Um rolé pelo material Disney de Abril/2012!

O mês já acabou, mas não faz mal! Quais as melhores HQs do mês passado?

Tinha planejado fazer esse post no fim de semana que passou, mas uma gripe maldita me pegou e venceu de perfect todas as lutas contra meus anticorpos e anti-gripais. Passados alguns dias, alguns neurônios acordados, vamos dar uma olhada no que me agradou ao longo do mês passado. A boa é que com o atraso do post acabei conseguindo ler todas as mensais de abril.

Mas quem estiver procurando todas as prévias, na íntegra, com a seleção de histórias, as scans, dados de origem e dos artistas de cada uma, está tudo postadinho e organizado lá no Fórum Calisota, segue os links:

E agora algumas das HQs que chamaram a minha atenção ao longo do mês:

O Golpe de Sorte: Mickey e Donald vivendo uma aventura juntos? Pra mim é o suficiente para ser uma edição imperdível. Afinal isso não é algo cotidiano. É interessante tentar imaginar quando ela acorreu na cronologia esburacada (propositalmente) do Universo Disney. Pra mim pareceu uma história do passado, quando Mickey e Donald eram mais jovens. E pensar que ela faz parte da série “On The Road” e que há ainda mais algumas delas para sair por aqui (o problema é tomar chá de cadeira da editora esperando as outras HQs). * Veja essa HQ em Mickey 835.

A Invasão dos Dinossauros: Arild Midthun, que ainda não decorou esse nome e curte quadrinhos Disney anote para não esquecer. Realmente é um dos melhores do estúdio da Dinamarca. E achei hilária essa história, sem falar no tema. Sou meio vidrado em dinossauros, adoro quando usa os bichos em qualquer tipo de história. Desenhos fora de série, HQ realmente engraçada e o Donald sem noção e azarado de sempre. E falando em Arild Midthun, saiba que o cara começou recentemente uma série na Europa com os Escoteiros-Mirins em viagens pelo tempo com o Prof. Pardal! * Veja essa HQ em Pato Donald 2405.

O Fã Fanático: Euclides K. Miyaura, desenhista dessa HQ, é brasileiro sabia? Um dos grandes criadores de capas dos tempos áureos da produção nacional. Essa edição 11 da mensal do Pateta foi certamente uma das mais divertidas edições do mês na minha opinião. A aventura do Superpateta que abre a edição é boa (mas não ótima), mas essa HQ do Miyaura é melhor. Temos um Pateta insistente, um plot realmente engraçado e um final meio inesperado. Esse tipo de qualidade numa HQ é facilmente encontrada na mensal do Donald, mas é muito bom ver isso acontecendo numa revistinha como a do Pateta. * Veja essa HQ em Pateta 11.

Superpato a um Passo do Esquecimento: complicado dizer que essa história do Superpato superou, na minha opinião, a história dos Ducktales que saiu em Tio Patinhas, mas o que posso dizer? Achei a trama de Ducktales interessante, mas a narrativa se arrasta de forma defeituosa na segunda parte e a terceira e a quarta só sairá agora em maio. Enquanto isso em Superpato temos Donald acordando depois de um acidente num universo onde o Superpato não passou de uma alucinação do personagem! Muito bacana a trama, ainda que ela dê uma baita escorregada no final. Já está mais do que na hora do Superpato ganhar uma revista própria. Sabia que na Grécia ele praticamente tem uma revista própria? * Veja essa HQ em Tio Patinhas 561!

A Princesa do Lago Invisível: a capa de abril da edição da Minnie com certeza não faz jus ao material interno. A primeira HQ, com belos desenhos do Massimo De Vita é uma boa surpresa. Interessante como a trama prende o leitor, que acaba desejando se aprofundar mais e mais no mistério do desaparecimento de um filme, seu diretor e a atriz principal. Aventura se passa na Irlanda e com isso ela abusa um pouco no fim ao usar a cultura do local, mas ainda assim os desenhos do Vita valem a edição. Fora isso a edição ainda traz outras duas agradáveis histórias, uma com o Mickey inventando uma fábula e a outra brincando um pouco com o relacionamente do famoso casal ao colocar Mickey com ciúmes da amizade da Minnie com uma amiga aventureira. Uma ótima edição escondida numa capa que engana o leitor. * Veja essa HQ em Minnie 11.

