Planeta dos Macacos: A Origem – Eu fui! [Cinema]

Planeta dos Macacos: A Origem é um reboot da franquia nos cinemas dirigido por Rupert Wyatt e distribuído por 20th Century Fox.

E de tudo que foi feito, fiquei extremamente desapontado, cena à cena, mas sempre com alguma esperança de que algo aconteceria para melhorar a produção cinematográfica. E melhorou?

Entre 1968 e 1973, os cinco filmes do Planeta dos Macacos conquistaram os críticos, receberam elogios, prêmios e apreciações de grande destaque e também foram considerados clássicos.

Um reboot é bem merecido tendo em conta a própria tecnologia atual que permite macacos inteligentes infinitamente mais reais. Então, continuo me perguntando após dias desde que saí daquela sala do cinema: o que deu errado? Continue lendo que vamos analisar e tentar descobrir.

Antes de mais, Rise of the Planet of the Apes havia transmitido uma firme confiança de que o filme seria relativamente incrível e quem já teve a oportunidade de assistir o trailer, sabe do que estou escrevendo. Porém, foram 105 minutos bem instáveis, desperdiçados muitas vezes e com falta de incentivo.

O filme de 2011 aborda a história de uma ângulo diferente. É baseado de fato no livro La Planète des singes de 1963 do escritor francês Pierre Boulle – convém fazer essa introdução teórica – embora seja fortemente alternativo. O reboot começa parecendo uma produção muito simples, típico filme de fim de tarde, meio enjoado, mantém o ambiente e só mais tarde apresenta cenas suficientemente interessantes e dignas.

Não sei qual era a intenção de Rupert Wyatt durante a produção. Se o plano era apresentar uma história com cenas fortes e impressionantes, algum fator desviou o resultado do objetivo. Verdade seja dita, o melhor motivo pelo qual posso sugerir o filme se prende quase exclusivamente aos efeitos especiais de construção e expressão facial dos macacos – nisso acertaram em cheio!

Assim que acabou o filme, decidi não fazer uma análise muito extensa, afinal pouco resta a dizer. Esteve entre o mediano e o fraco, teve os seus bons momentos. A introdução do Alzheimer reduziu a distância entre a geração original da história e a nossa – deve ter sido a ponte que permitiu o filme ser um pouco mais contemporâneo. Mas por outro lado, a cura do Alzheimer não era tão necessária, nem tão relevante.

Na versão original de anos atrás, astronautas aterram num planeta após viajar à velocidade muito próxima da velocidade da luz. E encontram um planeta dominado por chimpanzés que mais tarde descobrem ser as ruínas da civilização humana. Na obra escrita, a história é ainda melhor. O fim explica o início e entre esses extremos há uma ficção bastante inteligente. Porém, não vou perder tempo explicando a obra, ela tem fortes semelhanças com o filme de 1968.

O que falhou no reboot de 2011? Estabeleceram uma atmosfera muito artificial e fria, o calor humano e as emoções não pareceram tão reais quanto era pretendido. Não consegui identificar se o problema foi do elenco ou da direção, então inferi que a culpa foi um pouco de cada parte. As sequências seguiram uma organização acelerada e cortada. Enquanto César crescia, algumas cenas eram agradáveis de assistir, principalmente aquelas em que César se expressava e demonstrava inteligência. Aliás, há uma boa dose de expressões faciais inesquecíveis – volto a destacar.

O apego emocional que aparenta ter sido uma importante ideia, se tornou uma realidade incapaz de atingir o público pelo que a reação foi simplesmente moderada. Sim, estou escrevendo sobre a penalização de César. A partir desse momento de virada, as cenas começam a oferecer mais qualidade e a resposta da audiência sofre alguma alteração – sem dúvida, melhoria. Harry Potter sendo recente, Tom Felton pareceu meio fora de contexto no filme. Era outro personagem mas agia com muita semelhança ao Draco Malfoy – e dessa vez morreu ao invés de ganhar um abraço e fugir.

Esquecendo que os personagens são primatas, podemos dizer que o filme recria um ambiente de prisão e de injustiça social da condição “humana”. Isso, claro, não desprezando o trabalho (árduo?) que tiveram para identificar os primatas como seres humanos, uma metáfora de ficção científica. Em seguida, a fuga de César, a crescente liderança e agressividade dele, a inteligência aplicada pelo composto e a formação do grupo de revolta; tudo deixou a história fluir mas sem genialidade. E essa falta de genialidade é um dos fatores principais que distanciaram esse reboot do original.

