Reflexão | A evolução da XBLA pode matar o Xbox 360?

O sucesso do formato digital desestimula a produção convencional em mídia?

Para entender essa matéria é preciso ter um pouco de contexto do que vem acontecendo no universo gamer nas últimas semanas. Resumidamente andou rolando um rumor de que a Microsoft poderia estar estudando acabar com os Microsoft Points, moeda virtual para compras no Xbox 360. Isso é um rumor e nada oficial aconteceu ainda, mas faz sentido, já que o modelo de moeda virtual não faz muito sentido hoje em dia, e acaba sendo uma maneira de disfarçar preços inflados ou causar confusão entre os consumidores. (saiba mais)

Outro ponto importante foi  uma declaração do gerente global de marketing da XBLA, Michael Wolf) relantando que o sistema Live Arcade pode mudar dependendo do futuro do formato digital. E isso despertou debates em alguns lugares sobre o futuro do termo “Live Arcade” e de que muitos dos games desenvolvidos para a XBLA não são literalmente “arcades” na essencial que o sistema tinha quando foi lançado anos atrás.  Porque não abandonar então o termo Xbox Live Arcade para simplesmente Xbox Live Games, por exemplo? Wolf diz que não há planos pra isso acontecer tão cedo, mas não descarta a evolução do sistema e por consequência o nome empregado atualmente para definir os games da plataforma digital. (saiba mais)

E o último fato importante ocorreu agora nesta GDC 2012 (Game Developers Conference). A Microsoft anunciou e revelou alguns games, tanto no formato em disco/caixinha quanto na XBLA. Mas aparentemente o grande destaque foram os games da XBLA e isso causou uma sensação estranha em alguns foruns pela web. Há realmente algo estranho quando um console começa a ter games mais originais, diferentes e interessantes no formato digital do que em mídia física? Essa aposta alta na produção de jogos para a Xbox Live Arcade parece estar tirando foco da Microsoft Studios em desenvolver novos games (e franquias) em mídia para o Xbox 360, enquanto a mesma fica apenas reciclando suas poucos franquias. A XBLA pode acabar sendo o tiro no pé da Microsoft?

(Ao longo da matéria eu tasquei uma porrada de vídeos dos futuros lançamentos da XBLA em 2012, muito deles exclusivos da plataforma. Recomendo que deem uma olhada para que possam entender melhor como anda o desenvolvimento atuais de games para o sistema, em relação ao nível gráfico e criativo.)

É complicado entender mercado. É fácil por outro lado entender o gamer. Esse quer games, quer coisas novas, quer sequências que respeitem suas origens, que continuar ano após ano se divertindo e sendo impressionado por novos games. Mas o formato importa? O tamanho do game importa? O valor de venda dele importa? Se for um excelente jogo, tanto faz se ele sair em mídia ou por download? O nosso lado é fácil, queremos mais, melhor e o mais criativo possível. Já da perspectiva do lucro, do mercado, da infraestrutura de uma plataforma e da burocracia que os pequenos desenvolvedores possuem não é tão fácil assim de entender e  muitas vezes não há o simples preto e branco, temos uma enorme massa cinza que torma as coisas ainda mais confusas.

Eu adoro a Xbox Live Arcade e esse é um sentimento que não é recente. Gosto desde que assinei a Xbox Live, desde do momento que baixei meu primeiro trial de um game pago. Acho sim que há dezenas de games fodásticos via download que deixam no chinelo alguns games em mídia física (mas o contrário também ocorre bastante). Fico bobo de ver o custo-benefício do serviço, que é totalmente adequado ao meu bolso, com games ótimos que custam entre U$ 5 a U% 15 e que recularmente posso adquirí-los com descontos na promoções da Xbox Live. Claro que nem tudo são mil maravilhas.

Entendo quando vejo gamers comentando na web a frustação que possuem com seus X360. É complicado quando a Microsoft não apresenta novas franquias e novas ideias em mídias físicas e fica insistindo em reciclar o que já é sucesso na plataforma. Quer dizer precisamos mesmo de um novo Halo todo bendito ano? O multiplayer não pode simplesmente ser expandido por DLC a cada 6 meses? Entendo que isso é culpa do efeito Call of Duty e que até agora todo Halo feito na sequência conseguiu superar seu antecessor e apresentar novas ideias e que a Microsoft não é a única fazendo isso. Assassin’s Creed é um outro bom exemplo. Forza mesmo já sabemos que teremos outro em 2012, desta vez de forma de spin-off (Forza Horizon) e que em 2013 Forza 5 será lançado. Pow, precisa mesmo de um jogo de corrida semelhante a cada ano? Need For Speed é uma das raras exceções ao gênero que faz isso e ainda assim consegue patinar bonito na qualidade entre suas sequências.

