Ciel nosurge inspira! Um tributo a Ar tonelico!

FINALMENTE FALAREI DISSO NO BLOG, MINHA NOSSA

Ar tonelico é quase indescritível pra mim. Comprei os dois de PS2, em suas versões CE raras e caras (200+ cada uma) apenas por ouvir elogios DEMAIS à OST da série, por serem JRPGs e por serem o nicho do nicho. Comprei assim. Quando chegou, joguei, e que coisa absurda. Eu abençoo o dia de tal compra impulsiva, porque é uma das minhas séries do coração, logo ali ao lado dos Tales of e dos Fire Emblem. Suikoden provavelmente figurará aí também, mas não joguei o suficiente da série pra consolidá-lo ainda.

Assim, é um negócio meio ecchi e meio estranho por um lado (o lado das Soulspheres, dos dives, etc), meio love simulator, sabem. Como um mangá harem. Isso me incomoda a princípio, porque gosto de amores meant to be. Mas aí… cara, os criadores dessa série são muito geniais. O mundo (e a história desse mundo, sua mitologia) que criaram pra AT é fenomenal. Não tenho outra palavra. Quem joga já percebe isso, mas se tu vai além e lê os montes de detalhes extras presentes nos artbooks… dá pra pirar no negócio!! Bem feito demais e, melhor que isso, é foda pra caramba. A própria existência das Reyvateils é uma coisa muito única, é um conceito que não vi em nenhum outro lugar.

E o gameplay se junta à história. Isso é muito raro. A forma como elas cantam enquanto às protegemos, como são absurdamente mais fortes que nós, mas muito mais frágeis também, como os sentimentos influenciam em seu desempenho, e tudo da história que entra nisso… vocês não têm como entender a fodacidade de jogar alguma batalha com elas cantando algo como Replakia. É simplesmente indescritível. Ainda mais se tu sabe o que a letra diz. Aliás, TODAS as letras das músicas da série são absurdas. Algumas me fazem chorar.

Nos engajamos muito com a história e com os personagens. Mas, aviso, é bem JRPG, com os defeitos e qualidades que o gênero tem. Só que levando isso pro lado mais niche, ou seja, extremo. História foda demais, demais, mas problemas de narrativa. Ou seja, se tu já não curte o gênero, não tem chance aqui. Mas se curte, haha, está feito. Não precisa me agradecer por apresentar a série! É absurdamente cativante. E a forma como os jogos se conectam… Jogar AT2 sem ter jogado o primeiro é perder 90% da diversão e 50% da fodacidade. O 3 não posso dizer porque, pqp, ainda não joguei (não tive tempo!), mas só pelo final do 2 eu já tremo de pensar no que verei pela frente.

Caramba. Esse post não era pra ser assim. Ah, dammit, já foi, não vou apagar, colocarei um continue lendo e mudarei o título (era “Ar tonelico vive em Ciel nosurge! / Não é sequência, mas, para os fãs… close enough!” mas não se enganem pelo “tributo” que coloquei agora, porque se eu REALMENTE fosse falar afu dessa série aqui… não acabaria nunca. É mais como uma apresentação de AT pra vocês). ENFIM, uma série excelente, mas que supostamente terminou como trilogia no 3 (ou “Qoga” como chamaram nos EUA). Tristeza. Mas aí surge Ciel nosurge. Logo nas primeiras artes conceituais vazadas a gente bradou com tudo que só podia ser Ar tonelico. Não tinha outra coisa, era MUITO o estilo. Aí, revelaram o nome. Não era. Ok, pensamos. Ao menos é parecido. E aí, uns meses depois, anunciam que o jogo todo é como um Soulspace. Todo ele é um grande dive na personagem principal e… CARAMBA, sério, quem joga AT entende o que isso quer dizer. Eu me animei a níveis não medíveis com essa info, e SURTEI quando liberaram um teaser de 15 segundos mostrando uma música do jogo. Fiquei estática. Era Ar tonelico, sim, senhor! Oh, the joy!

E aí, hoje, sai esse trailer. Nada de gameplay, mas não que precise. É a música do teaser, só que inteira, com imagens e animações do jogo. Sério mesmo, sem palavras. Eu que tô há semanas me segurando pra não tirar o 3 da caixa da CE aqui na prateleira e jogar porque a facul tá hyper tensa e eu me foderia se fizesse isso… ver uma coisa assim é de matar. Ciel nosurge é para PlayStation Vita, marcado para anúncio realmente formal dia 26 de abril. Espero e acredito que a NISA vá trazer o jogo pra cá, considerando que os três AT vieram, e ainda por cima em CE.

