Shingeki no Kyojin | Final da Primeira Etapa – Opinião

Teorias e Especulações sobre o que virá mais a frente.

Dias atrás, o Boss (TMT) fez um post bem bacana sobre o início de Shingeki no Kyojin, ou Attack on Titan, como preferirem (eu prefiro Shingeki, ou simplesmente “SnK”). Naquela oportunidade ele procurou analisar se essa “modinha” realmente tinha algo diferente dos demais animês que estreiam regularmente, e sua conclusão foi positiva, fazendo valer a recomendação para que todos acompanhassem a obra.

Hoje, sete episódios depois de aquele texto ter sido escrito, muita coisa relevante já aconteceu no animê. O Eren, protagonista da série, já morreu, virou Titan, ressuscitou, se viu acusado de traição, quase morreu de novo, virou Titan novamente, e acabou se tornando a arma principal da sociedade contra os monstros, levando esta à sua primeira vitória em um confronto centenário.

O episódio 13 marcou o encerramento da primeira parte do animê, que focou em três momentos distintos. 1º) A Queda da muralha Maria e o surgimento dos Titan’s “Colossal” e “Encouraçado”. 2º) O Treinamento dos Recrutas. 3º) A Batalha do distrito de Trost.

Nos dois primeiros momentos o que se via era uma simples carnificina, ficou mais que evidente o quanto os Titan’s eram poderosos e o quanto a humanidade era fraca. Aquilo foi surreal… Personagens novos apareciam e morriam aleatoriamente, sem nenhuma cerimônia. Não havia como prever o que aconteceria, e, se nada de extraordinário acontecesse, os humanos seriam simplesmente eliminados. Confesso que esperei por uma salvação “racional”, que engrandeceria a obra ainda mais, só que ela não veio (ainda)… (texto livre de spoilers até os capítulos 13 do Animê, e 18 do Mangá).

SnK tinha um universo bastante regular, sem coisas apelativas, do tipo magia, extraterrestres, armas nucleares, e etc, porém, parte disso foi perdida com a transformação de Eren em Titan. Até ali os Titan’s eram simplesmente criaturas que surgiram inexplicavelmente e começaram a devorar os humanos… A partir dali, Titan’s passaram a ser algo criado por alguém, que, inevitavelmente, tinha um objetivo específico.

Eu não detestei, mas também não achei a melhor opção. Como já falei acima, era evidente que alguma coisa teria que acontecer para que a humanidade tivesse ao menos uma chance, eu só queria que essa “coisa” tivesse uma explicação plausível, e não caísse no velho clichê dos shounens, onde algo milagroso sempre acontece no momento de maior tensão. Aqui tivemos um “humano vira titan”, que soou meio meh… Ok que, pelo menos por enquanto, não é qualquer humano que pode se transformar, mas bem que o autor poderia ter bolado algo mais original.

Bem, como não adianta choramingar mais, vamos adiante.  Sem entrar em spoilers, vou levantar algumas questões para discussão, cujas respostas ainda não foram dadas nem no mangá, ou seja, são apenas especulações.

Shingeki 2Tendo em vista que Eren pode se tornar um Titan, e, conforme exposto pela tropa de exploração no episódio 13, os Titan’s “Colossal” e “Encouraçado” também são do mesmo tipo que ele, ou seja, humanos que se transformam. Assim, o dilema de SnK vai à outro patamar, pois fica nítido que há uma mente humana por trás de tudo que está acontecendo (aqui termina o fator “inexplicável”, que para mim poderia se manter até o final do mangá, sem nenhum prejuízo a obra).

Muita gente, inclusive eu, acredita que a transformação do Eren em Titã tenha algo a ver com as misteriosas injeções que ele recebeu de seu pai. Porém, se a gente for rever essa parte do animê (ou do mangá), é fácil perceber que ele as aplicou depois que a mãe do Eren já havia sido morta. Sendo assim, se ela for realmente à causa da transformação, então qualquer humano pode virar Titan, desde que receba a dosagem da “vacina”. Isso seria um ponto bem negativo a meu ver, pois espero que as transformações não sejam algo banalizado no futuro…

