11 episódios que valem a pena: No. 6!

Acima de tudo, um animê consistente.

Em julho, quando esse animê estreou junto a vários outros, muita gente decidiu acompanhá-lo pois parecia promissor, era do Bones, etc. Porém, à medida que o caráter shounen-ai começou a aparecer, foi uma debandada incrível por parte dos espectadores homens, e vocês são todos uns bobos, no sentido de fazer bobagem mesmo. Agora que estou colocando os animês em dia, voltei a vê-lo ontem e terminei. Gente, o animê é muito bom. Não é um Madoka ou Mawaru, ok, mas precisava ser? São 11 episódios muito bem contados, com animação excelente e uma história que prende. Eu, Sofia, também achei muito bonita a relação Shion x Nezumi, mas para os com alergia, ela não é o ponto principal. É só um dos fatores desse animê, e que faz bem pra ele. Enfim, vejamos que mais tenho a dizer.

Há alguns spoilers a seguir, mas nada muito específico ou que vá estragar surpresas pra vocês. A parte em que falo especificamente do final do animê está sinalizada, então recomendo que não a leiam, mas o resto é mais ou menos safe, na medida do possível.

No. 6 é um animê bom. Sabem aquele animê de qualidade? Pois é. Todos os episódios satisfazem, diferente do que aconteceu a vários outros animês da temporada dele, que têm muitos fãs apesar de terem tropeçado no caminho com episódios chatos e/ou com cara de filler. No. 6 foi consistente do início ao fim, e para um animê de 11 episódios, o final foi bem normal, digo, não maluco para os padrões.

No início, o que prendia a atenção era a sensação de que “tem algo muito errado aqui”, seja pelo Nezumi criança ensanguentado, a família de Shion perdendo seu status por terem-no abrigado ou aquela coisa bizarra das abelhas. Depois o foco mudou para fora de No. 6, e foi a partir desse ponto que os personagens começaram a se desenvolver. Não só Shion, Nezumi e a relação deles, mas Inukashi, Karan e Safu surgem como pontos fortes da trama, o que é raro em um animê curto como esse; ter vários personagens bem desenvolvidos. A Inukashi, por sinal, acho uma ótima personagem. Essa coisa dela com os cachorros, a forma como age com Shion e o fato de não ser boa nem má, meio imprevisível, como quando tentou atacar Nezumi com sua “gangue”, e principalmente no final, quando está ajudando os dois, na cena com o oficial de No. 6 que lambe ela no pescoço. A forma como reagiu ao bebê que Shion mandou pra ela também… E isso vale pras outras duas que mencionei.

Safu passa longe de ser apenas a opção hetero do Shion, ela desde o início era uma personagem diferente (que diabos de conversa “quero o seu sêmen” = “transe comigo” hahaha), e no episódio 5, quando conhecemos a Eve, a cena dos dois ouvindo a música da Elyurias e desmaiando soou o alarme “Opa, tem algo especial aqui!”. (SPOILERS DO FINAL) Ela no final foi muito lindo, o desespero do Shion aliás, deixando-a pra trás com a bomba, querendo abrir o elevador, me lembrou muito o Ed abrindo aquela porta em FMAB pra dizer pro Al que com certeza voltaria pra salvá-lo. Foi muito bonita a entrega dela à Elyurias, que na verdade não foi uma escolha, mas ficou uma sensação de que ela era a escolhida, até por poder ouvir a música do povo da floresta como o Nezumi. Aliás, no geral, os dois episódios finais foram excelentes. Shion assumindo a liderança e um Nezumi desesperado, soluçando, por vê-lo se tornar um assassino, por vê-lo mudar, e Shion reconhecendo novamente a fragilidade de Nezumi, que ele não via desde aquela noite quando crianças. Depois o surto das abelhas na cidade e então a Elyurias cantando e os tufões destruindo o muro… foi linda essa parte, talvez justamente por causa da música.

