RE 6 e o hype que ninguém queria alimentar!

Gregos e troianos, uni-vos. A Capcom não desistiu de agradar vocês dois.

Aiai, que exercício interessante é ver como a Capcom consegue sair pela tangente mesmo quando as coisas não andam tão bem assim para o lado dela. Se você me perguntasse o que eu estou achando do novo Resident Evil a uma semana atrás, eu olharia mais uma vez aqueles vídeos de tiroteio desenfreado de Operation Raccoon City, pensaria comigo mesmo: ”ah… não pode ficar pior” e responderia: ”é, vai ser mediano”. Mas infelizmente eu não posso dizer isso, mesmo eu querendo que os velhos tempos onde o Nemesis estourava vidraças e me fazia jogar o controle do outro lado da cama (tamanho era o susto) voltassem. Eu tenho que admitir que a proposta de narrativa desse sexto jogo acaba falando bem mais alto.

Nem tanto pela inclusão do filho do Wesker, que pra mim vai ser o mais chato de se jogar e de quebra ainda vai ofuscar o pouco do suspense e terror que sobrar para a história. Só fico curioso tentando imaginar o que a Capcom reservou para ele nesse enredo, afinal ele tem o mesmo sangue do vilão anterior correndo nas veias e a história dele cedo ou tarde vai se chocar com as outras duas. Agora colocar o Leon e o Chris numa queda de braço? São raras as vezes em que um fan service cai do céu sem que você peça antes. E essa vilã quase onipresente com cara de Ada Wong? Quer dizer… é mesmo ela?

Olha, essa pode ser mais uma propaganda daquelas bem enganosas, mas rapaz… uma coisa é inegável: a Capcom sabe mesmo com brincar com o sentimento dos fãs. Acho que até mesmo quem não saiba muito da franquia ou só tenha acompanhado de longe deve ter ficado no mínimo curioso com isso aí. E bem… que mais há de se faser? Ao menos não é a Slant Six quem está a frente do desenvolvimento desse jogo, então lá vamos nós de novo dar outra chance para a Capcom. Até porque nem há muito para onde correr, de um lado ficam os fãs que querem a volta do terror e suspense absoluto enquanto do outro estão os recém chegados que pegaram o bonde andando com muita ação e tiroteio e não vêem problema nenhum nisso.

E no que diz respeito a voltar ou não às origens, bah… esse assunto já deu. A verdade é que a Capcom não quer e não vai deixar de atender um lado para agradar o outro, isso é fato, não é de hoje que o pessoal enche a boca pra dizer que a série Dead Space fez tudo o que Resident Evil deveria estar fazendo nessa geração. E as cabeças pensantes da Capcom não são nada ocas, os caras tem total noção dessas críticas, sempre tiveram, mas preferiram continuar testando, arriscando antes de dar o próximo passo. Tanto é que Operation Raccoon City foi super criticado por chutar o pau da barraca enquanto Revelations recebeu bons elogios pelas velhas características de terror e suspense estarem lá novamente. Eu só espero que essa onda de lançamentos que mais parece uma grande experiência ao menos faça a empresa concluir que dosar ação e terror é melhor do que desvirtuar a coisa toda de vez. Porque já ficou claro que voltar no tempo e resgatar tudo o que ficou no baú não está nos planos da madastra malvada do Mega Man.

E por enquanto é isso, hora de aguardar a chegada do prato principal e ver no que isso vai dar. A situação é comparável ao velho ciclo do Sonic, eu e a torcida do Flamengo já estávamos prontos para soltar o verbo de novo, mas a cada vídeo que aparece esse jogo se mostra mais atraente, atraente demais para se tirar conclusões precipitadas. Quem esteve na Captivate e testou a demo jura de pé junto que a Capcom está se esforçando para equilibrar ação e survivor horror, mas isso a gente só vai saber mesmo jogando e tirando as próprias conclusões. E bomba ou não, estou deveras curioso quanto aos relatos sobre o modo cooperativo que o jogo vai ter, sem contar que a Capcom já anunciou que vai rolar legenda em PT-BR. Enfim, dar mais uma chance a Resident Evil não vai ser tão dificil assim pra mim. Aliás até outubro eu já espero ter fechado o Revelations do 3DS para ter uma opinião melhor sobre tudo isso.

Isso também pode lhe interessar

20 Comentários

  1. Esse se tornou o jogo mais esperado por mim esse ano. Eu gostei do Wesker JR. Pelo menos pelo que foi mostrado até agora. Meu dinheio já está reservado, e vou quebrar minha regra e comprar esse porra no lançamento mesmo. Esperar até 2 de outubro vai ser tenso.

    Algumas outras informações que sairam ontem:

    – Modo mercenaries confirmado

    – Terá co-op off, mas a novidade é que agora poderemos ajustar o tamanho das telas split-screen dos jogadores

    – A Capcom já tinha mencionado que esse será o maior RE já feito, e agora tem mais informções sobre isso. Serão 3 campanhas diferentes, sendo protagonizadas por: Leon Kennedy e helena harper nos E.U.A; Chris Redfield e Beards Nevence na China; Jake Muller (Filho do Wesker) e Sherry Birkin na Europa, e essas 3 campanhas ocorrem numa timeline paralela. E que apenas uma campanha já terá um tempo de duração um pouco maior da de RE5 que tem entre 11-12h.

    – Zumbis estão de volta, mas els seguiram os moldes dos infectados de Left4Dead ou seja serão ageis.

    – Andar e atirar ao mesmo tempo não é mais um sonho.

    – tanto a Capcom quanto a galera que jogou a demo falou que o jogo trará um clima de terror mais pesado que RE4 e RE5.

