Conversa de Mangá: Hunter X Hunter 318 – Testamento

Hunter X Hunter: Capítulo 318 foi disponibilizado dia 28 de setembro: “Testamento”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 318 de Hunter x Hunter. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a Punch Mangás tem a tradução em português. 😉

ATENÇÃO!!

Você acompanha este mangá apenas pelos volumes nacionais da JBC? Se sim, pare por aqui, pois o Conversa de Mangá é dedicado a comentar sobre os capítulos japoneses recentes, que ainda não foram lançados no Brasil. Se você não suporta spoilers, pare imediatamente por aqui. Eu coleciono HxH pela JBC também, mas não me importo de acompanhar com o Japão e depois adquirir os volumes encadernados. Se você também pensa desta forma, continue, mas recomendo que corra atrás dos capítulos 291 em diante, que são os que não foram lançados no Brasil no momento em que este texto está sendo publicado no blog.

Hunter X Hunter 318
Testamento

Ah, que saco! Queria muito ter feito o CdM do capítulo 317 na semana passada, no tempo hábil e correto. Até cheguei a salvar o rascunho do cabeçalho e até mesmo recortei as imagens. Estava faltando apenas o texto. Mas parece que tem hora que o azar me persegue. Nas duas tentativas que tentei fazer o blog saiu do ar ou estava lento demais. Aí larguei mão, o fim de semana chegou e fiquei no xisboca a maior parte do tempo (Vida após Gears of War 3? Estou tentando, mas tá difícil. XD). Na segunda, fiz outra tentativa e novamente aconteceu do blog estar off. Desisti.

Mas o capítulo 317 foi apenas um capítulo bonito e emotivo, muito bem feito. Diferente para um shonen ver esse ritmo de paixão entre dois personagens tão diferentes. Nem dá pra pensar que é uma humana apaixonada por uma lagartixa e vice-versa. O leitor não vê a estética da coisa, e sim o sentimento dos seres e da situação. No capítulo 318, desta semana, isso é colocado no ápice da história. Genial o que o Togashi fez. Não precisamos mais do estímulo visual dos dois personagens, boa parte do capítulo desta semana se resume em quadros negros, onde você apenas “escuta” Komugi e Meruem, nos últimos minutos de vida do Rei. A cena final só irá abrir no quadro que fecha este CdM, para dar aquele impacto ainda maior a paixão e  sentimento dos personagens. Só um mestre dos mangás, como o Togashi, poderia vir com algo tão fabuloso. Isso demonstra que quadrinhos/mangás não são só desenhos que simulam movimentos, e sim um estilo de arte de contar uma história.

Não vou dizer que fiquei 100% satisfeito com o desfecho. Ainda me sinto estranho por achar “bonito” o final feliz (ou simbólico, já que o amor é uma forma de felicidade) de Meruem. Um vilão, que matou uma porrada de personagens, que ocasionou a morte de milhares de humanos, que começa com uma frieza sem igual em qualquer vilão que Hunter X Hunter já teve e no fim, morre de tal forma, criando simpatia dos leitores. É algo ambíguo. A redenção de um vilão nunca é algo fácil de se mostrar, e aqui temos um vilão que de certa forma, em seus últimos instantes de vida, desistiu de tudo para ficar com quem ama. Será que se Meruem não estivesse morrendo, ele teria se transformado de tal maneira? Nunca saberemos.

Quanto a Komugi aceitar morrer junto com ele, acho que isso já era esperado por todos. Apesar de que Meruem parece que não teve muito remorso por ter aceitado a decisão da moça. Você deixaria um amor da sua vida se contaminar e morrer ao seu lado no fim? Não sei, achei que ele relutaria um pouco, ainda que tenha sido honesto e aberto o jogo em relação a situação na qual a Komugi estava se metendo se resolvesse passar mais tempo com ele. Ao menos, achei ótimo que ele não tenha ganho nenhuma partida da Komugi. A mocinha continuou imbatível.

Um capítulo com um nível de maturidade sobre certas questões como vida, morte e amor. Cabe uma bela reflexão individual de cada um, pois com certeza dependendo da idade do leitor, as opiniões em torno dos sentimentos expostos nestes dois últimos capítulos podem divergir em certos significados.

