The Fun Machine: 15 anos de Nintendo 64! (Retrogames)

Caramba, ontem eu fiquei entretido com o Rock in Rio e Battlefield 3 que até me esqueci de colocar no ar esse post!

Dia 29 de Setembro de 1996, 15 anos atrás, é a data do lançamento americano do NINTENDO 64! Nem parece que faz tanto tempo assim para mim, que acompanhei tudo que cercou o console por meio das revistas de videogame. Quando a Nintendo revelou que ela estava trabalhando no sucessor do Super Nintendo, fiquei angustiado, já que ainda nem tinha comprado o SNES. E fiquei pasmo quando li que o novo videogame, ainda com o nome provisório Ultra64, iria ter 64-bit! Para quem como eu ainda estava hipnotizado com os jogos 16-bit, era um salto gigantesco, e fazia a mente divagar sobre o que esperar do console.

Mas o que sem dúvidas logo de cara atiçou a curiosidade dos gamers era como funcionava aquele controle mirabolante que acompanhava o console. Qual o motivo daquelas três pontas? Daquela alavanca pequena que lembrava um pequeno cogumelo? Um botão embaixo do controle? Que doidera é essa Nintendo???

Depois de acompanhar tudo o que aconteceu após o lançamento e ficar imaginando por dias a fio como usar o controle para jogar o tal do Super Mario64, um jogo que TODO MUNDO elogiava dizendo que era coisa de outro mundo, algumas semanas depois o N64 chegava nas lojas e locadoras de videogame da minha cidade, e fiquei maravilhado ao ver pela primeira o velho Mario ganhar um novo mundo em 3D para se aventurar. Foi paixão à primeira vista.

Dois anos depois de muita espera eu finalmente comprei o N64, que veio junto com The Legend of Zelda – Ocarina of Time, jogo que bombava em todas as locadoras e que me cativou desde a primeira telinha minúscula dele que vi na Ação Games, quando ainda era chamado Zelda64. Dali em diante, o N64 me rendeu inúmeros momentos divertidos e marcou época na minha vida, e creio que na vida de muitos gamers também.

Na época eu trabalhava em um loja de videogame, e apesar de todos os consoles disponível lá, o Nintendo64 era soberano. Tanto que praticamente todos os dias na loja eu e os demais funcionários organizávamos altas disputas internas de Mario Kart64, 007 Goldeneye, International Superstar Soccer’98, os Mario Partys, Cruisi’n World, e tantos outros jogos com multiplayer maravilhosos. E multiplayer local até hoje pra mim é como mais gosto de jogar. Infelizmente hoje temos toda uma geração que desconhece como é bom soltar um casco vermelho na pessoa que está ao lado…

E mesmo que depois de um tempo eu comprei o PlayStation, meu foco sempre foi o N64. Muitos jogos marcantes daquela geração eu joguei nele, e não esqueço dos Turoks, Shadow Man (legendado em português), Perfect Dark, Top Gear Overdrive, F-Zero X, Star Wars Episode I: Racer, World Driver Championship, Conker’s Bad Fur day, Doom64, Quake II, F-1 World Grand Prix, Star Fox64, Super Smash Bros., WCW/NWO Revenge, Beetle Adventure Racing!, Killer Insticnt Gold, Hybrid Heaven, Mace – The Dark Age, The Legend of Zelda – Majora’s Mask, Rayman 2: The Great Escape, Ridge Racer64, Star Soldier – Vanishing Earth, Tetrisphere, War Gods, Vigilante 8:  2nd Offense, Winback, entre outros e outros valer o slogan THE FUN MACHINE!

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Com certeza um dos melhores multiplayers EVER!!! Bons tempos que jogava com meu vizinho tardes inteiras de Pkmn Stadium, Smash Bros, Mario Party, Goldeneye, Ridge Racer…
    *-* nostalgia feelings

  2. Eu infelizmente meio q pulei o 64, onde eu moro quase ninguem teve ele, eu acabei tendo um ps1 tbm pq naum tinha como eu sustentar um 64 q os jogos e acessorios eram bem mais caros e quem pagava na epoca era o meu pai mas tem jogos dele q eu ainda joguei e infelizmente um q eu ainda nem peguei direito q eh o lendario Ocarina of Time

    1. Bem, na real os jogos e acessórios do N64 não eram mais caros que os do PlayStation, o que eu acho que tu quis dizer é que você usava jogos falsificados né. Aliás, eu vendia PS para pessoas que não queriam nem saber se o videogame era bom mesmo, o que importava era o joguinho de 10 real  xD

  3. o NINTENDÃO(como muitos chamavam por aqui no Brasil) foi a maior falha do universo game. em uma epoca onde a SEGA e a SONY(com seu inciante Plastation) estavam ja adqurindo a nova tecnologia no formato digitais em CDs. jogos com capacidade melhor e graficos q poderiam se aproveitados com o novo formato da midia.fora que a fabricaçao do CD em relaçao aos CARTUCHOS eram bem mais barato do que o CARTUCHOS que usavam muitos componentes e que naquela altura ja estavam deixando de ser algo mordeno mas eram caros de fabricar.em a era do novo formato CD no mundo dos games…a NINTENDO ocm sua arrogancia de lider do mercado…nao aderiu chamando q os outros q estavam sendo estupidos. o resultado…foi o maior fracasso da historia de ume empresa de games como a Nintendo foi. poucos jogos…muitas promessas para lançamentos e nada…fãs decepcionados(pra quem comprou) enquantos os outros com seus SATURN e Playstation estavam felizes com seus 32bits com muitos jogos…lançamentos de franquias historias que ate hoje se falam e que ainda existem…preço justo..e diversao garantida. enquanto a NINTENDO lá..vendo sua posiçao caindo de sempre a primeira..caindo para segunda posiçao com os anos. depois disso…ate hoje…nunca mais a Nintendo recuperou o posto de primeiro. devido a essas circustancias do N64.de uma lançamento falho..tao pagando ate hoje pelo erro. a SEGA me atrevo a dizer que tomou a segunda posiçao naqueles tempos. e a Sony,,,desprezada por uma proposta que ela fez a Nintendo..tomou o posto de primeiro lugar pq decidiu se lançar a esse novo mundo chamado ramo dos video games. daí..ate hoje…a SONY..disputando com a MICROSOFT que tambem s elançou nisso..disputam o primeiro lugar.enquanto a NINTENDO…fica nas beiradas das sobras de posiçao. que ironia,né?

  4. meu primeiro console e é também o que eu mais me diverti jogando
    best games:
    1-smash bros
    2-majoras mask
    3-mario kart
    4-mario 64
    5-starfox 64
    6-pokemon stadium
    7-banjo tooie
    8-mario party

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.