Conteúdo gamer (demais) no YouTube?

Muito pra se ver, pouco pra se aproveitar…

A TV brasileira não possui muitos programas de qualidade. Essa afirmação é feita há muitos anos, sob a ótica de quem percebe o quanto os programas produzidos nas últimas décadas são vazios de conteúdo e extremamente apelativos em seus assuntos abordados. A minha televisão nos últimos anos possui a função quase que exclusiva de só mostrar filmes e games, com exceções para as corridas de F1 e jogos do Corinthians. Eu nem deixo o cabo de antena conectado mais. No lugar dele, reina o cabo de internet.

O motivo é o Youtube, proclamado aos quatro ventos como o substituto dos tradicionais canais de televisão. Há muito o que ser ver no YT, desde aqueles desenhos clássicos que não passam mais até produções recentes produzidas de maneira independente. E um dos conteúdos mais fartos no YT são aqueles voltados aos videogames. Atualmente temos um número gigantesco de canais no YT que tratam exclusivamente disso. Mas, na minha opinião, temos canais demais.

Com a chegada de canais agregadores de conteúdo como o Machinima, há uma explosão na oferta de canais com conteúdo que tratam de videogames. Até parece que todo mundo hoje em dia tem o seu canal…

E o resultado disso não é nada legal. Fora pouquíssimos canais, a maioria é totalmente dispensável. A maioria se resume a pegar trechos de gameplay com comentários feitos pelo dono do canal. É tanta mesmice que tem hora que dá raiva pesquisar no YT e só encontrar vídeos sem um bom conteúdo.

Não que eu seja contra uma pessoa querer ter um canal no YT. Eu incentivo até. O problema pra mim é encontrar conteúdo pobre. Muitas pessoas nem fazem vídeos por gostarem da coisa em si, muitos o fazem somente porque hoje em dia ter um canal grande garante uma certa renda, principalmente se o canal estiver ligado a uma network como o Machinima.

O que vemos é muita gente comentando sobre games sem ter um conhecimento nem ao menos razoável sobre esse assunto. Muitos dos chamados “youtubers” nem se dão ao trabalho de pesquisar sobre aquilo que falam nos seus vídeos. São verdadeiras metralhadoras de aleatoriedades e comentários vazios. E infelizmente, tem muita gente que os assiste! E sentem-se motivados a querer fazer igual!

Na minha loja já atendi várias vezes clientes que queriam uma placa de captura para gravação de gameplay. E conversando, percebo que muitas delas não tem a mínima condição de fazer um canal interessante. Essa é a realidade da maioria dos nosso canais que abordam videogames.

São dois problemas, e graves: o dono do canal não entende do assunto e sua motivação é ganhar uma grana com o seu canal. Essa combinação é muito ruim. Hoje em dia o que vemos é uma briga por joinhas que beira o ridículo. Não é raro entrar na internet e encontrar comentários como “esse trailer do Homem de Ferro 3 é legal. Por favor, entrem no meu canal, se inscrevam e me dá um jóinha ETC ETC ETC”

Enfim, não vejo com bons olhos essa explosão de conteúdo sem qualidade. Entendo que todos podem (e devem) ter a chance de produzirem conteúdo, mas com a qualidade tornando-se cada vez mais rara, aí é preocupante. Mesmo canais grandes não possuem muita qualidade atualmente, o que é uma pena…

Cabe a nós cada vez mais a hercúlea tarefa de separar o joio do trigo. Por isso, quem tiver indicações de bons canais, por favor, sinta-se a vontade para compartilhar aqui os seus preferidos! Eu vou indicar 3 canais dos quais gosto para começar:

BRKEdu

NerdPlayer

Funky Black Cat

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.