A melhor parte de todas demorou para acontecer, opinião pessoal. Nada superou a tomada do poder dos primatas através da destruição e do domínio estratégico. Entretanto, a fórmula escolhida para justificar a tomada do poder foi relativamente cliché. Certamente, muitos devem ter identificado a evocação da superação de obstáculos como um tema central. Após tortura, o primata inteligente se revela um líder, cresce sozinho. Se torna mais forte.

Entretanto,  a história de superação é só isso, uma história de superação. E por fim, o reencontro de César e Will produziu um efeito inesperado no desfecho – a fala de César funcionou bem, foi marcante. Infelizmente, isso não compensou pelas outras falhas do filme.

Concordo em dizer que Rise of the Planet of the Apes não divulgou muita esperança para uma nova série de filmes/sequências. Se discordam, argumentem nos comentários.

Claro, eles podem refazer a história original no último filme, deixando esse primeiro um pouco esquecido e o transformando numa analepse que venha a nos deixar familiarizados com o início do extermínio da civilização humana e o domínio dos primatas (embora não tenham justificado o fim da civilização humana com aquela pequena revolta de primatas porque os primatas acabam por se refugiarem naquele parque natural, longe de mais conflitos, se acalmam lá). Veremos no futuro.

Apesar de não ter gostado do reboot, tenho lido e ouvido muitos a elogiarem a produção. Acredito que seja uma questão de opinião. E se não tivesse reunido alguma expectativa, o filme teria sido um pouco melhor. Ainda assim, o maior defeito foi terem desperdiçados o potêncial logo no início do reboot.

Ficha Técnica

Título Original: Rise of the Planet of the Apes
Realizador/Diretor:
Rupert Wyatt

Produtor:
Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
Baseado em:
La Planète des Singes de Pierre B.
Gênero:
Ficção Científica
Elenco:
James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton, Andy Serkis

Estreia nacional:
26/08/2011
Duração:
105 minutos

 

[Atualização] Quando fui ao cinema, tinha a perfeita noção de qual era a proposta do filme. Seria um recomeço, a mesma história contada mais uma vez. E eu acho genial a história mas fiquei inteiramente insatisfeito com a produção. Não gostei da atuação dos atores, os efeitos especiais deixaram transparecer um pouco de artificialidade e não senti nenhuma ansiedade ou empolgação (fascínio incluído). E uma opinião é uma opinião.

Isso também pode lhe interessar

32 Comentários

  1. Concordo que o elenco humano deixou a desejar, exceto talvez por John Lithgow, que foi muito feliz em seus propósitos. Agora discordo que o inicio do filme tenha sido desperdiçado ou ainda pouco genial. É preciso notar que própria condição de um remake limita muito a originalidade e criatividade dos autores. Ainda que os cinco filmes do passado sejam ótimos, o unico que se pode dizer é “genial” seria o primeiro, por ser a primeira vez que vemos a ideia posta em prática.
    De qualquer forma, sua opinião está muito precisa e seus argumentos bem elaborados.

  2. Concordo que o elenco humano deixou a desejar, exceto talvez por John Lithgow, que foi muito feliz em seus propósitos. Agora discordo que o inicio do filme tenha sido desperdiçado ou ainda pouco genial. É preciso notar que própria condição de um remake limita muito a originalidade e criatividade dos autores. Ainda que os cinco filmes do passado sejam ótimos, o unico que se pode dizer é “genial” seria o primeiro, por ser a primeira vez que vemos a ideia posta em prática.
    De qualquer forma, sua opinião está muito precisa e seus argumentos bem elaborados.

  3. Ainda preciso ver para poder opinar apropriadamente, mas essa é uma nova trilogia, e parece que só no terceiro filme veremos o cenário ficar como o do filme de 1968, com a sociedade da macacada já bem estabelecida em todos os seus aspectos. O segundo filme deve focar justamente na organização, e todos os desafios para a estabelecerem.

    Aproveitando, quero o remake da “versão nacional”: http://www.youtube.com/watch?v=oB22y1IrD0M

  4. Ainda preciso ver para poder opinar apropriadamente, mas essa é uma nova trilogia, e parece que só no terceiro filme veremos o cenário ficar como o do filme de 1968, com a sociedade da macacada já bem estabelecida em todos os seus aspectos. O segundo filme deve focar justamente na organização, e todos os desafios para a estabelecerem.

