God of War | Retrospecto e futuro (Reflexão)

O que fazer quando uma franquia é boa… Mas está desgastada?

Lançada já quando o PS2 entrava em seu ciclo final de vida, a franquia God of War acabou se tornando um dos principais símbolos das plataformas da Sony. A violência, a mitologia, os cenários enormes, as batalhas épicas – tudo isso junto faz com que qualquer jogo da série venda como água não importa para qual plataforma seja seja lançado.

Mas após seis games, os sinais de cansaço são bastante aparentes. A nova geração já está na esquina e pode ter certeza que logo logo teremos mais um GoW nas lojas. Ascencion, o mais recente capítulo da franquia, foi bastante criticado pela repetição e falta de propósito. Será que os futuros games correrão os mesmos riscos?

God of War: o iníco de tudo
God of War: o iníco de tudo

Quando o primeiro God of War saiu para PlayStation 2 em 2005, ele não era algo que poderíamos chamar de inovador. O sucesso do game veio da forma como ele se utilizava de elementos já estabelecidos para maximizar a experiência. Combates frenéticos? Naquela época já tínhamos isso em Ninja Gaiden e Devil May Cry. A diferença é que, diferente desses dois games, God of War foi feito por um estúdio americano (o Santa Monica Studio), que deu uma importância maior ao peso dos combates. Ninguém duvida da agilidade de Dante e Ryu Hayabusa, mas os ataques de Kratos sempre tiveram um peso, um impacto maior.

O uso de mitologia grega também não é novidade. Afinal, todos os anos são lançados uma série de livros/filmes/jogos/HQs sobre o tema. O diferencial foi a releitura realizada pelo estúdio estadunidense: era impossível não se empolgar com a jornada de Kratos por vingança contra Ares, enquanto derrotava meio mundo de criaturas mitológicas pelo caminho.

God of War II: a continuação parruda
God of War II: a continuação parruda

Avançamos dois anos e chegamos em 2007. O PS3 foi lançado há alguns meses e a batalha pela (então) nova geração tem início. Ainda assim, o PS2 velho de guerra entrega God of War II, seu swan song e um dos jogos mais bonitos da geração 128 bits. Nessa continuação, tudo foi ampliado: mais golpes, mais sangue, mais horas de jogo, gráficos mais bonitos, etc. A história mais uma vez era sobre vingança, mas contra um adversário ainda mais forte, o próprio Zeus. Com um alvo desses, não faltou quem quisesse desbravar os confins da Grécia Antiga em busca da almejada revanche.

 A verdade é que o Santa Monica Studio não precisou se esforçar muito para tornar God of War II num dos melhores jogos da geração passada. A receita do sucesso estava logo ali ao lado, no jogo anterior. Bastou acrescentar um pouco mais de fermento.

God of War III: o suposto capítulo final
God of War III: o suposto capítulo final

O ano agora é 2010. Com três anos de intervalo entre Gow 2 e 3, o Santa Monica Studio teve bastante tempo para brincar com o console novo da Sony. O resultado? Um dos jogos mais espetaculares dessa geração! God of War 3 redefiniu o significado da palavra “épico” em jogos AAA, os desenvolvedores não viram limites e puderam colocar todas as suas ideias loucas em prática.

 Mas… O cansaço já se mostrava visível. Kratos estava mais forte do que nunca, e no entanto a franquia apresentava desgaste. Já não era mais tão empolgante acompanhar as intermináveis vinganças do Fantasma de Esparta, e no terceiro game ficou claro que o personagem tem sérias limitações quando se trata de enredo. E embora o combate continuasse sólido, não houve grandes mudanças desde o início da série. O lançamento de Ascension só fez dar força a essas críticas.

Mas tem gente que não se cansa, que quer jogar mais e mais das mesmas coisas (o mesmo tipo de gente que compra Assassin’s Creed e CoD todo ano, acredito) e mal aguenta esperar o próximo jogo do Kratos matando monstros alopradamente porque o Corithians perdeu. O próximo jogo nem sequer foi anunciado e já li umas teorias loucas na internet – uns dizem até que o próximo alvo de Kratos é a mitologia nórdica! Já pensou?

