Novo trailer de Sonic 4 EP2 e uma pergunta!

A Sega perdeu aquela boa e velha ousadia?

Longe de mim querer semear a discordia entre os povos, como eu bem disse nessa postagem eu não sou o cara mais esclarecido quando o assunto é Sonic, até uns bons meses atrás o único Sonic da velha guarda que tinha fechado era aquele do Master System. Sem contar que dependendo do fã xiita com quem se converse a discussão pode ser mais acalorada que falar do juíz que não deu o penalti no jogo de quarta feira. No entanto, eu ando descobrindo (leia-se jogando) os clássicos do Mega Drive que na minha infância foram ofuscados pelo Super Nintendo e seu encanador de bigodudo. E a coisa que mais fica nítida pra mim quando eu comparo a jogabilidade dos jogos antigos com os novos é uma evidente falta de ousadia por parte da Sega.

Coincidência ou não, eu ando jogando Sonic & Knuckles e acabei de sair da Sandopolis Zone, zona essa que pode até não ser declarada como a mesma, mas que com certeza serviu de inspiração para a fase que ilustra o vídeo aí de cima. Pena que a nostalgia fica só no visual e na presença do Tails, o jogo todo continua atendendo a atual necessidade primordial do ouriço azul: correr, correr, correr e correr. O Sonic não faz muito além disso e quando faz é na base do Homing Attack ou de uma variação natural do percurso que a fase exige.

Quando eu olho para Sandopolis Zone original eu vejo um Sonic que pula plataformas, que desce corredeiras de areia que podem fazer você se perder no meio de uma fase que a princípio parece totalmente linear, que empurra alavancas que vão abrir portas lá do outro lado da tela, que se agarra numa cordinha e tira onda num rápido bungee jumping e por ai vai. Aliás as diferenças que denunciam a falta de dinamismo das fases atuais do Sonic se espalham por mais e mais fases a medida em que eu exploro esses jogos. Aqueles loopins em sentido horizontal da Flying Battery Zone por exemplo brincam de uma forma genial com a visão de alguém já esperando ver o Sonic num game de visual total e estritamente 2D. Na Lava Reef Zone então, o excesso de velocidade seria um tremendo desastre porque é muito mais legal você se preocupar em manter a bolha magnética que te dá pulo duplo ao invés de sair correndo feito um louco. A verdade é que o uso da velocidade no Sonic clássico é uma coisa mais controlada, mais consciente, você não precisa usar o tempo todo, ela entra quando precisa fazer o seu show e vai embora logo em seguida para dar lugar as pitadas de game plataforma que o jogo possui.

Enfim, não estou dizendo que o Sonic velocista é um lixo, aprendi a gostar primeiro dele muito antes de visitar os clássicos que eu cometi o pecado de nunca ter jogado anos atrás, mas eu acho o Sonic de hoje perdeu quase tudo que o fazia dele aquele rival dos jogos plataforma que disputava pau a pau a preferência dos jogadores com os games do Mario. Se terminando Sonic Generations e já senti isso, me dando conta de que queria ver mais daquele estilo, agora com os jogos das antigas rodando em tempo real na minha TV eu simplesmente não consigo ter outra opinião se não essa. O Sonic 4 Episode 2 vai ser um bom jogo? Claro que vai, mas se tratando de um game que pretendia resgatar toda a glória do passado sem esquecer o modernismo de hoje eu ficaria com a mesma fórmula ou algo aproximado ao que foi feito com o Sonic clássico de Generations. Essa velocidade toda aliada ao Homing Attack é uma herança que deveria ficar única e exclusivamente atrelada ao Sonic 3D.

E não, isso não é papo de fã saudosista chorão, para falar a verdade eu até chego a entendê-los um pouco melhor agora.

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Você tem razão sobre os elementos do Sonic Clássico, desde o Sonic 1 a velocidade e exploração eram elementos integrados no jogo, um pouco disso se perdeu com surgimento do Sonic Adventure.

    E o complicado desse Sonic 4 Episode I e II é que não resgata nada dos jogos antigos, a física e jogabilidade parece que foi feita por estagiários mal-remunerados… se alguém testou o Sonic 2 HD v.alpha no qual foi feito por fãs, os caras tiveram mais paixão ao recriar o jogo do Sonic…. a Sonic Team para mim a muito tempo vem cagando com Sonic, infelizmente =/

  2. bem nunca jogei um jogo de sonic pra valer, o maximo aquele de Gba e um pra Celular.

    mas e visivel que o jogo vem perdendo e muito qualidade a cada novo jogo.

  3. Com certeza é o maior problema, por mais que cada jogo tenha uma uma bizarrice diferente Sonic nunca muda, não evolui. Achei Rayman Origins um melhor Sonic do que o próprio Sonic, o jogo é bem rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.