    Aproveitando, quero o remake da “versão nacional”: http://www.youtube.com/watch?v=oB22y1IrD0M

  5. Não vi ainda e não posso opinar sobre ele, mas realmente nem todo filme que recebe boas criticas são bons. Planeta dos macacos mesmo os antigos são assim tambem, o primeiro é muito bom, mas os outros que eu vi foram um lixo.

  6. Não vi ainda e não posso opinar sobre ele, mas realmente nem todo filme que recebe boas criticas são bons. Planeta dos macacos mesmo os antigos são assim tambem, o primeiro é muito bom, mas os outros que eu vi foram um lixo.

  7. Esse filme teve como inspiração o quarto filme da série original de cinema ,A Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes – 1972 )e não do primeiro filme de 1968 ,nesse filme Cesar que é filho de Cornelius e Zira assassinados no filme anterior é criado em um circo por Armando (Ricardo Montalban),Uma praga exterminou os cães e os gatos da face da Terra, o que fez com que os macacos se tornassem animais de estimação. Eles são tratados como escravos, o que revolta Caesar (Roddy McDowell), o filho de Cornelius e Zira, que perdeu os pais ainda cedo e foi criado pelo dono de um circo. Ele passa a liderar uma rebelião dos macacos contra os humanos.Armando apresenta a César, filho do Dr. Cornelius e da Dra. Zira, a terrível verdade: os macacos são escravos usados para serviços minoritários, como fazer as compras, servir mesas ou fazer faxina, e não têm respeito nem direitos assegurados. Irritado ao ver um macaco sendo tratado de forma violenta por policiais, César não se contém e brada de indignação. Armando, com a intenção de proteger César, se entrega como responsável pelo ato, e é levado para ser interrogado. Enquanto isso, César é integrado ao sistema e vendido a MacDonald como um macaco comum. Então ele vê como os macacos são maltratados e incentiva-os a se rebelarem contra os humanos.

    Não vejo como um reboot ou um remake mas uma nova versão ,um novo início para uma nova série .

  8. Nem sabia que era uma série!!
    Vou ler sobre mas quanto ao filme já to desanimado de pagar pra ver, quem sabe.
    E que nome fraco ficou aqui, A Origem. Pff.

  9. Pelo que entendi na cena final do filme, onde vemos aquele piloto de avião que foi infectado pelo vírus (o mesmo que matou o cientista amigo do will) serviu para mostrar que o vírus iria se espalhar entre os humanos e assim a maioria morreria, e os macacos teriam chance de se sobrepor.

    1. Ainda não assisti o filme, mas essa é uma ideia interessante, iria ser bem WTF se eles conseguissem dominar mesmo com a nossa tecnologia e 6 bilhões de humanos.

      Arapha,

      todo mundo diz que depois do primeiro com Charlton Heston os outros foram uma porcaria, assisti o terceiro e ele é tão tosco que eu prefiro muito mais o de 2001.Sobre o de 2011 acho que você tá muito exigente, teve site que chegou a dar nota 9.=(

      1. Boss, opinião é opinião.
        Muitos filmes recebem ótimas e péssimas críticas. Esse filme para mim foi horrível. E toda a campanha tinha me deixado com esperança e alguma ansiedade. E no fim quase nada destaca o filme.

        Não encontrei razões para o recomendar. Enquanto escrevia me esforcei para encontrar traços positivos para relatar e não me veio nada verdadeiramente relevante.

        Mas acho que deve assistir e ver o que acha. Talvez até goste.

  10. Ai pessoal eu sei que não tem nada haver com a materia ,mas queria apoiassem a campanha tokusatsu devolta ao brasil

  11. Só eu que nao gostei da opçao de fazer os macacos 100 % em CG? só vi o trailer, mas é visivel que os macacos sao compuadorizados. Nesse quesito avatar deu um banho, pois mesmo no cinema fiquei em dúvida se o que aparecia eram atores maquiados ou CG. Os olhos do macaco, principalmente, sao visivelmente artificiais. Se só o trailer já nao conseguiu em convencer imagino o filme…

    1. Assiste o filme e depois vem aqui cara que é melhor…Não cometa o erro de ficar julgando um filme por um trailer. Divulgação é divulgação. Se fôssemos julgar x-men first class por sua divulgação…

      1. Estou julgando os efeitos especiais, que ficaram artificiais. Tenho certeza que os efeitos do trailer sao os mesmos do filme. Além disso, essa minha impressao vai ao encontro do que o colega postou com relaçao a falta de ligaçao do espectador com o macaco. Nao vejo problema em expressar minha opiniao sobre o  trailer e a partir do que li aqui, procurar levar alguns erros do trailer para o filme.

