O mesmo controle, porém muito mais bonitão!

Major Nelson revela os controles “Special Edition Chrome Series Wireless Controllers

Controle do Xbox 360 ganha edição limitada. E com isso, que tal lembrar um pouco quais os melhores controles já criados para os videogames? Quais foram amor à primeira jogada?

Na minha opinião o controle do Xbox 360 é um dos melhores controles já desenvolvidos para um videogame. Não estou dizendo que o Xbox 360 é o melhor console. Releve as questões de franquias exclusivas, de quem pode mais, quem pode menos, de limitações daqui e ali ou do que a concorrência faz que a outra não faz. Estou dizendo que eu gosto da “pegada” do controle que a Microsoft fez. O design e o conforto que tenho com esse controle. E isso não é tarefa fácil.

Depois do continue segue um pouco mais da minha história com controles de videogames. Mas já adianto a pergunta: E para vocês? Qual ou quais os melhores controles de videogames que já colocaram a mão?

Se for pensar eu tenho alguns controles favoritos ao longo de anos de jogatina. Por exemplo, eu adoro o controle do Super Nintendo. É simples, porém funcional. Considerando que ele veio antes da era dos analógicos, o D-pad do SNES é ótimo, os botões flexíveis e os botões superiores (o que a gente chama de gatilhos atualmente) não apresentavam qualquer desconforto. Logo depois, ainda com a Nintendo veio aquele controle bizarro do Nintendo 64. Mas bizarro mesmo apenas no visual porque eu sempre achei ele extremamente confortável de jogar, apesar de que o D-pad não era muito usado em meus games favoritos (Mario 64, Star Fox, Mario Kart). Depois disso a Nintendo conseguiu fazer algo ainda melhor: surgiu o Gamecube e aquele controle perfeito! Nossa como adorava o design do controle do Cube. Parecia encaixar com precisão na minha não. Os botões A, B, X e Y eram meio malucões, mas os jogos eram desenvolvidos pensando nesse layout incomum, os gatilhos eram macios e suaves e os analógicos perfeitos.

Por outro lado eu nunca gostei dos controles da Sony. Tive um PSOne e um PlayStation 2 e em ambos não me sentia bem jogando naquele “caroço” de controle. Nunca curti a posição dos analógicos. Na era do SNES fazia sentido o D-Pad como parte principal de um controle, mas depois dos games 3D e da importancia das alavancas nos controles para rodar cenários em 360 graus, sempre me incomodou a forma como a Sony ainda assim deixava o D-Pad como destaque. Nem mesmo os botões superiores achava confortáveis. Veja que já na era Gamecube a tendencia era que eles funcionassem mesmo como gatilhos e não simplesmente botões de apertar. E o pouco que já joguei num PlayStation 3 continuo achando o controle da Sony horrível. Sei que ele possui seus fãs e até suas qualidades, como os games de luta, mas não consigo gostar.

Depois do Gamecube, tive um Wii e depois daqueles 15 minutos de êxtase de “ohh que legal”, percebi que o controle não era tão genial como seu antecessor. O nunchuk com fio sempre foi um incomodo, o próprio Wiimote é super desconfortável em certos tipos de jogos. Jogar Super Mario Bros Wii nele, como se estivesse segurando um controle de SNES não chega aos pés do controle original dos tempos de Super Nintendo. No fim, acabei migrando para o Xbox 360 e aí novamente encontrei um novo amor de controle.

O controle do Xbox 360 é tudo aquilo que já era bom no do Gamecube. Alavancas (ou analogicos) perfeitos, precisos e confortáveis, e que são resistentes ao tempo, não ficando molengas ou perdendo a precisão (o do Nintendo 64 tinha esse problema de estragar com o uso). Os gatilhos superiores são melhores também, pois eles descem em formato de curva até o controle, enquanto o do gamecube descia em linha reta. Adoro também o botão do meio, apesar de meio exagerado, que abre o menu da dashboard do console a qualquer momento. Parece besta, mas é um das melhores opções do controle, ainda mais para quem joga com ele online. Ver amigos, mensagens ou conquistas pela dahsboard, sem precisar sair do game é uma mão na roda. Também gosto da posição mais clássica dos clássicos X, Y, A e B.

