Bakuman: o fim do anime e o fim do mangá!

Finais com aceitações diametralmente opostas.

Eu gostei do capítulo final do mangá de Bakuman (sobre o qual Rackor escreveu aqui); achei merecido o foco no Mashiro e na Azuki depois de tantos capítulos separados para que ambos realizassem seus sonhos. No entanto, não posso negar que o final do mangá deixou muitos fãs descontentes. O final do anime, no entanto, teve efeito oposto! Todos os comentários que li foram extremamente positivos, chegando inclusive a aclamar o último episódio da animação como perfeito. Falarei nesse texto das principais diferenças entre os dois finais.

Creio que o primeiro fator que levou o anime a se sair melhor do que o mangá foi a terceira temporada enxuta. Se não me engano, o mangá terminou antes da estreia da temporada (ou no início, não lembro bem), o que deu aos animadores a oportunidade de analisar a estória como um todo e só inserir na mesma o que realmente interessava. A temporada final teve um ritmo acelerado, contrastando com os episódios mais lentos das anteriores. Além disso, plots irrelevantes, como o segundo arco do Nanamine, foram eliminados, o que foi uma ótima decisão. Ou alguém gostou da fase de enrolação que Bakuman teve antes da reta final do mangá? Essa mesma fase passava a impressão de que a obra já estava sendo feita de má vontade e os autores queriam começar outra estória, o que ficou evidenciado pela meta discussão sobre encerrar um mangá com qualidade, ainda que o mesmo não durasse muito tempo, mostrada no arco do fim de Reversi.

Hiramaru-e-Aoki-wedding-BakumanO anime não passou essa sensação. Contando com a vantagem de já saber o final, dava para sentir que a estória se dirigia à conclusão naturalmente, não parecendo arrastada nem acelerada demais. O anime passava uma energia vibrante e positiva, oposta à frustração nas entrelinhas que os mangakás deixavam no quadrinho. Até ganhamos cenas extras que enriqueceram a estória e eram coisas que os fãs queriam ver, como o casamento de Hiramaru e Aoki! Sejamos francos, isso foi muito mais recompensador do que ver o casal escolhendo pratos de casamento. E a cerimônia contou com Aoki chamando o marido de Kazu-tan (Hiramaru não poderia ser mais feliz), Miho pegando o buquê e Eiji acompanhado de Iwase – posso ao menos fingir que esses dois gênios ficaram juntos no final, satisfazendo meu lado shipper.

Falando em Iwase, a equipe de animação deu uma cena final bem mais digna a ela: em vez de ser meramente reduzida à autora que só sabe reclamar, e de Kosugi ser apenas o editor medroso para efeitos de humor (como foi feito no mangá), no anime ele efetivamente deu ideias e demonstrou genuíno interesse em ajudar a mangaká, fazendo com que a mulher não só tivesse uma surpresa positiva como também respeitasse o editor. Foi um bom desenvolvimento para os personagens e que se ateu às características de ambos, mostrando-se bem mais competente do que a cena final deles no mangá.

Nanamine foi outro que teve um destino mais brilhante no anime. No lugar de ser simplesmente o “vilão” que se deu mal, ele aprendeu a lição do primeiro arco e publicou uma série em outra revista. O segundo arco dele no mangá, além de desnecessário, havia jogado fora qualquer possibilidade de redenção em nome do estabelecimento do personagem como uma caricatura de si mesmo.  O anime demonstrou uma preocupação muito maior com os personagens secundários do que o mangá teve (lembrando inclusive de Shiratori nas cenas finais!), o que contribuiu com o sentimento de completude construído nessa terceira temporada. As tramas paralelas foram melhor conduzidas e não houve a sensação amarga de que alguém havia sido esquecido.