      2. Estou julgando os efeitos especiais, que ficaram artificiais. Tenho certeza que os efeitos do trailer sao os mesmos do filme. Além disso, essa minha impressao vai ao encontro do que o colega postou com relaçao a falta de ligaçao do espectador com o macaco. Nao vejo problema em expressar minha opiniao sobre o  trailer e a partir do que li aqui, procurar levar alguns erros do trailer para o filme.

  12. Péssima resenha(se for resenha) agora se for opinião nada contra. O filme é muito bom no que se  propõe que é apresentar um contexto válido e verossímil para que um bando de macacos se sobreponham sobre a humanidade. Não entendo esse insistência em comparar com o primeiro filme. A idéia foi muito bem trabalhada elenco humano a parte os grandes astros do filme são os macacos e nisso o filme cumpre a tarefa que é fazer sentir empatia por eles. Fora os efeitos especiais maravilhosos. Eu recomendo MUITO! Assistam, não vão se arrepende.r

    1. Aquilo que escrevi é apenas a minha opinião sobre o filme. Eu fui lá, assisti e definitivamente não gostei. Não sou extremamente exigente com os filmes, basta que me divirta. E esse não me divertiu, nem surpreendeu. Acho que mesmo se tivesse ido ao cinema com a pior perspectiva, ainda ficaria decepcionado.

      Não insisto em comparar esse filme com o primeiro, nem nada do gênero. Entretanto, destaquei como esse “A Origem” teve uma sequência de acontecimentos   fraca e personagens pouco cativantes. E a história original, nem falo mais de filme, é incrivelmente melhor. Ainda assim, estou receptivo aos próximos, espero que melhorem, se redimam.

      Mas há quem tenha gostado. Começo até a pensar que fui um dos poucos a criticar o filme negativamente. Não entendo o que pode ter dado certo. E, de novo, opinião é opinião. Nada contra a sua.

    2. Aquilo que escrevi é apenas a minha opinião sobre o filme. Eu fui lá, assisti e definitivamente não gostei. Não sou extremamente exigente com os filmes, basta que me divirta. E esse não me divertiu, nem surpreendeu. Acho que mesmo se tivesse ido ao cinema com a pior perspectiva, ainda ficaria decepcionado.

      Não insisto em comparar esse filme com o primeiro, nem nada do gênero. Entretanto, destaquei como esse “A Origem” teve uma sequência de acontecimentos   fraca e personagens pouco cativantes. E a história original, nem falo mais de filme, é incrivelmente melhor. Ainda assim, estou receptivo aos próximos, espero que melhorem, se redimam.

      Mas há quem tenha gostado. Começo até a pensar que fui um dos poucos a criticar o filme negativamente. Não entendo o que pode ter dado certo. E, de novo, opinião é opinião. Nada contra a sua.

  13. Esse pra mim é um filme NOVO , não um reboot , reboot do primeiro foi o de 2001 isso ai é um filme novo que mostra a origem,  que não foi mostrado em nenhum filme antes, a saga original ja começava com eles chegando no planeta, nada de evolução.
    Me explique pq reboot? é serio não é sarcasmo quero saber mesmo.

  14. Assisti ontem e gostei bastante, discordo da opinião do Araphawake. Achei bastante verossímel toda a evolução de César, em como ele começa a enxergar não os humanos como inimigos mas sim obstáculos para a liberdade a que eles merecem. Tanto que ele não mata humano algum no filme, apenas do personagem do Felton mas foi muito mais um acidente.

    Achei bacana também a analogia dele com o imperador romano César, aliás na cena da batalha aquela tática que usaram de avançar empurrando o ônibus como escuda era uma estratégia de batalha do exército romano.

    E sobre a extinção da raça humana, pelo que entendi o filme mostra que muito provavelmente os símios irão se sobrepor devido ao vírus que é letal aos humanos e altamente contagioso, enquanto a eles o tornam mais inteligentes.

    A Fox depois de First Class mandou outro filme muito bom no ano.