Enquanto isso na XBLA a história é diferente, com novas propostas originais e criativas. Com exclusividades ou ao menos um bom destaque em relação a PSN (pra mim o maior erro da Sony é lançar seu update de forma semanal, num mesmo dia, ofuscando parte do conteúdo). O maior problema da Xbox Live Arcade é que apesar do seu crescimento e da sua evolução ela ainda continua engessada em certos aspectos. Os games continuam relativamente curtos, os gráficos ainda possuem limitações que as mídias físicas não precisam se preocupar tanto assim, as conquistas e desafios ainda são menores do que os de mídia e também há uma certa carência em criar games com multiplayer online que possuem uma complexidade e longevidade que um Gears of War ou um Halo possuem. Tenho vários títulos da XBLA que apesar de ter suporte online não se acha de forma fácil e eficaz outros jogadores para se brincar. A XBLA ainda não deixou de ser totalmente “arcade” então, mas caminha para melhores performances. O aumento do tamanho dos games (agora até 2GB) ajudaram a melhora gráfica e de conteúdo, mas ainda está longe do ideal.

O tamanho dos games causam um impacto em outros fatores de hardware, mesmo com seus aspectos positivos. O primeiro empecilho é o HDD, onde os donos dos consoles são obrigados a ter o oficial do aparelho, impedindo a expansão de HDD Externos. Tem aquela história de pendrives que podem aumentar em 32GB o tamanho do espaço, mas ainda assim está longe do ideal. Eu com um HDD de 250GB já ando preocupado se ele vai aguentar até a próxima geração, já que só tenho 80GB livre atualmente. Se cada XBLA comprado tiver 2GB, com apenas 10 deles já foram 20GB. A matemática não está a favor dos HDD do Xbox 360.

 Dá para entender um pouco o motivo da Microsoft Studios investir tanto na XBLA e tão pouco em games de mídia. O custo é menor, as parcerias com pequenos desenvolvedoras favorece estes que querem crescer e a Microsoft que pode morder uma fatia maior do lucro do que se fizesse parcerias com estúdios maiores, que podem dar o braço a torcer e recusar parcerias que não sejam completamente justas para todos. Mesmo que muitos pequenos desenvolvedores choraminguem de certas burocracias e injustiças, tanto a XBLA quanto a PSN abriram portas para eles para os consoles caseiros, onde os maiores estúdios do mundo produzem há décadas o melhor do universo gamer.

 Enfim volto ao que disse lá no começo do post. É fácil entender o que o gamer quer, mas nem sempre é fácil enteder o lado empresarial do mercado. Que a XBLA é ótima não há o que negar, mas ela ainda não tem maturidade o suficiente para substituir as produções em mídia. Acho que ambos (digital e mídia física) ainda precisam existir e serem planejados por mais algum tempo, mas a Microsoft anda navegando em mares perigosos ao apostar demais na XBLA.

É díficil criar uma nova franquia original? Certamente e acredito que a plataforma digital pode servir muito bem para testar conceitos diferentes, que futuramente podem acabar sendo transportados para mídias físicas. E também pode acontecer o inverso, um novo game em mídia não dar certo e voltar para o formato digital, enquanto se repensa o que aconteceu com a franquia. E já temos nessa geração exemplos de casos assim: The Gunstringer e Rayman Origins foram pensados em formatos digitais quando estavam em pré-desenvolvimento e depois migraram para mídias. Alan Wake veio primeiro em mídia, mas encontrou dificuldades e agora uma sequência saiu direto na XBLA, enquanto o estúdio não encontra uma forma de aprimorá-lo para mídia física. I am alive da Ubisoft sofreu algo semelhante, já que inicialmente era um jogo de mídia, mas sofreu tantos problemas nos últimos anos que para não ser cancelado está sendo lançado capado e encurtado na XBLA.

