Nostalgia N64 #02 – Diddy Kong Racing

Muita diversão com a macacada reunida…

Diddy-Kong-Racing

Há um tempo atrás eu dei início a uma nova série aqui no Portallos para relembrarmos games nostálgicos e o primeiro console que resolvi abordar foi o Nintendo 64 principalmente por ter sido um videogame que vendeu pouco, mas que nos trouxe grandes clássicos. No primeiro post da série falei sobre Banjo e Kazooie (clique aqui para conferir), hoje falarei sobre Diddy Kong Racing, mais um game da Rare que nessa época era top demais!!!

História do Game: Uma ilha pacífica, chamada Timber’s Island, foi invadida por um porco maldoso, chamado Wizpig. Os moradores da ilha resolveram desafiá-lo para uma corrida. Drumstick, o melhor corredor da ilha, perdeu a corrida e foi transformado num sapo pelos poderes de Wizpig. Agora, todos os moradores da ilha correm contra ele para derrotá-lo. Após derrotarem o porco, ele foge para seu planeta, mas os competidores vão atráse chegam à Future Fun Land, onde passam por mais quatro fases e o desafiam pela última vez.

Diiddy Kong Racing era um game no velho estilo Mario Kart, no entanto ele tinha um diferencial para a época, além da já tradicional corrida de kart, ele possuía corridas de Hovercraft e Planadores, o que acabava trazendo uma grande variedade e riqueza na jogabilidade e desafios.

Além disso DKR possuía gráficos excelentes para a época e um modo Adventure que realmente tinha uma história a seguir e não apenas corridas uma atrás da outra, nesse modo Adventure você utilizava os veículos para explorar locais diferentes, encontrar itens escondidos e encarar desafios diferentes.

Uma coisa muito legal eram as corridas contra os chefes de fase, que sempre eram animais exóticos como polvos gigantes, dragões, entre outros, além de serem extremamente apelões e roubados, enquanto na série Mario Kart do Nintendo 64 apenas competíamos contra os personagens jogáveis e tínhamos corridas em série uma atrás da outra.

diddy_kong_racing_taj

Outro modo extremamente divertido era o Battle, que apesar de seguir os mesmos moldes de Mario Kart com o objetivo de estourar todos os “balões” de todos os adversários, tinham um “plus” de acontecerem em arenas enormes e com os diferentes veículos citados, fazendo com que fosse possível criar diversas estratégias para pegar os adversários desprevenidos, sem falar que os veículos, principalmente o kart, eram extremamente velozes ou em outras palavras, passavam uma alta sensação de velocidade. Em DKR era possível sentir o peso de cada veículo, os karts tinham um peso médio, o hovercraft era muito leve, por isso difícil de dominar, fazendo com que pilotássemos com sutileza, enquanto o planador era mais pesado exigindo comando mais antecipados e força na mão. 

Vale mencionar que como em todo jogo “estilo Mario Kart”, Diddy Kong Racing tinha seus power-ups para tirar vantagens na corrida, estes não variavam conforme o veículo, apesar de variarem levemente em seus efeitos. Estes power-ups vinham em forma de balões coloridos sendo que os balões vermelhos geravam itens de ataque (mísseis comuns, mísseis teleguiados, etc), os balões verdes geravam armadilhas (óleo na pista, minas, etc), os balões azuis geravam “turbos” de diferentes potências e os balões arco íris que davam o poder de imã ou o melhor dizendo, o poder de atrair um adversário fazendo com que você o alcançasse e ultrapassasse mais facilmente, poder este também em diferentes potências. Lembrando que os balões dourados ganhados em cada vitória ou encontrados pelos mundos liberavam novas fases no modo Adventure.

