Editorial TMT: vale a pena "ler" de novo?

Será feito um experimento aqui no blog nos próximos sábados e domingos. Fique de olho!

Há quanto tempo você conhece o Portallos? Nós existimos desde 2008. Acredito que muitos dos novos usuários não devem conhecer grande parte do conteúdo mais antigo do blog. Afinal, sejamos francos, não é fácil encontrar as coisas pelo sistema de busca de um blog. São centenas de posts de conteúdo temporal misturados com reflexões e opiniões atemporais. Conteúdo de qualidade com conteúdo que não tem mais tanta relevância assim. Fazer essa separação apenas pelo prazer de conhecer tudo que tem de bacana num blog que você acabou de conhecer é loucura.

E foi algo nesse sentido que a equipe estava discutindo internamente na semana passada. Hoje o Portallos tem a vitrine em sua página inicial, mas ela apenas mostra conteúdos relevante das últimas semanas. Para dar os destaques recentes do conteúdo publicado. Carecemos de um espaço dedicado as nossas publicações mais clássicas. Aquelas reflexões, análises, discussões que fizeram nossa história, aquelas matérias que moldaram o formato do blog, que trouxeram um diferencial necessário à época. E nós temos muito disso escondido num mar de postagens entre o blog atual e o Arquivo Portallos.

O que fazer então? Uma das sugestões que rolaram era criar um espaço dedicado aos clássicos no menu lateral do blog. Mas na prática isso é algo chato de se fazer. Até porque é muito conteúdo bacana pra ser relembrando num espaço que certamente seria restrito no que diz respeito ao tamanho na lateral, fora que teria que ser algo escolhido a dedo e editado manualmente. Não ia dar certo alguém ter que assumir a bucha de ter que ficar editando e selecionando conteúdo que deveria ir para a lateral de tempos em tempos. Daria trabalho e tomaria tempo, dois fatores que não dão certo na equação que precisa terminar em praticidade para que uma tarefa simples não tome tempo para criar conteúdo. Tempo que já não anda tão fácil assim para todos os membros.

Aí ontem me bateu uma ideia que pode unir o útil ao agradável. Um dos outros pontos discutidos nessa reunião que a equipe teve semana passada diz respeito a colocar mais atividade no blog. Atualmente as postagens são realizadas utilizando um cronograma, onde cada membro da equipe respeita na medida do possível. Ou seja, cada membro tem um dia obrigatório que deve comparecer aqui e postar alguma coisa (assim o blog não passa vários dias sem nada). Isso é ótimo para nós nos organizarmos em criar conteúdo de qualidade. Quer um exemplo? Já percebeu que a Keila aparece por aqui somente às quintas-feiras, semana sim, semana não? Isso é mérito do cronograma. Claro que membros que podem e dispõem de mais tempo, além de seguir com o cronograma, podem postar em dias normais. Assim como temos algo que internamente chamamos de “coringa”, posts que colocamos no ar quando alguém não pode cumprir com o cronograma.

Enfim, o que quero explicar com toda essa volta é que, além de estarmos planejando intensificar o cronograma, é que aos sábados e domingos em geral são dias de folga no blog. Raramente temos conteúdo nestas dois dias porque realmente são dias em que todos estão fora do computador, vivendo a vida real, ocupados com seus afazeres ou simplesmente curtindo um merecido descanso. Pensando nisso, achei que seria interessante usar estas dois dias para uma reprise!

Ou seja, ao invés de usar um menu lateral pra ficar fazendo chamada de links de artigos e matérias antigas do blog, confundindo o novo com o velho e tendo um trabalho desnecessário, usarei os sábados e domingos para relembrar essas postagens que estão no baú do blog. Abro um post com um mosaico relembrando 4 links (exemplo), e nesse mesmo post faço a ponte de conexão entre esses links, que podem ser do blog atual ou do arquivo. Ou seja, nos finais de semana, estaremos recomendando 8 links (exemplo) clássicos do passado do blog. O numero de links recomendados ainda será acertado no decorrer das postagens realizadas e pelos feedback dos leitores.