O fake
O fake

Então peraí… Quer dizer que God of War se resume a Kratos matando deuses aleatórios indefinidamente? Pois eu acho que pode ser um pouco mais do que isso.

Sem entrar em spoilers, fica claro que muita coisa muda no fim de God of War III. Não é aquele finaaaaal que a campanha publicitária nos fazia imaginar, mas é inegável que o mundo da franquia foi sacudido de forma violenta. Não faz sentido trazer Kratos de volta agora. Contra o quê ele irá lutar, oras? Uma nova geração vem aí, trazendo aquele característico clima de renovação à indústria. Porque não aproveitar isso e dar um tapa na cara da série?

O Santa Monica Studio não faz mais nada além de God of War desde 2005. É aquela história: quando nos focamos muito numa coisa só, não percebemos o que está ao nosso redor. O estúdio enfim percebeu isso e decidiu dar uma arejada, e o resultado disso está no primeiro projeto deles para PlayStation 4 – será The Order: 1886, um jogo que em nada lembra o que eles vêm fazendo nos últimos oito anos. Depois dele, pode ter certeza que God of War será o foco outra vez.

Mas e aí, como será o God of War da próxima geração? Bom… Eu acredito que um futuro jogo da série não precise de Kratos. A franquia God of War é maior que seu atual personagem principal. Um personagem novo, com motivações e background diferentes, daria um novo gás à franquia. E não me limito somente ao enredo! Um novo personagem poderia trazer uma jogabilidade completamente nova, sem a obrigatoriedade das correntes do Fantasma de Esparta. Imagine também mecânicas completamente novas, sem amarras com as criadas por David Jaffe em 2005!

Exagero? Pode até ser um pouco, mas não deixa de ser possível.

Fazer um God of War não é fácil: são jogos enormes e há uma grande quantidade de dinheiro envolvida. Pra vocês terem uma noção do stress que um jogo desses deve dar, ninguém jamais dirigiu dois games da série. David Jaffe, Cory Barlog, Stig Asmussen – todos eles responderam um sonoro “não” quando lhes foi perguntado se queriam assumir o posto novamente, e aposto que Todd Papy (diretor de Ascension) também integrará a lista dos que não voltaram. O estúdio precisa de alguém diferente, sem medo de ousar, que defenda suas próprias ideias. Alguém que pense como David Jaffe pensava no começo do século, quando resolveu levar em frente seu projetinho de batalhas mitológicas.

A primeira fala de Kratos em God of War III é “my vengeance ends now”. Os desenvolvedores do próximo game bem que poderiam levar essa frase a sério e dar um descanso tanto a Kratos quanto à essa vingança descontrolada. Seria bom para a franquia, bom para o PS4, bom para o Santa Monica Studio, e bom para os jogadores.

Fica dado o recado: surpreenda-me, God of War IV!

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Ñ SOBROU SÓ CAOS, Kratos espalhou a "esperaça" para os humanos, poderiam contar uma historia com esses humanos, e como o mundo agirá perante a falta de Deuses (encontrar um enredo bom com essa premissa q é dificil, rs).

  2. Não acho que a mudança de personagem mude o fato de que a série esteja desgastada. Para mim a mecânica é que está desgastada e obsoleta. Mate, mate e junte pecinhas. Enfrente um chefão e empurre pilares. A história já acabou, mas a Sony insiste nisso. Mas o que me deixou triste foi o final inacabado do 3. E o mundo depois de ser destruído? Só sobrou o Caos? Para mim, uma mensagem muito negativa e desesperada. Não espero contos de fadas, mas ao menos uma explicação.
    Exterminar deuses de outras mitologias? Desespero de jogadores órfãos que não conseguem descarregar sua testosterona de outras formas.

