Batman Arkham City: santa continuação, Bátima! [Impressões]

Antes de mais nada, você sabe onde o Batman conheceu o Robin? Nãoooooooo??? Ora, a resposta é muito fácil… foi no Bat-Papo!

Ok, essa não foi das melhores, mas foi só para quebrar o gelo (ei, Sr. Frio, não me leve a mal) antes de que eu possa começar a escrever sobre Batman: Arkham City, um dos lançamentos mais esperados de 2011. Será que a nova aventura (ou seria desventura?) de Batman supera aquele que é considerado por muitos o melhor jogo de super-herói de todos os tempos, Batman Arkham Asylum?

De fato, Arkham City supera Arkham Asylum. A começar pelo tamanho do local onde a aventura acontece, passando de um “singelo” manicômio para uma porção inteira de Gotham City. Esse aumento na escala do cenário permite uma variação maior e permite um uso mais adequado ao vasto arsenal do Batman que ele vai conseguindo ao longo do jogo.

Aliás, esse é um dos pontos que fazem Arkham City não ser tão legal pra mim. Isso porque eu não acho legal que em jogos de super-heróis o protagonista evolua conforme sua progressão, algo que funciona muito bem na maioria dos jogos, claro,  mas em um que envolva um super-herói que não esteja em treinamento ou algo parecido é muito bizarro pra mim.

Em Arkham City o Batman é claramente um herói experiente, mas como em Arkham Asylum ele começa “fraquinho” e com poucos gadgets, e conforme ele vai progredindo em sua busca, fica mais forte e consegue gadgets melhores. Na minha opinião, isso descaracteriza o personagem. Ele deveia ter desde o nício todas as habilidades e gadgets, e o cenários e inimigos é que fariam a curva de desafio aumentar. Isso o aproximaria de sua versão dos quadrinhos e tornaria ele um personagem menos característico de videogame. A mecânica de jogo lembra muito Metroid, mas no clássico da Nintendo temos uma desculpa para a protagonista começar sem todas as suas habilidades, mas o Batman de Arkham Asylum/City sofre limitações que só existem para servir ao jogo em si. Um mal que atinge todos os jogos de super-heróis.

O que me irrita é ver no jogo a busca por colecionáveis dispensáveis como os balões de festa do Coringa. Não consigo entender o motivo da existência deles. As traquitanas do Charada também despertam minha fúria, e fico me perguntando como diabos ele conseguiu espalhar todos aqueles dispositivos por toda Arkham City. Para mim esses e outros colecionáveis inúteis como as câmeras de vigilância deveriam ser opcionais, dando opção ao jogador de ocultá-los durante a jogatina, pois pra mim realmente isso tira muito da imersão do jogo.

Outra coisa que não gostei foi a maneira como o jogo trabalha com os criminosos “buchas”. Eu sempre paro o que estou fazendo e trato de eliminar todos os criminosos comuns das ruas da cidade. Ao terminar, todos estão inconscientes, não importanto o tempo que se passou desde o primeiro que botei pra dormir. Aí, é só fazer algum dos eventos principais do jogo (como o resgate do Sr. Frio), que quando o Batman volta para as ruas, magicamente TODOS os buchas não só acordaram ao mesmo tempo, como estão portanto armas melhores. Essa é uma tentativa de elevar a dificuldade do jogo até interessante na teoria, mas a maneira como acontece é muito artificial quando implementada desse jeito.

Enfim, tem outros pontos ruins do jogo como os modelos de personagens, mas vamos deixar de lado. No geral, Arkham City tem muita coisa legal e que fazem dele um dos grandes jogos da temporada, virtudes que compensam os erros e recompensam todo minuto de dedicação que o jogador dispensa ao jogo.

O visual não traz muitas novidades, mas devemos considerar que a Unreal Engine não surpreende mais, então pelo o que ela permite Arkham City possui um visual bem competente e na medida do possível variado na questão de localidades. Algumas pessoas reclamaram de bugs como triângulos pretos pipocando na tela, mas eu não vi nada disso e estou satisfeito nesse quesito.

Já o som no geral não possui nada de especial, é tudo muito parecido com o jogo anterior, mas a trilha sonora melhorou muito, está mais dinãmica e diversificada. Momentos como aquele em que o Batman encontra um certo beco me arrepiaram. E a dublagem é algo que merece aplausos, e para mim é o elemnto que me proporcionou a maior imersão dentro do jogo. E o Coringa então, cada vez que ouço a voz de Mark Hamill fico feliz por ele estar na equipe ao mesmo tempo me entristece saber que é a última vez que o ouviremos ele dublando. Obrigado por tudo, Mark!

A aventura não é muito longa, leva-se de oito a dez horas para finalizá-la, mas é o tempo ideal quando consideramos que tudo se passa durante uma noite apenas. Mas vale a pena, principalmente quando vários eventos ocorrem ao mesmo tempo e você é obrigado a ser bem rápido. Atender a um telefonema nunca foi tão tenso como aqui.