Links! Ficou interessado? Ok, não preciso mostrar o jogo em si, digo, o gameplay de mundo e etc (se bem que o gameplay de batalha do 2 é ABSURDAMENTE foda), mas mostro a qualidade da OST, um gesto simbólico já que foi justamente isso que me fez descobrir essa série. Ah, e aviso que os três jogos estão disponíveis por preço bom (versão normal) nos EUA, e vêm com opção para vozes originais em japa (ALTAMENTE recomendadas, que a dublagem é porca). Os dois primeiros são de PS2 e o terceiro é de PS3. Aos vídeos. (VEJÃOOOO, GARANTO QUE É COISA LINDA DE DEUS!!)

Abertura de Ar tonelico: Melody of Elemia (PS2)

Abertura de Ar tonelico 2: Melody of Metafalica (PS2)

Abertura de Ar tonelico Qoga: Knell of Ar Ciel (PS3)

TRAILER DE CIEL NOSURGE (PSV)

MAIS ALGUMAS MÚSICAS ABSURDAMENTE LINDAS (e vocês podem morrer felizes ounvindo todo o resto de “vídeos relacionados”, sério mesmo) (OUÇÃOOO, hahaha, sério. XDD)

EXEC_CHRONICLE_KEY/
EXEC_METAFALICA/
EXEC_COSMOFLIPS/
EXEC_PAJA/
EXEC_PHANTASMAGORIA/
Reisha’s Lullaby

E é isso. o.o QUE POST MAIS IMPULSIVO, tipo, caramba, eu tava indo dormir, tarde as hell como sempre, e aí sai esse trailer de Ciel nosurge e acaba virando isso tudo. AMO Ar tonelico, de coração mesmo, e ficaria extremamente feliz se conseguisse compartilhá-lo com um maior número de pessoas. Joguem, se apaixonem. Juro que não quero agradecimentos; já serei muito feliz de ver a série receber maior reconhecimento. Ah, e antes de sair, aqui o link pro site oficial de Ciel. Tem umas imagens e artworks, então é bacaninha.

Comentem se curtiram as músicas! Comentem se conhecem a série! Comentem dizendo quais das Reyvateils vocês preferem! (Pra mim, Cloche e Jaqli >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Misha e Shurelia >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ABISMO IMENSURÁVEL >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Aurica e Luka. Lembrando que não joguei o Qoga. E não coloco a “spoiler” do 2 aí porque é realmente spoiler. Mas ficaria ali no meio do abismo.) Ahhhhhhh, só esse blog pra me fazer rever tanta coisa por conta de um trailer. ME ARREPIEI LITROS (?!) REVENDO AS CENAS EM ANIMÊ DO FIM DO 2 e ok vou acabar esse post de uma vez. MAS EU VOLTO.

Ion, de Ciel nosurge (a arte dos AT é melhor, imo)
Isso também pode lhe interessar

29 Comentários

  1. Tava amando o post todo, tendo momentos de nostalgia aqui quando… TAN! vem a decepção, poor Aurica no abismo imensurável!!! Amo ela! é uma das minhas preferidas junto com Cloche e Jaql <3 (pelo menos com elas duas a gente concorda hahaha). Na verdade eu gosto de todas, mas realmente eu não ligo muito pra Luka e pra a "spoiler" do 2 como você mesma a nomeou haha
    to morrendo de nostalgia agora ouvindo EXEC_METAFALICA/ *-*

    1. HUahsuhaushaushuahs, mas se todos gostassem das mesmas, esse aspecto do jogo perderia o propósito, não? XD E gosto de todas também, aquilo ali é só um comparativo ~entre elas~.

      1. hahaha verdade, tava só brincando :p
        Também nunca joguei o 3, mas pretendo fazê-lo em breve, agora esse Ciel nosurge já é mais complicado pra mim já que não tenho o Vita e não está nos meus planos (leia-se orçamento) comprar um nem tão cedo haha
        vou me repetir aqui, mas deu uma saudade danada com esse post, to quase tirando a poeira dos dois primeiros pra dar uma jogadinha :p

  2. Cara, eu cheguei nop final maravilhoso do Ar Tonelico 1 e quando derroto Mir na forma gigante, BUM! Meu jogo trava e nunca mais voltou a funcionar. Aliás, tenho jogos do 1, e nenhum dele funcionam!!! Adorei o post, realmente, Ar Tonelico é maravilhoso, pena que ainda não joguei o 2, dificil achá-lo por aí

  3. Fiquei com o coração pesado de ter um PS2 e nunca ter jogado AT, confio pakas no seu gosto, Dakini xD

    Um dia tiro um pouco de tempo [nem terminei Persona 4, e agora fudeu tudo pq a faculdade apertou e comecei a jogar Skyrim no meu note [FUDEU MESMO *Skyrim SEU LINDO!*]