  15. Aí que está, acho q vc não gostou pq naum entendeu muito bem a proposta do filme.

    Não se trata de um reboot.. mas sim de um PREQUEL.. esse A ORIGEM (tá no nome ora bolas) não quer ser o filme de 68 sob nova roupagem.. mas sim explicar os fatos que levaram ao filme original!

    Este filme faz parte da saga e não quer se sustentar sozinho!! Aliás há várias referências ao filme de 68 (como o início da viagem espacial que culminaria nos acontecimentos futuramente, o vírus, o nome Ceaser etc..).

    E o filme é impecável e magnífico no que se propõe!

  16. Aí que está, acho q vc não gostou pq naum entendeu muito bem a proposta do filme.

    Não se trata de um reboot.. mas sim de um PREQUEL.. esse A ORIGEM (tá no nome ora bolas) não quer ser o filme de 68 sob nova roupagem.. mas sim explicar os fatos que levaram ao filme original!

    Este filme faz parte da saga e não quer se sustentar sozinho!! Aliás há várias referências ao filme de 68 (como o início da viagem espacial que culminaria nos acontecimentos futuramente, o vírus, o nome Ceaser etc..).

    E o filme é impecável e magnífico no que se propõe!

  17. Ta brincando né? Só quer causa polêmica talvez, ou gostou daquele lixo do Tim Burton talvez? Não percebeu que o filme é uma “ORIGEM” , ou “RISE(Ascenção aqui caberia?)~” do filme original? Então é algo que aconteceu ANTES do filme de 1968, será que você percebeu isso antes de ver o filme ?( Se não, certamente foi por falha da divulgação do filme). Não é remake PQP! é um prequel!

    Como achar as atuações fracas? Na certa nunca conheceu alguém com essa porra desse alzheimer, por exemplo.
    E temos ainda o fato de que é muito provável de que você não tenha visto os filmes anteriores e nem tão pouco lido o livro, o que é interessante até, por isso trazer uma visão mais pura para esse filme, mas limita em uma critica mais aprofundada.
    Mas enfim, é só minha opinião com relação a sua crítica bem escrita devo dizer, mas que tem esses e outros pontos que não concordo.
    Abraço!

    1. Opinião é opinião. E o filme, independente da história original ser boa ou não, não me agradou nem um pouco. Entendi que esse filme foi apenas um início, sim. Mas para mim foi um péssimo reinício.

      E antes de agredir qualquer um com as suas palavras, saiba que tenho um avô com Alzheimer e estou vivendo com ele todos os dias e não preciso que nenhum leitor me venha ensinar sobre isso porque não sabe respeitar a opinião alheia.

      Escrevi a minha crítica, disse aquilo que acho e não aquilo que os outros querem ouvir ou querem que eu ache. E isso é tudo que sei fazer, que sei escrever.

      Não queria causar porra nenhuma de polêmica. Embora vejo que isso tenha acontecido. E essa resposta te respeita muito mais do que parece e do que me senti respeitado pelo seu comentário.

      Abraço.

  18. Ta brincando né? Só quer causa polêmica talvez, ou gostou daquele lixo do Tim Burton talvez? Não percebeu que o filme é uma “ORIGEM” , ou “RISE(Ascenção aqui caberia?)~” do filme original? Então é algo que aconteceu ANTES do filme de 1968, será que você percebeu isso antes de ver o filme ?( Se não, certamente foi por falha da divulgação do filme). Não é remake PQP! é um prequel!

    Como achar as atuações fracas? Na certa nunca conheceu alguém com essa porra desse alzheimer, por exemplo.
    E temos ainda o fato de que é muito provável de que você não tenha visto os filmes anteriores e nem tão pouco lido o livro, o que é interessante até, por isso trazer uma visão mais pura para esse filme, mas limita em uma critica mais aprofundada.
    Mas enfim, é só minha opinião com relação a sua crítica bem escrita devo dizer, mas que tem esses e outros pontos que não concordo.
    Abraço!

  19. Achei o filme nota 10, só achei muito sem graça a parte que os macacos reproduzem por mitose , pow eram 10 macacos , do nada tinha uns 300!

  20. cara eu gostei muito nao concordo com as opinioes do critico mais tudo bem acho q para um começo fico bom consertesa o responsavel pelo filme ja tem a continuaçao pelo q eu vi ele ira soltar as cenas mais elaboradas nos prosimos a nao so tecnico em arte sinematografica faço parte do publico acho q isso e o que interesa mais a opiniao do publico sem tira os meritos dos tecnicos na arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.