Dica: Kingdom Hearts 3DS com ótimo preço!

Theatrhythm Final Fantasy também! Promoção semanal da Play-Asia!

Veja bem, essa dica é válida para quem tem o hábito ou tem a curiosidade de testar essa coisa de importar games lá do exterior. Primeiro para quem já está habituado com essa prática: a Play-Asia toda semana tem um “Weekly Special“, ou seja, uma lista de oito games que entram em promoção no site com preços arrasadores por uma semana inteira. Esse programa começa sempre as terças e termina na segunda-feira da semana seguinte. Hoje então é dia de novos títulos com desconto por lá.

E o destaque da semana, na minha opinião, fica por conta de dois games para Nintendo 3DS, plataforma alias que não aparece toda semana na Weekly Special dele. São Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance e Theatrhythm Final Fantasy. Cada um por U$ 19,90 só essa semana, sendo que em geral, o valor de venda deles lá fora fica em torno de U$ 45 cada. Aqui no Brasil são títulos até difíceis de encontrar por sinal. E vale lembrar que são dois títulos que se você tem interesse em adquirir só comprando em cartucho mesmo, pois não estão disponibilizados na Eshop do 3DS para compra digital (e nem devem ser disponibilizados acredito).

<<Promo: Clique Aqui>>

 

Mas como fica o envio? É seguro? Vou ser taxado? Precisa de cartão de crédito internacional? Os games não tem trava de região? Não se preocupe. São perguntas comuns para quem não tem o hábito de importar ou não conhece ou nunca comprou na Play-Asia. Eu dou uma ajudinha nessas informações depois do continue. 😉

Dúvidas básicas sobre importar games na Play-Asia!

Vamos lá. Primeira é preciso afirmar que a Play-Asia é uma loja confiável. Uma das mais famosas nas comunidades de gamers que costumam comprar games lá fora. Eu mesmo já fiz várias compras por lá e nunca tive qualquer problema sério. O envio as vezes demora alguns dias para acontecer, mas nunca demora semanas (a menos que o produto não esteja em estoque na hora, mas essa informação consta sempre na página do produto e no checkout da compra). Pode então comprar sem medo. O Brasil é um dos países top da Play-Asia, tanto que parte do site tem suporte ao português, assim como também é possível encontrar comentários de brasileiros que compraram algum jogo lá e depois deixaram um comentário na página do produto avaliando o mesmo e o serviço da loja. Mas vale reforçar que a minha experiência lá são com games e pequenos acessórios, como estojos, películas e cases. Nunca comprei controle ou consoles ou até mesmo algo da área de action figures e brinquedos lá. Importar esses itens citados é um pouco mais complicado e mais caro (o risco de ser taxado na alfândega é altíssimo).

Falando em taxação. Qualquer importação de jogo eletrônico é passível de ser taxado na alfândega a título de imposto de importação, que em geral é 60% do valor do produto (somado com o frete). É um valor salgado e todo mundo que importa assume esse risco do jogo chegar aqui e vir taxado. As vezes mesmo com o imposto, a compra vale, principalmente se o game é baratinho lá fora (como é nesse caso – 60% de 20 dólares daria algo em torno de 12 dólares). Mas também é de conhecimento da comunidade que é bem difícil um ou dois games num pacote simples chegar aqui no Brasil e ser taxado. Geralmente não é. A alfândega trabalha com sistema de amostragem, onde ela seleciona apenas alguns pacotes para a taxa, fora aqueles de grande montante ou de envios por fedex ou similar. Pacotes menores, com envio econômico, raramente são taxados. Há sempre o risco, eu já tive um ou outro pacote taxado no passado, mas a frequência que isso ocorre é muito baixa, a ponto de valer a pena comprar lá fora o que eu não encontro no Brasil por um preço justo. E essa coisa de taxar vai muito de região para região aqui no país. O ideal é realmente testar uma ou duas vezes com algo barato. Se você notar que sempre vem taxado, certamente é algo regional (ou seu nome ficou manjado em algum lugar – algo que aconteceu comigo alguns anos atrás quando abusei demais e importei game como um maluco). O ideal é ter ponderação. Não importar demais, com muitos pedidos atrelados um em cima do outro, e nem em grandes pacotes. E também evite importar, se possível, nos meses de novembro e dezembro, que é quando a alfândega entra em parafuso com a volume de importações e aí tudo atrasa, o risco de taxação é maior e até mesmo extravios podem ocorrer.