Outra coisa que me anima mais no controle do Xbox 360 do que o do Gamecube é que o wireless dele é muito melhor. O Wavebird, como era chamado no Cube, era grandalhão, pesado e não podia ficar assim tão longe da TV quanto o do X360 aguenta. O controle com fio do Gamecube era perfeito, levinho e prático, mas a evolução dos videogames pedia por controles sem fio. O do Xbox 360 é muito melhor do que o Wavebird nesse sentido, o que é justo, já que ele veio depois. Meu controle sem fio chega até a cozinha da minha casa, que fica ao lado da sala. Posso jogar em pé no balcão da cozinha, enquanto preparo algo pra comer. A única defasagem do console do xisboca talvez sejam as pilhas. Hoje em dia os eletrônicos apostam mais em baterias recarregáveis, com grande durabilidade. Existe mesmo o kit play & charge com bateria para o controle, mas sinceramente eu gostaria muito mais que isso viesse oficialmente com o console e não que fosse uma opção a parte. Mas no meu caso, nada do que algumas pilhas regarregáveis, da amiga Sony, não resolvam. Ao menos as pilhas duram bastante antes de ter que recarregar.

Por último, talvez a única coisa que seja problemático no controle do Xbox 360: o D-Pad. E a Microsoft parece que sabe disso, tanto é que as novas versões do controle possuel o “tranforming D-Pad”. Nunca ouviu falar? É isso aqui:

Infelizmente esse D-Pad 2.0 não aposentou o antigo modelos e apenas sai em edições especiais , seja com games, consoles ou sozinhos, como nessa nova série de controles cromados. Você já testou eles? Até o ano passado eu ainda não tinha tido a oportunidade, porém na minha febre por Gears of War 3 consegui no finzinho de 2011 o controle temático da série (este aqui) e finalmente pude testar o D-Pad 2.0. Realmente melhora e muito a jogabilidade quando se faz necessário usá-lo, mas ainda dá falhas as vezes em games de luta mais “nervosos”, onde a precisão precisa ser daquela que cria até bolhas nos dedos. Mas é um avanço louvável com certeza, eu nem depois mais o meu D-Pad da forma clássica, ele fica sempre “saltado” pra fora. nem sinto falta da outra forma.

Obs: olhando o texto, ficou parecendo que só malhei o controle da Sony. Achei injusto, já que de fato eu também nunca curti muito o controle do Mega Drive (achava-o exagerado e nem tão prático quanto do SNES), da mesma forma que tinha ódio do joystick tenebroso do Atari (e se a minha memória não falha, como os controles do Atari quebravam na minha mão). Controles ruins ou que não agrandam sempre vão existir. Atari, Sega e Sony não conseguiram me conquistar por seus controles. Agora por suas franquias, isso é uma história para outro dia, pois certamente há coisas memoráveis em cada plataforma que certamente me apaixonei por elas em algum momento do passado.

Ah, para terminar, abaixo estão as outras cores da nova série de controles sem fio do Xbox 360. Azul e vermelho. Bonitos, mais eu ainda achei mais fodástico aquele que abre este post. Estes três modelos sairão em maio lá nos Estados Unidos. Outras regiões também devem disponibilizar, mas ainda não sabe se serão todos os modelos de cores. O preço lá na terra do Tio Sam são salgados U$ 55.


Isso também pode lhe interessar

48 Comentários

  1. Eu me sinto completamente confortavel e satisfeito com os controles da Sony!
    Com eles eu descanso o pulso durante o jogo!!! fica um angulo certinho entre meus braço e pulso, com as duas hastes dele. o pulso inclinado pra cima ja deixa com os dedos nos botões L1 L2 e R1 R2. não vejo nada para mudar ali!

    1. Eu gosto do controle da Sony também, mas na minha opinião a Sony deve melhorar 3 coisas no Dualshock 3 que são bem ruins.