E quando Shion começou a duvidar das intenções do Nezumi, e este confirmou, eu pensei que, putz, era ali, pronto, o final ia ser tragédia e mais alguém além da Safu ia morrer. Dito e feito, foi atingido e eu achei que o Nezumi ia morrer mesmo, mas o Shion abrindo a barriga dele naquela situação foi bem inesperado e foda. Só pra quê? Pra ser ele o alvejado. Bah, quando ele tava morto no chão e o Nezumi largou a Inukashi e o outro cara (desculpem, esqueci o nome) pra ir rastejando até ele e depois cantou aquela música estando completamente perturbado, foi muito, muito foda. Eu tava esperando, nesse momento, que a música revivesse o Shion, afinal fez aquile brilho todo lá na cripta né, mas como tinha deixado o Nezumi cansado na ocasião, e agora ele tava mega ferido e tinha perdido muito sangue, pensei que talvez morresse por isso, numa coisa bem Romeu e Julieta de aí o Shion acordar e vê-lo morto ali ao lado. Hahaha, é, eu viajo, como já disse em outro post. Mas a Safu aparecer e resolver tudo foi, novamente, lindo demais. Gostei mesmo do final, e a Karan correndo enlouquecida para reencontrar o filho foi foda com aquela música no fundo, assim como a despedida de Shion e Nezumi. Muito bonita. (FIM DOS SPOILERS)

Aproveitando que voltei a citar a Karan, deixa eu retomar a questão dos personagens. É raro pacas vermos a “mamãe preocupada com o filhinho protagonista” ser uma char tão foda. Ela foi forte mesmo nos momentos de desespero, e passava essa sensação de alguém se esforçando para aguentar a situação. Não se rendeu ao Yoming também, reconhecendo nele os mesmos erros dos ex-colegas dela de quando construíram No. 6. Não sei, me faltam palavras pra explicar o porquê de eu achar tão bem desenvolvidos, tão convincentes os personagens desse animê. Talvez seja subconsciente a coisa… mas a palavra é realmente consistência. Tudo o que aconteceu na história pareceu estar no lugar e de acordo com a personalidade dos personagens. As emoções, os atos de cada um. Ontem quando terminei de assistir fiquei pensando nisso, em como eu tinha achado esse aspecto tão especial no animê, comparado aos outros da temporada. Uma história bem contada, que te deixa pensando sobre ela, e não sobre o animê. A capacidade de se construir como “algo”; não sei se me entendem. É como dispensar as discussões técnicas, porque nisso ele foi impecável, e poder pensar em No. 6 só como a história que ele traz.

Fiquei muito afim, agora, de conferir as novels. Caramba, 9 volumes! Com certeza tem muito mais coisa do que o mostrado nesses 11 episódios. E haha, vejam vocês. Nem sendo um resumo o animê passou uma sensação de estar incompleto ou mal contado. De fato, bato palmas ao estúdio Bones, que já fez tantos animês realçadamente fodas devido à qualidade de animação, como Fullmetal Alchemist Brotherhood, Darker Than Black, Soul Eater, Wolf’s Rain, Tokyo Magnitude 8.0 ou os vários outros. Certamente verei UN-GO, o novo animê do noitaminA, também de 11 episódios e também do Bones, mas esperarei que acabe antes. Enfim, nem sei bem o que eu buscava dizer com esse post, mas achei que tinha que dizer alguma coisa, porque gostei mesmo. Se ficou ruim, desculpem a leitura chata, hahaha.

Isso também pode lhe interessar

43 Comentários

  1. Assisti Nº 6 exclusivamente em respeito ao BONES, que nunca tinha me decepcionado. Vi até o fim, e realmente não me decepcionou, porém, ao contrário do que aconteceu em DTB, FMA, Bounem no Xandou, GOSICK, Wolfs Rain e Star Driver, foi apenas um anime normal. Acho que tudo foi muito arrastado, a história não desenvolveu de forma linear, sei lá, é só mais um anime que certamente nem me lembrarei que assisti daqui 6 meses.