Apesar de vários dos inimigos do Batman aparecerem, todos são bem aproveitados e estão bem representados, eu particularmente gostei muito do Pinguim. Eu só gostaria que personagens tão bacanas quanto Oráculo e o Gordon fossem melhor aproveitados. Quem sabe na próxima aventura? Arkham World?

Batman Arkham City é um jogo que assim como seu antecessor explora bem o universo original no qual é baseado. Apesar da história não permitir uma duração de jogatina longa, as centenas de colecionáveis e desafios extras mantêm o jogador ocupado por dezenas de horas a mais. Não inova nada em seu gênero, mas possui qualidades em todos os setores que o compõe.

A inclusão da Mulher-Gato foi uma sacada genial, mas eu não gostei da movimentação dela, muito similar a do Homem-Aranha. Inclusive, tente pular de um prédio bem alto com ela para ver o que acontece… mas ainda sua participação é válida por possuir um sistema de combate um pouco diferente do Batman. Com algumas melhorias eu até acho que um jogo exclusivo dela é algo muito desejável.

Não posso esquecer de elogiar as legendas em português, com uma localização muito bem implementada, inclusive em elementos do jogo como mapas, e a Warner/rocksteady merecem nossos bat-aplausos em pé. Espero que outras produtoras tomem Arkham City como exemplo a ser seguido.

Enfim, não considero esse jogo candidato a GOTY (sabe, tem Zelda esse ano), mas por razões bem pessoais, porém recomendo-o fortemente por suas qualidades e competências. Um dos melhores jogos de super-herói com certeza, Batman Arkham City é bat-obrigatório!

Isso também pode lhe interessar

20 Comentários

  1. Bom apesar de ter uma história legal, ter a imersão se ser um super herói que você controla, Batman AC ainda é uma jogo, e como jogo tem qu ter extras. Principalmentes extras bacanas como as charadas do Charada.

    Reclamar por um jogo ter extras? Porque vc ve no cenário uns balões que vc pode passar batido se quiser? Sendo assim qualquer jogo sofreria desse problema, incluindo Zelda né?

  2. Assim esse é o primeiro review que vejo na net que so aponta fatores negativos no jogo.

    Bom cada um com sua opnião, mas eu discorco de quase tudo que você falou e considero sim o Batman:AC um dos melhores jogos do ano, acho que talvez seu unico concorrente seja o Uncharted 3.

    Eu estou adorando cada segundo do jogo e quanto aos colecionaveis, não me importo, ja que o Charada é louco mesmo, nada impede ele de ter contradado varios campangas pra espalhar suas maluquisses na cidade.

  3. Eu acho que extras adicionam um ‘extra’ (duh) ao jogo. Eles são dispensáveis sim, pelo menos no Arkham Asyllum vc poderia não pegar nenhum que você finalizava o jogo facilmente, pois os premios deles não eram coisas essenciais. Esses extras adicionam replay para quem quiser e passarão batido por aqueles que não quiserem. Simples assim!

  4. O Batman pegou seu bat-terno, entrou no bat-móvel e saiu da bat-caverna pra ir aonde? Pro bat-zado…
    Beleza, comecei o comentário de maneira ideal…Bom, esse é um jogo que infelizmente vou ter que deixar pra depois, esperar baixar o preço, porque vou comprar BF3, MW3, AC:R e Skyrim tudo junto, daí não queria gastar muito de uma vez (fora que vai demorar pra eu enjoar do multiplayer dos dois primeiros)

    Quanto a estes pontos que foram reclamados, eu não vi muito problema não. Extras são divertidos de procurar dependendo dos casos, e as Charadas do…bom, do homônimo são bem de acordo com a temática. Sobre evolução de personagem, também não tenho problemas. Um jogo em que você já começa com tudo no máximo e os inimigos vão ficando fortes, sem você evoluir seria meio chato, porque não teriam muitas inovações, você só essencialmente ficaria melhor em usar o que já tinha logo de cara.
    Quanto ao GOTY, meu conselho é não lançar suas apostas ainda, porque Skyrim vem por aí e promete muito…

  5. Bacana que a galera percebeu que os “defeitos” por mim apontados são algo bem pessoal como bem frisei, e que nada disso me impediu de ter o jogo na mais alta conta 😉 Por isso sempre digo que a maioria dos leitores do Portallos são pessoas legais!

    E o que fiz foi terminar o jogo cumprindo somente os objetivos principais, e agora no New Game + finalmente posso me dedicar aos extras e colecionáveis, como faço com a maioria dos jogos, aliás. Me focar só no objeto primordial do jogo aumentou muito minha imersão, pois conheço e entendo o personagem e suas motivações há décadas. Se eu fosse o diretor do jogo faria os colecionáveis terem a opção de estarem ocultos ou não, pois realmente eu os dispensei na primeira jogada.

  6. Só tenho uma coisa a reclamar, eu acho todo ponto de vista negativo que o Mauri, listou aqui, dispensavel. Não é por nada irmãozão, é que eu acho bobeira isso de “caçar balões são desnecessários, descaracteriza o jogo.” ou “o batman tinha que começar com tudo para mostrar que ele é supremo”, ou até mesmo do charada não poder circular implantando coisas.

