Papo sobre a reta final do mangá de Naruto (Opinião)

Uma Conversa de Mangá sobre a reta final de Naruto!

Naruto finalmente vai se encaminhando para o seu final e por isso resolvi trazer aqui no blog uma conversa sobre os últimos acontecimentos do mangá. Obviamente vão rolar muitos spoilers e por isso só cliquem no Continue Lendo se estiverem pau a pau com o Japão. Evitarei colocar imagens para não pegar leitores desprevenidos que venham a cair na página sem querer.

Vamos lá!

Chuva de Spoilers Abaixo:

Desde que essa guerra ninja começou todos estávamos prevendo que seria o fim do mangá, afinal o tio Kishimoto não tinha mais o que inventar após ressuscitar quase todos vilões da série e ainda nos mostrar um pouco sobre os ninjas lendários de cada uma das grandes nações ninja! Ressuscitar os mortos mais uma vez é uma demonstração clara de um escritor que já está com a criatividade um tanto quanto gasta para aquele roteiro.

No entanto isso já foi discutido o suficientemente nos sites e fóruns especializados, portanto vamos aos acontecimentos mais recentes da trama.

Depois de derrotar Kabuto e ouvir as palavras finais de Itachi, todos nós queríamos saber o que Uchiha Sasuke iria inventar para continuar sua revolta emo contra a vila de Konoha, mas para nossa alegria, parece que com a aproximação do fim do mangá, Kishimoto resolveu que era hora do garoto fazer o que era o óbvio e correto a ser feito desde o começo: ir atrás da verdade!

E claro, essa verdade não poderia ser dita pelo Danzou ou Tobi (Obito), teria que ser dita por um ninja confiável!

Se fosse um mangá seinen eu já tinha parado de ler Naruto há muito tempo por essa demora do Sasuke em tomar uma atitude que qualquer pessoa com um mínimo de cérebro já teria tomado. Orochimaru queria seu corpo, Danzou queria os olhos dos Uchiha, Obito queria vingança e no mínimo estava querendo destruir o mundo quando contou “a sua verdade” e mesmo assim Sasuke dava ouvido a eles e não dava a caras que claramente queriam seu bem.

Sei que na vida real existem muitos casos de pessoas assim, mas acho que Kishimoto já poderia ter resolvido essa história há muito tempo e talvez o mangá duraria até mais, já que os principais personagens da história ficaram overpower ainda adolescentes e acredito que o universo do mangá poderia ter andado um pouco mais devagar na escala de poderes se não fosse a loucura de Sasuke. Não me entendam mal, eu até gosto do personagem, mas acho que poderia ter sido melhor trabalhado. Como Naruto é um mangá shonen que adoramos, vamos relevar isso.

O que está feito não volta atrás, então continuado…

Sasuke consegue ressuscitar Orochimaru (sempre ele) e este resolve ajudá-lo a descobrir a verdade por trás da história do seu irmão e do mundo ninja como um todo.

Mais uma vez o recurso do Edo Tensei é utilizado e os Hokages são ressuscitados.

Neste ponto fiquei meio dividido, pois ao mesmo tempo que acho muito foda conhecer mais a fundo a mitologia da série, acho que a hora em que foi escolhida é extremamente conveniente. Meu lado fanboy delira e meu lado racional fica apontando defeitos, mas em geral prefiro escutar meu lado fanboy e curtir a história.

Convenientemente o Shodaime tem uma personalidade parecida com a do Naruto e podemos perceber que seu poder é realmente absurdo quando o Niidaime se mostra um cara que pensa primeiro na vila, depois no lado humano e por diversas vezes quer atacar Sasuke e Orochimaru, nesse momento Shodaime dá um “sossega irmão” apenas com o “peso” do seu chakra.

Aqui podemos notar que Tobirama tem um lado meio parecido com Danzou, já que para proteger a vila faz o que for preciso e isso me leva a crer que algumas de suas decisões podem ter afetado profundamente os Uchiha, até que estes decidem se revoltar contra a Vila de Konoha, veremos mais a frente se isso aconteceu mesmo.

Uma coisa que me incomodou bastante e que torna o mangá piegas em alguns momentos é essa insistência em querer colocar sentimentos demais em ninjas que estão fazendo o seu trabalho ou defendendo um ideal.

Falar que os Uchihas são perigosos por que amam demais e esse amor pode virar um ódio gigantesco é uma coisa meio forçada ao meu ver e tenho certeza que isso será usado para justificar as coisas que Sasuke fez. Itachi realmente merece ser tratado como um herói, pois sua atitude é o que esperaríamos de uma ninja de verdade querendo proteger seu território, mas as atitudes de Sasuke foram motivadas apenas por vingança e egoísmo. Quando Shodaime diz que ele poderia se tornar um novo Madara, ele não estava brincando. O caminho desenhado por Kishimoto, para que Naruto fosse um novo Shodaime e Sasuke um novo Madara era bem claro desde a luta no Vale do Fim e isso também mostrava que em Naruto a descendência e genética falam mais alto, mas com Sasuke querendo conhecer a verdade eu ainda tenho esperanças que Kishimoto não utilize o recurso de colocar os dois em um confronto final, o ideal seria que eles lutassem juntos contra Obito e Madara.

Vale ser mencionado também que ficarei muito decepcionado se os 4 Hokages ressuscitados participarem da luta final, isso vai deixar uma impressão ruim que os ninjas atuais são uns fracos que não servem pra nada. Torço muito que aconteça uma reviravolta e os Hokages fiquem impossibilitados de lutarem esse combate e que o futuro seja decidido por Naruto, Sasuke, Kakashi, Gai, Bee e o que sobrou da Aliança Ninja no Jutsu (essa parte dou duro de engolir). Sei que para derrotar o Juubi, Madara e Obito ao mesmo tempo, será preciso algo sobrenatural, mas tem que ser pelas mão dos ninjas “dessa era” para que fique claro que eles são capazes de proteger o mundo com as próprias mãos.

Que seja utilizada a inteligência do Shikamaru, os poderes Hyuuga da Hinata, a força do Naruto com a Kiuuby (para mim só existe um Kurama), o Sharingan do Sasuke e mais os poderes dos ninjas sobreviventes, o que não vale é usar os poderes apelões dos Hokages para dar uma solução fácil e um final feliz sem mais algumas mortes trágicas (fala a verdade, todo mundo quer ver mais personagens morrerem, alguém ai disse Ten Ten?)

No mais é isso pessoal, sempre que acontecer algo relevante na trama, passarei aqui para uma conversa sobre os momentos finais de Naruto, que mesmo não sendo o melhor mangá do mundo tem um lugar reservado no coração de todos que viveram o booom de mangás e animes na internet.

Vamos torcer para que Kishimoto encerre essa bagaça com dignidade. Tenho gostado do final, apesar das ressalvas apontadas no post!

Deixem suas opiniões nos comentários, mas primeiro…

1 minuto de silêncio pela morte do gênio dos Hyuuga! R.I.P Neji!

Até a próxima!

Obs: Tivemos um capítulo essa semana com a resposta de Sasuke, sobre seguir o lado do bem ou do mal, leia mais sobre isso neste outro site que escrevo, clicando aqui!!!

Tags from the story
,
Written By
More from Rafael Gaara

Nostalgia N64 #02 – Diddy Kong Racing

Muita diversão com a macacada reunida… Há um tempo atrás eu dei...
Read More