Surge o fórum Calisota para fãs de HQs Disney!

Um espaço organizado, simples e divertido para os moradores de Patópolis

Ano passado dois colegas de internet fundaram um fórum para falar de quadrinhos Disney. Esse espaço se chamava Projeto Inducks. Meses passaram e os criadores do fórum, que possuem vidas atarefadas e dispõem de quase nenhum tempo livre, acabaram abandonando o fórum. Um triste fim para um projeto tão bacana. Mas um fim temporário.

Eu já tive um fórum no passado (por 4 anos) e nunca tive vontade de ter outro. Dá trabalho demais. Muito mais do que um blog. Mas pensei comigo: ” se tem alguém que poderia recomeçar um novo fórum, com a ajuda dos membros remanescentes do Projeto Inducks, este alguém seria eu, afinal tenho experiência na brincadeira”. Assumi o compromisso e a responsabilidade, e após um mês trabalhando com calma e nas sombras, eis que surge o Calisota Fórum.

Admito que o antigo forum, agora abandonado de vez, me ajudou muito. Pude ver o que dava certo nele e o que não dava. Que algumas regras precisavam ser revistas. Que visualmente nada nele era funcional. Baseado nos problemas, pude construir um fórum mais prático e melhor para seus participantes. Ainda não está 100%, mas neste momento é o melhor que meu tempo disponível permitiu criar.

O Calisota vai atrapalhar alguma coisa com a minha rotina com o Portallos? Vai nada. A comunidade de quadrinhos Disney é pequena, e administrar o fórum não vai me criar mais contratempos dos que já tenho mesmo. Assim como ocorre aqui no blog, também pretendo criar uma equipe de moderadores lá para me ajudar a manter tudo organizado. Sem falar que parte do que eu fizer lá poderá vir pra cá e vice e versa, como já ocorrem com as prévias e notícias relacionados ao assunto. Enfim, é ver pra crer. Espero que o Calisota possa ser o fórum que dure muitos anos e que os pequenos leitores possam crescer junto com o espaço. O interessante é que lá há dois tipos de públicos: o pessoal mais novinho, que ainda está aprendendo a magia dos quadrinhos e um pessoal mais velhaco (como eu), colecionadores e nostálgicos que cresceram lendo quadrinhos Disney. Espero que seja um espaço onde possa juntar estas duas gerações e que ambas possam conviver em harmonia.

Obs: por sinal, a palavra Calisota, foi criada por Carl Barks, para definir um estado fictício norte-americano, onde se localizaria todas as cidades do universo Disney. Saiba mais aqui.

O que o Calisota tem a oferecer nesta fase inicial? Faço um pequeno tour após o continue.

  • Fóruns separados e organizados para todas as Publicações Atuais (link): todas as revistas que a Editora Abril lança possuem um tópico próprio, com a capa e os dados de todas as histórias com link para o Inducks (o banco de dados mundial de HQs Disney). Informações com a data de criação da história e seus criadores. Nesta área os participantes podem opinar sobre as edições, debater sobre polêmicas que envolvam as histórias ou simplesmente verificar seu conteúdo e avaliar se vale a compra.
  • HQs Disney Internacionais (link): Um espaço dedicado a mostrar e comentar um pouco sobre o que vem saindo lá fora nos quadrinhos Disney. Coleções e encadernados, novas séries, novas HQs e futuras publicações que podem vir para o Brasil.
  • Notícias (link): Como o nome diz, um local para conferir as últimas novidades desse universo, tanto nacional quanto internacional. Existem muitos leitores que possuem blogs e sites sobre quadrinhos Disney. Essa é uma área onde todos podem se reunir e divulgar seus cantinhos na web. Também um espaço para divulgar capas dos próximos lançamentos Disney, assim como o checklist anual.
  • Mestres Disney (link): Um pequeno espaço para conhecer melhor as mentes por trás da produção Disney. Os membros clássicos, os mestres novos. Um tópico para cada grande artista da casa. Não estão todos lá ainda, é claro. Aos poucos os participantes podem ir adicionando e dando opiniões e comentários e trazendo curiosidades sobre seus artistas favoritos.
  • Enquetes (link): Um pequena área para criação de enquetes, para analisar certos aspectos e feedback dos leitores relacionados a determinados assuntos. Título mensal favorito? Visual do Zé Carioca favorito? Pacote de assinaturas com mais revistas? Uma forma didática e simples de reunir opiniões sobre um assunto em específico.
  • Topicos fixos como um para Assinantes do Pacote Disney, para Sugestões de HQs (que estarei enviando para a Editora Abril), sobre Distribuição das Revistas em Bancas entre outras curiosidades e utilidades no Conversas Aleatórias (link).
  • Um fórum dedicado a recordações e memórias do passado: Nostalgias (link).

Como podem ver, tem um pouquinho de tudo. Mais novidades ficarão a cargo também da continuidade e participação da comunidade que curte os quadrinhos Disney. O fórum é livre para criação de novos tópicos e ideias. Ou seja, ele vai crescer conforme mais e mais pessoas participarem. A meta da administração é apenas gerenciar o conteúdo e permitir que tudo esteja sempre em ordem e organizado. Felizmente já tenho um parceiro comigo lá, o Filipe (Fauntleroy). E já estamos conversando sobre potenciais moderadores.

Bem é isso, o fórum tem apenas alguns dias de vida. Abri ela na sexta-feria passada, trouxe muito conteúdo de seu antigo forum. Alguns tópicos de edições de revistas de 2011 ainda carecem de atualizações, mas já dá para brincar e se divertir por lá. Também estou pensando em formar parcerias entre blogs amigos que conheço. Esta semana devo criar mais detalhes sobre isso por lá.

Fica aqui então minhas saudações ao Calisota, que eu consiga a mesma qualidade de leitores que possuo aqui no Portallos. Uma galera bacana, simpática e acima de tudo educada. E quem conhce pessoas que curtem ou colecionam os quadrinhos da Disney, que deem uma força pra mim e divulguem esse novo espaço na internet brasileira. 😉

http://calisota.forumeiros.com/

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. O fórum já nasceu bem interessante, sem tantos "experimentalismos" como o Inducks, e portanto bem mais centrado e funcional. Aliás, o nome "Calisota" é incrível, uma bela lembrança do Thiago, sendo que o nome do outro fórum, "Inducks", me incomodava um pouco (por não ter muito a ver com o Inducks em si e por não terem sido consultados para o batismo o pessoal que trabalha no Inducks aqui no Brasil)… Enfim, aos poucos vamos tornando o fórum grande! Não só em tamanho, mas em qualidade e, bem, pertinência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.