Quanto à Netero e a eleição da associação Hunter, nada mais é do que um gancho para a próxima saga e mais batalhas. Fiquei surpreso com isso, achei que a Hunter agia mais como um sistema de sucessão, impedindo que certos tipos vilanescos cheguem ao topo. Vamos ver, Netero é meio enigmático em certos pontos, como o tal “Nível D” e os requisitos da eleição, sem mencionar a obrigatoriedade de 95% de votos de todos os Hunters. Um número altíssimo.

Parece que Togashi achou gás para gastar em Hunter X Hunter, pois pode ser um prelúdio para novas sagas e situações envolvendo o universo da série. Fora os outras ganchos já mostrados, como Killua indo para algum lugar, Gon correndo risco de morte, Kaito Chimera e por aí vai. Só achei meio sem graça o último quadro do capítulo, com aqueles tipinhos esquisitos em torno de um prédio da Hunter. Pow, não podia ter colocado alguém que os leitores conheçam ali? Fazer mistério sobre personagens que ninguém conhece, apenas pela estética visual bizarra deles não me agrada muito. Mas é só um detalhe pequeno, perto de um capítulo que começa de forma tão genial.

Isso também pode lhe interessar

42 Comentários

  1. Comentando sobre a História do Rei.

    O Togashi foi muito inteligente em matar o rei, embora eu duvidasse disto até o ultimo instante, porquê? Lá vai a divagação:

    O Meruem era o ser mais forte da face da terra, esta afirmação é inquestionável. Normalmente, em quando o vilão se torna “bom” os autores optam por englobar o vilão ao roll dos mocinhos, deixando-o vivo, e na espera de que surjam inimigos ainda mais fortes fazendo com que ele seja útil em batalhas futuras (Vide Picollo, Vegeta). No caso do Meruem isto seria perigoso, pois todos vimos a diferença de poder dele para com os demais, “a lagartixa” era um monstro sem precedentes, e caso ficasse vivo, do lado dos mocinhos seria difícil criar um inimigo capaz de vencê-lo, por mais forte que o novo vilão pudesse ser, sempre ficaria aquela certeza “se ele for forte d+, é só esperar chegar o Rei”, e pronto, acabaria a graça das batalhas.

    Agora não o togashi o matou, não tem volta (espero…), ele de certa forma, nivelou novamente o mundo de HxH, os fodas (Ryodan, Zoldyck, Etc) voltaram a ser fodas, e os +/- (Gon e Cia) podem voltar a seu treinamento para ficarem mais fortes.

    Realmente eu adorei o desfecho desta saga.

    1. Eu estava pensando na possibilidade dele não ter morrido (ou renascer) ou sei lá… e no fim, seria interessante se ele acabasse por estas reviravoltas dos mangás, como um dos mocinhos e presidente da organização hunter… no lugar de netero… já pensou? XD (algo assim tem cara de shonen XD)

      1. o rei não teria serventia para o futuro, a não ser que fosse derrotar os vilões mais fortes. Ele não serviria como professor, afinal já “nasceu sabendo” de tudo, além disso ele ficou “humano demais”, não iria mais ser útil como governante.

        1. E por que ele falou merda, rapaz? Se a rainha de certa forma “renasceu” porque o Meruem não poderia renascer também?

          Vai dizer que nunca ouviu falar de Buu que renasceu como Uub em Dragon Ball Z?

  2. A sim, quanto os caras que apareceram no fim do cap, eu acho que eles fazem pardo do tal Zodiaco que irá organizar a eleição (A menos que o netero estivesse se referindo à familía do Killua, mas axo que não, os nomes são diferentes). Se contarmos, tem 11 pessoas, portanto faltaria 01 para os 12 signos… Será que Gin vai entrar na história?

    1. Bem observado cara. Bem que eu achei a roupa do cara do canto esquerdo meio parecida com a do Lambo, como eu vi aqui que o chapéu dele possui chifres, talvez ele represente o Touro.

      Agora… Analisando as outras pessoas pra ver se consigo associar com mais algum signo. rs

      1. Agora que eu vi direito eles devem representar o zodiaco chines
        E eu acho que o Netero poderia estar falando com o bisavo do Killua(e ate mencionado na saga do kilua que e pai mae irmao mais velho irmao do meio o mais novo o killa(nao sei o posicionaento familiar deleXD) avo e bisavo(ou pode ter algo relacionado com o dvd la do capitulo 316
        E aquela ultima imagem divia ser colorida[2]

  3. adorei o fim que o rei levo, e fiquei muito interesado em saber quais são as abilidades desse ”zodiaco” que espero que sejam os tão esperados (pelo menos por mi) triple hunters, visto que são os de maiores estatos em HxH.