Sobre o envio em específico na Play-Asia. O ideal na minha opinião é o mais barato. Lá é a primeira opção quando se está tentando finalizar a compra, “envelope de correio aéreo econômico”. Opte por envelope mesmo, não pegue a “caixa de correio aéreo econômico”. Afinal quanto mais discreto seu envio, melhor. Ah, uma dica bacana: nessa página onde você seleciona o tipo de envio, recomendo fortemente pagar U$ 0,50 e optar pela opção “Neutral packing” (ela está lá no final da página, role pra baixo até achar essa opção), pois aí a Play-Asia nem coloca logo no envelope, e fica parecendo um envio simples, de pessoa física para pessoa física (e aí o risco de taxação cai mais ainda). Eu sempre usei essa opção e desde então nunca tive problema.

Quanto tempo pra chegar? Essa é outra incógnita comum nesse sistema de compra. Depende muito da época, de onde você mora. No geral não deve levar mais de 3 meses. Geralmente demora 2 meses. Já tive casos onde 4 semanas após o envio, já estava com o game em mãos, mas o mais normal é mesmo entre 2 a 3 meses de espera. Já tive casos onde demoraram até 4 meses, possivelmente a época do ocorrido não ajudou. Afinal todo ano rola greve dos Correios, greve da Receita Federal e afins. Aí tudo atrasa nesses órgãos e fica assim por meses. Importar é algo que exige paciência. É algo que eu sempre digo para quem quer começar nesse mundo, se não tiver paciência, nem tente.

A respeito do pagamento a Play-Asia aceita cartão de crédito internacional ou pagamento pelo paypal. Aí vai de cada um. Como sou macaco velho, e tive que sobreviver a geração Gamecube importando jogos, desde lá tenho cartão internacional. O paypal é uma boa opção porém. Hoje em dia o sistema tem suporte PT-BR, aceita cartão de crédito nacional etc. Mas tem que ir no paypal, se cadastrar bonitinho e deixar tudo rodando e funcionando por lá. Aí depois você fecha a compra na Play-Asia. No que diz respeito a paypal o meu conhecimento da ferramenta é bem limitado mesmo.

Uma outra dica jóia! A Play-Asia não cobra o envio quando a sua compra atinge U$ 25! Ou seja, se você comprar Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance e Theatrhythm Final Fantasy num só pedido não vai precisar pagar o frete! É uma vantagem legal que a Play-Asia tem perante outras lojas internacionais acredito. Mas se você quer apenas um game, aí o frete deve sair em torno de U$ 8 (pelo menos pra mim, a opção mais barata custa isso). As vezes vale a pena rodar a loja e procurar algo baratinho que possa valer a pena a compra ao invés de pagar o frete. Por exemplo, eu fechei meu pedido com Kingdom Hearts 3DS e uma película para o 3DS XL que custa U$ 9. Com isso meu pedido soma mais de vinte e cinco dólares e o frete sai na faixa. Um bom negócio a meu ver. Mas fique atento que nem todo item de acessório entra nesse sistema de frete free. Tentei, por exemplo, um estojo pra guardar o 3DS antes da película e ele não entrava nesse sistema. Uma pena. Mas se seu 3DS não tem película, ou tá na hora de troca a sua, vale pegar o jogo da promoção e uma película que custa quase o valor do frete.

Para terminar: sobre trava de região. A Play-Asia vende jogos para várias regiões do mundo. Então possui games europeus, americanos e japoneses. Mas em todo página de determinado título ela informa e esclarece quais são as regiões e consoles que determinado game vai funcionar. No caso dos dois títulos citados aqui, ambos são para o 3DS americano, o que engloba também o 3DS nacional homologado pela Anatel. Mas sempre que for comprar lá, fique atento a região do game e se ele é compatível com seu console.