É possível que todos os Titan’s tenham evoluído de outras criaturas, não necessariamente humanas, e que essas criaturas, assim como o Eren, ficam alocadas nas nucas após a transformação. Isso explica as únicas formas de eliminá-los: (1) estourando a cabeça ou (2) cortando a nuca de forma que um pedaço de carne seja arrancado. Nestes dois casos, inevitavelmente, o “corpo original” sofreria um dano letal, o que causa a morte imediata do Titan. Resta saber quais criaturas seriam essas, e o motivo das mesas só se alimentarem de carne humana (há exceções xD)…

Outro ponto contraditório é como os humanos fizeram as muralhas. Provavelmente elas não existiam antes dos Titan’s aparecerem, e segundo as histórias são contadas, eles surgiram de forma inesperada, então, como diabos essas muralhas foram construídas? É evidente que a humanidade não possui tecnologia avançada, e levantar aquilo, pedra por pedra, levaria muito tempo… tempo mais que suficiente para um Titan dar a volta e entrar.

Ainda sobre as muralhas, mesmo que eles tenham descoberto algo para facilitar a construção das mesmas (uma grande dica sobre isso já foi dada no mangá), por qual motivo não continuaram expandindo seu território, fazendo mais e mais, até onde fosse possível? E por que não fizeram ramificações dentro das Muralhas já criadas? Se fosse utilizado um esquema “tipo pizza”, ainda que uma parte fosse invadida, o restante do mesmo nível (exemplo, Maria), ainda estaria protegido…

Shingeki 3

Enfim, tem muita coisa sem sentido em SnK, e eu espero que para essas explicações, tenhamos respostas com o mínimo de lógica. O que vocês acham? Quais coisas em relação ao universo da série estão perturbando suas cabeças? Têm alguma teoria para os pontos que levantei aqui? Vamos discutir via comentários.

Uma outra coisa que quero saber, é se alguém ainda está só no animê, ou se todos já partiram pro mangá. Seria uma boa se, antes de comentar, vocês especificassem isso, já para evitar spoilers, assim, quem só assiste ao animê, não precisa ler os comentários de quem já está adiantado com o mangá. (E só para constar, eu estou em dia com o mangá).

Créditos da imagem que abre o post ao usuário bryan1213, do Deviantart.

Isso também pode lhe interessar

20 Comentários

  1. Comecei a ver SnK [tb prefiro esse nome] não por causa do post mas um amigo meu q praticamente me obrigou a ver e passou pro meu pen-drive. No primeiro episódio eu não tinha "pegado" ainda, achei esquisito, quase só com cenas cotidianas, mas a partir da cena da invasão do Titã de 50m passei a "olhar mais", bom no final só me empolguei mesmo com o anime no terceiro episódio e virei fã mesmo, até a abertura eu baixei e tudo. :p Enfim, não gosto muito de anime [prefiro mangá] mas SnK é uma exceção. [mesmo assim, fui ler o mangá, parei no 35 pra não ficar na ansiedade todo mês]

    Enfim, acho SnK muito foda e praticamente não vejo defeitos. As explicações são convincentes pra mim. A ideia de os Titãs serem pessoas/animais acho uma boa explicação [os titãs terem aparecido do nada é que é esquisito]. E em nenhum momento foi dito que é necessário "só" tomar a vacina…
    Enfim é nisso q acho foda em SnK, além de ser uma puta história de ação ainda com elementos "reais" [como p/ ex, política e religião], tudo se encaixa nela, nada tá fora do lugar* [ainda]. O único problema q eu vi mesmo foi a morte do Ehren. Realmente não só aquilo foi Clichê pra carambalho como tb… Bom, depois de Game of Thrones eu tô mal acostumado, quero ver todos os protagonistas mortos agora… :p

    * Tirando é claro, a parte de não terem feito as muralhas de uma forma mais segura como tu disse. (mas se brincar até isso deve ter explicação)

    1. O que me deixou um pouco desanimado, nem é tanto a ideia de titans serem pessoas/animais, mas sim a questão de que eles foram criados com esse proposito. Teria sido interessante se isso fosse um acidente radioativo, ou algo que tivesse fugido do controle, Etc.

      Partindo do pressuposto de que eles são criação de alguém, basta encontrar esse alguém que os problemas se auto resolvem, afinal deve existir um "antídoto".

      1. "afinal deve existir um "antídoto"."