  4. A evolução do Meruem como personagem foi incrivel. Começou como um inimigo nascido só pra matar todo mundo e acabou mais humano que os seres humanos com quem ele acabou tendo contato.

    Há! Eu disse! Próxima saga o inimigo vai ser a associação Hunter! Aeeeeeee

  5. “Um vilão, que matou uma porrada de personagens, que ocasionou a morte de milhares de humanos, que começa com uma frieza sem igual em qualquer vilão que Hunter X Hunter já teve e no fim, morre de tal forma, criando simpatia dos leitores.” kkkkkkkkkkk comentei algo do genero com a minha namorada. Esse fato d um personagem q vc torce pra se ferrar e morrer logo,do “nada” começar a conquistar vc ,e no final vc torce para q ele nao morra é algo foda. Meruem entrou pra historia por isso. Fiquei triste com a morte dele,lembrei do Netero falando “se eu nao acabar com ele logo,ele vai acabar me conquistando” e foi oq o “formiguinha” fez xD.
    PS: engraçado como togashi sem desenhar quase nada consegue um efeito totalmente diferente do Tite… Oq um enredo foda nao faz ^^

    1. Eu comecei a gostar do Meruem no momento em que ele, durante a luta contra o Netero, senta e diz que não queria lutar e sim dialogar. Virei fã dele na mesma hora. *__*

      Dá pra contar no dedo quantos vilões que apesar de serem abominavelmente fortes estão dispostos a entrar em um consenso. Ta bom, eu sei que mesmo na proposta dele os humanos iam se ferrar, mas ainda assim, geralmente um vilão iria matar todo mundo e f*da-se o que os outros querem, não é não?? O Meruem foi um personagem muito mais elaborado e que “cresceu” durante a série do que MUITO protagonista meia-boca por aí. =P

  6. Bem, eu gostei do capítulo. Realmente a forma como Togashi finalizou essa saga foi expetacular, depois de toda a expectativa que foram essas 9 páginas negras aquela cena foi simplesmente perfeita, como o SHiN disse se fosse colorida seria realmente linda. mas claro dependendo do tipo de coloração aplicada. Quase chorei com a cena.

    Acho que o 12º membro do “Zodíaco” seria então o finado Netero. Acho também que este grupo é formado por Hunters de 3 estrelas. São ótimos ganchos, acredito que o Togashi mostre um pouco do Killua  e depois mostre um pouco desse tal “Zodíaco”.

    É só… Hasta;

  7. Capítulo passado marcou a volta de Komugi e até gostei, me simpatizei com ela diferente do que aconteceu com o Rei que em um momento quase chegou a me comove, mais como já tinha um forte ódio por ele a base só tremeu não caiu. Ainda no capitulo 317 digo que teve mais o intuito de recriar o clima que o relacionamento dos dois passava, e que com o passar do tempo (hiatos) e a constantes mudanças de eventos que tomavam o foque acabou se perdendo.

    No capitulo dessa semana temos a surpresa de 10 paginas onde Togashi abriu mão do cenário e visual dos personagens, já digo que isso jamais vai agrada a maioria e a principio não me agradou, só no momento que me coloque como se fosse a Komugi, a balança de uma equilibrada e ainda tendi mais para o não gostei, e cada vez mais tenho em mente que Hunter x Hunter seria uma melhor leitura se deixar um grande número de capítulos acumular ou até mesmo espera a edição atual. Logo depois temos um quadro simbolicamente bonito e que irá paira na mente dos leitores toda vez que for citado os nomes de Meruem ou Komugi, para alguns trará boas lembranças e
    outros nem tantas, nesse caso me trará boas pois cumpriu o papel de dar um final digno ao casal, quando digo isso tenho em mente o fim da luta entre Netero e o Rei onde as coisas simplesmente poderiam ter acabado já que as ações do Rei não modificaram ou acrescentaram nada até o momento, já que situação do “Lobinho” pode ainda ter algum significado futuro mais duvido muito tá mais para descartável.