Os formatos então podem andar juntos e as vezes se beneficiam disso, mas ambos devem existir. A Microsoft precisa investir no formato físico, precisa repensar nos seus poucos exclusivos e parar de desgastá-los. Precisa começar a pensar em pegar algumas peças sólidas da XBLA e estudar expandi-los no formato em disco. Precisa começar a fazer seus próprios (e poucos estúdios) trabalharem com mais ousadia. Alias acho até que a Microsoft deveria ter mais estúdios, e que parasse de estragar os poucos que tem (como a Rare). Há uma certa estratégia de parcerias com DLCs de conteúdos exclusivos de games de third parties, e isso é legal, mas não acho que seja suficiente para segurar gamers. Levels, mapas, roupas extras são legais, mas estão longe de serem excelentes como produções próprias, apostando na potência de seu console.

O próximo console deve aparecer num breve futuro e precisamos ver com muita atenção como a Microsoft irá desenvolver seus games daqui pra frente. Dá pra viver em um console da empresa apenas apostando em jogos para a XBLA? A massiva quantidade de títulos exclusivos pra essa plataforma não me parece conseguir ganhar dos exclusivos em mídias das grandes franquias da concorrência. Isso é um problema grande e complicado. Nem só de Halo, Gears, Fable e Forza vivem os donos da caixa verde.

XBLA é um lugar ideial para testar novas idéias e conceitos, mas os games precisam crescer e expandir para o formato físico. Se isso não acontece significa que tem algo errado acontecendo. A Microsoft Studios tem que fazer mais do que vem fazendo…

(mais e mais vídeos!)

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9 Comentários

    1. Não, a Steam não é a mesma coisa. Pode ter conteúdo similar, pode ter games on demand, mas ainda é algo preso ao universo do PC. Eu espero que os rumores de um "steambox" realmente aconteça sim, seria ótimo ter a Steam na minha TV, mas não trocaria um console tradicional pela plataforma num primeiro momento. Vendas online ainda esparram nos problemas mencionados na matéria, espaço em Hard Drives para armazenar tudo. Claro que no PC você tem muito mais alternativas. Enfim, eu vejo a Steam como uma ferramenta… estúdios produzem pensando em sistemas como XBLA e PSN e não exclusivamente para Steam, isso tem uma diferença no produto final. Claro que a steam tambem tem seus exclusivos… mas isso é outra história.

      Não querendo diminuir a Steam e dizer que ela é inferior. Não é. Só acho que ela ainda tem que amadurecer mais um pouco e não se limitar tanto ao PC. A rede da Valve precisa expandir para outros tipos de aparelhos. Como o Netflix faz.

  1. Discordo , não seja estúpido ( não querendo ofender, só expressão ) .

    Acredito que quando mais XBLA melhor para o Xbox 360 SIM!

    Pois acredite, mesmo se não existissem todos esses XBLA eles não aumentariam a quantidade de exclusivos de qualquer maneira, então pra ficar na mesma, prefiro SIM que continuem com vários XBLA ….

    Acredito que assim como eu , você é é usuario , e sabe que temos "poucos"(poucos pois não tem muita novidade , tirando aqueles RPGS como Magna Carta e Blue Dragon) exclusivos.

    E a XBLA ajuda um pouco a suprir isso.

    Creio que dentro de você , você sabe que mesmo se parassem de fazer jogos XBLA não iria mudar nada, ou seja alem de ficarmos com poucos exclusivos, também ficaríamos sem bons XBLA ….

    Respeito sua opinião , más NÃO.O mercado de jogos "completos" não vai ser danificado com os XBLA!

    1. Não sei não amigo. Eu vejo muito esforço da Microsoft Studios sendo focado na XBLA e quase nada sendo feito em relação aos exclusivos ou pelo menos tentando levar alguns XBLA para outro nível de desenvolvimento.

      A Microsoft já tem poucos estúdios e os poucos que tem ou estão já cuidando das franquias majoritárias (Halo, Forza, Fable e Kinect no caso da Rare) que o tempo que sobra pra desenvolver, eles queimam com XBLA e com isso perde-se a ousadia de exclusivos em games físicos dentro da sua própria plataforma.

      Eu não sou contra diminuir o desenvolvimento da XBLA, mas sou contra esse desequilíbrio que ela causa nos games físicos na caixa verde. A Microsoft precisa aprender a gerenciar e a balancear melhor o que ela produz e não fica colocando esforços demais nos games digitais de baixo orçamento. É preciso mais do que isso.

      (Obs: eu sou grande colecionador da XBLA, tenho mais de 100 joguinhos da arcade comprados. Mas bate uma tristeza ver que a Microsoft não sabe trabalhar direito com franquias que poderia ser geniais, como Kameo, Perfect Dark, Alan Wake, Ninety Nine-Nights e Crackdown. Franquias a Microsoft possui… criatividade idem… então porque diabos não há um controle melhor sobre elas, inclusive quanto a qualidade das sequências (Crackdown 2 e N3 II são bem fracos em relação ao seus antecessores).