        Entendi, mas mesmo assim há a probabilidade de não ser tão simples assim. Sei lá, pela própria natureza dos mangás eu acho q o autor já deve ter pensado nisso e tenha inventado algo muito doido q a gente nem pensa… Tipo, a história de SnK é muito complexa q a cada capítulo é mostrado alguma coisa*… Acho q o autor deve ter pensado em tudo.
        Enfim, vamos esperar alguns meses ou anos pra ver como fica. :p

        *Não é à toa q eu comparo com One Piece q a História tem a mesma fluidez.

        1. ALERTA DE SPOILER
          Até agora estou gostando de quase tudo no SnK, as explicações estão todas plausiveis, e pra quem le o mangá já existe uma resposta sobre as muralhas (porém abre muitas outras perguntas), mas assim como vc não curti muito a idéia da transformação em titã,o autor poderia ser resolvido de outra forma, mas achei q ficou bagunça a partir do momento (SPOLIER) q uns outros 4 personagens tmbm tem esse poder do Titã, tmbm achei esquisito q o começo eles falam q para matar um titã são necessários em média 30 humanos, mas a partir de quando o time de exploração sai das muralhas, duas pessoas já são o suficiente para matar um titã "comum".
          Mas tirando isso que eu falei o mangá está muito bom, se o autor continuar com a qualidade é der explicções coerentes para os mistérios, SnK tem tudo pra ficar entre um dos melhores mangás q eu ja li.

  2. creio que pela estranheza da surrealidade, seja pelo fato de não estar acostumado com a cultura japonesa em geral, por ser bem surreal, um exemplo são a maioria dos filmes japoneses que não há sentido algum, por mim eu preço na criatividade, mais criatividade melhor, pois estamos falando de uma ficção, se todos tivessem criatividade limitada ao acreditar se é possível ou não, não teríamos obras legais, caso uma obra tenha que ter realidade, então não faz sentido uma pessoa arrastar a cara do concreto, e no fim estar com alguns ferimentos, ou um sujeito que destrói uma montanha na base da porrada…

    Sobre o capítulo em si, achei genial o fim, mostrando as consequências da guerra, e a esperança de todos(ou incerteza) ao descobrirem uma nova arma contra os Titans, querer que todos os mistérios seja solucionados quer pedir para que a obra termine o mais rápido possível, é o que eu acho…

  3. Só para jogar mais lenha na fogueira:
    http://www.batoto.net/read/_/6239/shingeki-no-kyo

    Essa é a capa interna dos volumes de SnK. Aparentemente, fãs japoneses (Sempre eles) perceberam que os textos contidos na ilustração acima não eram meramente "decorativos". Após muito trabalho, conseguiram transformar em algo legível e o resultado pode ser conferido, em inglês, aqui:
    http://calorescence.tumblr.com/post/51450703198/d

    Podemos tirar informações muito importantes disso tudo, que sequer foram mostradas "oficialmente" no mangá.

    Em primeiro lugar, existem, pelo menos, dois continentes no mundo em que a história se passa. Os gigantes foram vistos pela primeira vez há 107 anos no "Velho Mundo". É mencionado que a humanidade por pouco não foi extinta naquele período* e, segundo as capas internas, os navios que deixaram o "Velho Mundo" em direção a uma terra desconhecida continham apenas uma pequena fração de pessoas ricas e influentes. Chegando ao Novo Mundo, uma surpresa: ao que parece, as muralhas já estavam lá! É possível supor que isso seja um fator determinante para o surgimento de uma religião que reverencie as muralhas.

    Detalhe: Em nenhum momento é mencionada nessa ilustração a existência de seres humanos ou de gigantes no Novo Mundo. Podemos supor/especular que era uma terra inabitada por estas duas espécies, o que deixaria ainda mais confuso o fato das muralhas já estarem por ali há sabe-se lá quanto tempo.

    *Bem, pelo menos os humanos que viviam no Velho Mudo quase foram extintos. Não sabemos se existem mais continentes e, consequentemente, mais humanos naquele planeta. Nem sabemos se existem gigantes espalhados por todo o globo ou se eles se concentram apenas no Velho e no Novo Mundo. Essa questão da extinção da raça humana ainda é muito, muito vaga…

    Embora eu tenha uma teoria sobre tudo isso, prefiro guardar para mim ainda… Principalmente porque ela se resume a uma enorme conspiração, algo que tornaria SnK uma subversão do trope "Humans are the real monsters"… E como toda conspiração, preciso encontrar inúmeras evidências, e as que eu tenho são pouquíssimas. =p

    1. Tá aí algo que eu não tinha ouvido falar.

      Muito interessante essa questão, e se for verdade, cai em outro aspecto sobrenatural.