    1. Também fiquei desapontado com o final.

      Depois de tanto tempo, tanta história, tanta raiva e vingança… Um final vazio.

      Ninguém merecia :/

      1. Pra mim o Kratos é um dos personagens mais covardes e fracos. Ela mata todo mundo como deus da Guerra, mesmo sob efeito da traição dos deuses. Mas quando o bárbaro estava para matá-lo quem implorou e realizou um pacto foi o próprio Kratos. Mesmo enganado e ludibriado ele teve escolha. E no final ainda ferrou com toda a humanidade. Sei lá, quando se analisa friamente a história, vê-se que ele é um merda.

    2. Sei lá cara, eu interpretei completamente diferente o final. Não foi a humanidade se ferrando. Quer dizer, foi, mas não para o caos CAOS, mas para a sociedade que temos hoje, sem valor nenhum dos deuses gregos. O que o Kratos fez durante o jogo inteiro foi tornar o mundo da saga mais parecido com o nosso. A Grécia caiu na vida real e o mundo não acabou, acabou? Pois.

  3. concordo sou muito fa de god of war, mas tanto a mecanica, quanto o enredo estão desgastado, nao que por exemplo eu tenha achado que ascension tenha sido ruim, pois god of war é god of war o jogo e bom independente de quantas vezes for repetido, o que ta faltando na franquia e um Q de novidade algo pra nos surpreender novamente, falta algo que nos faça ter a ansiedade de comprar o jogo na data de lançamento, e nao ser mais um jogo normal que voce apanha depois.

  4. Eu só fui jogar God of War III esse ano, estava louco para ver o final da vingança de Kratos mas não sabia o que esperar disso. Eu pensava que Kratos morreria no final, como em muitas histórias de vingança (no final eu acertei rs). Mas não senti toda aquela epicidade que sentia nos de PS2 (que aliás, vieram junto com o meu III), achei mais esfriado… Não que não tenha curtido o jogo, aquela parte que o Kratos se perdoa achei simplesmente fantástico! Menos a parte da Atena, que coisa aconteceu? No final ela só queria ver o mundo em caos? Foi culpa da Caixa de Pandora? Porque pelo que entendi, todo o mal foi para os deuses, né? Se alguém puder me responder eu agradeço!

    E seria legal darem um reboot na série, agora usando outra mitologia, egípcia, nórdica, sei lá, o mundo é grande, né.

    1. A história de Atena ficou muito mal explicada.

      O jogo acaba e ninguém sabe das suas verdadeiras intenções!

      Pra um jogo que pretendia ser o "capítulo final", o fim ficou devendo muito.

  5. The Order: 1886 está sendo produzido pela Ready at Dawn Studios (que fez os GoW de psp), existe um auxilio da Santa Monica no título mas é apenas técnico (assim como foi com Journey, Twisted Metal, Sound Shapes entre outros títulos que tem a Sony como distribuidora). Então ainda não está claro se GoW vai ter seu merecido descanso com a chegada da nova geração.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ready_at_Dawn http://en.wikipedia.org/wiki/SCE_Santa_Monica_Stu

  6. The Order: 1886 está sendo produzido pela Ready at Dawn Studios (que fez os GoW de psp), existe um auxilio da Santa Monica no título mas é apenas técnico (assim como foi com Journey, Twisted Metal, Sound Shapes entre outros títulos que tem a Sony como distribuidora). Então ainda não está claro se GoW vai ter seu merecido descanso com a chegada da nova geração.

  7. Acho que se prendem demais à franquias. Que dure o quanto durar, se sentir vontade de ressuscitar depois, ressuscitem. E criem algo novo se aproveitando do renome conseguido, pronto. Acho que jogo tem que ser feito por vontade de expressão, não demanda – os de destaque, né, o mercado comum que faça o que quiser.