    Confesso que minha aversão ao anime foi tanta, que não consegui ler seu texto inteiro… e olha que o fator "homossexual" é só um dos, que não me agradou… sem preconceito, só que não consigo sentir prazer ao ver coisas assim… ainda que seja só um desenho.

    1. É, eu esperava que o pessoal não concordasse comigo, principalmente por conta do aspecto homo do animê. Quanto a ser um animê normal, eu concordo. ^^ Acho-o normal e muitíssimo bem feito. =]

    2. Shin isso que é ser fã mesmo de um estúdio.XD
      Mesmo eu gostando da BONES, não consegui passar do primeiro episódio desse anime.

  2. Eu ainda pretendo ver No. 6, mas confesso que não será agora. Não posso dizer muita coisa porque nem cheguei a ver um episódio, mas esse fator homossexual foi o que mais se falou a respeito do anime, pra aumentar a polêmica (mamilos). Espero que seja um bom sci-fi acima de tudo, porque esses são difíceis de se encontrar. Enfim, é BONES e NoitaminA, então deve ser pelo menos visto.

    E mencionando esses outros animes do estúdio BONES, lembrei que ainda tenho que terminar GOSICK e Star Driver, ambos on hold há muito tempo. XD

  3. Olha, muitos termos podem descrever No. 6 dependendo da interpretação, mas "consistência" com certeza não é uma delas. Honestamente, o vilão disso tudo foi o "formato noitaminA" de 11 episódio — ainda mais quando o material original tem nada mais nada menos do que 9 volumes, como você citou.

    Considerando isso, os responsáveis pela adaptação fizeram um excelente trabalho, já que só deixaram a peteca cair nos últimos episódios com alguns nós soltos e aquela resolução totalmente nonsense. É um final bonito esteticamente, claro, mas muito nada a ver no contexto de ficção científica que No. 6 se propos a ser.

    1. Hum, respeito tua opinião, obviamente. Mas sabe, eu já vi tanto animê terminar de forma abrupta e 100% MALUCA, coisa de não fazer sentido nenhum mesmo ou mostrar personagens saindo totalmente de sua personalidade pra fazer alguma coisa importante no final… sei lá, No. 6 se manteve fiel ao que construiu nesse sentido. Achei os personagens sempre coesos e a narrativa convincente. Sim, ficaram pontas soltas no final, nem explicaram o que ou pra que eram as abelhas, mas… enfim, opiniões, haha. XD

      Valeu por comentar. ^^

  4. Me chamem de herege, mas não conhecia a reputação do BONES… apesar de ter chorado no final de fullmetal alchemist brotherhood hehehehh
    Gosto de animes com temas pesados, adultos, tipo ergo proxy ou ghost in the shell, mas infelizmente não tenho o habito de acompanhar os animes pelos criadores/estudios =( não sei porque nunca tive esse "insight"
    ja to baixando TUDO do bones, alguem pode me recomendar mais coisas boas?

    *off-topic*
    criei meu avatar no wordpress, como eu faço login pelo portallos?
    podiam deixar um link de ajuda permanente no blog, eu tive que "caçar" o post de inauguração pra pegar o link de cadastro do wordpress
    *off-topic*

    1. porque…… OH!……. PORQUE??? eu nunca tive esse insight de procurar os animes pelos estudios???
      acabei de descobrir que SOU FAN do MANGLOBE:

      Samurai Champloo
      Ergo Proxy
      Michiko to Hatchin
      Seiken no Blacksmith
      Deadman Wonderland

      que isso mano, assisti tudo dos caras no puro instinto heheheheh

      *desculpem o post duplo parece que to apanhando pro novo layout :P"

    2. Animes bons do Bones que lembro tem: Darker Than Black e GOSICK, mais se olhar nos cometários acima, o Shin até deixou algumas indicações além dessas.

      Outros estúdios maneiros que vale a pena procurar para se assistir seus animes são:
      Madhouse: Death Note, Rainbow Nisha Rokubou no Shichinin(esse eu creio que vc irá gostar bastante pois se encaixa no seu gosto de animes adultos e pesados), Beck(ótimo para quem curte o bom e velho rock pois acaba te dando vontade de formar uma banda) e assim vai.

