#PdR – Cinema | A Era do Gelo 4 (Crítica)

Melhor congelar aonde está pra não piorar?

(por Rafael Gaara)

Scratch salva o filme do tédio para os adultos! A aventura recheada de cenas de ação e clichês deve agradar as crianças.

Fui assistir a Era do Gelo 4 com alguma expectativa, já que apesar de algumas críticas negativas, o terceiro filme da franquia me divertiu muito. Talvez por que gosto muito de histórias ambientadas no mundo dos dinossauros.

Recomendo muito assistir A Era do Gelo 3, é meu preferido na franquia. Aliás, Carlos Saldanha, diretor brasileiro responsável pelos três primeiros filmes pode ter feito um pouco de falta nesta sequência, comandada por outros diretores.

Dito isso vamos a uma breve sinopse dessa quarta aventura de Manny, Sid, Diego e seus amigos.

Sinopse: Diego, Sid e Manny são separados de seus amigos após uma inundação e precisam usar um iceberg como navio para reencontrá-los.

A primeira coisa que devo dizer sobre o filme é: sua qualidade técnica é inquestionável. Os animais e cenários são construídos com uma riqueza de detalhes incríveis, o que contribui para a imersão, principalmente das crianças. A trilha sonora é legal, nenhuma música me chamou a atenção em especial. Não posso deixar de comentar que em determinada cena com a filha de Manny, a mamute Amora, em que ela vai para uma espécie de área para os jovens animais, é tocada uma música eletrônica dançante muito parecida com “I Like to Move It”, considerei uma tentativa de copiar o sucesso que essa canção fez em Madagascar, mas não tenho provas para confirmar essa teoria, XD.

Não posso opinar sobre a qualidade do 3D, pois não assisti ao filme nesse formato. No entanto em diversas cenas notei a tentativa de mostrar algum detalhe de perto, provavelmente para utilização do 3D. Ressaltando que não assisti em 3D apenas por uma questão de logística pessoal em relação a horários, pois quando bem empregada, essa tecnologia colabora para a imersão.

Com a parte técnica devidamente elogiada, vamos ao que acontece no filme.

A nova aventura é dividida em três plots interligadas: Manny, Diego, Sid e sua avó (nova personagem) de um lado, Ellie, Amora e outros personagens secundários de outro e ainda Scratch em busca de sua preciosa noz, sendo este último o causador de toda a bagunça que está acontecendo no mundo em que se passa o filme.

O filme é recheado de clichês que podem entediar os adultos. Uns podem dizer que é chatice minha comentar sobre roteiro em um filme voltado ao público infantil, mas eu não penso assim, afinal, grandes e inesquecíveis animações sempre tiveram um desenvolvimento interessante, como por exemplo, Procurando Nemo, O Rei Leão, Shrek, entre outros clássicos. Mas também o que eu queria? Que uma quarta continuação de uma franquia fosse algo mais que um filme caça níqueis? Ingenuidade minha não é mesmo.

Enquanto Manny tenta reencontrar sua família após serem separados por abalos sísmicos causados pela separação continental, o mamute e seus amigos terão que enfrentar o “pirata” Entranha e seus aliados, com destaque para a tigresa Shira que em mais um dos infinitos clichês do filme, começa a desenvolver uma relação amorosa com Diego, o tigre-dentes-de sabre.

Já que falamos em um dos irritantes clichês, vamos comentar mais alguns deles:

Temos uma revoltada adolescente contra o seu pai casca grossa que a envergonha na frente dos amigos, temos um amor adolescente que não é bem o ideal para a “garota”, mas ela só percebe no fim que seu pai estava certo, temos relações de amizade que são estremecidas no meio do filme e no fim dá tudo certo, temos uma batalha final previsível, além da já mencionada relação amorosa de Diego.

Chegou uma hora que comecei a brincar de adivinhar o que ia acontecer no filme. Muito desses clichês se deve a relação pai e filha envolvendo Manny e Amora. Parece um típico filme para adolescentes americanos, só que com animais.

Lógico, talvez as crianças menores não liguem muito para a história fraca do filme, mas as crianças maiores e os adultos precisam de um mínimo de lógica e desenvolvimento para se importarem com os personagens e esse é um ponto fraco fatal em A Era do Gelo 4 e que não vi na Era do Gelo 1, 2 e 3.

Talvez seja um sinal do desgaste da franquia. A ideia envolvendo o abandono da idosa preguiça, avó do Sid, talvez seja a única ideia original do filme, mas que de qualquer forma não faz muita diferença no contexto geral da história.

O já mencionado vilão Entranha é muito clichê e por consequência o mais fraco da série.

Talvez eu esteja pegando pesado demais com o filme no quesito enredo e personagens, mas eu só poderia pegar mais leve se o filme fosse extremamente divertido, o que não acontece. Pelo que notei na sessão em que eu estava, nem mesmo as crianças se divertiram como era de se esperar. Lógico, tem cenas engraçadas.