    Meruem foi um personagem que mudou drasticamente com o decorrer da história alterando entre bem e mal, não gosto dele como já disse, mais foi um personagem interessante, não pelas lutas ou atitudes mais sim por ser inconstante, e minha opinião sobre sua personalidade mudava junto com desenvolvimento da história, no final o defini como egoísta e implacável, ele buscou até o fim vencer Komugi usado o que for preciso embora tenha relutado brevemente sobre a morte de garota, mais se pensar pelo lado da Komugi esse foi o melhor para ela, já que sua vida se baseava em um jogo de tabuleiro e nada era melhor que enfrentar um adversário a altura ou quase, seria um sofrimento maior para ela continuar a viver depois de ter tido tamanho “rival”.

      1. Caso você goste de Meruem, como disse ali em baixo ele era um Adolf Hitler, que infelizmente se deu bem, conseguiu quase tudo o que queria, sendo que para sua existência foi necessário a morte de muitos, ele matou um criança e não sentiu nada na hora e nem depois e ainda e fez a proposta mais descarada que já vi de fazer rebanhos com a raça humano, e por ultimo quase nem relutou sobre o destino de Komugi, a morte foi pouco para ele devia ter sofrido muito mais.

  8. Eu particlamente não sei que Raiva é essa do Meruem.Para mim ele foi a Quimera mais humana que já esteve na série.O mundo e a história humana está cheio de homens piores que ele.Pelo menos ele sí arrependeu.Porém eu concordo com a parte que ele tinha que morrer mesmo.O capítulo foi bom e o início foi épico.Sem falar também que foi        
    F ormidável a imagem que encerra o post.
    O curioso é saber que uma das 11 pessoas que aparecem no final,uma estava censurada.
    D a minha parte eu não ligo para quem são aqueles caras.Quero ver de volta o Ryodan.
    A pesar de tudo foi interessante o discurso do Netero e que venha o próximo capítulo.

    1. Meruem em nenhum momento considerou a ideia de parar de comer seres humanos, no máximo ele considero fazer a seleção que seria tão cruel quanto comer de forma desenfreada, pois jogaria as pessoas uma contra  a outra despertando o que de pior há em nós. Agora quem é um dos maiores nomes da história da humanidade quando falamos de mal, Adolf Hither, que julgava sua raça superior como as chimeras e tendo como simbolo disso Meruem que adotava os ideias de seu povo, ou seja ele era um catalizador de raiva/ódio.

        1. Mais você chegou a pensar no estado metal delas? imagine viver em um mundo onde há a possibilidade constante de perde seu pai, mãe, irmão e filho, e pensar que por conta da condição imposta pelo rei os humanos seriam obrigado a se esforça para alcançar o máximo e reduzir os dos demais. 

          Fantasioso: Agora te pergunto como é a forma de reprodução das chimeras, a rainha se alimentado e a cada pessoa que ela come se torna uma chimeras com exceção ao Rei, ou cada chimera iria se reproduzir sozinha, agora raciocina, uma pessoa é comida e é dada a luz a uma chimera, ou seja menos um a favor e mais um contra sendo que à um determinado tempo até um ser humano gerar outro, você teria um filho sabendo que ele poderia ser deixado no mundo sozinho? Aceitaria isso?

          1.   Cara,se acalma,isso é só um mangá,mas respondendo a tua pergunta.A rainha das Quimeras Ants era só uma e ela já morreu!Ela não pode fazer outra rainha,ou seja,as Quimeras seriam extintas mais tarde.Alias,Togashi nem revelou a origem da rainha.

          2. Eu respondi na boa, só apontei os erros do seu “argumento”. E a maioria das perguntas era retóricas e a que você respondeu provavelmente respondeu errado, em um capitulo não muito longe e tido essa questão como tema, se não me falha a memoria, foi dito que eles poderiam se desenvolver e procriar.