      1ºO tamanho do controle, acho que deveria ser maior, pois depois de algumas horas de jogo os dedos começam a doer (Muitas pessoas reclamam disso)

      2°O analógico que escorrega, o ideal é que ele fosse que nem o controle do 360 onde tem um pequeno buraco em cima do analógico para evitar que o dedão escorregue.

      3°Os gatilhos L2 e R2 deveriam ter o design melhor pois em jogos que o utilizam com frequência os gatilhos acabam incomodando, embora em jogos que o ulizam apenas como botões auxiliares eles funcionem bem.

  2. Na minha opinião baseada nos controles que eu mais me familiarizei é assim:

    1°Dreamcast
    2° Xbox360
    3° PS3 (Dualshock 3)
    4°PS2
    5°PS1 (Dualshock)
    6°Mega Drive
    7°Snes
    8°NES
    9°Master System.
    10°N64
    11°Game Cube
    12°WII.

    Vão pensar que eu sou hater da Nintendo, mas sou o mais parcial possível e para mim tirando o controle do SNES e NES todos os outros achei muito ruins para suas respectivas épocas.

    1. eu joguei o Dreamcast apenas uma vez na vida, e não me lembro muito bem como foi. Sei que joguei Sonic Adventure pela primeira vez nele… lembro de ter ficado encantado com a baleia perseguindo aquele sonic 3D, mas não me lembro muito bem da sensação do controle…

  3. Vamos lá:

    Gostei muito do controle do Nintendo 64, embora tenha tido o mesmo problema do Xbox no ínicio…Mas depois você percebe que sua mecania é ótima *0* funfa muito… Gosto também do controle do Play, mas acho que a sony realmente tem medo de inovar, então prefere ficar na mesma de sempre…. Gosto também dos controle sdo wii *0* são genias ^^ e simples…

  4. Como só tive dois controles, tive poucas experiencias com os outros, então considero somente os dos Video games que tive.

    Primeiro viria o do Super Nintendo, ele é mesmo LINDO.

    Depois os da Sony, Ps1 e Ps2, pra mim são confortaveis, acho eles melhores assim, pequenos, minhas mãos são pequenas, então ele fica bem, e os dedos não doem *D.

    agora sobre o PS3 e o Xbox, gostei de ambos, Acho o controle do 360 muito Gordo, ruim de segurar, a posições são boas, como a do Ps3 tambem, não tenho como definir um já que so jogei poucas vezes nesses consoles, mas pelo Costume com os Controles da Sony, acho que entre Eles prefiro o do PS3 mesmo.

    Ah eu acho legal o controle do Atari!

  5. Primeiro o do Super Nintendo. Depois do PS1 e suas evoluções, o do N64 nunca gostei.
    Agora ando gostando de usar o do Xbox, mas acho ele horrível para jogos de luta!

    1. para quem gosta de jogar jogos de luto com analógico não vejo problema com o controle do xbox, mas para quem gosta de jogar com o dpad igual eu é ruim

  6. Puxa vida que golpe baixo lançarem versões de várias cores diferentes, pois vou querer ter todos e não vou poder ):
    Comprei mês passado o controle temática de GoW3 com o D-Pad 2.0 (como vc diz) e também senti uma melhora considerável, mesmo as vezes falhando em jogos tipo Street Fighter. Acho que vou comprar o azul, assim vou ter o vermelho de Gears, o cinza da edição D-Pad 2.0 inicial e um preto clássico que veio com o console, meu objetivo é ter quatro controles deste. *-*

      1. todas estas perguntas estão respondidas no post. XD

        Obs: atualmente eu tenho 3 controles apenas. acho bobeira ter 4 porque pouquissimos games funcionam com 4 players off. geralmente são dois. tenho um preto, um branco e esse do gow3.

  7. Acho o estilo de controle do PSP (se é que pode chamá-lo de controle) um pouco desconfortável, principalmente na parte do analógico. O DS não tenho muito a reclamar, a não ser do "R" e "L" dele, que quando não se está segurando a caneta, é um pouco pequeno demais. Gosto dos Dualshocks e acho o controle do XBox muito demais e confortável. Wii… é o Wii… SNES linds foreváh e lembro de quando jogava Master System, que vinha até com jogo na memória, aquele controle quadrado com dois botões hauahauha

  8. o unico defeito do controle do xbox 360 é a porcaria de D-pad que ele tem que é feito para não machucar o dedo e não para precisão

    1. Além .do D-pad tem outra coisa que me incomoda no controle é o LB e RB, não sei se é só comigo mas acho o R1 e L1 bem melhores nesse quesito.