      Brain Base: Mawaru Penguindrum(um dos melhores desse ano para alguns, o melhor para mim), Durarara, Baccano!(esse 2 eu ainda não vi, mais são bastante elogiados por quem os assistiu) e Innocent Venus(assisti essa semana muito bacana, principalmente para quem curte mechas).

      Sunrise: Gintama, Code Geass, Cowboy Bebop, Mobile Suit Gundam são alguns exemplos de ótimos animes que o estúdio já fez e vale dar uma procurada em suas produções.

        1. NOSSA valeu ryoga!!!!!!!! Comecei pela pagina da wikipedia do BONES e to baixando um por um kkkkk tenho torrent ate o natal 😛

          essa lista vai ficar salva aqui, MUITA coisa boa =)
          sunrise ja vi TODOS kkkk novamente no puro instinto de procurar anime bom, agora madhouse e brainbase fiquei com agua na boca… vo ter que assistir!

          valeu mesmo galera!!!! To passando por uma temporada de puro VICIO em anime. É triste quando voce termina uma serie ANIMAL e voce acaba ficando meio órfão… ;P
          e sai em busca de mais pra saciar o vicio! kkkkkkkkk

        2. Cara ta na lista já que tenho procurado assistir mais obras do estúdio Brain Base tanto que assisti essa semana o "desconhecido" Innocent Venus. Só que antes vo9u ter que abrir espaço no HD e terminar de ver as séries de alta prioridade como a franquia Macross, Utena e Rahxephon(esse não é tão prioridade mais como já ta baixado…).

          Aproveito pra recomendar um anime que acabei de assistir(terminei hoje de manhã) um slice of life/drama/romance chamado True Tears. Muito bom anime, super recomendado para quem curte animes do gênero.

          1. Pretendo sim ver True Tears! Na verdade quase o coloco pra baixar ontem, mas achei melhor terminar logo o Kamisama Dolls. E vou procurar esse Innocent Venus, até pq tô valorizando mais o Brains Base depois de tanto anime épico deles. Ainda verei um dia os Natsume Yuujinchou's da vida… XD

          2. poise ryoga.. to pensando seriamente em comprar um HD externo pra fazer de biblioteca de animes. Da uma pena apagar umas PEROLAS, mas que voce ja assistiu e precisa de espaço ;P
            E hoje em dia torrent voce so encontra em 720p uma série basica de 20 epi fica 7gb =( complicado!

            e quanto aos animes, assisti o reboot do macross e recomendo, fantastico!
            Rahxephone tb to baixando agora =)
            ainda to com cowboy bebop e claymore guardados pra assitir =)

          3. Hashimoto outro anime da Brains Base que vale muito a pena assistir(uma série que ás vezes esqueço de recomendar devido a tantos animes que já vi) é o excepcional Spice and Wolf. A primeira temporada foi feita pela Funanimation, mais a segunda temporada foi produzida pela Brains Base e o estúdio soube continuar muito bem o que a Funanimation havia começado.

          4. Spice and Wolf é prioridade há algum tempo. XDD Ainda pretendo ver, assim que terminar de baixar Sarai-ya Goyou vou colocar logo. Faz MUITO TEMPO que quero ver esse! =D

          1. Assista sim que nao vai se arrepender. Prefiro o Durarara!!, mas o Baccano! não deixa a desejar em momento algum. Animes sensacionais! =D

    3. Aqui tem tudo que o Bones já lançou, ,recomendo os que eu já vi, e aprovei (muito): Darker Than Black (02 temporadas + 4 ovas), FMA (que vc já assistiu), Bounem no Xandou (excelente, porém pouco conhecido, muito bom mesmo), GOSICK (muito divertido e interessante – detetives), Wolfs Rain (um otimo drama) e Star Driver (bom passa tempo, animação estupenda).

      Fora esses tem Tokyo Magnitude, que elogiam d+, Soul Eater (que não é muito elogiado) e Heroman (único que dropei pq parecia mais desenho norte americano que anime).