    Até por que, hoje em dia, vivemos dos extras, por mais que sejam bobos. Caçar sapinhos com o Snake, nunca me fez duvidar de como ele era capaz ou machão. Sauhsauh

    Tem jogos que temos que quebrar placas, como o Killzone, para que fazer aquilo no meio da guerra? Por isso eu acho dispensavel esses defeitos que você citou. Deveria citar como defeito, o bug que deixa o save corrompio, alguns vilões quando vocÊ joga contra parede somem… Coisas assim.

    Só como uma OBS: Não vejo graça nenhuma em Zelda, e com certeza não vai estar concorrendo ao GOTY. Mas tipo, essa ultima é opnião minha, já que conheço muita gente que gosta de Zelda.

    1. Só comentando como eu concordo com você sobre Zelda. Caraca, perto de “Assassin’s Creed: Revelations”, “Elder Scrolls: Skyrim”, o próprio “Batman: Arkham Asylum” e “Uncharted 3”, Zelda nunca que merece concorrer a GOTY…

      1. Eu considero fortemente, é um jogo muito melhor e bem acabado em vários aspectos. Contra fatos e dados não há argumentos, mas pode e deve haver discussão, como fizemos. Mas vamos falar de Batman?

    2. É complicado alguns pontos de vista mesmo. Por exemplo, você citou os bugs do jogo. Quem sabe se a equipe dedicasse o tempo que gastou colocando balãozinhos do Coringa em uma melhor programação esses bug’s não existiriam… Mas uma minoria gosta desses colecionáveis, assim como uma minoria acha que Zelda não é candidato a GOTY (e toda vez que lança um ele é) etc. O melhor que podemos fazer é valorizar as coisas que gostamos, e nisso tanto eu quanto você estamos certos mesmo sob pontos de vista diferentes.

      1. Também acho, acho que prevalece o senso critico, eu não gosto de Zelda, acho um jogo meia boca e metodico, mas é um jogo que como você diz, sempre cai no agrado do povo.
        Vi os candidatos a GOTY, e esse ano a porrada ta dificil.

        Enfim, estou me divertido com o Batman, enquanto o meu Uncharted 3 não chega. A Dakini que não deve aguentar mais ficar on na PSN e olhar lá e ver um dos seus amigos jogando Batman… eu passo o dia todo jogando.

  7. I’m not Batman, mas joguei seu primeiro jogo, hehehe.
    Gostei e não gostei da sua análise Mauri. Esta muito pessoal, o que da uma caracterização especial para quem lê, porém você joga para baixo o game do Batman em pontos que são necessários para que ele se torne interessante para muitos como jogo.
    Concordo que a dublagem é o ponto alto deste game, Mark Hamil roubou a cena no primeiro Arkham, e acredito que continuará neste. Um adendo, a nova dubladora da Arlequina é boa? Por que a primeira era extremamente irritante.
    De resto, continue escrevendo aqui. Abraços.

    1. Entendi. É que eu sou entusiasta de histórias em quadrinhos também, então não posso deixar de lado essa faceta já que a obra é baseada no universo da HQ e é um jogo de videogame ao mesmo tempo, e eu prezo por jogos que estabeleçam novas formas de interação com o usuário. E a Tara Strong mandou bem, a Harley dela consegue ser ainda mais irritante em BAC, espero que no próximo jogo ele retorne!
      Olha como ela é a cara dela!
      http://s2.n4g.com/media/11/news/855000/856934_5.jpg

  8. hahaha É verdade. Também me pergunto como o charada colocou todos aqueles troféus.
    Provavelmente foram capangas que trabalham como informantes dele. Mas eu não achei que tirou a imersão do jogo, que faz mais sentido. Acho que as charadas, pelo menos no arkham asylum me ajudou a conhecer e ler biografias de inimigos que eu nem conhecia.

  9. Eu na minha particularidade gostei bastante do jogo! mas é mais ou menos assim…sobre o fato de os “buchas” como disse o nosso redator eu também não gosto do fato de eles….REVIVEREM sabe?Tudo bem que o Batman não MATA ninguém mas…poxa…não era só uma noite essa parada aí?
    Se os caras ficam inconscientes e voltam do além…cara…que santo rempédio eles tomam…e não gosto de ter snipers espalhados pela cidade…tudo bem que é algo que torna a dificuldade do jogo mais aprimorada MAS eu não curto muito enquanto eu estou voando ser atingido por um sniper fd.p…o pior mesmo é quando você tá a meio km de distância e aquele vagabsons te matam !!!Pro jogo ficar perfeito PRA MIM tinha que ter um esqueminha de escolhas…sabe? Tipo assim ó: Na luta contra o Sr. Frio iria ser legal se eu pudesse escolher entre ajudar ele a pegar a esposa dele de volta OU  não mas…isso não deixaria a Arlequina pegar a cura pro Mr. Joker!Bom…pra mim o jogo é ótimo…merece concorrer ao GOTY SIM mas com certeza ainda vão vir concorrentes muuuito fortes contra o Batman AC….Essa foi a minha opinião PESSOAL do jogo…espero que comentem e critiquem e tudo mais kkk té+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.