Esse tal de TGI e a PS Home!

Que tal tirar a poeira da sua casa?

Na época em que o PlayStation 3 estava estreando nas prateleiras, uma das suas funções mais chamativas era a PlayStation Home. A idéia era ter uma espécie de Second Life, um grande mundo virtual para que o usuário pudesse interagir por meio de avatares que representassem o jogador dentro de uma comunidade virtual

Após todos esses anos, a PS Home continua em evolução (mas ainda em estágio Beta) e ainda não é utilizada pela maioria dos usuários do console. E existem diversos fatores para isso, mas por enquanto vou me ater a apenas um: a falta de integração prometida com os jogos.

Voltando a falar sobre aquele momento pós-lançamento do PS3, muito se falava sobre como os jogos iriam se integrar com a PS Home. Coisas como o jogador ganhar uma estátua do Cavaleiro Branco ao terminar White Knight Chronicles, ou terminar uma fase em Heavenly Sword e ganhar um pôster para pendurar na parede do apartamento virtual.

Mas a maioria dos jogos que são lançados para o console não possuem bônus para se usar na PS Home. Tivemos alguns casos como nos Killzone 2, M.A.G., Bioshock 2, inFamous, Darksiders, etc. Uma pequena parcela dentre as centenas de jogos lançados até hoje, infelizmente.

Sem muito incentivo atrelados aos jogos, muitos usuários de PS3 não acessam a Home. Eu costumo acessá-la pelo menos uma vez ao mês e quando há brindes bacanas, como na semana passada quando entrei nela para ganhar uma skin da caveira flamejante que promove o filme do Motoqueiro Fantasma.

Coisas como essa eu curto, tenho um apartamento do Tron: O Legado, e de vez em quando vou jogar algo como sinuca, boliche ou jogos mais compelxos como o Uncharted: Fortune Hunter, que simula a fase Yemen em um modo multiplayer entre avatares. Aliás, atualmente temos a disposição dezenas de mini-jogos, sendo o board game de Uncharted 2 o meu preferido.

Coisas como esse mini- jogo de Uncharted 3 são aquilo que eu esperava ver com frequência na Home, e fazem parte da ação Total Game Integration (TGI) que a Sony promove desde o lançamento de Killzone 3, e vem para justificar o espaço virtual que quase ninguém nota ali escondido na XMB.

Integrar a PS Home com os jogos do console é tudo aquilo que eu queria ver acontecendo regularmente, e não só em ocasiões especiais. A PS Home permite algumas coisas legais como juntar os amigos para conversar via headset enquanto joga algun mini-game nela, por exemplo. Mas é preciso incentivar mais os jogadores a quererem essa interação. Olha só, quem sabe integrar com os troféus também não seja uma boa, já que uma boa parcela dos usuários é fanática por isso?

O mais novo jogo a apresentar funcões de TGI é Street Fighter x Tekken. É possível lutar com o seu avatar da PS Home e desbloquear para ele roupas do Ryu e do Kazuya, além de receber bônus no próprio SFxT. Essa sim é um iniciativa interessante, e já ouvi amigos meus dizerem que vão instalar a Home novamente só por causa desse bônus. Palmas para a Capcom e Sony.

Eu espero que iniciativas como essa se tornem comuns daqui pra frente, e mais pessoas possam utilizar a Home, que é um espaço que precisa ser valorizado. Mas Sony, para isso acontecer, é preciso incentivar, ok, e isso só vai acontecer coisas como o TGI acontecerem sempre. Está dado o recado.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.