    4. O pessoal já te deixou indicações bem legais, mas faltou um estúdio que merece atenção: SHAFT. Tem muitos animes bons, diferentes, bem fortes, digamos assim. EF – a tale of memories e EF – a tale of melodies são os animes shoujo que eu mais curti ever! mesmo não curtindo tanto shoujo na época que os vi. Duas temporadas muito boas e que merecem ser vistas por todos. Outro é o recente Mahou Shoujo Madoka Magica, que é muito bom, com uma arte muito bonita e com um desenvolvimento ótimo. Bakemonogatari e Sayonara Zetsubou Sensei tbm são muito elogiados (não vi ambos ainda).

      E Manglobe… realmente é um ótimo estúdio. Samurai Champloo é um dos animes mais incríveis que já vi! Quem ainda não viu PRECISA ver pq é sensacional. =D

      1. Hashimoto lembrou bem, SHAFT é outro ótimo estúdio. Bakemonogatari é excelente, Ef-A Tales of Melodies/Memories são sensacionais(principalmente o Melodies) e Madoka Magica dispensa comentários…Foda demais!!!!

          1. Tudo bem. XD Só classifiquei eles como shoujo pq eu chorei tanto com eles… XDDD Anyway, são ótimos de qualquer jeito. =D

        1. mais um estudio pra lista! valeu hashimoto!!
          manglobe eu ja conhecia realmente um estudio INCRIVEL
          samurai shamploo concordo totalmente com voce, quem não viu, da um jeito de consegui ver porque é uma PEROLA da animação
          pra quem curte algo mais pesado do MANGLOBE (bemmmm mais pesado) assista ergo proxy, anime meio filosófico, futurista, pos-apocalptico, dialogos complexos, tem que ficar ligado na historia senão viaja legal ;P

          ja vi que esse post vai longe hehehe

          1. Outros ótimos animes que recomendo são: Phantom Requiem for the Phantom e Black Lagoon(esse último é da Madhouse até…). Animes adultos, que tem como enredos o submundo do crime, tratados de formas totalmente diferentes por cada um mais excelentes a sua maneira(com uma certa preferência maior minha para Phantom Requiem for the Phantom).

          2. Um anime que merece ser indicado é o Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Muita gente ODEIA esse anime, mas ele é incrível! Um dos meus preferidos ever forever and ever!! Plot muito doido, bem loucão mesmo, e sabe PERFEITAMENTE como brincar (leia-se trollar) com o expectador. Simplesmente awesome!!

          3. Outros animes que merecem ser recomendados são Ga Rei Zero(estúdio AIC) e Gankutsuou-The Count of the Montecrist(Gonzo).

            Ga Rei Zero é sensacional!!! Tão sensacional que consegue ser muito superior a história do mangá em que foi inspirado.

            Gankutsuou é um anime inspirado no clássico da literatura "O Conde de Montecristo". Um anime espetacular, com efeitos visuais diferentes e soberbos(em minha opinião) que nunca vi em mais nenhum anime. Acho até um pecado a série ser tão desconhecida entre o grande público.

          1. BL eu só vi a primeira temporada e os OVAs. Aind atenho planos de ver a segunda, mais não agora até pq como compro a edição nacional do mangá já sei tudo o que ocorre no anime.XD

      2. Devo começar a ver samurai champloo daqui poucos dias, quanto terminar Evangelion. Encontrei em 1080p, tri-audio e com legentas em pt, já está baixado. o/

          1. Não sei, ainda estou vendo a série renewall, ainda não fui atrás dos filmes, o ryoga é que deve saber… responde pra gente ae o/

    1. porque…… OH!……. PORQUE??? eu nunca tive esse insight de procurar os animes pelos estudios???
      acabei de descobrir que SOU FAN do MANGLOBE:

      Samurai Champloo
      Ergo Proxy
      Michiko to Hatchin
      Seiken no Blacksmith
      Deadman Wonderland

      que isso mano, assisti tudo dos caras no puro instinto heheheheh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.