Diddy_Kong_Racing_Personagens

Os personagens controláveis eram bem legais e balanceados de formas diferentes como já acontecia no Mario Kart do Super Nintendo… tínhamos:

  • Diddy Kong
  • Banjo
  • Conker
  • Krunch
  • Tiptup
  • Timber
  • Bumper
  • Pipsy
  • Drumstick (bloqueado)
  • T.T. (bloqueado)

Sendo que, por exemplo, Krunch da série Donkey Kong era pesadão e difícil de controlar, em compensação tinha alta aceleração, enquanto a ratinha Pipsy tinha baixa aceleração, mas era fácil de jogar (quase sempre eu jogava com ela ou com “o” tartaruga Tiptup que também era mais leve)… o macaco boa praça e protagonista Diddy Kong, como era de se esperar, tinha nível médio em seus atributos, ou seja, média aceleração e média facilidade de se controlar, assim como o Mario em Mario Kart, o Crash Bandicoot em seu Crash Team Racing (outro jogaço que falarei no futuro quando estiver falando do PSONE), etc.

Diddy_Kong_Racing_Dragão

Outras participações especiais são do já citado Banjo e do velhaco Conker que também tem um jogaço hilário chamado Conker Bad Fur Day (o detalhe é que a versão do Conker no DKR é bonzinho pois CBFD ainda estava em produção e a ideia ainda não era aquele jogo insano que acabou se tornando).

Para galera que caça jogos antigos de qualidade para jogar nos seus velhos consoles ou em emuladores, Diddy Kong Racing é um game recomendadíssimo e um dos que eu mais joguei na vida devido ao seu alto grau de diversão e replay, logicamente que os gráficos não se comparam com os de hoje em dia, sem falar que o game é galhofa e obviamente não é um simulador, você tem que jogá-lo com o sentimento de nostalgia relevando possíveis problemas de jogos antigos, na minha opinião ainda é um jogaço que vale a pena e diverte bastante.

diddy_kong_racing

Em breve trarei mais alguns poucos games de Nintendo 64 para relembrarmos e depois partirmos para clássicos de outros consoles. Caso tenham sugestões deixem aí nos comentários, caso também tenham jogado DKR deixem ai sua opinião sobre o game e seu sentimento nostálgico.

Até a próxima!

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Nuss, esse realmente era bom, sdds 🙁
    Os que eu mais gostava era o tigrinho, mas tbm curtia o Diddy e a a tartaruga; sempre senti falta de mais personagens da serie Donkey Kong ai, como o DK engravatado do Country 3 (pq esse é um jogo do Diddy e não dele), a namoradinha dele que esqueci o nome, o bebê do Country 3 e tbm acho que gorila que arrumava os veículos do Country 3 ia casar muito bem com a proposta do jogo, o pouco numero de personagens é a unica coisa que me incomodava mesmo.
    De qualquer forma, depois de DKR eu sempre achei que Mario Kart precisava de um adventure criativo como este; é realmente estimulando jogar sozinho (pq "Karts" costumam ser épicos em multiplayer).
    O remake do ds tbm é legalzinho, mas bem chatinho para pegar o jeito, o bom é que tentaram implementar funcionalidades proposta pelo console como o touch e o microfone, ficaram simples mas bastante divertidinho tbm (menos nos chefes que é todo na stylus).

    E dica: Rayman 2

  2. Tá ai um jogo que já joguei muito. Embora ache os itens inferiores aos do Mario Kart, o jogo tinha de fato uma campanha muito divertida e variada. A importância do jogo é tamanha ao ponto de influenciar outros do gênero como o citado Crash Team Racing (que é uma cópia safada muito boa também) e mais "recentemente" o Mario Kart de DS.

    A minha dica Rafael é O zelda Majora's Mask visto que o Ocarina Of Time tem uma popularidade maior, seria legal dar foco a esse jogo que é tão bom.

  3. esse era top…alias é…melhor q o kart 64…só q como na época só tinha o diddy de famoso (podiam ter colocado no minimo a dixie) ai não teve tanto apelo…o adenture o saco era pegar moedas, etc…oq deixava repetitivo (padrão nintendo), alem de ter o adventure 2 (corridas ao contrario, zera e ai zera de novo ao contrario, padrão nintendo) mas era muito top…zerei com 100% (200 com o adv 2), mas pra pegar o T.T. só com game shark…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.