  8. Enquanto aquele video especial no GoW 1 onde Helicópteros encontram o esqueleto de Cronos?
    Sei lá, mas poderia dar uma explicada no que aconteceu com o mundo, novos monstros e uma nova jogabilidade, poderia ser interessante, ao invés de vingança contra Odin e Thor.

  9. joguei o 1, 2 e 3 no play 3…tenho o colections q naum tive saco de jogar ate hj…e comecei a jogar o Ascension (que antes achei desnecessário e depois de ter achei ainda mais e beeeem fraco)

    das teorias que eu ouvi por ai…as mais aceitáveis são a do Caos (Caos sendo um personagem, um ultra deus) e a da egipcia (no Ascension tem um video q faz um prologo disso, alias de ambos)

    poderia ter um gow com o irmão do kratos, vc controlando ele, ou controlando zeus quando jovem…ou o próprio kratos aaaaantes de tudo (mas bem explicado e realmente humano, coisa que não aconteceu realmente até hoje), se bem qu nesse caso o bacana d gow é justamente ele matar inimigos gigantes

  10. joguei o 1, 2 e 3 no play 3…tenho o colections q naum tive saco de jogar ate hj…e comecei a jogar o Ascension (que antes achei desnecessário e depois de ter achei ainda mais e beeeem fraco)

    das teorias que eu ouvi por ai…as mais aceitáveis são a do Caos (Caos sendo um personagem, um ultra deus) e a da egipcia (no Ascension tem um video q faz um prologo disso, alias de ambos)

    poderia ter um gow com o irmão do kratos, vc controlando ele, ou controlando zeus quando jovem…ou o próprio kratos aaaaantes de tudo (mas bem explicado e realmente humano, coisa que não aconteceu realmente até hoje), se bem qu nesse caso o bacana d gow é justamente ele matar inimigos gigantes

  11. Sou fã da série e o que importa é uma boa aventura com muito sangue e mortes violentas. Não acharia ruim se colocasse para matar outros Deuses ou melhor, poderia matar outros Demônios. Quem sabe colocar Kratos em brasília? Vê-lo decepando alguns políticos já seria um dinheiro bem pago pelo jogo. E vamos falar a verdade, um bom jogo é aquele que diverte. Porque não coloca-lo para invadir outras franquias de jogos do mesmo nível. Street vs capcom entre outras estão ai para mostrar que dá certo. Basta manterem a qualidade gráfica e tentarem amarrar uma estória mesmo que inventem uma máquina do tempo ou alguma coisa semelhante. O que eu quero é ver sangue!!!

  12. Eu sou um grande Fã da série GOW mas o Ascension deixou muito a desejar concerteza. Seria interessante eles criarem um novo com a mitologia egípcia ou nórdica como se ele buscasse poder ou novas armas pra destruir o Caos um exemplo e finalizar tudo. Acho que tem muitos caminhos que eles podem fazer para continuar. Acredito que existem muitos fans da série que gostariam de ver otros jogos com Kratos. Eles poderiam mudar estilos de armas. Um exemplo é Assasin's Creed 4. Eles fizeram o game no mundo da Pirataria. Mudaram completamente a história continuando o estilo de jogo e o personagem. Sei que não tem muita coisa a ver com GOW mas eles podem fazer isso com a mitologia egípcia, nórdica usando Kratos. ;D

    Aposto que seria Sucesso com os Gráficos de PS4 melhorando um pouco a Jogabilidade para não tornar monótona fazendo um GOW com inovações. ^^

  13. Talvez não muito a ver com o assunto, mas eu acho que o primeiro God of War saiu sem ainda se pensar em franquia, mas fez tanto sucesso que virou uma. A evidencia que vi disso esta no proprio final desse primeiro jogo, que zerei no PS2, em que se ve Kratos sentado no trono que fora de Ares, acompanhando as guerras que se sucederam na historia da humanidade, passando inclusive pelas duas guerras mundiais e chegando a assistir a confrontos futuristas. Ai no inicio do segundo jogo ele é literalmente "destronado" por Zeus… e o final do jogo 1 ficou como?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.