  9. O controller do N64 é O PIOR DISPARADO EVER da história!!!

    O do Snes era bom, sim, mas oq matava era o maldito d-pad. Nunca gostei desse formato de cruz que a Nintendo ama usar, é pedir pra esfolar, machucar e criar calos inutilmente e de puro sadomasoquismo nas mãos.

    O do Mega Drive está entre um dos melhores e que eu mais gosto, por tudo: leve, ergonomico, posição de botões, etc… mas principalmente pelo d-pad ótimo, com direcionais presentes, oq não fazia vc parecer um integrante da Opus Dei (viver em auto-flagelação).

    O da família PlayStation tá precisando evoluir urgente. Se já não gosto do tipo de d-pad da Nintendo, o que dirá o da Sony que são 4 setas separadas, sem ligação. Fora isso, é bom, mas pode melhorar, sim.

    O do GameCube é um dos melhores e que eu mais gostei tmb, junto com o do Xbox 360. Eles são perfeitos. Ergonomicamente perfeitos, caem muito bem em minhas mãos, posição dos botões boas, direcionais bons, etc… enfim, só elogios.

    Meu Top 2 (pq não consigo decidir entre o controller do GC e X360, ficando empatados portanto) seria esse:
    1º controller do Xbox 360 e GameCube empatados
    2º controller do Mega Drive

      1. Se vc realmente leu meu comentário ao invés de só responder a esmo, verá que prefiro muito mais, na MINHA opinião, esse tipo de direcional único do que o de formato em cruz da Nintendo ou setas separadas da Sony. Tanto que afirmei preferir o controller do Mega Drive em detrimento o do Snes, por ex, principalmente e especialmente por conta desse diferencial. Pra mim, esse do Xbox 360 me atende bem as necessidades, nada a reclamar.

  10. Gosto muito do controle do Xbox 360, mas prefiro o da sony por um simples motivo, é totalmente versátil.
    Em jogos normais atuais, o do xbox360 é redondinho, bonito e muito confortavel. Agora fico pensando no pessoal que só tem 360, pra pegar um marvel vs capcom 3, street fighter, mortal kombat. O direcional do 360 é um lixo, é tão ruim que não sei porque tem, podia ter 4 pinos ali que não ia fazer muita diferença.
    Já em compensação o gatilho(LT, RT) dá um banho no do ps3 (L2,R2), mas um banho….

    1. Cara, acho que voce ainda nao jogou no controle novo, que esta na foto com o d-pad transformers. Eu tenho o controle parecido com o da capa da noticia, e jogo Street tranquilo, muito bem. Agora com o antigo do Xis eu ei de concordar contigo!! Agora Eu digo ao contrario, eu acho o controle do PS desde o 1 ruim d+, ele é muito quadrado e desconfortável igual ao wii.

  11. Tenho o controle de 360 (para PC) é ele é UM LIXO.

    Completamente desconfortável.

    Os botões a/b/x/y são duros e depois de um tempo jogando, seus dedos ficam doendo de tanto apertá-lo. É tão difícil ter feito um botão mais "achatado" como no DualShock? Ou então um botão "afundado" como nos controles da Nintendo?

    As alavancas LT/RT são próximas demais do LB/RB e prejudica quem tem dedos grandes.

    O direcional digital é a maior bosta que eu já usei, desconfortável ao extremo. Até os direcionais do Mega-Drive/Super Nintendo dão um banho em conforto.

    Seus únicos pontos positivos são o Design (realmente é um controle bonito) e o analógico bem posicionado.

    Mas na minha opinião, ele está anos-luz atras do Dualshock em conforto e jogabilidade.

