ToC! Mas sem muito a comentar. Fico MUITO feliz por Medaka, mas meio triste por Enigma. O mangá tá excelente, e com essa posição. Bom, Medaka já teve aí também, nunca se sabe, né.

    Magico eu achei muuuuito sem sal o arco dos irmãos, apesar de também ter me surpreendido bastante com a história do pequeno, como tu disse. Vamos ver se volta ao clima de antes.

    Esse ST&RS tenho vontade de ler, acho o traço lindíssimo, mas ainda tô me segurando. Muita coisa atrasada nos animês e mangás que tenho que voltar a ler (Toriko), então quando menos coisa, melhor.

  2. Saudades da ToC! Mas sem muito a comentar. Fico MUITO feliz por Medaka, mas meio triste por Enigma. O mangá tá excelente, e com essa posição. Bom, Medaka já teve aí também, nunca se sabe, né.

    Magico eu achei muuuuito sem sal o arco dos irmãos, apesar de também ter me surpreendido bastante com a história do pequeno, como tu disse. Vamos ver se volta ao clima de antes.

    Esse ST&RS tenho vontade de ler, acho o traço lindíssimo, mas ainda tô me segurando. Muita coisa atrasada nos animês e mangás que tenho que voltar a ler (Toriko), então quando menos coisa, melhor.

  3. QUERO UMA LISTA DOS NOMES QUE NAO VOTARAM EM KHR! E FIZERAM ELE FICAR NESSA POSIÇÃO! No mais, aeeeeeeeeee, ToC’s de volta! Posso respirar aliviado agora que o blog tá 100%! hehe XD CP de Reborn vai ser a melhor!

  4. QUERO UMA LISTA DOS NOMES QUE NAO VOTARAM EM KHR! E FIZERAM ELE FICAR NESSA POSIÇÃO! No mais, aeeeeeeeeee, ToC’s de volta! Posso respirar aliviado agora que o blog tá 100%! hehe XD CP de Reborn vai ser a melhor!

  5. Bem não tenho muita a falar mais, CARABA 3 TÍTULOS QUE ACOMPANHO NAS ULTIMAS POSIÇÕES E DUAS LOGO ACIMA, KHR já é rotineiro mais magico e enigma estão me dando sustos, ver ainda Nurarihyon no Mago e Beelzebub logo acima meche com o psicológico ainda bem que Bleach recebeu a capa porquê ate chegar os bons capítulos à serem ranqueados vai demorar um pouco, no mais das séries que acompanho está normal One Piece no topo, Naruto em seu devido lugar, Toriko me desapontando um pouco e Bakuman em boa fase.

    Nota: estou louco para comprar Sket Dance espero que chegue logo no ocidente

  6. Bem não tenho muita a falar mais, CARABA 3 TÍTULOS QUE ACOMPANHO NAS ULTIMAS POSIÇÕES E DUAS LOGO ACIMA, KHR já é rotineiro mais magico e enigma estão me dando sustos, ver ainda Nurarihyon no Mago e Beelzebub logo acima meche com o psicológico ainda bem que Bleach recebeu a capa porquê ate chegar os bons capítulos à serem ranqueados vai demorar um pouco, no mais das séries que acompanho está normal One Piece no topo, Naruto em seu devido lugar, Toriko me desapontando um pouco e Bakuman em boa fase.

    Nota: estou louco para comprar Sket Dance espero que chegue logo no ocidente

  7. “HxH foi desconsiderado pois ele nunca vai ser cancelado né?” – É isso aí, HxH pra sempre! hauahuahu porem nada a comentar sobre o capitulo 312 *enrolação do caramba* pelo menos o anime recebeu novas imagens – http://hxhbrasil.com.br/hxh-brasil/lista-de-artigos/107-news-e-novas-imagens.html *Leorio perna de sabiá xD*

    – É melhor ver bleach (pulando os fillers) ou ler bleach? Deu vontade de conhecer essa serie xD mas só depois de fechar YYH claro *kraca tow no final do torneio, tenso, Toguro rapá!*

      1. O chat do Portallos e seus companheiros Rackor D: criado por causa dessa gente que fica floodando XD
        Foi criado pra todos os leitores se juntarem e jogarem bastante conversa fora lá!! :DD

        E quem quiser se juntar, se manifeste! o/

          1. adiciona eu aque ahauaheuahaheu dhieferson25@hotmail.com o pessoal vai ter que se juntar numa janela mesmo ahuehaeuhaeuaehaeu o maldito que arruma isso quase não estra no msn, tem que arrumar essa bagaça! XD

      2. O chat do Portallos e seus companheiros Rackor D: criado por causa dessa gente que fica floodando XD
        Foi criado pra todos os leitores se juntarem e jogarem bastante conversa fora lá!! :DD