      Já falaram no anime/mangá que eles nunca conseguiram ir muito além das muralhas, então, o mundo de fora é desconhecido para eles. Se for assim, nada impede que os titans sejam fruto de algo criado pelos habitantes do "novo continente".

      Se você já leu o mangá, deve saber do que as muralhas são feitas, então, uma parte do que vc disse no "detalhe" cai por terra.

      Minha teoria é de que aquilo que vemos é apenas um pequeno território de um mundo totalmente desenvolvido e que usa todos ali como experiência para fins militares (os militares… sempre eles)

      1. Sim, cheguei a ler o mangá, mas fiz esse texto mais para dar uma empolgada em quem está vendo só o anime, já que essa questão das capas internas não é muito nítida para quem está assistindo a animação. hehehe

        E atenção, pessoal, a partir daqui meu comentário terá SPOILERS FORTES:

        Parte da minha teoria "explicaria" os gigantes dentro das muralhas. Imagino que inicialmente alguém planejava (Provavelmente um nobre) construir uma civilização 'pura', bem ao estilo Hitler mesmo.

        Mas esse nobre não tinha o poder necessário para sobrepujar outros reinos/povos, então ele começou a realizar experimentos com o intuito de fortalecer os seus soldados. Os experimentos eram realizados com pessoas "impuras" (Chuto que pessoas do clã/raça/whatever da Mikasa foram cobaias, entre outros) e a coisa toda evoluiu ao ponto dos gigantes que conhecemos hoje.

        No entanto, esse nobre sabia que não seria possível tornar os gigantes em humanos de novo e nem ele teria poder suficiente para eliminar as ameaças que ele mesmo criou. Daí, ele decidiu explorar o mundo em busca de um novo local onde sua sociedade perfeita pudesse viver… Encontrando o Novo Mundo, ele usou os seus gigantes para construir as muralhas e, aí sim, pôs em prática o plano de destruição das raças impuras há 107 anos.

        Reconheço que minha teoria tem muitas falhas ainda, pois a única base para tudo isso é esse trechinho da capa interna: "Within these walls is the ideal form of humanity.".

        Algo me diz que a vontade desse nobre foi passada ao longo das gerações e chegou a hora de fazer uma nova seleção. Eren e seus amigos têm que impedir esse "novo Hitler" que não conhecemos e descobrir a verdade sobre 107 anos atrás.

        1. De certa forma me lembre de One Piece e a questão do "seculo perdido".

          E sim, sua teoria sem falhar, mas também tem muito sentido.

        2. armin duvidou tambem de como as muralhas eram feitas quando viu um tita preso dentro delas,o pai de eren provavelmente é o tita fera o que parece com um macaco que todos os titas obedecem e seguem o pai de eren arranjou uma vacina que curava uma doença e virou o heroi da cidade essa vacina deve ser a mesma que ele deu a eren
          e tem uma parte que conie vai pra sua casa e ve tudo destruido e ninguem encontrado mas ve um tita em sua casa que é cara dele e que ele notou parecer com sua mae e de repente o tita fera aparece dentro da muralha que nao foi destruida cercado de titas
          e ainda de lado o tita e o pai dele se parecem

    2. Foi mais ou menos oq eu disse em cima, a história é complexa demais, o autor deve ter pensado e várias coisas doidas q nem imaginamos.