    2. Na verdade a minha raiva do Meruem se devia ao fato dele ser apelão demais, ele simplesmente era inderrotável.

      Eu simpatizei com ele nas cenas com a Komugi e na luta contra o Netero, odiei quando ele resnasceu mais forte que antes com os poderes de Yupi e Pufu, mas fiquei aliviado ao saber que ele ia morrer de qualquer forma, então me senti livre para gostar dele a partir daquele momento, e devo dizer que não me arrependi. =]

  9. Bem quando comecei a ler esse capitulo e ver aquelas paginas pretas somente com falas pensei logo “PUTA PREGUIÇOSO” uaehaehaehhehuaehauheahe

    Mas o efeito ficou maneiro mesmo assim bem diferente Togashi fechou a historia do Rei de uma forma muito bonita :’)

    Meruem se tornou um dos meus personagens favoritos nao somente de HxH mas de todos os mangas que ja li (:

    Havia dito no CDM passado sobre a hipotese do Netero ter deixado instruções sobre quem iria ocupar o cargo de presidente xD

    Estou curioso para saber sobre esse novo grupo e que deve ser somente os powerfodas de HXH acho que vi um carinha de turbante ali no meio da galera. Ging é você ?! XD

    Agora, muito ancioso para o próximo capítulo, muito mesmo..
    Conhecer novas histórias no universo HxH que venha mais uma Saga *-*

    Que venha o HxH 319 o

  10. Antes de tudo eu devo dizer que achei sensacional o capítulo 317. A forma como foi apresentado “O último jogo” de Meruem e Komugi foi sensacional. O capítulo ainda terminou com chave de ouro com a frase do Rei: “Eu nasci somente para vivenciar esse momento”. Nossa! Essa foi uma das melhores cenas de HxH! O Rei desde que foi desenvolvido exibia o conceito de “Eu nasci para ficar acima de todas as espécies” e nossa, no final o pensamento dele de que nasceu simplesmente para amar foi muito genial! Realmente um final digno!

    Agora a parte que não gostei. Não gostei do começo do cap 318. Gostei do final do 317 e queria que aquele fosse “o final”. Preferia que os últimos momentos de Meruem com Komugi ficassem subentendidos, bem como quem foi o vencedor do último jogo. Achei um desperdício de páginas aquelas “falas negras” do Meruem com a Komugi. Preferia que o capítulo já tivesse começado com a linda cena do Meruem morto aos braços da Komugi.

    Bem, rumo novo agora. Mas discordo de você aqui, achei um ótimo final o quadro com o grupo misterioso. Afinal, que maneira melhor de apresentar um novo grupo de personagens do que esse preview? Foi assim que Kishimoto apresentou o Quarteto do Som, foi assim que Kubo apresentou os Espadas, e foi assim que Togashi apresentou o Ryodan. Acho que cada autor tem sua forma de apresentar novos personagens, essa é a do Togashi.

  11. Não tenho do que reclamar. Desde que o mangá voltou, em agosto, desde aquela declaração da Palm sobre a morte do rei até essas últimas cenas, que estou gostando da genialidade do Togashi para com o desfeche dessa saga. A todo momento, nesse arco das formigas quimera, principalmente perto do final, quando as batalhas mais importantes começaram, acontecia algo “terrível” que nos deixavam tensos para ver como o autor iria desenrolar sua história, e ele soube conduzir sua obra muito bem. Acredito que ninguém além dele poderia ter feito isso. 

    A única coisa que não gostava no rei era a sua forte semelhança com o personagem Cell, de Dragon Ball. Tudo o que eu pensava era que o Togashi poderia fazer um personagem muito melhor. Mas isso sumiu depois de acompanhar a evolução da quimera no decorrer dessa saga. A forma como o autor viajou no psicológico do vilão foi uma verdadeira jogada de mestre, coisa que só os gênios conseguem. No fim, mesmo o perfect android de Dragon Ball sendo visualmente mais foda ( pelo menos na minha opinião ), o Meruem de Yoshihiro Togashi é muito mais memorável.

    E lembro que no conversa de mangá passado havia dito que preferia não ver o fim do personagem Meruem com a Komugi, mas depois desses dois grandes capítulos ( que, aliás, um complementa o outro ) mudei de ideia. Quando vi as páginas negras do Mangá me decepcionei logo, pensando que o mangaká estava trolando conosco =p, mas nunca imaginei que páginas tão simples pudessem dar uma ênfase tão grande na emoção da cena. Foi magnífico.