Eu devo ter achado graça em umas 5 cenas e pelo menos umas 3 dessas cenas era com o esquilo Scratch. Esse sim continua engraçado e sua última participação no filme, em uma clara referência ao país submerso de Atlântida, é hilária.

Não tem como eu recomendar esse filme para ser assistido no cinema por adultos, mas com certeza vale a pena para crianças pequenas.

Se você for adulto e quiser dar uma chance ao filme, espere sair em DVD ou Blu-ray, se for você for criança ou for acompanhar uma criança, pode ir tranquilo, mas não espere as mesmas doses de diversão dos filmes anteriores da franquia A Era do Gelo.

O filme não é péssimo, mas sem dúvidas é o pior da série.

Filme Regular – Nota 5

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

    1.  @JoaoLMMGon Fui com a minha namorada, nós dois com expectativa alta e saimos extremamente decepcionados… uma pena…
       
      Amanhã a noite vou ver Batman, espero que não me decepcione igual aconteceu em A Era do Gelo 4, apesar de achar praticamente impossível isso acontecer, pois os reviews estão muito bons em vários sites…

        1.  @JoaoLMMGon Não gosto de tirar conclusões precipitadas, sem ao menos assistir o filme, massssss baseado nos reviews e na premissa dos dois filmes, tenho 90% de certeza que Batman será melhor… considerei The Amazing Spider Man um filme divertido e só…
           
          Sem profundidade no roteiro e atuações…
           
          Batman construiu uma "teia" de eventos muito mais interessante em sua trilogia…

  1. Acredito que eu pense isso por não ser muito exigente, mas muitos desses defeitos e clichês que você citou podem ser facilmente ignorados, dando para aproveitar bem o filme. A Era do Gelo 4 também não chega a ser meu preferido, mas para uma franquia que já está em sua quarta continuação ele conseguiu ser bem divertido para mim. Não acho que ele esteja tão atras da trilogia.

    1.  @Mark de Souza Até entendo seu ponto de vista, mas sou um pouquinho mais exigente e o filme não me divertiu muito, apenas o Scratch conseguiu me tirar risadas… O terceiro filme da franquia teoricamente já era para estar mostrando grandes sinais de desgaste, no entanto ele me divertiu muito ao inserir os dinossauros e o personagem Buck, este totalmente pirado e engraçado…
       
      Como eu disse no texto, os clichês da relação entre Amora e Manny é muito cansativo para os adultos, todo dia passa um filme assim na tv com atores reais…
       
      Na minha opinião A Era do Gelo 1 = A Era do Gelo 3 > A Era do Gelo 2 >>>>>>>>>> A Era do Gelo 4! hehehe…
       
       
       

      1.  @Rafael Gaara kkkkk, beleza, eu compreendo a sua opinião. Como eu já disse, não sou exigente com relação a clichês, pois o ser humano está constantemente se inspirando nas ideias alheias, então encontrar lances não tão originais em filmes ( e outros meios também, como os videogames ) é mais do que comum. Claro que também dá para obter alguns toques de originalidade e criatividade, mas isso é bem difícil de conseguir em uma franquia grande como A Era do Gelo, principalmente sem alterar muito a obra, o que pra mim ocorreu até bastante.
         
        Talvez o ponto em que eu mais concorde com você é o fato de que o filme 4 mostrou que as aventuras de Manny e cia estão mostrando sinais evidentes de desgaste, o que é natural. o ideal seria cessar as continuações, mas os filmes, assim como a maioria dos entretenimentos, são mercado, então…
         
        OBS: O Scratch também foi aquele que mais conseguiu me tirar risadas, e isso provavelmente corresponde a todos que assistiram o filme, já que ele é o personagem mais carismático de todos. 😀

  2. Sai do cinema com uma sensação TOTALMENTE oposta a sua! rsSempre que veio continuações de A Era do Gelo eu ficava com um pé atrás!Tanto que acheio o dois bom mas ficava com uma birrinha de que o um era bem melhor!Veio o terceiro e a mesma coisa, ja nesse não, sai completamente satisfeito de que apesar de ser mais um filme  que só quer lucrar em cima do que foi construido no primeiro, eles conseguem fazer o filme ser muito divertido e nos faz sair da sala leves pelas risadas e satisfeitos com o final feliz. Toda continuação que não faz parte de uma historia fechada, como as triologias, são feitas para lucrar com historias a parte, como se fossem um episodio diferente de uma serie de desenho animado. Então a linguagem alem de ser leve, não exige profundidade, precisa divertir, entreter! Para ela ter uma profundidade em todas as continuações, o universo do filme tem que ser pensado em continuações. Como ele é feito pensado em um filme e termina com aberturas para possiveis continuações, acontece como era do gelo 1,2,3,4, madagascar, kung fu panda, carros, monstros s/a e por ai vai.

    1.  @Renato Romano Questão de opinião mesmo… mas minha experiência com esse filme não foi tão boa quanto eu esperava e pelo que andei lendo por ai, em geral foi o filme da franquia com a pior recepção da critica e público…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.