A origem secreta de Donald Duplo começou…

E é tão secreta que está sendo publicado de forma escondida dentro da linha de revistas

Alguém aqui ainda se lembra de Donald Duplo?A série atual mais FODA da Disney!

Uma das melhores HQs disneyanas dos últimos tempos, publicado de forma totalmente escrota no Brasil. Picotada, faltando HQs dentro da cronologia, com severos lapsos de tempo e tremenda falta de respeito ao fã e colecionador. Pois é, e ela recomeçou no Brasil de forma escondida e sem qualquer alarde.

Para facilitar a compreensão de quem está chegando agora, Donald Duplo é uma saga onde o Pato Donald descobre que ele é um agente secreto. Lembram aquela cena do Arnold Schwarzenegger em O Vingador do Futuro (1990) onde ele abre uma pasta com uma mensagem dele mesmo revelando quem ele realmente é? (Não faço ideia se fizeram isso no remake que está nos cinemas). è bem por aí, a Agência Secreta na qual Donald um dia trabalhou precisa novamente de seus serviços e mandam essa mensagem pra ele, com ele mesmo dizendo que um dia já foi um agente secreto e que agora ele precisa voltar à ativa. Essa história foi produzida em 2008 e saiu no Brasil no ano seguinte, em Aventuras Disney #44.

Mas a história não conta nada sobre como diabos o Donald virou pela primeira vez um agente secreto. As histórias em diantes mostram apenas as novas aventuras com ele se adaptando a vida de agente secreto. Se tornando aquilo que ele foi no passado. Rolam tentativas de descobrir qual foi a sua primeira missão, mas ele nunca consegue descobrir como realmente se tornou um agente. Isso até 2010!

 


Em 2010 se produziu na Itália a saga que está chegando agora no Brasil: “Uma missão de três dias” que tem como pano de fundo mostrar a origem, como tudo realmente começou. Antes disso há outras aventuras, algumas que nem foram publicadas no Brasil, como a missão em Milão e a missão em Paris, o que acho um tremendo vacilo com a cronologia da série (que sim, respeita certos eventos de missões passadas, ainda que não sejam essenciais para entender a trama). Ano passado se encadernou em 2 edições especiais mais histórias inéditas no Brasil, totalizando 320 páginas de novas aventuras, incluindo HQs como “Coração Térmico” e “Caçadores e Presas” com suas mais de 100 páginas respectivamente e que são sensacionais.

E agora? Ao invés de compilar mais histórias em novos especiais, a Editora Abril sacaneia todo mundo e lança o arco da origem secreta na revista do Tio Patinhas (começa na edição #565), mutilado em episódios mensais. Que merda! Ao todo ele é constituido de 4 capítulos. Neste mês temos apenas o primeiro episódio. Se continuar com um capítulo por edição, vai demorar ridículos 4 meses até a conclusão do arco.

Fora que além deste arco já existem mais de uma dezena de novas histórias na Itália que passam mais de 400 páginas quadrinhos da série. Com tal atraso e totalmente defasado em relação ao que já saiu lá fora nada justifica picotar e mutilar a série Donald Duplo. Some-se ao fato de que a capa de Tio Patinhas deste mês não faz sequer uma menção de que a série está retornando ao Brasil depois de 1 ano sem qualquer publicação. Descaso total.

A impressão que se tem com essa prática é que a editora simplesmente não deseja o sucesso de uma das melhores produções do universo Disney atual no Brasil. Eles não possuem infraestrutura para publicar da forma como é feito lá fora (em revistas semanais ou encadernados especiais). Então já cagam de vez na forma como vão publicar aqui, para que os fãs desanimem, não comprem e possam justificar depois que vão cancelar a vinda do material pra cá. Já cansei de ver isso em várias editoras, e não só na Abril. Uma tática de mercado bem safada.

Enfim, de toda a forma, quem é fã vai ter que correr atrás. Vale a pena? Vale e MUITO. Eu curto demais Donald Duplo, e mesmo mutilado vou acompanhar. É a origem secreta, ou seja, um prequel de toda a série, então é uma oportunidade excelente para começar a acompanhar.

Fica a dica!

Obs: capa de Tio Patinhas #565? Veja todas as capas da linha Disney do mês aqui.

Obs 2: ficou curioso e gostaria de ler algo de Donald Duplo? A primeira HQ lá de 2008: Clique AQUI!

Obs 3: e não esqueçam que esse mês tem outra atração imperdível na linha Disney: Tintim (Hergé) e Donald se encontram numa HQ! Saiba mais aqui!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.