    Acho que isso já defini a minha opinião sobre os dois últimos capítulos. Essa saga com certeza ficará na memória daqueles que a acompanharam. Agora com relação à nova saga, o que eu mais quero ver, mesmo não sendo o mais importante no universo de Hunter x Hunter, são algumas lutas, e de preferência envolvendo alguns dos caçadores mais poderoso do mundo, e é claro, Gin Freaks! 

  12. O emocional dos personagens nesses dois últimos capítulos foi muito bem delineado. As cenas foram bonitas. Meruem é um personagem que cresceu muito e causa esse efeito contraditório nos leitores: você sente raiva, inicialmente; até chegar a simpatia.

    Porém, estou feliz dessa saga ter acabado. No geral, não gosto das Chimeras; foram personagens que desbalancearam o poder no mundo de Hunter; se não fosse fatores como sorte e intervenção de terceiros (incluindo algumas Chimeras), todos os mocinhos teriam morrido. Felizmente, tirando Gon, nenhum outro personagem teve um up absurdo de poderes.

    Agora, que essa fase terminou, vamos ver novos rumos no mangá e isso já me deixa bastante animada.

  13. um lindo capitulo
    a morte do rei e a komugi nos ultimos momentos dele
    mas no ultimo quadro não sei se entendi bem mas o país acabou sendo governado pela associação hunter?
    se foi isso creio que seje um exagero
    claro que foram os hunters que salvaram todo mundo
    mas enfim
    vamos ver o q acontece dali em diante

  14. ” Nem dá pra pensar que é uma humana apaixonada por uma lagartixa e vice-versa.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Chorei de dar risada com isso. Humilhou o Meruem. xD

    Sobre os capítulos em si, sem muito o que dizer, como o T_Thiago falou, o que o leitor sente lendo é de fato subjetivo, mas foi emocionante. Incrível como o Togashi conseguiu criar um dialogo TÃO leve, nada muito forçado ou direto, mas ainda assim conseguiu passar tão nitidamente o “peso” dessa ultima cena do Meruem e da Komugi. 

    Ainda mais impressionante do que isso e serve para mostrar o quanto o Togashi é f*da é conseguir publicar um capitulo com a maioria das paginas em preto e com uma qualidade extraordinária…Triste pensar nos mangakás que se matam toda semana p/ ir bem no ToC e acabam perdendo pra isso. É, concorrer com um gênio não é brincadeira, não. ^o^

    Gostei do final do capítulo, muito promissor. O autor apresentando elementos novos no universo da série, novos testes enigmáticos, o destino dos personagens principais incertos e passando por um fase crítica e decisiva, futuras lutas ainda mais promissoras. Putz, não tenho do que reclamar MESMO!!

  15. Amei o epi!! Queria q os dois ficassem juntos vivos!!!! Não sei se é amor como estão falando por aí , eu acho q é mais admiração que o Meruen tem pela Komugi , uma vez que ela é o único adversário  ” a altura” dele, que foi capaz de enfrentá-lo e derrotá-lo (mesmo sendo em um jogo)… E mesmo que ela gostasse dele, seria normal pla forma como ele a tratou antes e ela não faz idéia da aparência dele!! Quando eu o vi pela primeira vez, ele se parece mais com um filho do Cell do Dragon Ball. Igualzinho, até a cauda !! Tá mais para um Cell Júnior crescido.
    Lagartixa!!kkkkkkkkkkkkkk . Acabou com ele.

  16. Amei o epi!! Queria q os dois ficassem juntos vivos!!!! Não sei se é amor como estão falando por aí , eu acho q é mais admiração que o Meruen tem pela Komugi , uma vez que ela é o único adversário  ” a altura” dele, que foi capaz de enfrentá-lo e derrotá-lo (mesmo sendo em um jogo)… E mesmo que ela gostasse dele, seria normal pla forma como ele a tratou antes e ela não faz idéia da aparência dele!! Quando eu o vi pela primeira vez, ele se parece mais com um filho do Cell do Dragon Ball. Igualzinho, até a cauda !! Tá mais para um Cell Júnior crescido.
    Lagartixa!!kkkkkkkkkkkkkk . Acabou com ele.

  17. AE se vocês não perceberam os caras que criaram a ilha da ambição estavam lá , tem a menina que explica pro gon sobre a ilha no começo da saga , tem o gin que ta quase bem escondido , aposto q eles são os criadores da ilha da ambição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.