Se você já conhece todo o nosso conteúdo de cabo a rabo, nos acompanha desde 2008 e não tem interesse em reler nada novamente, talvez não seja algo muito interessante mesmo. Mas para o leitor novato, que nos acompanha não faz tanto tempo assim, talvez seja legal ter algo para zapear e ler no final de semana, e que ele realmente seja direcionado a conteúdo que nós achamos que ainda são legais de serem lembrados. Até porque boa parte dos blogs e sites também diminuem a quantidade de matérias e posts nos finais de semana, e a gente fica mais sem conteúdo pra zapear. Final de semana realmente é um bom momento para uma reprise. Mas não acho legal a ideia de reprisar o conteúdo da semana para quem perdeu, mas realmente remexer no baú de antiguidades do blog e mostrar coisas mais antigas. “Ei, olha como naquela época a gente pensava algo realmente diferente dos dias de hoje”.

Essa Reprise virá no formato coluna, o que significa que iremos numerar estes posts. E será num formato meio padronizado. E é por isso que estou escrevendo esse Editorial. O link deste post estará no post-Reprise de todo sábado e domingo, para quem estiver chegando agora no blog entender o que estamos querendo com ela. Como o Arquivo Portallos é travado para comentários, também não deixa de ser uma chance para que você possa opinar sobre um conteúdo antigo no blog. Vai ser um post mais livre para os leitores conversarem e se reunirem por aqui nos finais de semana.

Ah, mas não fique achando que nós só estamos reciclando conteúdo velho. Sabemos que atualmente o blog anda passando por um período de transição, onde precisamos mudar e melhorar algumas coisas. Estamos sim planejando coisas novas e interessantes. Mas tudo a seu tempo. E um passo de cada vez. Pequenas mudanças e pequenos detalhes já andam acontecendo aqui e ali. Os mais atentos irão perceber…

Isso também pode lhe interessar

16 Comentários

  1. Acho muito interessante q isso aconteça! Acompanho o site faz alguns anos e já vi algumas transições e fico feliz em saber q ele permanece no ar, gosto de parar e e ler alguns posts pois é isso q me interessa, uma opinião, uma discussão ou apenas um relato, então, que essa nova coluna já muito bem vinda, mostrando que o site ainda tem muito pela frente! E ah, e a volta do wallpaper do dia tb seria muito legal! Abs!

    1. A gente não descarta voltar a recomendar wallpapers aqui no blog num futuro, mas essa era um projeto bem pessoal da Dakini, que não está mais na equipe (a vida adulta fez o chamado e ela atendeu). Mas certamente não teriamos pique e nem disposição para fazer como ela fazia.

      Não descartamos a volta dos wallpapers, mas duvido que voltem diariamente ou mastigadinhos em tudo quanto é tipo de formato como a Dakini fazia. Isso realmente gerava um esforço enorme dela, de tal forma que chegou um momento em que ela só tinha tempo pra isso no blog. (o que era uma infelicidade, porque a Dakini mandava bem em posts opinativos e reflexivos).

  2. OTIMO! Lembro como se fosse ontem ( e como faz tempo…) Do que me levou a acompanhar o Thiago e o portallos!
    E sabe qual foi o post q me fez acompanhar o blog? A comparação entre On piece, naruto e bleach! espero ver esse post novamente e tomara que ATUALIZADO! abraços e parabéns pela ideia

    1. Rá, se algum dia eu ficar desempregado ou tirar férias (porque faz 13 anos que não tiro férias), talvez eu perca um dia inteiro fazendo outra matéria como a citada. Porque eu já prometi tantas e tantas vezes que faria outra assim ou atualizaria aquela que não tem nem mais graça prometer de novo. XD

      Se bem que analisando bem aquele texto, eu já não o acho tão épico assim, pelo contrário, acho-o bem valho no que diz respeito a forma mais narrativa que usei do que pra um texto opinativo. Se eu fosse reescrever aquele texto hoje em dia, não duvido que seria metade daquilo…

      Ah e hoje será que não séria One Piece X Naruto X Toriko? Bleach meio que se tornou irrelevante, não? A gente só acompanha mesmo pra ver o fim… se bem que Naruto atualmente não anda muito longe disso. Só mesmo One Piece sobreviveu a todos estas anos com sua qualidade acima da média…

      1. Bleach não tem mais anime, Naruto tá chato [o anime e o mangá] e Toriko é legal mas não chega na metade do que é One Piece [IMHO].

        Acho q esse tipo de post seria bom sair daki a alguns anos mesmo pq o cenário atual tá meio… cê sabe. Aí seria One Piece x Shingeki no Kyojin x outro anime foda q apareça até lá. :p

  3. Talvez eu não tenha entendido a proposta, mas trazer posts velhos à tona para tampar buracos de cronograma me soa muito estranho. O blog tem capacidade para muito mais, inclusive com críticas e assuntos interessantes.
    Não gostava dos papéis de parede, pois a Dakini poderia criar coisas melhores ao invés de fazer pesquisar de papéis para malandros, poxa, é tão difícil assim procurar um papel se parede? A MdFds é pior ainda, pra mim outro tapa buraco.
    Encontrei o blog ao acaso quando pesquisava sobre os desatinos da Conrad e One Piece e o acompanho até hoje por acreditar que vocês conseguem se renovar a cada ciclo de insatisfação do Thiago.

