XBLA: defenda seu território esta semana

Deal of the Week temática apenas com games de Tower Defense!

Mais uma semana com ótimos games em oferta na Xbox Live Arcade. Fica difícil manter os Microsoft Points assim. Semana dedicada ao gênero Tower Defense, que consiste em defender um território, seja manipulando fortificações ou usando personagens que podem ser fortalecidos a cada rodada. Cada game tem um estilo próprio de propor ao gamer maneiras de se devender de hordas de inimigos.

Dos quatro games oferecidos com 50% de desconto, já possuo dois. South Park Let’s Go Tower Defense Play! é um deles. O joguinho é insanamente difícil, enquanto mantém toda a atmosfera da série animada, com as vozes dos personagens, várias referencias de personagens secundários. Quem é fã de South Park pode comprar o game sem medo. O sistema do jogo consiste em arremessar bolas de neve em todos os personagens que estiverem atravessando o trajeto pré-estabelecido em cada nível, sendo que os caminhos podem ter bifurcações. É possível construir mecanismos que atrasam e que auxiliam no arremesso das bolas. O jogo também tem suporte a 4 jogadores em modo cooperativo, sendo que cada um dos quatro protagonistas da série tem um especial próprio. Divertidíssimo, mas espere ser frustado em alguns estágios, com a quantidade de gente que vai chegando na estrada e você não consegue dar conta de tudo, ainda mais se estiver sozinho. Tem que testar várias estratégias até encontrar a que melhor se enquadra em cada estágio.

O outro game que já tenho na coleção é Defense Grid: The Awakening. Esse é muito viciante, até mais do que o do South Park. Também consiste em defender ao longo de uma trilha onde o inimigo avança para roubar algumas esferas de energia que ficam no meio do mapa, e depois seguem para uma rota de fuga. Você tem que impedir que o inimigo chegue nas esferas, porém se ele roubar, você ainda tema opção de derrubá-lo antes que ele saia do mapa, salvando assim a esfera, que volta para o meio do mapa. Você não contrala um personagem fixo nesse. Apenas constroi fortificações e faz upgrades nela conforme for ganhando dinheiro, que se conquista eliminando inimigo. Há vários tipos de fortificações, e muitas delas são dedicadas a certos tipos especiais de inimigos. O game usa e abusa da estratégia. As vezes um mapa recheado de fortificações não dá conta dos inimigos, se as fortificações foram iniciais ou genéricas. É preciso aprender a usar de tudo, as que atrasam inimigos, as que atacam múltiplos inimigos, as que pegam os voadores e principalmente as de armas pesadas que pegam os inimigos com ultra resistencia. É um jogo fabuloso, grande e com vários desafios extras.

Agora os demais games não tenho na coleção. Dungeon Defenders cheguei a testar a trial quando foi lançado e achei bem chato. Parece mais um RPG do que um Tower Defense. Tem classe de personagens e upgrades também. Você controla um personagem e o mapa do demo tinha várias aberturas. Você nunca sabe de onde os inimigos irão sair. Não gostei da câmera do jogo, que é horrível de controlar. O personagem também anda numa lerdeza de dar nos nervos e como o mapa é grande, ir de um ponto ao outro dele é um porre. Demora e os inimigos chegam no cristal, que precisa ser defendido, com uma facilidade ridícula. O game tem suporte a coop com quatro jogadores. Com certeza é um game feito para jogar em time, onde cada um pode facilmente guardar uma região do mapa. Sozinho o jogo perde toda a graça. O chato é ter que ficar caçando jogadores para brincar online sempre que quiser. Mas esse é só a minha opinião, porque já vi muito americano louco esperando uma promo nesse jogo.

Por fim, Orcs Must Die. Esse eu achei fenomenal e estava ansioso aguardando uma promoção. É a minha compra na XBLA da semana. Vale lembrar que o jogo é inteirinho com áudio em português. E ao contrário de Dungeon Defenders, ele foi desenvolvido pensando em jogadores solitários. Funciona muito bem jogando sozinho. O player controla um jovem aprendiz, que precisa defender um cristal. O bacana é que ele tem um sistema de ação que deixa o game com bastante adrenalina. Você pode usar múltiplas armas, como arco & flechas e espadas, além de usar magias, e também tem a opção de armar armadilhas pelo cenário, onde o fim dele é mais estreito, possibilidando que o jogador sozinho consiga realmente guardar e se defender da horda de inimigos. Há vários tipos de fortificações, como espinhos nas paredes, no chão e até mesmo poços de piche que atrasam os Orcs. Joguei a demo e achei animal. Vale a pena experimentar, ainda mais quem não se dá muito bem com jogos em inglês. Como este é todo em português, não tem como se perder nas múltiplas opções de estratégias que ele possui. Tudo está explicadinho em nossa língua. o/

Preços: South Park e Defense Grid de 800 por 400 MSP (U$ 5) cada / Orcs Must Die de 1.200 por 600 MSP (U$ 7,50) / Dungeon Defenders de 1.200 por 800 MSP (U$ 10) – Somente esta semana, para os membros Gold da Xbox Live.

Orcs Must Die

Dungeon Defenders

Defense Grid: The Awakening

South Park: Let’s Go Tower Defense Play!

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Caramba que bacana bem que estava procurando por jogos mas "alternativos" aos jogos de imagens mais realista, vou conferir esses!

    Seguindo essa linha de jogos meio diferentes conferiu o "Bastion" ? Lançado em setembro e produzido pela Supergiant Games em parceria com os estúdios Warner, esse é o primeiro jogo da supergiant games e eu já virei fã.

    Achei ele bem o clima de jogo que merecia uma comentário ou outro pela portallos, se bem que pode ter ocorrido mas como começou do zero o site não tenho como conferir xP.

      1. Maldita portallos mal posso ver seus movimentos!
        Vou ser mais atencioso, devia ter suposto isso já…se o jogo era bom já devia ter sido citado xD

  2. Sua analise do Dungeon Defenders é precipitada.
    O jogo é muito bom, voce pode personalizar a camera e fixar como quiser, eu particularmente uso uma camera aberta para a Build Phase e uma fechada pra Combat Phase.

    O segredo do jogo está em analisar bem os caminhos que os mobs vão seguir e colocar as torres, auras, armadilhas e barricadas nas posições corretas, depois upar bem o seu char e ir pro vamo ver.
    No começo realmente o char é um pouco lento, mas logo voce evolui o speed e o jogo torna-se um hack and slash alucinante.

    Logo na primeira vez que joguei o demo fechei ele em SOLO, tanto com mago quanto com guerreiro, só não tentei com monk e huntress.

    1. Talvez seja mesmo. Mas todo lugar onde pesquisei opiniões e info sobre o game martelam que é um jogo que metade da graça está no coop. Eu prefiro jogos que funcionem bem tanto em coop quanto solo. E dentro da lista de games dessa promo (que termina hoje por sinal), Dungeon Defenders é pra mim o mais fraquinho. Tiro os méritos do game? Provavelmente não, mesmo assim é que menos me interessou.

      Mas é claro que isso vai de cada um. A Xbox Live tem demos de todos os joguinhos. Cabe a cada um baixar e tirar suas impressões, como vc fez. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.