O que é ser nerd? (Reflexão)

 Você já se fez essa pergunta?

ser nerd

(Por Miguel Silva)

O que é ser nerd? Assim como se percebe pelo título, esse texto é uma reflexão, que pode se tornar depois uma discussão, sobre o significado do verbete NERD,que é tão usado e que ao mesmo tempo possui uma variedade tão grande de significados.

OK eu vou escrever um texto sobre o que é ser nerd, para isso vamos ao conceito mais básico da palavra. Para a Wikipedia!

O primeiro parágrafo da Wikipédia é isso:

“Nerd (para a língua portuguesa do inglês estadunidense nerd, pronuncia-se AFI: [ˈnɝːd], “nâa(r)dz”) é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.”

Originalmente esse era o sentido da palavra, em anos longínquos onde ser um nerd era um motivo completo de chacota. E continuou assim por muito tempo, mas com o passar do tempo foi se tornando algo maior e cada vez mais diferenciado, criando até uma espécie de “tribo global”. O advento da internet foi algo que tornou tudo mais complexo, pois juntou essas pessoas que gostavam de coisas semelhantes (Video-games, Star Wars, Comics) e gerou o que conhecemos como cultura nerd.

Hoje em dia ser um nerd, geralmente, não é mais considerado um problema, por que existem muitas campanhas contra bullying e coisas do tipo, e no cinema caras como Stark e Scott Pilgrim tentam mostrar para o resto do mundo que ser nerd é maneiro, mas no fundo acabam criando um monte de posers. E era aqui que eu queria chegar.

Cultura nerd é algo muito abrangente, pode ser relacionado a video-games, séries, filmes, animes, comics, desenhos: coisas que atingem a todos.

Eu não entendo mais o que é ser nerd. Só gostar de cultura nerd te torna um nerd? Existe um certo preconceito entre os nerds e os “não nerds”. Têm gente que joga só CoD e diz que é nerd. Têm gente que é chamada de nerd pelos “não nerds”, mas não é considerada nerd pelos nerds (?). Ainda faz sentido essa alcunha de nerd (ou de geek, gamer, otaku, ou o que quer que seja)?

Seja o causador Scott Pilgrim, o Facebook ou sei lá o que, mas de uns tempos pra cá eu vejo uma quantidade de gente dizendo que é nerd, e esse povo nunca jogou Zelda ou viu Senhor dos Anéis (isso é só um exemplo, não que seja algo necessário para você se chamar de nerd). No fundo todos tem um pouco de cultura nerd dentro de nós mesmos!

Eu nunca joguei Final Fantasy 7, eu nunca vi todos os episódios de CdZ, nunca joguei nenhum MMORPG, isso faria com que muitas pessoas dissessem que eu não sou nerd.

De vez em quando eu leio revistinhas de super-heróis na escola ou ando com o meu DS na rua, o que faria muita gente dizer que eu sou nerd. Olhando para si mesmos, ainda faz sentido chamar de nerd ou poser ou sei lá o que?

Não que seja algo pessoal, é só uma idéia de discussão que eu queria propor. Meu texto é meio pequeno, por que eu acho que se um texto vai para um blog a parte legal acontece nos comentários. Bom acabou! (ALERT! Bad joke incoming!) Se você gostou da jóinha e subscribe!

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.