Série | Vikings e uma aulinha de história

Machado, Escudo, Barba e Navio Dragão = Vikings

Não é de hoje que tenho interesse em séries que relatam a história da humanidade, exemplo disso são as séries que venho comentando aqui no blog ou na página do Portallos no Facebook, como The Borgias, Hatfields & McCoys, Hell on Wheels e outras.

Hoje trago uma produção do canal History, que muitos devem conhecer pelas séries infindáveis sobre Aliens, mas que desta vez parece ter acertado na escolha do período histórico e trouxe um pouco da história escandinava, contando alguns trechos da expansão viking pelos locais europeus.

A série histórica desta vez chama-se Vikings.

Conta a história de um guerreiro viking que desafia seu mestre, decide explorar novas formas de se conseguir recursos, consegue aliados e acaba descobrindo ao norte, a Inglaterra. Entretanto, ao retornar terá que prestar contas a seu mestre e na guerra de poder veremos qual escudo suporta mais golpes ou qual machado penetra mais fundo.

A série esta no começo, mas não é de se esperar que dure por muito tempo, pois o canal History tem uma sequencia de produções curtas. O intuito é contar a história sem apelas para o entretenimento que os outros canais necessitam. E esse é um ponto muito importante para a produção.

Em vários momentos temos saltos enormes no tempo, e que não fazem falta nenhuma no contexto histórico, se algo fosse colocado ali seria apenas para criar suspense e manter o espectador por mais tempo, o que poderia prejudicar a qualidade, aumentaria os custos de produção e desviaria do foco. Os episódios tem entre 40 e 50 minutos, o que já é bastante.

Para localizar a série na História:

Os Vikings foram exploradores, comerciantes e/ou guerreiros que por muito tempo exploraram por mar, utilizando seus navios com formas de dragões escupidas. E durante as navegações encontraram o continente europeu. Eles então foram parte importante na exploração e colonização de toda Europa, através de suas invasões. Tivemos durante esse tempo a mistura de religiões, crenças, costumes e aprendizados. Os Vikings tinham seus deuses (Loki, Thor e Odin), enquanto os europeus cristãos tinham um único Deus, assim como os Vikings tinham um mestre e os Ingleses tinham quatro reis.

Vou parar a aulinha de História por aqui, pois o que vem a seguir já aconteceu, mas ainda assim é spoiller na série.

Na série temos figuras bem marcantes na trama como:

Ragnar (Travis Fimmel), Earl Haraldson (Gabriel Byrne), Lagertha (Katheryn Winnick), Rollo (Clive Standen), Floki (Gustav Skarsgard), Athelstan (George Blagden), Bjorn (Nathan O’Toole) e mais alguns que vão aparecendo no desenvolver da série.

  • Ragnar é o Viking que resolve explorar novos mares e encontrar novas terras, desafiando o comando de seu Mestre, mas contando com o consentimento dos deuses e a confiança dos companheiros.
  • Earl é o Mestre dos Vikings, que tentará manter-se no comando de sua colônia.
  • Lagertha é a mulher de Ragnar que mostra sua força defendendo o lar e navegando como uma Guerreira Viking.
  • Rollo é o irmão de Ragnar e que nem sempre demonstra muita devoção ao irmão e ao que parece logo se tornará um obstáculo a mais.
  • Floki é meu personagem preferido até agora, o construtor dos barcos e principal explorador.

Vou guardar os outros personagens para que vocês descubram assistindo.

Como bônus vou deixar aqui um infográfico extremamente básico dos ambientes, deuses e lendas que envolvem os Vikings (em inglês):

Hoje o post é curto graças à Odin.

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.