Game On: Um passeio na história dos Games!

Exposição no Museu da Imagem e do Som nos guia pela história dos games!

Este domingo finalmente fui ao Museu da Imagem e do Som, onde estava ocorrendo uma exposição sobre a história dos Games. Batizada de Game On a exposição foi de Novembro do ano passado e se encerrou nesta terça-feira, como todo bom brasileiro fui apenas na última semana, infelizmente não fui em tempo hábil para recomendá-los, mas deixo o registro de um evento que deveria retornar para todos conferirem.

Passei um longo tempo na fila, cerca de uma hora e meia, mas a persistência foi mais forte e pude conferir de perto a Game On. Na exposição pudemos ver peças de museu dos games, como arcades dos clássicos Donkey Kong, Pac Man e vários outros que podem ser vistos nas fotos mais abaixo.

Na exposição pudemos conferir não apenas peças de museu, mas interagir com elas, jogos como o clássico Pong estavam lá em sua concepção original para serem jogados por todos em uma telona para uma partida multiplayer, e claro que eu aproveitei muito, não apenas esse, mas tantos outros consoles.

Havia diversos portáteis ali disponíveis, além dos atuais para degustação, com jogos como Pokemon. Pokemon teve até um espaço bem singelo mas imteressante ver que os monstrinhos foram lembrados pelos organizadores do evento de forma dedicada, e dentre os jogos tinhamos Hey You Pikachu onde pude conversar com meu parente que se recusava a me obedecer, e sequer entendia minha pronuncia de “Playstation”, numa tentativa de tentar deixá-lo bravo, em meio a todo aquele barulho.

No lado dos consoles de mesa, pude jogar um PC Engine e me divertir com o primeiro dos Street Fighters, além do Jaguar e tantos outros consoles, até mesmo os mais atuais como o Dreamcast e o velho primeiro XBox.

Ainda numa viagem pelo tempo, dentre os games presentes estavam Final Fantasy 7 no Playstation ao lado do primeiro FF e de Zelda: Ocarina Of Time. Nos console, o Kinect marcou presença por lá, e um jogo clássico de dança com o velho tapete dos consoles de mesa, cujo nome não me recordo, ao lado de Guitar Hero para mostrar as tecnologias do “futuro”.

O que achei mais sensacional foi ver alguns desenhos feitos pelo pŕóprio Shigeru Miyamoto de Mario e Donkey Kong, da época do Gamecube. Falando em artes, alguns desenhos conceituais de games estavam lá na exposição, dentre eles, conceitos do GTA 3, se não me falha a memória, e na lista de coisas bizarras e estranhas, havia as roupas de Max Payne em exposição.

A parte dedicada as trilhas sonoras dos games era bem singela com muita pouca coisa, faltou falar de muitos compositores importantes dos games, e de jogos como Final Fantasy que tem uma das trilhas mais lindas, além de Zelda e os jogos da Nintendo, ou mesmo explorar melhor os jogos da era 16 bits e suas trilhas que merecem uma atenção tamanha.

Tudo isso me faz lembrar da minha relação com os games, que se iniciou com o velho Atari. E vocês amigos leitores qual foi seu primeiro contato com um videogame?

Foi um passeio nostálgico em mais de duas horas de caminhada por todo o espaço onde pude tocar games que jamais vi além de consoles que jamais vi, embora muitos deles estavam indisponíveis, onde indisponível quer dizer alguém estava jogando e não largava nem a pau, e pude notar que meu mais divertido entretenimente está se tornando uma peça de museu. A exposição parecia mais um fliperama com consoles e arcades disponíveis para jogatina, mas quem é que conseguia ficar para terminar um jogo?

Enfim, abaixo vocês conferem toda a galeria de fotos numa viagem pela história dos games em mais de 100 imagens, e saibam que nem ao menos eu havia jogado muitos deles, não sou tão velho assim e sequer consigo dizer o nome de todos os consoles que vi.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Parece mmuito interessante essa exposição, e tenho certeza que conheceria vários consoles que nunca ouvi falar. Legal, mas não deu pra ir =/

    Acho que tem um mural com post it dos conceitos que foram usados no GTA3, isso eu curti.

