40 minutos de Silent Hill Downpour e nenhum susto para contar história!

Cenários extremamente obscuros, puzzles a granel, alguns mini-games, manifestações do além querendo a sua carne e… pancadaria gratuita? Não parece, mas esta última característica também faz parte do novo Silent Hill. E se você já não estava achando a mais nova empreitada da franquia muito assustadora, talvez você confirme as suas suspeitas logo após os próximos 40 minutos de gameplay do jogo. Posso estar enganado, mas parece que o fator surpresa acompanhado do fator susto, medo antecipado ou algo do gênero simplesmente foi esquecido aqui. O jogo demonstra ser rico quando o assunto é a realização dos quebra-cabeças dentro das casas macabras e alguns até desafiam a sua inteligência como fica claro na cena da escada que parecia interminável.

Qs velhos ambientes pessimamente iluminados continuam dando um show, mas parece que mostrar um bar com uma velha jukebox funcionando não vai deixar de ser regra tão cedo nos jogos da série. Boa parte do gameplay deixa claro que a exploração pode dar um pouco nos nervos, claro que esse pode ser somente o começo do jogo e portanto não vou julgá-lo por inteiro apenas por isso, mas tudo parece monótono e parado demais, deixando pouco espaço para um clima de terror. Mesmo quando o ambiente a sua volta se manifesta pra te caçar pelos corredores e a perseguição começa as coisas não empolgam, não evoluem e tem uma velocidade de dar sono em qualquer um, mas acho que o detalhe que mais prejudica o elemento de terror talvez seja a opção de sair no braço com as criaturas que tentam te atacar.

Como nosso amiguinho no vídeo nos mostra perfeitamente você pode atravessar trocentos corredores esperando levar um grande susto e no minuto seguinte estar estapeando um monstrinho no escuro só pra ver quem vai puxar o cabelo de quem antes do outro. Não sei o que os fãs de longa data acham, mas pra mim a notória franquia da Konami parece estar fazendo uma curva perigosa e indo parar em algum lugar parecido, mas não exatamente a cidade de Silent Hill assustadora que conhecemos.

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Nâo vi o vídeo, mas pelo que eu joguei de Silent Hill, nunca achei um jogo de dar susto DE VERDADE. O terror dele está justamente no “caramba, vou levar susto a qualquer momento, isso aqui tá muito bizarro e assustador”, mas o susto nunca vinha… e você sempre esperava angustiante por ele. xD

  2. Interessante Kon Sama, mas como você ve o primeiro Silent Hill ?
    Quais são os paradigmas que que tanto esperamos encontrar nestes novos lançamentos que foram ditados pelos anteriores?Cara, acho que os primeiros Silent Hill, possuíam um clima muito mais interessante, confuso e bizarro. Acho que a cada Silent Hill que foi sendo lançado, a qualidade foi baixando. Mas gostaria de saber da opinião de outro fã da série quanto ao que gostamos no primeiro jogo em relação a este, agora lançado. 
    Valew!

    1. Na minha humilde opinião o terror na franquia não evoluiu, quando eu olho para Downpour parece que eu estou vendo o primeiro jogo todinho de novo, apenas com um salto gráfico monstruoso e só. Não tem surpresa, mal tem suspense, é como se eu quisesse sentir medo de novo com uma fórmula que estacionou no tempo e já não funciona mais em mim, apenas me provoca nostalgia. A única coisa que eu acho que o primeiro game deixou de importante e que parece ter se perdido foi aquela sensação de estar totalmente indefeso e  mesmo assim ser forçado a criar coragem para explorar o lugar mesmo com a morte tão perto. Enfim, parece que o clima ficou perfeito, só o terror é que não parece acompanhar a riqueza dese cenário sombrio.

      Mas como eu disse no post, prefiro achar que todos os gameplays que vi até agora reflitam apenas o começo do jogo e que ele melhore a medida em que avançamos nele. Eu não quero andar milhas e milhas só para perder 20 minutos brigando om uma alma penada que surgiu do nada, se bem que eu pra ver que o drama aumenta quando um aglomerado dessas coisas estranhas resolve dar as caras, é por isso que sigo sem afirmar nada, só esperando que algo realmente impressionante me surpreeenda e me faça morder a língua.

      1. Èh vdd cara..mas sabe do que eu senti falta??..do elemento:”..droga..maldito radio que não fica em silencio..onde está o desgraçado do monstro?..”
        Saber que tem uma criatura estranha, de comportamento bizarro e assassino a espreita, pelo manos a mim..causava muita tensão!E esta sensação, acredito eu, ja fez várias portas não serem abertas sem necessidade para evitar confrontos ou sustos em várias pessoas!
        Se colocarem o radinho do mal, por algumas dezenas de horas de experiência, acho que pode fazer a diferença!

  3. Como já tenho todos os games anteriores, comprarei este também quando puder.
    Porém, digo: desde que saiu das mãos do Team Silent, o nível caiu bastante!
    Os 4 primeiros são históricos – zerei diversas vezes e nunca vou esquecer – fazendo da série a minha favorita de todos os tempos nos consoles (até mais do que Metal Gear ou Zelda!)

  4. Silent Hill foi ÉPICO até o 3,verdade seja dita. O 4 pra mim foi uma grande Inovação,mas ñ me causou arrepios como a trilogia. O homecoming e o origins foi bem voltado pra ação, o unico q fugiu TOTALMENTE A REGRA foi o Shattered memories.
    Eu jogo Silent Hill desde 2001,ou seja,desde quando tinha 10 anos xD . E como jogador de longa data,e fanatico pela serie,eu ñ posso simplesmente dizer q o downpour esta ruim. O que temos q entender é que o jogo ñ pode viver na “MESMICE” de repetir a jogabilidade,e coisas q caracterizavam os Jogos anteriores. O unico fato q eu tenho a dizer para todos os fãs de SH é: Entendam q NUNCA MAIS veremos um jogo da franquia retornar as suas origens. Ou vc se acostuma,ou vc para de vez.

  5. Pelo video acho que “você que nao entendeu a píada”,o objetivo nao é enfrentar os monstros, e sim fugir. Porque acha que eles são tão dificeis? Para obriga-lo a fugir e e fazer da fuga o seu “pesadelo”. Agora você que insiste em matar tudo que se move acaba por transformar-lo em um jogo de ação. Otimo jogo, otimo ambiente, porém voce nao soube como joga-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.