One Piece Film Z supera Strong World?

Impressões sobre o 12ª filme da série!

Sendo direto e respondendo a pergunta lá no título da postagem: NÃO! One Piece Film Z não supera One Piece Strong World. E que pena, não? E antes que você se revolte comigo, vale a pena voltar lá no meu texto de 2010 quando Strong World explodiu meus miolos (clique aqui) para ver o que escrevi na ocasião.

Pra que fazer esse tipo de comparação? Cada filme é um filme? Veja bem, eu acredito que Strong World possui um formato digno de ser chamado de “filme para o cinema”. Uma produção que merece estar numa tela gigantesca, onde as pessoas vão aplaudir, se emocionar, se divertir e vibrar com os personagens numa tela gigante. Bate até uma tristeza saber que possivelmente eu nunca vá assistir Strong World num cinema, porque não acredito que algum dia ele chegue realmente a ser exibido no Brasil, sendo que nem o animê a gente consegue trazer pra cá.

One Piece Film Z no máximo é um filme para formato Home Video. Aquele tipo de produção que mais lembra um especial do animê com maior duração do que uma produção hollywoodiana em si. E há vários elementos que posicionam e reforçam essa impressão que tive ao assisti-lo nesse final de semana. O filme possui uma roupagem interessante e aborda pontos legais do universo da série, em especial da visão da Marinha em si, mas ao fazer isso acaba deixando Luffy e tripulação em segundo plano.

Prometo que terá momentos em que irei parar de comparar com Strong World e passarei a me focar somente no Film Z. Mas é válido a comparação de alguns elementos das duas obras. Por exemplo, a forma como os Mugiwaras são apresentados em cada um. Em SW ela é feita de forma épica, com os nomes e recompensas de cada um na telona, em meio a um ambiente totalmente fenomenal, em meio a batalhas com animais gigantescos e ferozes. Em Z essa apresentação é murcha, parece mais um daqueles momentos fillers do animê, com a tripulação comemorando as folhas de cerejeiras (sakuras?), que é uma parada bem cultural e popular no Japão. Tanto que eles demoram severos minutos até realmente aparecerem no filme e é meio boboca essa situação. Não tem aquele glamour que SW colocou na tela.

Aí você parte para um plano maior de produção. O filme inteiro é pensado nesse personagem, Z, que criou a Neo Marinha, e quer destruir todos os piratas do Novo Mundo. Não vou contar sua origem aqui porque sinceramente, isso é o que vale a pena descobrir assistindo o filme. Basta saber que Z tem um passado com todos os personagens da Marinha que conhecemos, incluindo Garp, Sengoku, Aokiji, Kizaru, Akainu e assim por diante. Mas é somente isso que torna Film Z curioso.

A ambientação deixa a desejar. Ela não tem a mesma cenografia fantástica que SW possui, por exemplo. O ritmo das batalhas também é fraca e inconsistente. Há uma cena do Z contra o Luffy que me lembrou muito aquele momento em que o Crocodile perfura o Luffy na primeira batalha de Arabasta. Alias, não só isso. Mas em Arabasta o Luffy teve que batalhar várias vezes até conseguir derrotar Crocodile. Esse modelo de confronto se torna bem semelhante aqui no filme.

Ainda nas batalhas, não tem como não comparar com Strong World, onde há uma construção de situações e cenários que favorecem os confrontos serem memoráveis. Com batalhas em meio a cinzas e tempestades elétricas. Em Film Z elas se limitam a ilhas genéricas e vulcões. Pra não dizer que gostei, achei que as batalhas do Sanji e do Zoro foram dignas dos personagens, mas tão rápidas que me deixaram com um gostinho amargo na boca. Eu queria mais disso, sabe? Pra piorar esse elemento, os resto da tripulação tem batalhas bobocas, com piratas da Neo Marinha coadjuvantes de plano de fundo. Todos ali mereciam mais.

Sendo cricri também tem um erro muito xarope na estrutura do roteiro do filme. Z tem uma companheira que tem a habilidade de deixa a pessoa 12 anos mais jovem e no final, na última batalha dele contra o Luffy, o mesmo vem me reclamar de velhice! Para, não! Se o cara não dá conta mais, porque não pediu para sua companheira dar uma rejuvenescida nele mesmo? Até entendo as suas razões no desfecho final, mas é tão pífia e sem sentido. Ele fez tudo que fez e foda-se mesmo, no fim eu levanto a mão pra cima e grito, “desisto, não quero mais, para que eu desço por aqui mesmo”. Convicção zero para o Z.

E esse ponto de “estar velho” é importante porque ao contrário de Strong World, onde Luffy tem uma batalha fenomenal contra Shiki, aqui a batalha dele contra Z parece muito galhofa. “Estou velho”. “Estou cansado”. Ah, que isso galera! Em Strong World fica claro que Shiki era ridiculamente mais forte que Luffy, mas que por uma série de fatores e elementos, o piratinha consegue dar a volta por cima e vence a batalha. Z dá essa mesma impressão durante todo o filme só pra arregar no final e vir com desculpinhas de idade? Ah não!

Parece que estou massacrando One Piece Film Z, né? Mas não é isso. Sendo justo é um filme divertido. Bem mais do que muitos outros que a franquia possui. Apenas estou na dúvida se ele é o segundo melhor na minha lista. Fico entre ele e o 4º filme da série “Aventura Mortal”, onde eles participam daquela corrida animal de barcos. O primeiro não preciso dizer qual é, né?.

