Diário de Desenvolvimento – Parte 2

Criando novos conceitos para uma nova fase…

Na primeira parte comentei um pouco sobre a passagem de tempo, mudanças na atmosfera brasileira e a decisão de recomeçar. De livrar o Portallos da burocracia e dos modelos criados em 3 anos de sua existência. Dar um basta e começar algo totalmente novo. Nesta segunda parte quero explicar um pouco sobre os novos conceitos e ideias que a equipe Portallos criou para este novo blog. É preciso basicamente mostrar aos leitores alguns conceitos simples, começando pelo significado da sigla a que estamos dando uma enorme importância: EXP. Também quero falar sobre a disposição maleável do conteúdo no novo blog (EXP+). E, por último, sobre o Espaço Leitor, que é um retorno de um projeto que não consegui realizar no antigo blog. Lá era conhecido como Leitor Convidado.

  • O que é, afinal, o tal EXP?

É um conceito filosófico de como os colaboradores do blog devem encarar as coisas daqui em diante. As matérias no Portallos devem perder aquela característica mais jornalística e mais formal para ser algo mais pessoal, íntimo de cada colaborador. Conforme expliquei na primeira parte, quando o Portallos surgiu existia uma carência por blogs nacionais que trouxessem com agilidade as notíciais internacionais que saíam massivamente. Hoje em dia já temos isso, então é hora de abandonarmos o modelo post-notícias para nos focarmos em algo mais “experimental”.

Queremos compartilhar mais opiniões, mais reflexões, mais experiências pessoais com os leitores. Queremos um pouco mais de informalidade. Menos preocupações em ter que repassar uma notícia. Queremos jogar alguma coisa, e depois de algumas horas, sentar no PC e escrever um pouco sobre a sensação que tivemos. O mesmo ao ver um programa ou ler alguma coisa.

Um pouco disso já era aplicado no Portallos tradicional. Colunas como Conversa de Mangá e Papo de Série já possuíam um pouco dessa vibração de “senta aqui e bora prosear”. Queremos finalmente elevar esse conceito. EXP vem exatamente desse sentido de ser experimental e de partilhar experiências.

Recomendar filmes, games e HQs. Mostrar coisas que compramos, assim como dar dicas de onde comprar. Notaram que o Portallos tradicional ficou um pouco diferente nas últimas semanas? Por exemplo, a Dakini mostrando algumas das coisas que chegaram para ela neste fim de ano (Dia de Correio)? Estes posts já foram um experimento que a equipe fez para ver qual seria a reação dos leitores. É isso que pretendemos neste novo blog: compartilhar!

As notícias vão sumir de vez? Acredito que não, afinal, um anúncio de um game esperado, um trailer de um filme altamente esperado, uma publicação de uma série que há muito se espera no Brasil, coisas que a equipe partilha carinho e expectativas vão aparecer por aqui inevitavelmente. O que irá sumir é aquela necessidade quase que obrigatória de correr no blog para soltar uma notícia de algo que a gente nem curte tanto assim.

Enfim, é difícil dar apenas a teoria da coisa. A prática ainda será moldada nas próximas semanas e meses. Alguns membros da equipe vão pegar com facilidade o conceito, outros ainda vão patinar até acertarem o alvo. O refinamento vai acontecer aqui e agora, ao vivo, enquanto você acompanha o blog.

Experimentaremos mais coisas; talvez isso abra margem para errarmos mais, entretanto é isso que queremos. Arriscar, ousar, tentar ser diferente numa web onde você pode citar facilmente blogs e espaços virtuais que se parecem muito entre si. Queremos um Portallos EXP mais descontraído, mais fácil de manipular, mais organizado para encontrar as coisas e mais divertido de participar, seja você um membro da equipe ou um leitor.

  • Sobre as postagens EXP+

Notem o sinal de mais após a sigla. É muito importante isso! No antigo blog as matérias eram quase que imutáveis. Ou seja, publicava-se e nunca mais se mexia nela. Então se alguém da equipe quissesse criar um guia de temporadas de uma série ou escrever sobre uma coleção de livros, era necessário escrever toda a matéria (que inevitavelmente seria enorme) e só depois disso publicá-la.

Nesse trabalho e tempo que leva entre começar e terminar um projeto muitas vezes aquele ânimo de ir até o fim ia se extiguindo. Perdi a conta de quantas vezes comecei um texto enorme sobre algo fenomenal e não terminei. Seja porque apareceram outras coisas menores para fazer, ou porque o time da matéria se perdeu ao longo de alguns dias. Sempre foi muito complicado fazer essas coisas no antigo blog. Às vezes perdia-se dias fazendo uma matéria e com isso acabávamos sacrificando postagens menores nesse meio tempo. Já deixei de fazer CdMs no passado, porque estava encalhando em alguma ideia para matérias mais trabalhosas.

Por isso resolvemos aderir à flexibilidade que a internet pode oferecer. Aqui não é como um livro em que você envia para a gráfica e não pode mais alterar nenhuma página. Estamos na internet! Editar textos é tão simples, basta alguns cliques. Resolvemos então que dependendo de cada situação e da matéria em si, às vezes a publicaremos em partes, sendo editáveis ao longo dos dias ou meses e sempre que isso acontecer, a matéria irá ganhar o status de “EXP+”.

Como assim? Por exemplo, um guia de presentes de fim de ano. Colocamos 5 itens no guia. Daqui duas semanas, deu vontade de colocar mais 10 itens? Voltamos na matéria e faremos a edição dela. Uma guia sobre uma temporada completa de um seriado americano agora poderemos fazer em parte, editando ele aos poucos. Até mesmo coisas menores. Posso soltar um CdM no dia do lançamento dos mangás apenas com a imagem, deixando o espaço aberto para os leitores comentarem e posteriormente, assim que tivessem um tempo livre, colocaria a minha opinião no mesmo.