  2. Levando em conta os jogos já confirmados para esse ano, esse é o mais esperado por mim. Tudo que foi liberado sobre ele até agora me agradou com exceção de, é claro, a falta de protagonistas femininas. Eu falo protagonistas, não acompanhantes.
    Enfim, só achei que dizer que quem gosta dos jogos atuais é só quem "pegou o bonde andando" ou seja, não sabe de nada ou não é fã de verdade, foi meio desnecessário não foi? É o mesmo de falar que quem não gosta é por birrinha nostálgica, mas todos nós sabemos que gostos vão muito além disso.

    1. Tudo bem, gosto vai muito além disso, mas às vezes a impressão que dá é a de que a Capcom tbm pensa exatamente dessa forma, porque eu nao consigo encontrar outra explicação para Operation Raccoon City parecer um shooter maluco qualquer enquanto Revelations preza pela exploração e suspense dos cenários. É como se ela estivesse indecisa sobre quem ela deve oagradar depois dessas mudanças que a franquia vem sofrendo. Com esses 3 jogos saindo num ano só parece até que ela está atirando pra tudo quanto é lado tentando definir de uma vez por todas o que é mais rentável para o bolso. Porque se fosse pra fazer o gosto dos fãs mesmo, Resident Evil 5 provavelmente teria sido bem diferente.

      1. Ela não está indecisa, ela deixou bem claro no anuncio de RE6 que ela quer fazer um jogo que agrade todo tipo de fã já que RE já teve vários estilos. Cada personagem terá um estilo diferente, foi o que ela deixou a entender no primeiro trailer. Leon será mais baseado em suspense/terror. Chris em shooter e o wesker jr aparenta ser baseado em ação e lutas de movimento rápido. Nem todo fã de RE pensa a mesma coisa, eu por exemplo achei RE5 ótimo, muito melhor que RE4 ou Code:Veronica. Essa pode não ser a opinião mais popular mas existe fãs que pensam assim também.

        Em resumo, não existe isso de "se fizessem para fãs mesmo…" porque fãs têm diferentes opíniões. Esses dias venho lendo coisas muito parecidas com esse texto sobre o anúncio de Dragon Age 3. Pessoas ironizando e com textos depressivos por conta do "incidente" de ME3 e um grupo de fãs terem odiado DA2. Dizendo que "já cansaram de dar segundas chances a Bioware e que as pessoas já deveriam ter percebido que ela nunca fará nada certo" parecido com o que li aqui. Sei que é sua opinião mas chega a ser irritante ver que o que eu penso (e acredito que muitos mais) não deve ser levado em consideração ou não é "opnião de fã".

  3. Das coisas que vi não gostei realmente de zumbis que atiram, eles correrem para dar mais desafio tudo bem, mas porra atirar não né. Não gostei de uma foto onde mostra um hud digital como mira e localização de objetivo, espero que sejam opções que podem ser desligadas.

    1. Não enxerguei zumbis atirando mas se for verdade gostei. O único jeito de um ataque zumbi dar certo seria se eles fossem inteligentes. Zumbis lentos e burros não tão com nada.

  4. Eu acho que as campanhas vai ficar assim:

    Leon=Terror
    Chris=Ação
    Jake=Mesclado

    Se for assim a Capcom vai estar vindo com uma grande inovação para franquia entre outras que eu citei lá encima.

    Sou fão de RE, jogo desde do primeiro e assim como todo fã eu não gostei do rumo que a franquia tomou. Mas RE4 e RE5 são 2 puta jogos, zerei ambos mais de uma vez. Se a ideia da Capacom for realmente 3 campanhas de 12h com focos diferetes, até que enfim ela usou a cabeça.

    Acho que Operation Raccon City e Revelation foram apenas 2 "Test Drive" que ela queria fazer com público e todo mundo sabe o que agradou mais. Não espero um Survival horror, mas sim um Action Horror, coisa que para mim RE4 e RE5 passaram longe de ser.

    A única coisa de que eu não gostes foi dela transformar Zumbis em infectados acrobatas, mas vai ser bem melhor que aqueles inimigos do RE4 e RE5.

  5. Cara,estou muito ancioso pra VGA desse ano.Resident Evil,Assassins's Creed,GTA 5(talvez) e quem sabe até mesmo o Mass Efect 3(que para mim foi um pouco decepcionante,porém é um excelente jogo).
    Esse ano vai ser foda em relação a jogos.

  6. Quando disse isso, falei dessa sequência de lançamentos, em especial os dois primeiros e não especificamente de RE 6 Hugo. Eu nem joguei ainda, acabei de dizer que estou tô tão curioso quanto qualquer um aqui e pouco me importa se vai ser ação, terror ou o caralho a quatro que for. Eu estou interessado e nada vai mudar isso. Quando mencionei os 2 grupos, não foi porque eu tirei essa conclusão e me desculpe se ficou parecendo assim, devo ter me expressado mal. Na verdade nem sei se esses 2 grupos estão mesmo tão separados assim, mas a impressão que eu tenho é a de que a Capcom tem isso em mente mais do a gente imagina, do contrário não faria uma firula daquelas com OP Raccoon City pra depois acalmar os animos com Revelations. Pra mim um é uma piada de mal gosto enquanto o outro é um jogo legítimo da série a ser respeitado, nisso assim eu coloco a minha opinião sim e me desculpe quem pensa diferente. Mas nada disso tem a ver com o que RE 6 vai trazer agora, eu não misturei as coisas.
    E em momento algum eu afirmei que RE5 é um jogo ruim, eu disse apenas que quem ainda tá nessa de ser fã xiita tem mais é que procurar outra praia ou começar a engolir a seco os novos rumos da série. Porque se fosse pra atender esses caras o quinto jogo já teria sido bem diferente. Enfim, acho que é isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.