O que vale a pena em One Piece Film Z é o background da Marinha mesmo. Saber mais sobre o Aokiji, depois que ele saiu da Marinha, após perder a batalha contra Akainu. E que foda a hora que ele aparece para a Luffy, Zoro, Sanji e  Brook, hein? As consequências dessa batalha não me recordo de ainda terem sido mostradas no mangá e as sequelas no corpo de Aokiji me impressionaram!! Fora a rápida aparição do Sengoku e da excelente batalha do Borsalino contra Z. Esse elenco tem maior importância no filme do que o impacto que os Mugiwaras tem em toda a história. Na máximo eles servem como ponto de argumento para que motivações sejam repensadas.

Enfim, é um filme maneiro. Mas pra mim dá pra considerar como um especial do animê de longa duração. Peca em elementos importantes quando se pensa em produção cinematográfica. E eu fui esperando isso, mesmo que não tenha visto no cinema. Alias esses fatores errados são comuns em filmes baseados em mangás e animês. Eu achei que após Strong World essa queda na qualidade não seria tão alta, mas infelizmente foi. E pra não colocar Strong World num pedestral impossível de ser alcançado, posso dizer que tem outro filme baseado num mangá que também tem uma qualidade muito boa para uma produção para cinema: Bleach: Hell Verse (4º filme da série, aquele em que o Ichigo vai para o Inferno). Levando as limitações que Bleach possui, o último filme que a franquia recebeu mereceu meus aplausos no final. Achei animal mesmo. Já One Piece Film Z quando acabou… eu levantei do sofá, olhei pra esposa e disse: “e agora? vamos assistir o quê?”. Não teve aquela animação que você tem quando terminar de ver algo emocionante.

One Piece Film Z é como alguns reagiram após terminarem de assistir Homem de Ferro 3. Sendo que muitos esperavam algo fenomenal como Os Vingadores, performance semelhante que One Piece Strong World passa enquanto e após o termino do filme. Estou sendo injusto? Diga aí nos comentários.

 – E se você ainda não assistiu One Piece Film Z, corre lá na PieceProject (link), mas volte aqui pra comentar depois, ok? 😉

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Eu achei bem mais divertido e interessante que Strong World.

    Divertido no sentido de mostrar uma gama enorme de personagens que há tempos não são mostrados no Animê. Interessante, pois tem uma história que impacta diretamente nos acontecimentos do mangá/anime.

    Pra mim, tivemos um vilão com muito mais conteúdo do que o Shiki.

    Z tem história, percorreu um caminho totalmente diferente de Shiki. Shiki era só um pirata forte, que após ser derrotado, se revoltou e quis vingança contra o mundo. Z é alguém que sabe a verdade por trás da marinha, alguem que muito provavelmente conhece o segredo do século perdido, alguém que se libertou das correntes da "justiça" e que lutou por um novo ideal.

    O fato de ele desistir de seu objetivo após ser derrotado pelo Luffy, é algo mais filosófico, sei lá, encarei isso como algo do tipo "há salvação para o mundo sem que o mesmo precise ser destruído".

    A indagação que ele fez no inicio, de que "Os Piratas Existem em razão do One Piece, ou é o One Piece que existe em razão dos piratas", meio que ganhou um outro questionamento… O que será do mundo se o One Piece for descoberto?

    De qualquer forma, Film Z realmente tem muitos pontos falhos… os que você citou, e outros mais (como o fato do poder da mina ser desfeito sem que ela nem tivesse morrido… estranho isso). Mas relevei todos eles, e me diverti pakas com o filme. Desde o inicio eu o encarei como um complemento da história do mangá, e não como um Show a parte (assim como foi SW), talvez por isso, minha visão tenha sido diferente da sua.

    Pra finalizar, outra coisa interessante que percebi, é que não falaram o nome do Shishibukai que derrotou o Z… Será que é o DoFlamingo, ou algum possível vilão para um próximo filme?

    SW focou em piratas.
    Z focou na marinha.

    Não estranharia se os próximos assuntos fossem a estrutura dos Shishibukai e o governo mundial.

  2. Achei o One piece Z, muito bleh. Batalhas desperdiçadas, diálogos sem graça, a unica coisa que gostei foi dos detalhes dos cenários e ponto.
    (SPOILER: e como o cara tem um nível de um almirante, e perde pro luffy?????? fora aquela tripulação tosca dele)
    One piece ta pecando na hora de fazer a galera coadjuvante se tornar mais importante tanto na história como em batalhas épicas, que pra mim só tiveram 2, CP9 e alabastra. Quero ver todo o potencial deles nessa excelente saga, que é a familia dom quixote, espero que entre algum membro pra tripulação.

  3. De uma forma geral, o que não gosto nesse tipo de filme são as possíveis fugas da cronologia…. Histórias foram recontadas, inimigos antigos apareceram, inimigos futuros parecem já ter morrido…

    Acho que isso merece um post, não?!

  4. TExto bacana. Eles deviam ter explorado muito mais coisas como ilhas, cenarios, animais, vegetação, coisas que tiverram em strong world e deixou o filme melhor. A respeito do vilão, é um bom vilão, so o final que foi ridiculo, o cara tava super determiinado e me faz aquilo, foi tenso. NO fim das contas foi um filme divertidinho apenas para passar o tempo, nota 7.

  5. Seu texto foi bom, mas na minha opinião Filme e muito melhor que Strong World, o filme 10 teve seus momentos legais mas não achei legal ver o Sanji lutando com um gorila e o Zoro lutando com um palhaço e o resto dos mugiwaras encarando animais gigantes, pra mim Strog World é que tem cara de especial, Filme Z teve seus erros, mas pra mim foi muito mais empolgante do que Strong World.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.