Homenagem ao Vicar: os almanaques de personagens nessa rodada não me agradaram muito. Mickey com HQs bem antigas, sem muito destaque de tema. Zé Carioca homenageando um grande desenhista brasileiro, Carlos Edgard Herrero, porém com uma seleção de repetecos horríveis (todas do arquivo digital), sem qualquer resgate histórico. Herrero merecia mais. Tio Patinhas parece legal, mas nada memorável, mas só lendo para ter certeza. Aí sobrou para o Donald grande parte da responsabilidade, a qual a revista consegue cumprir parcialmente. A edição presta uma homenagem em 3 páginas ao grande desenhista chileno, o Vicar, que faleceu no começo do ano. Uma pena que a seleção não resgate nada histórico, apenas republica material que saiu por aqui nos últimos 10 anos. Uma pena porque o Vicar tem um grande acervo de enorme qualidade dos anos 80 e 90 e que acabou ficando de fora. Felizmente a pequena homangem vale totalmente compra da edição. “Contexto”, eu comentei sobre isso por aqui há alguns dias, lembra? * Veja esse especial em Almanaque do Pato Donald 7.

Poderia citar outras histórias interessantes como Os Enigamas do Tempo (Disney BIG 14) (espie) que é a HQ que contém a origem de uma das séries mais antigas do universo Disney: Máquina do Tempo.  Morcego Vermelho e A Patada em Zé Carioca 2370 também estão acima da média na edição de abril, conseguiram arrancar risadas de mim. Fora isso tem A História de Patópolis, um especial que comemora 30 anos da produção nacional, mas dela a gente pode falar mais para a frente, já que saiu na virada do mês.

E por hoje é isso. Ainda estou meio chateado com a Editora Abril que continua com certas filosofias e práticas comerciais que favorecem republicações e materias que não inspiram originalidade, enquanto em outros lugares do mundo a diversidade e materias inéditos satisfazem semanalmente o leitor (veja isso que foda).  Enquanto estivermos sendo prisioneiros de um mercado fraco no consumo de quadrinhos, as editoras por aqui vão continuar com certos comodismos, mesmo com os leitores cada vez mais exigentes, conforme discutimos aqui.

Ah o checklist de maio da linha Disney vai demorar alguns dias porque a Editora Abril ainda não revelou tudo que sai esse mês, em especial as capas dos almanaques do Pateta e da Margarida, edição 3.

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Bá, com certeza uma revista solo do Superpato ia ser bem vinda. Mas acho que não vão se coçar e fazer isso, infelizmente.

    1.  @TiagodaRocha  A linha editorial da Abril é muito arcaica e limitada. Eles não apostam e ousam em suas publicações. São 60 anos publicando a mesmissima coisa. É por isso que o publico debanda de tempos em tempos e eles precisam ficar caçando novos leitores, porque com o tempo a galera enjoa.
       
      É um pena que os quadrinhos Disney continue nas mãos da Abril, enquanto outras editoras vem se modernizando e brigando por fazer revistas diferentes e chamativas. A Turma da Mônica na Panini só cresceu nesse formato de pensamento.
       
      Ontem no Calisota teve um debate legal ontem em relação a Miki Maoys lá da Grécia, uma revista fenomenal com um conteúdo fabuloso. Basicamente nada disso sai no Brasil e quando sai é num formato lamentável e mega atrasado :http://calisota.forumeiros.com/t391-o-sistema-de-atracoes-de-miky-maoys-na-grecia

      1.  @T_thiago Sinceramente, eu gostaria q a Disney fosse para a Panini! Como vc disse, a T. da Monica cresceu muito na Panini (assim como a Marvel e a DC), e não foi só isso q melhorou, as revistinhas tem um ótimo papel (mais branco), com cores mais vivas e ótima encadernação para os de lombada… essas revistinhas simplesmente abrem macio, macio… a Abril estava com um encadernação péssima, não colecionei CLD por causa disso, mas melhoraram bastante e chegaram à perfeição com PFH e ED, no entanto, os almanaques ainda continuam com as folhas do miolo, enrugadas, ainda q não estalando tanto qto antes! Na Panini, com certeza teríamos além dos almanaques de republicações, muitas novidades inéditas… mas sei q isso não vai acontecer!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.