É isso pessoal. Fica então essas dicas marotas. Se você tiver alguma dúvida deixe aí nos comentários, que se puder ajudarei. Hoje em dia com o mercado brasileiro de games crescendo, está cada vez mais difícil ter vontade de importar, seja por inúmeros motivos, como risco de ser taxado, extravio ou até mesmo saco pra ficar esperando o envio internacional. Mas ainda assim há casos em que vale a pena e que é sempre bom saber que essa opção existe caso algum dia as coisas deem para trás no nosso mercado. Infelizmente como já comentei anteriormente aqui no blog acho os games de 3DS absurdamente caros por aqui. Não são localizados, ou seja, não possuem suporte ao nosso idioma, custam as vezes mais do que games de plataformas como PS3 e X360, nem todo título acaba chegando pra gente e quando acabam, são bem complicados de se conseguir. Então em alguns casos, é válido ficar sempre de olho no que algumas lojas lá fora andam oferecendo. E é sempre bom lembrar que essa é a minha opinião.

Fecho então mais um post de dica (onde acabei – de novo – criando um texto enorme em torno de um assunto interessante) e encerro com dois vídeos-reviews da IGN para os games de 3DS que estão nessa promoção da Play-Asia. O review esta em inglês, mas sinceramente, se você quer ter algum desses games, precisa do inglês para poder realmente ter a imersão necessária neles.

Obs: vale lembrar que ambos os games possuem demo disponível na eshop do 3DS para teste! 😉

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. Compro jogos do Play-Asia desde o fim do ano passado, e esse foi o único que veio taxado (em 40 reais). Mas acredito que foi acaso mesmo. Já tive encomenda com 2 jogos e não foi taxada. Já tive encomenda que veio numa caixa de papelão e não foi taxada. Porém, nunca escolhi a opção da embalagem de US$0,50. Provavelmente deve ter sido por isso…

  2. Já conhecia o play asia, recomendado por outros sites que acompanho, mas nunca havia efetuado uma compra. Acho que chegou a hora 🙂
    Realmente pelo que dizem, é super seguro e recomendado!

    Ótimo post. Abraços

    1. Você recebe uma carta na sua casa, dizendo para ir na agência dos Correios (ela especifica qual se na sua cidade tiver mais de uma) retirar o pacote mediante o pagamento da taxa (o valor é informado nessa carta pra vc já ir com o dindin). 😉

  3. Para a galera que não tem o costume de importar aqui ficam minhas dicas:
    1) Se você está no hype de jogar um jogo e não quer esperar muito tempo, as vezes importar não compensa por melhor que seja o preço. No play-asia tive jogos recentemente que demoraram 2 meses para chegar.

    2) Além do citado Play-asia, recomendo o estarland : http://www.estarland.com/ . Pode ser que o preço do site asiático as vezes seja um pouco mais barato, mas o frete do estarland geralmente é mais rápido.

  4. Já comprei camisetas lá fora sem problemas, agora sobre a taxação vi um vídeo no YT que o vendedor chegou a colocar o preço errado na nota fiscal, um Head Set de mais de U$200,00 na nota estava por U$30,00 mas mesmo assim o comprador foi taxado e a compra saiu mais caro do que se fosse feita no Brasil, minha dúvida é se eu pegar um desses jogos em promoção na Play Asia, os caras abrirem a encomenda e mesmo com o preço especificado na nota eles podem ou não me taxar em um valor diferente, pelo que eu andei pesquisando atualmente só está compensando mais essas super promoções mesmo, jogo novo nem vale a pena, certo?

    1. Bruno, sabe que eu não lembro se a Play-asia manda nota fiscal? Como eu sempre peço pacote neutro, acho que não vem por causa disso. Mas até prefiro que não venha. Quando a receita taxa, nem sempre ela segue a nota fiscal. Mas existe a opção de recorrer do valor da taxa simplesmente mostrando o débito pela fatura do cartão de crédito. é uma burocracia chata e demorada e eu nunca quis fazer, até porque a taxa nunca veio extremamente alta e errada nas raras vezes em que fui taxado. acho que isso tem a ver com o invoice, mas sei lá XD

      Mas esse seu exemplo é real sim. quando um produto é muito caro e a pessoa informa um valor muito baixo, a receita federal quando pega já percebe que é mutreta. o ideal é ter um invoice e um nível de preço adequado ao produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.