  12. Tai, o que o EduKurosaki disse eu nunca tinha visto ninguem reclamar exceto eu. O x/y/b/a eh boleado, se vc jogar um jogo que exija ficar pressionando um deles por muito tempo esses botoes machucam, eh ruim mesmo.
    Só não concordo com os botoes LT/RT que pra mim do 360 são muito bom, diferente do Dual3 que escorrega e não eh muito preciso.

    Quanto ao Direcional do Dualshock 3 ser o "principal", mesmo q na maioria dos jogos se usa o analogico, acho que eh porque o DPAD necessita de um apoio e uma posição melhor que o analógico. É só imaginar o contrario, jogar no dpad onde eh o analógico seria muito ruim não acham.

    1. Eu já odeio games de futebol então nem posso imaginar como seja. Faz uns bons anos que peguei um jogo de futebol em um videogame. Acho que os últimos dois games de futebol que curti foram Mega Man Soccer (SNES) e Super Mario Strikers (GC)… e só porque era Mega Man e Mario. XD

  13. Pra mim não existe essa de melhor controle,pois tudo é questão de costume.Jogo PS3 e sempre achei o controle da sony perfeito.Já joguei no controle de Play 1,play 2,super nintendo,Mega Driver e Xbox360 e vi que tudo é questão de costume.No inicio você acha estranho,mas depois se acostuma.
    Não existe essa de "Não sei jogar nesse controle",na verdade o correto a se dizer é "AINDA não me acostumei a esse controle",pois não é o controle que se adapta a você,mas sim você que se adapta ao controle.

    1. Eu discordo um pouco, pois apesar de não ter ficado com o PS2 por mais de um ano (era fim de geração), eu tive o PSOne por vários anos, até mais do que o meu N64 e jamais me acostumei ou me senti confortável com o dualshock. Não curtia, não gostava e não me empolgava. Eu jogava, me adaptei ao controle, mas não significa que gostava da posição, da pressão ou da "pegada" do controle. Nunca conseguiu me conquistar.

      Não é apenas questão de "se acostumar" então. Alguns controles são ruins mesmo ao gosto particular de cada gamer. Os comentários diferentes vistos aqui é um prova disso.

      1. Tú acabou de confirmar a minha teoria com esse comentáro,pois em momento algum eu disse "gostar" do controle ou "sentir conforto".Eu disse apenas se adaptar a ele.

    2. Nada a ver, não seja tão prepotente de achar que sua opinião é a verdade universal. Existem, sim, controllers ruins e dificilmente adaptáveis, ergonomicamente falando. O do N64 e do primeiro Xbox, por ex, são extremamente ruins. Enormes, pesados, cansativos, não se adaptam a mão de jeito nenhum… Vc até pode conseguir um certo nível de adaptação depois de apanhar muito, mas isso é completamente diferente de dizer que será CONFORTÁVEL usar esses trambolhos mal desenhados, mal feitos, mal produzidos…

      1. Em momento algum eu disse que minha opinião é a verdade universal.Deixe de ser arrogante.Você não leu a primeira linha não?Vou repeti la:
        "PARA MIM não existe essa(com ênfase no "para mim")

  14. Sobre d-pads… o do PSVita é o melhor que eu já usei! Espero que a Sony adote no PS4. Ela podia criar uma versão revisada do DualShock3, com esse digital e gatilhos mais macios, seria perfeito!

  15. Eu nunca tive muito problema com controles, com a excessão do péssimo controle do 64, aquilo era horrível, não tinha uma pegada boa, e a mão sempre ficava doendo depois de um tempo jogando.
    O melhor, sem dúvida, é o do Dreamcast, obra prima!

  16. Na minha Opinião todos os Controles possuem seus Benefícios e seus Maléficios,O do Xbox o beneficio é q ele é Bonito e Confortavel mais o maléficio é q ele necessita de Pilha,o do Super Nintendo ele é bom pelo conforto mais ele é um pouco confuso,o do Nintendo64 é Bonito mas como vc sitou ele estraga com o uso,O do PS3 é bom q ele n precisa de pilha mais é ruim q ele é um caroço de Controle (Descordo) e o do GamCube ele é + ou – Bom só ele q é um Pouco Feio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.