Conheça a Rede Social: Skoob!

O que você está lendo?

Rede Sociais sempre dividiram opiniões entre as pessoas e alimentaram discussões a respeito de sua utilidade, e as consequências de seus usos. Eu particulamente estou farto deste assunto e não discutirei aqui, até porquê não sou fã de ficar o dia todo olhando status dos outros para ver o que eles estão falando da vida alheia ou então colocando frases pseudo-filosóficas para tentar dizer que são intelectuais.

O fato inquestionável é que Redes Sociais podem sim, serem úteis, vejam o Twitter por exemplo, que eu considerava antes uma coisa extremamente dispensável e hoje vejo como uma ferramenta rápida de mensagens, ainda que eu não perca meu tempo de forma alguma escrevendo tudo que penso para os outros verem. Outro exemplo é o Skoob, uma rede muito interessante que eu descobri semana passada e que me fascinou o suficiente para vir aqui escrever este post e recomendá-la a todos os amantes de literatura.

Skoob nada mais significa que Books ao contrário. Bem sugestivo para uma rede onde o foco são os livros. Um amigo meu me apresentou ela, fui dar uma olhada e me apaixonei pelo potencial do site que está em versão Beta. Claro, para desfrutar da rede é necessário um cadastro.

No Skoob, cada usuário tem uma estante virtual que é onde ficam os livros que lhe acompanharam durante a sua vida de leitor, sejam eles aqueles que você comprou na livraria perto de sua casa ou aquele que seu amigo lhe emprestou, é possível customizar até isso para cada opção. O sistema é rapido e intuitivo, basta uma busca pelo título da obra e rapidamente você pode estar adicionando ele à sua estante com um leque de opções, como lido e estou lendo, por exemplo. Desnecessário dizer que os livros são só avatares não é? Porém é interessante que alguns deles possuem links para sites onde você possa comprá-los, bem prático não?

Eu arrumei a minha estante, e devo dizer que foi muito prazeroso adicionar os livros que li durante toda a minha vida, tentando puxar do fundo da memória os que li quando era criança e misturando aos mais novos criando uma sensação nítida de o quanto você se dedicou a literatura. O site ainda conta com um paginômetro informando quantas páginas você leu e a média de páginas, informações estátisticas apenas, mas que são bem úteis.

Amo ler, mas olhando a minha estante não tão cheia, devo dizer que ainda sou um leitor de fraldas, sei que ainda tem muitas obras que preciso ler e também sei que com o Skoob do meu lado, minha vida de leitor vai ficar bem mais organizada e bem mais arquivada para que eu nunca esqueça o que eu passei lendo cada livro, cada emoção!

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Legal essa rede social. 😀
    Também não sou muito fã de ficar perdendo tempo em redes, mas essa eu vou fazer um perfil, depois eu coloco o link para vocês me add.

  2. Adoro esse tipo de site, é como o MAL pro pessoal dos animês e mangás, ou o antigo Playfire. Certamente me cadastrarei, mas só quando tiver um tempo de passar tudo pro PC. XD

  3. Outra opção de rede de livros é o https://www.librarything.com/. A vantagem (e desvantagem ao mesmo tempo) é que você pode colocar todos os dados dos livros quando os cadastra, não vem tudo pronto de um lugar. Outra coisa bem legal é ver a coleção de livros de pessoas famosas, como por exemplo a coleção do houdini: https://www.librarything.com/profile/Harry_Houdin

    Tenho bem poucos cadastrados, mas se alguém quiser adicionar: https://www.librarything.com/profile/emoviolence

  4. Realmente, o Skoob é uma rede bem bacana, faço parte desde 2009 e é legal ver como a rede em si tem evoluído num mercado brasileiro de pouquíssimos leitores. Na Argentina por exemplo, acredito que faria muito mais sucesso…
    Achei bacana teu post sobre o Skoob, Raphael, mas talvez porque tu tenha se cadastrado a pouco tempo não tenha conseguido dar maior profundidade em alguns pontos que acho bem legais.
    Primeiramente, é importante ressaltar que o Skoob é uma rede social brasileira, criado por um brasileiro e para brasileiros, mas que aos poucos já tem conseguido angariar gringos também. Já passou da hora do Lindenberg Moreira (criador do Skoob) começar a incluir o site em versões em inglês e espanhol para angariar novos usuários e aumentar o tamanho da rede.

    Outro ponto que deve ser comentado é que o Skoob é uma rede feita pelos usuários.
    Somos nós que cadastramos os livros, os autores e as editoras, colocamos as imagens das capas, fazemos resenhas e recomendações de títulos. E isso é muito legal, né?

    Pra finalizar, a ferramenta que torna o Skoob único como rede social…
    Um dos status que você pode marcar nos teus livros na estante é "Troco", com isso até metade de 2011 os usuários do Skoob trocavam livros informalmente com outros usuários.
    A questão é que como em toda a rede social, temos aqueles usuários mal-intencionados.
    Eles combinavam de trocar livros com alguém e na hora de botar o deles no correio simplesmente não mandavam. E ganhavam um livro por correio do outro usuário que estava bem intencionado. Uma pena.

    Mas depois de tantas reclamações, o Skoob criou uma ferramente para isso.
    Pra você ser uma pessoa apta a fazer trocas de livros você tem que se tornar um usuário PLUS. Quando lançaram essa modalidade, se tinha que pagar uma quantia que não lembro mais, mas agora você pode ser um usuário Plus sem pagar nada.
    No link a seguir explica bem como funciona a troca de livros entre usuários: http://www.skoob.com.br/plus/como_funciona/
    O legal é que antes de trocar você pode ver a reputação da pessoa, assim como o valor tabelado de frete e etc.
    Você pode trocar mensagens com o usuário que deseja trocar um livro também.
    Eu aconselho conversar por msn, se torne amigo daquela pessoa, peça fotos ou peça pra ver pela webcam o livro pra ver a qualidade e tudo mais. Ainda assim, é importante ter muito cuidado.
    Eu cuido muito bem dos meus livros, não gosto de emprestar nem para amigos, quem dirá, trocar com desconhecidos. Ainda não troquei nenhum livro via Skoob, embora tenha 8 da minha estante com o status para troca. Muitas pessoas querem o meu Mundo de Sofia, um livro que me arrependo até hoje de ter comprado, porque acho uma leitura muito morna e sem graça. A questão é que ninguém oferece um livro descente pra troca. =/
    O que é completamente plausível, né? ^^
    Ninguém quer trocar seus livros favoritos…

    Acho que é isso, desculpa pelo textão, me empolguei um pouco. (:
    Parabéns pelo site, não consigo passar um dia sem entrar nele. ^^

    o

  5. Essa me parece interessante, com certeza minha estante será pequena pois apesar de gostar de ler sou bem preguiçoso. Já q eu estou quase deletando o face, vou dar uma conferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.