São algumas possibilidades e assim como o próprio conceito do novo blog iremos refinar o EXP+ com o tempo. Analisando aonde ele fica bacana e quais as situações em que ele não se encaixa. Isso não significa que você irá encontrar no Portallos textos pela metade. Não é isso. Reflexões serão feitas por completo, mas o que pode acontecer é após o término da matéria, algum outro colaborador acrescenter algo na reflexão original.

E não se preocupe em ficar perdido. Todos as postagens que ganharem conteúdo extra, que forem acrescidas de novos conteúdos, terão “EXP+” no título e voltarão para a página inicial do blog (criando o destaque apropriado à atualização). Você saberá identificar facilmente onde estará os posts de “EXP+” e onde especificamente o post mudou em comparação com o original.

  • Leitor Convidado se torna Espaço Leitor!

Muitos leitores ficaram frustados quando perceberam que o projeto Leitor Convidado havia encalhado e não saía mais do lugar. Para quem não se lembra tratava-se de um espaço onde os leitores do blog nos enviariam textos e publicaríamos no site. Começaria com os Conversa de Mangá. Infelizmente o projeto foi mal calculado pela minha pessoa. Ler e responder a todos os e-mails enviados, selecionar os melhores e ter o trabalho de revisar e postar no blog era algo além das minhas capacidades na época (e hoje em dia também).

A ideia era boa, mas a execução péssima. Por isso resolvi transformar o projeto em algo mais prático e talvez até mais acessível a todos os que possuem vontade de interagir com o Portallos. Em determinadas matérias, os melhores comentários irão integrar os posts. Como assim?

Vou dar um exemplo simples, pegando o conceito dado mais acima do EXP+. Coloco um CdM no ar numa quarta, dia habitual de lançamento do capítulo. Não tive tempo de escrever o texto, então deixo só a imagem. Na noite do mesmo dia, se ainda estiver sem tempo de preparar algo mais completo para o post, vou nos comentários. Seleciono lá 3 ou 5 dos melhores textos criados pelos leitores e incorporo eles no CdM. Pronto! Espaço leitor realizado. Posteriormente posso voltar e fazer meu texto do CdM, mas não irei retirar os comentários destacados na matéria.

O mesmo vale para uma opinião de filme, reflexão cotidiana ou qualquer outra matéria que crie debates no blog. Qualquer comentário bacana feito por algum leitor poderá vir a participar do Espaço Leitor. Basta lembrar de escrever direitinho. Algumas pessoas chegam colocando todo o texto em caixa alta (maiúsculas) ou de 5 palavras, 3 são abreviadas (a famosa linguagem de Orkut). Aí não dá. O comentário não precisa estar num português impecável, podem até rolar algumas abreviações, errinhos bobos e gírias, contanto que seja algo que todos compreendam facilmente. Ficou bacana? Iremos colocar no corpo da matéria.

É um outro conceito que iremos refinar com o novo cotidiano do blog, mas vale a pena ressalvar que a ideia é que o Espaço Leitor seja algo interativo feito no próprio dia de publicação de uma matéria. Não vai comentar algo publicado a 2 semanas atrás na esperança de que entre no espaço leitor. Não vamos ficar monitorando postagens muito antigas. O que passou, passou. Claro que se alguma delas receber uma atualização EXP+ e subir para a primeira página do site, iremos considerar os comentários do dia, caso estes façam valer a pena.

Não é algo que faremos em todas as publicações, porém é algo que deixará o blog um pouco mais interativo com seu público. Infelizmente não é desta vez que iremos abrir um espaço para que os leitores façam e publiquem suas próprias matérias partilhando suas experiências. Mas é uma bela ideia a se considerar para um futuro, não acham?

Para terminar este diário de desenvolvimento, ficam então os pilares que irão sustentar esta nova fase do blog. Um compartilhamento de entretenimento mais pessoal por parte da equipe, a possibilidade de flexibilizar o conteúdo publicado e expandi-lo com o tempo e a interação dos melhores cometários integrados às novidades do dia. Em teoria, parece banaca. Vamos ver como nos saímos na prática. Isso os leitores poderão nos dizer futuramente.

Continua na parte 3!

 

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Parabéns, vocês conseguiram fazer um site Ótimo, em em algo novo e inovador. A estratégia da postagem do leitor ficou muito bem bolado, dando oportunidade as pessoas que tem experiencias tanto com jogos, filmes, animes etc. Muito bom mesmo Parabéns a toda equipe do Potallos Exp

  2. Legal esse conceito do EXP+, incentivará muita gente a querer caprichar nos comentários para poder aparecer nos posts. Para mim aliás esse conceito que vcs querem abordar a partir de agora no novo Portallos, já tinha alguém da própria equipe que fazia e faz que é o Konsama. Os textos dele costumavam(ou costumam) além de informar ter opiniões próprias e bem divertidas, por causa do clima informal que passava em mim ao ler.

  3. Já acompanho a mais de um ano por ai e o projeto que vocês montaram se tornou a coisa mais linda de se ver, fiquei impressionado com todas as mudanças que a muito tempo vocês cogitavam fazer, mas ficou no baú. Só tenho que tirar o chapéu e elogiar esse projeto.

    Parabéns a toda equipe.

    (Não vou deixar de acompanhar mais não de jeito nenhum!! HAHAHAH)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.