O relacionamento de Miho e Moritaka também se fez presente e se destacou no anime. Os fãs puderam ver para onde eles se mudaram (a casa da promessa) e ter a confirmação de que o casal realmente ficaria junto. A cena final, focando na foto dos quatro amigos no estúdio, enfim reunidos, simbolizava a felicidade que o quarteto principal almejara por anos. Todos estavam juntos e assim continuariam, sem se esquecerem de seguir trabalhando com dedicação. Como a narração da cena disse, não bastava apenas sonhar, mas trabalhar para tornar o sonho realidade. Esse foi o grande fechamento da estória. A real lição de Bakuman não era lutar pelo amor, mas batalhar para alcançar os objetivos traçados. Mashiro e Takagi se tornaram mangakás de sucesso, assim como Azuki se tornou uma grande dubladora, sem esquecer dos diversos personagens que, mesmo quando não realizaram seus sonhos, seguiram dando seu melhor. O final do anime foi mais fiel à filosofia da estória e, diferente do fim do mangá, que apenas foi bom, o final da animação foi o melhor possível para Bakuman.

bakuman-01

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Ótimo texto, mas infelizmente não posso falar muito mais que isso. Já passei a admitir publicmente que , para mim, é impossível analisar Bakuman de forma crítica. O efeito de paixão que tenho sobre a série é coisa de doido, me indentifico com cada personagem, cada história, vejo muito da minha vida refletida naquelas páginas e também o que pode estar por vir, o que me deixa facilmente empolgado com qualquer coisa no mangá. É até engraçado como a dupla Ashirogi sempre seguia a mesma linha de pensamento que eu, em especial pela personalidade do Mashiro ser muito parecida com a minha.

    Mesmo com todos os erros, Bakuman me emocionou a cada arco, inclusive aqueles mais "fraquinhos", e é um mangá que guardarei para sempre num cantinho de melhores lembranças. Só tenho a a agradecer aos mestres Obata e Tsugumi pelos momentos fantásticos que o mangá me proporcionou.

    P.S. Ainda não vi o final da série, quando fiz o cálculo da data de término da edição da JBC preferir pausar a 3ª temp. e comprar os 3 últimos mangás primeiro (aliás, já devem ter saído '-'), porém pelo final ser bem "óbvio" desde o começo (o importante não é "o quê" mas sim "como" ocorre) já li os spoilers.
    P.S.2. Sabe uma coisa que me ajudou muito a entender Bakuman? Perceber que em essência ele é um mangá de ESPORTE!! Quem curte o gênero sabe que o final é só o começo da jornada, sempre haverão obstáculos maiores pela frente… SLAAAAAAAM DUUUUUNK!!

  2. Senti falta de certas coisas que tinham no mangá e isso me deixou uma sensação de incompleto já que não li todo o mangá ainda (estou acompanhando os lançamentos da JBC), tirando isso achei muito bom o final do anime ainda mais levando em conta que quando peguei o final do mangá para ler poucos episodios antes do anime acabar eu fui lendo e quando vi o ultimo capitulo já havia terminado sem mostrar muita coisa que imaginei.

  3. o anime foi bom mas se tivesse mais uma temporada a mostrar a vida do moritaka de casado e mais rivalidade entre ele e o gajo de cabelo roxo que me esqueci do nome kkk.. e tambem assim estas 3 temporadas nao duraram 2 dias … sabe a pouco tambem .. ter que começar outro animes a pensar neste tambem nao e fixe

  4. Emocionante o final realmente, terminei de ver a poucos minutos e achei o anime todo incrível. Principalmente pelo fato dele ser tão “natural”, focado no ser humano e em suas dificuldades, com certeza está na minha lista de top 10.

  5. sinto muito em te informar mais bakuman sim tera outra temporada se voce e mesmo e e realmente fã voce viu que no ultimos minutos o mashiro disse obrigado,por tudo por nos aconpanharem ate aqui continue assistindo e o ultimo episodio deixo bem claro e so vc presta atenca no 5 minutos antes do episodio acabar que tera outra temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.