Novo Xbox? Não, obrigado. Por enquanto…

Gameteca digital vai me fazer eVitar mudar de plataforma…

Eu passei por todos os consoles da atual geração, exceto pelo PSP (por motivos óbvios). Com alguns passei mais tempo mas diria que consegui aproveitar todos. O mais frustrante foi o Xbox 360, por me deixar na mão mais de uma vez com seu hardware de péssima engenharia e uma biblioteca de jogos próprios que nunca me entusiasmou.

O Wii me agradou muito mais ainda faltam algumas coisas dele a serem aproveitadas, e provavelmente farei isso por meio do seu sucessor, o Wii U. O DS me encanta até hoje, e continuará a fazer o mesmo assim que eu também conseguir ter acesso ao seu sucessor.

Nesse tempo todo, o console que mais me proporcionou aventuras foi o PS3 (que o diga Skyrim e suas centenas de horas de jogo). Atualmente a minha gameteca de PS3 é composta por quase 30 jogos físicos e mais de 100 jogos digitais. E apesar desse número subir mais a cada mês, ainda tenho muito o que aproveitar de jogos mais antigos.

Diante desse cenário, é bem provável que nessa nova geração que está em seu início, meus consoles serão o 3DS, Wii U e um provável PS4. Talvez pinte um Ouya, mas esse eu vejo como um possibilidade bem remota.

O PS Vita eu descarto de cara pois ainda não vi nada que sequer fizesse levantar uma sobrancelha minha. E como a Sony parece (muito) disposta a repetir os erros cometidos com o PSP, tudo indica que o Vita não será, digamos, vital pra mim. Um 3DS com uma gameteca cada vez melhor e um tablet Android com jogos bacaninhas devem garantir minha diversão móvel por um bom tempo ainda. Acorda Sony.

Mas a questão mais complicada dessa nova geração é a questão de migração de plataformas/fabricantes. Antigamente era fácil mudar de console. Quantas vezes eu alternei entre PS/N64, PS2/Xbox/GC… Comprava o console, vendia, trocava; e fazia o mesmo com os jogos e acessórios.

Hoje isso não é possível. Pelo menos de uma maneira mais tranquila. Os jogos comprados digitalmente mudaram tudo. Eu tenho dezenas de jogos comprados na PSN. Se eu comprasse um X360 hoje eu teria que praticamente recomeçar tudo do nada, esses jogos (obviamente) não podem ser curtidos no console da Microsoft. É óbvio também que como eu já esgotei a cota de X360 que podem ser comprados por uma pessoa sã, isso (a compra de um X360) nunca mais vai acontecer.

Mas aí vai que o sucessor da xisboqueta é um console bacana e me atraia (duvido, mas vamos imaginar que sonhos não tem 3rls) com um Kinect realmente atraente. Eu vou ficar com vontade de obter um. Mas aí chega a Sony com seu PS4 que pode até mesmo não ser tão bacana (ao contrário do que aconteceu nessa geração). O simples fato de poder pegar todos os meus jogos comprados na PSN e poder migrar para o novo console da Sony vai pesar muito na decisão de continuar na linha PlayStation. Vale o mesmo para quem já tem um X360 e vários jogos comprados via Live.

O mesmo vai se repetir com relação ao Wii/Wii U, pois assim como aconteceu entre DSi/3DS, os jogos comprados na loja online da Nintendo são compatíveis com a migração para a plataforma sucessora. Então, por mais que o novo Xbox possa ser sedutor, só me renderia aos seus encantos se eu pudesse mantê-lo financeiramente, já que nele eu teria que comprar jogos do zero. Isso meio que cria uma fidelização à marca/produto, para o bem e para o mal.

Aliás, essa história de comprar jogos digitalmente e depois não poder acessá-los por mudar de plataforma me irritou especialmente no caso de celulares. Comprei vários jogos nos meus antigos Motorola V3 Razr e Samsung Star, mas eles estão lá, presos dentro de cada um. Hoje, com iOS e Android isso não me irrita tanto e na maioria dos casos é possível continuar com os jogos quando ocorre a migração para um aparelho mais moderno, ainda que isso tenha que ocorrer no mesmo sistema operacional.

Então, para que o Vita e o novo Xbox consigam me convencer a comprá-los, a dupla terá muito, muito trabalho…

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.