    Na verdade, nao me lembro de ter zerado nenhum rpg no PS2… Droga! eu pensando que ia aposentar ele xD

    Tem mais alguma indicação de rpg pra PS2? =D

  4. Nossa agora bateu uma nostalgia aqui. Joguei muito Ar Tonelico 1 e 2, as OSTs dos dois são muito boas, pena que ainda não consegui zera o AT2 por que meu PS2 quebrou quando estava quase no final. =/

  5. Eu só tenho o 2(nem joguei ainda, mas agora vou), vc dizendo q perde 90% da diversão e 50% da fodacidade me deixa pra baixo… mas eu ouvi q tem um OVA do primeiro jogo, é aceitavel assistir ele e depois jogar o 2?

  6. Não, infelizmente, todos os sites que tem o ova, tanto em inglês como em português estão horríveis. Alem de achar o OVA bem fraco e não falar muito da historia, fala mais é do começo mesmo.

  7. O final do 2 é ABSURDAMENTE bom, cara. o.o É tipo de explodir os miolos mesmo, e dá uma vontade IMENSA de começar o 3, porque deixa um gancho dos diabos pra sequência. Muito bom mesmo! Fora que as cenas de animê desse final são as melhores da série (não joguei o 3…).

  8. Nem pensar. O OVA cortou tipo TUDO do jogo… ficou bem, bem mal feito mesmo. :/ E falo sério sobre tu perder muito jogando o 2 sem conhecer o 1. Tem personagens principais no 2 que eram importantes no 1 e isso faz uma importância danada!

  9. Verdade! Siga o conselho da Dakini, tenta arrumar o primeiro pra jogar antes, deixa toda a experiência do segundo jogo muito mais divertida 🙂
    Não to dizendo que não dá pra jogar o segundo sem jogar o primeiro, você não vai deixar de entender a história por causa disso, mas tem bastante coisa que você perde sim :/

  10. "Dakini", já falei que adoro te ler empolgada com as coisas? XD
    Nunca joguei nenhum AT, e este post aumentou um pouco minha vontade pré-existente, depois das pessoas que já insistiram. Mas right now não tenho um PS2 e infelizmente não tenho previsão de conseguir um nem tão cedo, então a vontade terá que esperar. =P
    Ok, na real só Chronicle Key já seria suficiente pra me fazer querer jogar. E Metafalica também. E… XD Exageros à parte,não sei se sou só eu, mas apesar de todas as músicas que ouvi serem fodas, como parte de uma soundtrack não têm muito significado fora do contexto (i.e. o jogo)… Então não me marcam muito. Não acho que vá subtrair da experiência final ter ouvido antes, mas agora terei mesmo que jogar XDDD
    Considerando tudo que me falaram sobre AT mais os vídeos de gameplay de batalha que vi, acho que o único jeito de eu não curtir (mais precisamente, enjoar) é se precisar de muito grinding. Quer dizer, se eu achar o sistema de batalha divertido (em vez de só "não-boring/repetitivo"), nem isso. =P Planejo dar uma chance quando puder, até porque os jogos tão fáceis de conseguir por aí (cerca de 30 usd). Só não sei quando será, a menos que eu emule. 😡
    Sobre Ciel nosurge… não dá pra comentar sem nem saber realmente o que é o jogo, mas nem preciso dizer que um Vita tá mais fora de cogitação que um PS2 no momento. =P

    1. Não precisa de um pingo de grinding. XDD O sistema de progressão nesse sentido é bem amigável! Inclusive tu pode não só passar correndo pelas dungeons como transformar batalhas que te dariam bônus³³³ se tu ficasse 10 minutos nela em batalhas de 1 minuto. Então depende bem do teu humor, e na real é bem divertido ficar grindando só porque descobrimos como matar os bichos de jeitos mega fodas e eficientes bonusmente falando. =DDD

      Then again, alguns bosses podem dar trabalho se tu não tiver equips bons, que tu consegue com itens bons, que tu consegue com bônus de batalha… e bônus de batalha também são os pontos que tu precisa pra avançar nas Cosmospheres das chars então tu vai querer muito demorar nas lutas. XDD

  11. Sério, sempre que leio os seus posts sobre RPGs me dá uma vontade louca de conseguir jogar isso, queria muito conseguir paciência pra ficar lutando de 30 em 30 segundos. As histórias parecem ser muito fodas, pena mesmo que não consigo jogar RPGs, o último que joguei até o fim foi FFX, tentei alguns de PSP mas a paciência não deixa… Tomara que seus posts consigam me mudar. =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.