  2. Tem uns conceitos da XBLA que são bem legais, destaco principalmente a existência de um trial para todos os jogos, e também o fato de com certa frequências lançarem promoções… acho que são coisas que estimulam bastante a "plataforma"…

    Agora, particularmente estou bem desanimado com os jogos da XBLA… de todos os mencionados no post, o ÚNICO que realmente me chama a atenção é o Quantum Conundrum.

    1. Sério Andre? Nossa, eu achei um monte de titulos interessantes nos que mostrei:

      * Fez – o novo trailer parece boboca mesmo, mas dê uma olhada no gameplay desse jogo no you tube. Parece ser um daqueles puzzles geniais, que você se impressiona com a sagacidade de montar leveis rotacionários em 360 graus onde tudo existem mil possibilidades a cada giro. Recomendo fortemente que vc veja os vídeos com o gameplay desse game e parece que os americanos estão num hype supremo por ele.

      * Diabolical Pitch – é muito insano, bizarro e maluco. E o mais surpreendente é que é para o Kinect. Parece um daqueles games que vão lhe envergonhar, mas os amigos que estiverem de longe assistindo, vão querer chegar mais perto pra tambem passarem vergonha. Achei o gameplay um das coisas mais originais da lista.

      * Deadlight – muito pouco se mostrou mas ainda sinto arrepios com o teaser desse jogo que abre numa CGI e em algum momento que não sei identificar a CGI acaba e começa o gameplay dele. Os gráficos estão soberbos mesmo. No video que coloquei no post há uma coisa que me chamou a atenção, que é os zumbis surgindo do background da fase, o que significa que eles podem ser infinitos. Não adianta matar, tem é que achar um lugar pra sair da fase. Achei muito massa isso.

      * South Park – pode ser apenas eu, mas eu tive a impressão e um deja vu bizarro com Super Mario Bros 3 vendo o gameplay desse novo game. Fiquei interessando no plataforma 2D a la Super Mario.

      * Joe Danger – estou louco pra jogar o primeiro Joe Danger, então é óbvio que o segundo tambem parece animal pra mim. Parece ótimo e é uma boa ideia criar a diversidade de veículos. Gostei muito. Alias achei foda a microsoftr pegar a exclusividade da sequencia do jogo que um dia era um dos exclusiviso de ouro da PSN…. foda.

      * Trials Evolution – eu já tenho o primeiro, mas eu já vi tantos videos desse evolution que pra mim ele parece 100 vezes maior, mais bonitos e mais legal que o primeiro, que já é excelente.

      * Weeckrateer – Me pareceu um pouco bizarro e nem tão funcional assim, mas é uma boa ideia a la angry birds. Pode ser algo legal pro Kinect.

      Alem destes tenho uma curiosidade grande por Sina Mora, Minecraft e também quero o Rayman 3 HD que sai dia 21 de março. Pra mim a XBLA está ótima… o que me chateia mesmo é essa atenção grande dada a ela e pouco aos games exclusivos em midias. Achei muita sacanagem a Microsoft tem zuado com Crackdown 2, mal ter promovido e se preocupado com N3-II, de não ter deixado a Rare criar Kameo 2… isso pra mim é que vem sacaneando o Xbox 360 nestes ultimos anos. Chega de Forza e Halo puxa. Se ano que vem tivermos um outro Halo, vai ser muita babaquisse da empresa, ainda mais que este ano temos "O" Halo 4.

  3. Para mim, deve-se investir em jogos arcades. Se der um sucesso imenso, vamos apostar nos consoles. Deu sucesso nos consoles, vamos fazer um jogo mais avançado ( Gráfico, História etc.) E assim, pelo menos teremos novas idéias todos os anos de jogos. Assim vai diminuir a demanda ridícula, de lançar o mesmo jogo todo ano.

  4. A XBLA está ótima mesma. To querendo dezenas de jogos de lá. Mas sempre dou prioridade para as versões retail.

    Thiago, você falou tanto sobre esse sistema de jogos online mas não tirou uma dúvida minha: como é o sistema de remuneração dos games para as produtoras?
    Por exemplo, dos $10 de um game, são revertidos quantos % para a produtora e quanto para a microsoft?

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