    1. Não, não! Não tem nada a ver com tapar buraco do cronograma, este funciona de segunda a sexta. A ideia do Reprise será ser uma recordação de conteúdos antigos do blog para serem revisitados nos finais de semana.

      Essa ideia foi criada com base no fato de que muitos leitores não acompanham o blog desde o Day 1, e leitores novos muitas vezes não olha tudo que já fizemos (e nem devia, pois sim tem coisa descartável pra todo o canto). É a nossa chance de dizer "olha, a gente fez isso lá atrás e ainda é relevante e bacana, não acha?"

      Soma-se ao fato de que sábados e domingos são dias de folga da equipe. Não somos e nem queremos ser obrigados a gerar conteúdo novo para o blog nesse dia (por N razões). Então são dias bacanas para algo mais simples e aproveitando coisas que se perderam no tempo. (isso ocorre em várias mídias de entretenimento)

      Além de que muitos que olham conteúdo antigo não comentam porque… "ora, pra que vou comentar um post de 4 anos atrás? Mesmo que eu tenha uma opinião interessante, ninguém vai ler" – e em parte é verdade (a gente da equipe lê porque somos notificados, mas vai passar despercebido pra toda gama de leitores). É diferente de um post publicado hoje. Então estamos dando a oportunidade do leitor tecer um comentário por um conteúdo bacana do nosso passado e que todo mundo vai poder ler e acompanhar pela reprise. Fora que muitos dos comentários antigos já se perderam no tempo e o arquivo portallos é trancado para comentários (por tambem N razões)

      E eu compartilho parte da sua opinião. Tem coisas no blog que são descartáveis, que tomam tempo que poderiam ser melhor aproveitados com conteúdo mais relevante. Porém não concordo 100%. parte do conteúdo descartável ou meio que apenas de entretenimento do momento (que fica envelhecido e irrelevante após um periodo pequeno) ainda é importante para a movimentação diária de um blog. Não dá pra viver apenas de conteúdo moldado em pedra. Precisa sim de coisas descontraidas e descartáveis na mistura do bolo, senão ele desanda.

      1. Confio no trabalho de vocês.
        Em relação ao conteúdo descartável, realmente vale a pena sim manter a cota, mas eu particularmente prefiro um bolo pequeno mas com substância.
        Ah, sinto falta de uma atenção maior ao games. Não reviews, mais uma conversa mesmo, sobre games, não consoles.
        Boa sorte na nova empreitada

        1. Também compartilho desse sentimento seu, de saudade por mais artigos e matérias sobre games. Não sei se vc quer dizer simplesmente a notícias com opiniões sobre futuros lançamentos ou no que diz respeito a post que são feitos pela influência do que estamos jogando. Eu sinto falta deste ultimo pra ser sincero.

          Não posso falar por todos da equipe, mas da minha parte ando jogando apenas 3 games há alguns meses já: Gears of War Judgment, Injustice e Tomb Raider. O único que ainda não consegui encaixar alguma coisa aqui no blog foi Tomb Raider ainda pois estou apenas no começo e não tenho muito a dizer de diferente do que vc vai encontrar por aí.

          Mas Gears Judgment cheguei a fazer mais de um post sobre o jogo, suas mecanicas e até mesmo seu primeiro DLC expansivo (estou devendo um sobre o segundo, que saiu há duas semanas, que infelizmente não joguei o tanto quanto gostaria ainda). Injustice eu cantei uma bola por aqui nesse link: http://www.portallos.com.br/2013/06/20/injustice-… na esperança que algum leitor me animasse a escrever mais sobre o jogo e infelizmente não ocorreu. O que é uma tremenda pena, porque estou achando que ele é um dos melhores games de luta dessa geração, e com um farto conteúdo para sinlge player e excelente regionalização para o Brasil. Eu ainda vou escrever mais sobre ele por aqui, mas uma pena que desceu na minha prioridade de assuntos pela falta de feedback.

