Tool-Assisted Speed runs (TAS): uma constante busca pela corrida perfeita! [Curiosidade] [Post do Leitor]

Pois é, que raro um post do leitor por aqui, né? Aliás, nem sei se não é esse o primeiro verdadeiramente espontâneo, isto é, sem estar concorrendo a uma vaga na equipe ou pelo projeto dos CdMs de leitores (que não foi engavetado, acreditem). Enfim, eis aqui um post bem interessante feito pelo Denio Barbosa Junior, que entrou em contato comigo oferecendo a matéria, perguntando opinião da equipe, etc. Como achamos bacana, postado está! Depois do continue, passo a bola a ele. Curtam aí!

Uma TAS é um vídeo em que o jogador tenta completar o seu objetivo no tempo mais rápido possível com a ajuda de emuladores, que se usa de ferramentas como câmera lenta, frame-by-frame advance do jogo (literalmente controlar o avanço dele quadro por quadro) e regravar partes antigas de uma corrida. A ideia com estas “tools” é para compensar a falta de reflexo e habilidade humana, facilitando algo que em tempo real seria impossível ou muito difícil. Vale lembrar que TASers (como são chamados aqueles que fazem TAS) e os non-TASers (que jogam o jogo em tempo real), não competem entre si, pelo contrário, uma colaboração acontece para que, assim, ambos possam estudar melhor o jogo e descobrir uma maneira de melhorar o tempo de cada um.

Tudo começou em torno dos anos 1999-2001, quando Andy “Aurican” Kempling soltou na internet uma versão modificada de Doom que permitia ao jogador jogar em câmera lenta (época do Doom de DOS). Mas o grande BUM desse mundo aconteceu em 2003, quando um japonês de nome Morimoto postou sua TAS na internet onde completava Super Mario Bros 3 em 11 minutos e 3 segundos. Na época foi muito controverso pois nem todo mundo sabia o que eram esses vídeos (até hoje é assim), e isso inspirou Joel “Bisqwit” Yliluoma a criar o site NESvideos, onde TAS de NES (o Nintendinho) eram aceitas, e somente de NES. Mas, conforme o tempo foi passando, a comunidade e número de emuladores que permitem fazer uma TAS também foram crescendo, e o site mudou seu nome para TASVideos, o maior site de TAS desde novembro de 2010. Possui mais de 1646 speed runs, sendo 790 as mais rápidas. Algumas chegam ao nível extremo, beirando a perfeição, entretanto é quase impossível se ter uma totalmente perfeita. Uma TAS não se trata sempre de ter o tempo mais rápido em todas as fases; às vezes, sacrificamos tempo em uma para salvar mais tempo em outra. Isso é comum, e pode ser visto na recorde de Super Mario World feita por ISM e Mister.

Um exemplo de busca pela perfeição em TAS aconteceu quando o antigo recorde de Super Mario Bros foi batido por 1 (UM) frame! Isso mesmo! Por causa de um frame que poderia ser salvo, todo um projeto foi iniciado. Isso faz toda a diferença, pois, com essa busca, novos glitchs, novos caminhos e novas estratégias são sempre descobertas, e isso faz com que grandes projetos tenham de ser refeitos.

O desejo de nós, TASers, é atingir nosso limite e o limite do emulador e do game. Atualmente, podemos ver TAS como uma forma até de misturar a arte com o game, uma vez que, deixando um vídeo tão divertido de assistir e, ao mesmo tempo, conseguindo atingir o objetivo desejado, ele se torna algo de que todos gostam. Exemplos que são de encher os olhos estão aí, como a já citada de ISM, onde completa o Star World e o Special World em mais ou menos 9 minutos, e até mesmo hacks, fases modificas para testar o limite da TAS, se encontram, como as criadas por PangaePanga. TAS hoje em dia é diversão para muita gente. Se muitos gastam horas com jogos online, televisão ou livros, algumas pessoas colocam muito esforço, dedicação e tempo em TAS. E toda essa tensão em tentar ser mais rápido que o outro faz com que o nível de TASers também seja alto, quando se dedicam bastante ao assunto. O que não quer dizer, porém, que exista uma competitividade violenta e agressiva entre nós, e sim que todos buscamos sempre melhorar.

Falei bastante de Super Mario World pois é meu jogo para fazer TAS (por enquanto não tenho outros), e posso dizer que, atualmente, é um dos que têm mais força na comunidade. Juntamente com Mega Man e Kirby, SMW é um jogo bem disputado entre TASers. No TASVideos mesmo, só são aceitas com muita dificuldade, como, por exemplo, se for a corrida mais rápida do tipo ou apresentar algo que mudará o rumo que as TAS irão tomar naquele jogo. Por isso, ter seu vídeo lá é um grande feito, e são entregues até prêmios todo final de ano aos mais diversos TASers dos mais diversos tipos. Enfim, abaixo algumas TAS para poderem ver e apreciar, e canais de TASers:

Super Mario World

Kirby & The Amazin Mirror 100%

Mega Man 2

The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Super Mario Bros.

TAS interessantes de hacks de Super Mario World:

Pit of Insaneness (brasileiro)

Random Retarded Quest (brasileiro)

Death Ship (brasileiro)

Puzzle of Doom (brasileiro)

Super Puzzle World 4

Item Abuse

Item Abuse 2

Canais de TASers:

http://www.youtube.com/user/OfficialTASVideos
http://www.youtube.com/user/undefinied3
http://www.youtube.com/user/FreetzTM
http://www.youtube.com/user/penangbenny
http://www.youtube.com/user/dnnzao
http://www.youtube.com/user/dainegai
http://www.youtube.com/user/Kaizoman666
http://www.youtube.com/user/bullethead2202
http://www.youtube.com/user/lucasdiv2010
http://www.youtube.com/user/Regnum0nline
http://www.youtube.com/user/ism140
http://www.youtube.com/user/TheFinalBoss726

Links úteis para se tornar um TASer:

http://tasvideos.org/forum/
http://tasvideos.org/
http://tasvideos.org/MovieStatistics.html

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre isso antes mais foi bem legal saber um pouco a respeito desse assunto. Parabéns pelo o ótimo texto Denio Barbosa. 

    PS:Fiquei vendo alguns vídeos e são realmente bem legais.

  2. Já tinha visto alguns vídeos desses antes, mas não sabia que se tratava do TAS. Olha só quanto vídeo do Mario, um mais maluco que o outro, quero ver neguinho dizendo agora que Mario é coisa de criança! XD
    Brincadeiras a parte, excelente texto, parabéns!

    1. Os que tinha visto era desses com as fases insamente modificadas, mas nem tinha citação alguma ao TAS e tal e como na época eu não gostava de pesquisar, devo ter visto uns 3 vídeos sem saber do que se tratava! XD

  3. Trailer da TGS do FFXIII-2, com o Snow e o Hope

    Deus queira que de pra mudar livremente o grupo na batalha
    meu grupo seria Snow, um Cactuar e um Chocobo 🙂

  4. Já tinha visto alguns speed runs e tal, mas essa TAS de Super Mario World foi demais!!!
    Só faltou o Mario estar com aquela troll face enquanto passeava com o Yoshi no moonwalk, nadava tirando um “fininho” dos Blurps ou fazia chover cogumelos na luta com o Bowser xDDD

    E parabéns pelo post, muito bom…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.