      Esse lance das capas é interessante. Há dois continentes, no primeiro viviam as pessoas, ai os gigantes apareceram e elas tiveram q fugir mas aí encontraram um novo continente aonde já existiam as muralhas…
      Isso é muito doido, essa descrição tem muitos buracos e só de pensar meio q dói a cabeça… Meu, vou apenas ver o anime [e ler o mangá de vez em quando] como a maioria dos mortais mesmo. :p

  4. Eu só vi o anime, mais uma coisa fiquei encucado…o titan encouraçado parece muito com o alemãozinho que ajuda o Eren no treinamento..ja suspeito que pode ter outras pessoas que se transforma em titan

  5. Galera, ainda tem uma coisa, qdo o pai da Mikasa morre, ele está aguardando o Dr. (pai do Eren), mas pq será que ele estava tão ansioso, e outra coisa, os caras que mataram os pais da Mikasa estavam justamente atras do pai dela, pois ele valeria mais ou algo assim, acho eu que a Mikasa deve se transformar em titã tb.
    SPOILER A SEGUIR – E o Titâ Fera, ele fala e controla todo mundo, os demais titãs obedecem ele, e ele não quer comer ninguém, mas não está nem ai se alguém comer, outra coisa é que ele não sabia dos equipamentos que os humanos estavam usando, tanto que ele fica curioso com o DMT que ele encontra.
    Sei não, espero que os proximos mangás venham com mais respostas.

  6. Sei lá se é Spoiler, mas respondendo ao que o Lafaiete falou:
    Ele fica animado pela visita pq a filha começou a perguntar de onde veem os bebês, e ele nervoso diz que o Doutor poderia responder isso. Eles mataram o pai dela para que não tivessem problemas em levar a mãe dela, pois eles queria a mãe da Mikasa, pq ela é descendente pura de asiáticos e poderiam vender ela por um bom preço no mercado negro da alta sociedade!

  7. Não sei se é Spoiler: E se eles forem uma experiência para criar um humano que deu completamente errado?
    Fico imaginando isso pelo fato deles não possuírem órgãos reprodutores, digestivos e não possuírem qualquer tipo de inteligência. Outra coisa que me leva a crer é que em alguns começos do anime, aparecem figuras e desenhos medievais, e naquela época era muito comum o estudo de matérias. Eles seriam uma espécie de Homúnculo, um ser criado para obedecer seu mestre, que aparenta ser um humano.

  8. Eu Concordo Bastante com Muitas teorias avistadas aqui, porém, vou fazer um Comentário sobre apenas, uma coisa, eu não acho que todos os titãs sejam Humanos, a história do ponto fraco dos titãs e dos "titãs humanos" realmente me deixou encucado, porém, se todos os titãs fossem Realmente Humanos, quando eles realizam o corte no ponto fraco, nós poderíamos ver Pedaços de um Corpo Humano, mais não vemos, apenas carne então, eu creio que os Titãs sejam uma forma primitiva de vida, eles são Humanos Maiores, que tem um Cérebro pouco desenvolvido, e também não desenvolveram Órgãos reprodutores, sobre a Questão dos Órgão reprodutores, eu penso, como os Titãs aumentam seus números?, levando em conta outra questão, se o Território estudado pelos Humanos é tão pouco, como o Armin tem um Livro sobre o "Mundo afora" ? são várias questões a levantar sobre o Anime, a única alternativa é esperar Assister/Ler o Anime/Mangá e descobrir.

  9. Acho que uma coisa que me incomodei em snk foi que o eren morreu e depois “reviveu” como um titan, francamente, poderia ter sido diferente, como um momento tenso pra salvar algum companheiro importante e ter um momento mais “explosivo”, eu tmb acho q a vacina foi a causa, acho que o que esta no porao da casa do eren seja talvez a resposta do por que aquilo esta acontecendo e como fazer as transformacoes, uma coisa contra os titans, algo assim, acho que a hanji zoe sera a responsavel pela a operacao do porao da casa do dr.jaeger e vai acabar encontrando algo importante, pq ela e a mais obsecada e acho que alguns devem concordar cmg, realmente adorei seu post e pensei em 98% doq vc pensou. Gente agr nao me julguem mas achoq o colossal e o pai do eren, acho, pq tipo, quando ele ia sair de casa, ele nao tava de navio ele tava de cavalo, e ele estava em um lugar silencioso, nao havia movimentacao alguma quando ele disse: “eren, mikasa, carla, sobrevivam!” E o titan quebrou a muralha e saiu fora, e quando o eren foi atacar o colossal pela primeira vez, ele “tentou” matar eren e depois desapareceu, e outra obs, quando a muralha estava prestes a ser invadida por titans apareceu a luz (SPOILER) que apareceu da segunda e terceira vez (acho) que annie virou titan, nao me lembro pelo eren mas da annie sim. so isso… kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.