          Mas é complicado mesmo. Quando não temos muito tempo para jogar, não temos muito o que dizer num post mais encorpado. Fora que a geração está acabando e os jogos antigos estão cada vez menos relevantes. Ficando as apostas para futuros lançamentos mesmo (eu ando animado em pegar Remember Me e RE Revelations, mas ainda não sairam oficialmente no Brasil).

          Sei que tem uma galera sedenta por uma matéria por The Last of Us, mas aí é do lado sonysta da força. Não posso ajudar muito. Porém do lado Nintendo, ando fazendo planos para comprar um 3DS ainda esse ano, então minha line-up de jogatina deve pelo menos aumentar para alguns Super Marios XD

          De toda forma, achei sua crítica excelente. As vezes a gente aqui de dentro não tem a visão de quem está de fora e não consegue ver pequenas omissões que podem estar rolando. Valeu pelo feedback!

          1. Na verdade, sinto falta de tudo um pouco mesmo, opiniões, anseios, críticas e sentimentos sobre os games em geral. Vejo muito reviews por aí, mas são todos muitos iguais e repetitivos.
            O post do gears ficou muito bom.
            Quanto à injustice, também digo o mesmo, muito bom e variado. Ele pra mim fica em segundo, ainda prefiro mortal Kombat, sabe como é, saudosismo.
            Sinceramente, estou com o The last of Us e não achei essa Coca Cola toda não. Sei lá, não me empolguei muito. É certo que tecnicamente é impecável e sua história é boa, mas não vi nada muito diferente o que já estamos acostumados. Já estou na metade e ainda espero o momento para me empolgar.
            Com o revelations já me senti mais confortável, acho que ainda por acreditar na franquia Resident Evil.
            Enquanto o Remenber me, já me empolguei com a história, o que cansa é a jogabilidade sem nada que mude muito. Escale, enfrente um grupo de inimigos e assista um vídeo. Mas estou gostando, acho que a ambientação me atraiu.

          2. "mas não vi nada muito diferente o que já estamos acostumados"
            Nos filmes né? Pq nos games eu nunca vi uma história desse nível [e olha q só vi o comecinho dela no YT já q não tenho PS3].

          3. Talvez me expressei mal, digo, não me empolguei com um pouco de cada coisa, inclusive a história também. Na verdade é um jogo impecável que elevou todos os requisitos ao máximo. Mas sabe quando vc não vai com a cara. Acho que me sinto assim.
            Para mim o melhor jogo do ano foi Tomb Raider. Mesmo Bioshock também não me empolgou (FPS), mas a história é de tirar o fôlego. Eu não descarto um jogo de cara, sempre aproveito o melhor dele e tento jogá-lo aos poucos.

          4. Entendi então.
            Quanto a TR eu acho um bom jogo mas não é tão divertido quanto BI nem me chocou tanto quanto TLoU [o pouco q eu vi]. E esse ano ainda vamos ter GTA 5, AC 4* e Watch Dogs. [e ainda há a possibilidade de algum jogo de lançamento do PS4/One surpreender]

            *sei q o 3 decepcionou mas eu sinto q o 4 vai melhorar, sei lá. A demo q vi tem um nível de polimento absurdo. Eu acho q ele tem boas chances sim.

  4. Confio no trabalho de voces tambem pois ja foi um blog incrivel que era um dos meus favoritos, e que eu vivia dando F5 pra ver novas postagens, acho que oque hoje em dia diminuiu muito a qualidade foi Posts com mais frequencia ( principalmente atualizados, com algo do momento que esteja acontecendo ou algo do tipo) por exemplo gostava muito dos posts da E3 em que todos acompanhavam e iam comentando, dava pra tirar algo muito bom disso, e claro, oque faz mais falta, O Conversa de Manga! era o lugar mais divertido para se comentar dos capitulos semanais, uma pena não conseguirem ninguem para faze-lo toda semana como era feito antes!

    Mas ainda tenho esperarça que o blog volte a ser oque foi um dia! por isso ainda acompanho até hoje!

  5. Conheci o blog em 2009 por causa do famoso post de torrents de One Piece. Desde de lá acompanho a trajetória do mesmo e por isso ficaria muito feliz que antigos posts fossem ressuscitados, pois foram a qualidade deles que me fizeram gostar do blog. Mais um adendo: Fico um pouco triste pela baixa nos números de leitores do blog nos últimos tempos (ou pelo menos na menor quantidade de comentários). As vezes eu até comento em alguns posts só para não ficarem sem comentários . Por não ser fã do modelo de fórum, achava as discussões no blog muito bacanas, especialmente as de jogos e mangás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.