  2. Meu primeiro console foi um super Nintendo, joguei muito Mario ( pena que não dei tanto valor a ele) eu tinha uns 4 cartuchos, porque na época era muito caro. Depois ganhei um dos melhores clássicos do mundo del vídeo games. Nintendo 64! Com ele veio Mario 64, 007, star fox, star wars race (saudades) e mais 2 que não me recordo. Logo depois peguei emprestado do meu irmão o game boy color. E não devolvi mais. Eu tinha 2 cartuchos um com 120 jogos e outro do pokemon red. Me arrependo de ter vendido até hoje.

    Depois, joguei muuito nessas lan-games. E o jogo que fez um marco na minha vida foi, Mario Kart, para game cube. Foram muitos momentos nostálgicos com meus amigos. Jogávamos com os 4 controles, era muito divertido. Quando não era Mario kart, era Mario party e super smash bros. Depois tive o playstation 2. Mais joguei todos os clássicos do play 1, na casa dos meus tios. Resident 3 não passava nem da primeira fase. Não sabia nem juntar um esqueiro com gasolina, para queimar um porta. E agora tenho um xbox360 slim, depois de muito sofrimento. Comprei ele em fevereiro de 2011, mas Travado! Ficou na minha estante durante 4 meses sem jogar nenhum jogo. Resolvi exportar um jogo da shop to, gta iv. Demorou 1 mês para chegar e ainda fui taxado. E coloquei no video-game e descobri que meu xbox é americano e não europeu. (Até hoje não posso comprar nada importado) Mas no fim de 2011 em outubro consegui destravar meu xbox360. Sou total contra e a favor da pirataria. E hoje vivo feliz com meu xbox. E o primeiro jogo que salvei nele foi Bayonetta e Bioshock lol. Ainda sonho em ter um 3DS, mas enquanto isso vamos agurdar. FIM

  3. Mito legal. Espero que futuramente surja uma oportunidade para eu ir a um evento como esse, e de preferência que não demore muito, para isso acontecer! ^_^

    Meu primeiro contato com os videogames aconteceu com dois consoles ao mesmo tempo: Super Nintendo e Mega Drive. Chega a ser injusto eleger um melhor videogame, dentre esses dois. Pra mim, foi na quarta geração que ocorreu a melhor batalha entre empresas de consoles de todos os tempos. Depois de muito tempo longe do mundo dos games, o Wii e o PC me trouxeram de volta a esse mundo, mas aí já é outra história! 😉

  4. Essa foi a primeira exposição que tive a oportunidade de ir em SP, e espero que tragam outras. Com certeza foi muito interessante conhecer jogos novos e, principalmente reconhecer os jogos das antigas, tanto os que joguei quanto os que não tive contato antes. E muito bom ver que a exposição estava cheia, sinal de que eles merecem mais e mais a atenção de todos. Curti!

  5. Meu primeiro contato com games foi com MegaDrive Sonic/MK porem gostava mesmo era de Super Nes Mario Bros,Donkey kong e Megaman rapelava na casa do meu amigo rsrsrsrs ou pedia dinheiro la em casa joga na rua do lado bons tempos. Depois ganhei meu Playstation o modelo quadrado cinza primeiro contato com games 3D lembro ate hoje emoçao jogando Crash Bandicoot 2 e Tekken 2 nessa epoca joguei muitoooo passa 5, 8 ou mais horas jogando cada briga tinha aqui em casa fora depois meu pai nao comprou um PS2 acabei usando o PC durante um bom Tempo como Video Game hoje em dia tenho um Game Cube exelente console alem dos jogos da nintendo os mario da vida, Metroid e Zelda tem varios remakes que gosto ainda vou conseguir comprar meu PS3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.