        E quem quiser se juntar, se manifeste! o/

  8. AEH! ToC voltou! É muito bom saber como anda a situações do mangá lá no Japão e o Rackor escreve muito bem, então esse post já se tornou rotineiro, assim como os CdM. =D

    A primeira coisa que vi e gostei muito de ver foi que Toriko está mantendo sua posição. Os últimos capítulos, como falado acima, foram meio enrolados, mas também foi necessário para mostrar a evolução do Sunny e do Toriko, que por sinal deve ser o maior upgrade dele até agora no mangá. xO
     
    Bakuman estou dando um tempo, não tô muito interessado, não. Vou esperar acumular um capítulos e ler tudo de uma vez pra ver se me interesso. Me incomoda ver que nos ultimos tempos a Shueisha da história virou estilo Konoha de Naruto, agora todo mundo quer armar pra cima da revista e Mashiro e cia são os heroizinhos…Mas vamos indo.

    NuraMago subiu! Finalmente!! Esse novo arco está muito bom( já o anime mediano, porém) e espero que o mangá se mantenha agora. Beelzebub foi foda, apenas preparação , mas ainda assim foi excelente. O dragão e o novo Boss são muito estilosos. Sem duvida o Oga vai levar uns cascudos semana que vem, afinal, ele ainda está beeem fraco e sequer consegue manter a consciência naquele “modo”.¬¬ VAI TREINAR!!!

    HxH foi pura enrolação essa semana. Esse sim deve ser um mangá difícil de acompanhar semanalmente, já que o ritmo do Togashi se assemelha ao do Tite. A qualidade do mangá não, mas o ritmo sim. =[

    Por fim, Magico tá legal. Concordo que ele não é um mangá excepcional, mas até que é divertido ler e ainda tem tempo para crescer. Kagami também é divertido, não sei se vai sobreviver na SJ (ainda mais depois de ouvir sobre os projetos passados do autor na mesma) mas que é bom, isso é.

  9. Legal ver que as TOCs de volta ao site! o/ 
    Estava de saco cheio de saber das posições na comunidade do orkut das TOCs (cujo comentário mais comum é “cancelem Bleach e levem KHR junto” ¬¬), prefiro muito mais vê-las aqui, com análises  e tudo mais. XD 
    Para falar a verdade, eu não estou gostando de Bakuman atualmente. O Nana foi um personagem que não me convenceu da primeira vez e que não está me convencendo agora. Gostei muito mais do “todos contra Eiji” e do arco do imitador.

    Acho que o retorno da SS em Bleach aconteceu por pressão da revista mesmo, lembro de uma entrevista que o Kubo dera um tempo atrás falando que ia ter que apressar as coisas e que a “inocência havia acabado”… foi uma entrevista tensa, mais do que o famoso tweet de que ele dava mais espaço para personagens odiados porque ele era “twisted”. XD

    Bleach deve subir no capítulo do retorno da Rukia, mas depois as pessoas vão lembrar da saga desnecessária que acompanharam. Achei desnecessária mesmo, já havia a explicação do Aizen sobre os humanos com poderes, não havia razões para inventar os fullbringers, tampouco para timeskip… melhor parar de reclamar de Bleach antes que me empolgue.

    Eu ri do comentário de HH. XD

  10. Legal ver que as TOCs de volta ao site! o/ 
    Estava de saco cheio de saber das posições na comunidade do orkut das TOCs (cujo comentário mais comum é “cancelem Bleach e levem KHR junto” ¬¬), prefiro muito mais vê-las aqui, com análises  e tudo mais. XD 
    Para falar a verdade, eu não estou gostando de Bakuman atualmente. O Nana foi um personagem que não me convenceu da primeira vez e que não está me convencendo agora. Gostei muito mais do “todos contra Eiji” e do arco do imitador.

    Acho que o retorno da SS em Bleach aconteceu por pressão da revista mesmo, lembro de uma entrevista que o Kubo dera um tempo atrás falando que ia ter que apressar as coisas e que a “inocência havia acabado”… foi uma entrevista tensa, mais do que o famoso tweet de que ele dava mais espaço para personagens odiados porque ele era “twisted”. XD

    Bleach deve subir no capítulo do retorno da Rukia, mas depois as pessoas vão lembrar da saga desnecessária que acompanharam. Achei desnecessária mesmo, já havia a explicação do Aizen sobre os humanos com poderes, não havia razões para inventar os fullbringers, tampouco para timeskip… melhor parar de reclamar de Bleach antes que me empolgue.

    Eu ri do comentário de HH. XD

  11. Você e a Dakini parecem tá gostando mesmo de Medaka hein.
    Tinha decidido que ia largar depois de ler o capítulo 100, mas dei uma olhada no último capítulo e gostei da luta, vou dar mais uma chance mas a série não tá me agradando muito mais.

    Ando sem vontade de alcançar Magico.. agora Harisugawa tá muito bom!
    Tenho que procurar esse Stars.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.