Reflexão | Pokémon, e essas Mega evoluções?

Quebraram o jogo? Virou Digimon? E agora professor Carvalho?

Pokémon por um grande tempo se mostrou talvez não estagnada porém lenta demais para mudar coisas que eram mais nucleares perante a série como o sistema de golpes, gráficos, e até o seu andamento. Com o passar dos anos um a um todos os conceitos nucleadores de pokémon foram se modificando, mantendo o espírito principal que carregou a série até aqui.

Quando tudo parecia modificado, estava na hora de uma inovação violenta, inesperada, vinda de sabe-se lá onde (bem, talvez os digimons saibam) as Mega evoluções são uma realidade, e ninguém pode impedi-las mais. Pokémons podem ter uma nova forma momentânea, que lhes confere uma modificação de status e um novo visual.

megaampharosTalvez o conceito em si não seja tão bizarro a série já que vemos Mega evoluções por tanto tempo que talvez nem as tenhamos percebido, casos como o de Rotom e do Deoxys, além de Giratina e até os lendários de Black e White, são uma realidade faz um tempo e fazem basicamente o que foi mencionado acima. Eu vi um pouco de alarde sobre a novidade dos fãs mais ferrenhos, mas o fato é que tal coisa já acontecia, até com certa frequência, só não havia sido expandida para os bichinhos mundanos ainda.

O que me vem a cabeça com as megas, é a inserção de vários pokémons que não serviam pra nada em termos competitivos, ou de uso, diria, por causa de stats, pois conforme as gerações avançaram e o padrão se estabeleceu, vários espécimes ficaram defasados com o tempo, claro que nem todos foram feitos para serem usados de maneira mais competitiva, mas o que acabou ocorrendo ao meu ver é que a lista ou melhor o “top tier” ficou muito restrito a uma seleta lista de uns 30-40 dos 680 e lá vai fumaça que existem.megablaziken

Uma coisa que vi bastante por aí é o pessoal alardeando que estragaram o jogo, que vai ficar desbalanceado, mas acredito e acho sensato esperar uma melhor informação de como o aumento de status vai se dar, e acho até que terão aumentos e diminuições para contra balancear tudo. A Game Freak já facilitou o sistema de EVs que era uma coisa imbecil faz tempo com o tal Super Training e os minigames, tornando-os em algo palpável dentro do jogo e não mais uma equação maluca e 50 lutas com magikarps.

Sobre a informação que os pokémons poderão de transformar e atacar no mesmo turno acho que de maneira nenhuma vai desbalancear o jogo, já que nesse caso você estará realmente colocando em batalha a forma Mega e não a de origem, sendo que esta servirá apenas de enfeite, então nada mais justo que deixar as duas ações ocorrerem simultaneamente.

megalucarioA mudança de tipo também será bem vinda, e é uma óti   ma saída para criar mais pokémons com o tipo Fairy sem “floodar” a nova geração com esse tipo, assim teremos espaço para novas combinações e ainda poderemos ter um bom número de tipos Fairy.

O lançamento mundial já está quase batendo a porta, e alguns mistérios permanecem, como já é de praxe em pokémon, mas acredito que se não fizerem cagada com essas mega evoluções, X & Y tem tudo pra ser a versão mais acessível competitivamente até hoje, coisa que os EVs e IVs fizeram só que ao contrário.

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. O problema da Megaevo logo de cara foi o design dos pokemons( o unico que se salvo foi o lucario) depois veio a informação que não é somente formas alternativas, mas um evolução parcial, eu gosto dos pokemons na forma básica e saber que aquele “bixo feio” é a versão mais forte de um pokemon que você gosta da enjoou. Não sou contra formas alternativas, se esse foce o caso, dava pra aceitar a maioria dos casos de boa.

    Não acredito que a GF tenha copiado diretamente Digimon, mas acabou fazendo a mesma coisa que eles, a questão do uso da palavra Mega é a parte mais insignificante da comparação das dua franquia, a grande semelhança é o “Buster Mode” de Digimon, que da mesma forma da Megaevo é uma forma de conseguir um nível a mais para evoluir e também não muda muito a aparência da criatura. A comparação é clara, mesmo na melhor da intensões oque a GF pode fazer é “aguentar no lombo” as criticas.

    Acredito que o competitivo não vá mudar muito, porque esta claro que vai ter Megapokemons fracos e fortes.

    Outro grande ponto negativo é que tem pokemon que precisava de evolução de verdade, por ter Base Stats baixa, já comparando com as outras Megaevos, e oque vai acontecer com eles? so vai ter esse método para evoluir?

    1. Sobre o último parágrafo, acho que se há uma megaevo que já coloca o citado bicho em pé de igualdade com o top tier, não vejo o porquê de ter uma evolução mesmo, já que a megaevo vai surtir o mesmo efeito do que seria uma evolução normal.

  2. Eu particularmente curti as mega-evoluções até porque, como você citou no seu texto, era algo já recorrente na série, que agora deu um nome novo a mecânica, e não algo que apareceu agora. De qualquer forma estou empolgado com X/Y. Só espero que não façam a última evolução dos Pokémons iniciais sem graça (na minha opinião) como foram em Black/White.

    1. A questão dos pokés inicias realmente tem sido o fraco nas últimas gerações, bichos sem carisma nenhum e estão num ciclo vicioso foda, como o macaco de fogo Chimchar foi cópia do Blaziken, e a tipagem do Porco deu na mesma…
      Esperam que venham com combinações melhores, porque não aguento mais Fire/Fighthing por exemplo.

  3. Por enquanto estou com um pé atrás. Tinha gostado de quase tudo de XY, mas as mega-evoluções ainda não sei se gostei. Achei a ideia legal e tal, mas ainda não consigo ver como isso vai se dar em batalha efetivamente. Espero que não fique apelativo. Achei que o Ampharos ficou engraçado com esse "cabelo", mas bonitinho!

  4. Achava a historia do EV bastante interessante apesar de nunca ter tido força de vontade de fazer. Não sei se vou gostar das mega evoluções mas no final não vai fazer tanta diferença para mim ter ou não ter elas.

  5. eu particularmente curti tanto a mecanica quanto os visuais dessas megaevo, porém eu acho q a gamefreak devia ter dado outro nome a essas evoluções, pois ao botar mega c pensa instantaneamente em digimon com suas megadigievoluções, acho q esse nome soh aumentará o preconceito contra a nova geração

  6. essa ideia de ficar comparando digimon, porque isso aquilo é grande bobagem, a ideia de evolução existia deste o primeiro pokemon na geração do game boy, o que mudou é que com essas megaevoluções, podem modificar a estratégia no caso de combate 1 a 1, pois há vantagens e desvantagens de transformar seu pokemon em mega

    essa é minha opinião

  7. Cara, estou adorando praticamente tudo de X/Y, a Mega do Blaziken ficou foda demais! Sorte que ele já faz parte da minha equipe de luta! Sério, estou bem ansioso por esse jogo.

  8. cara na minha opinião PKM viro um lixo dps de B/W pq eles inventaramm muta coisa mt ruim, o jogo fico tri mais o anime n, e agr esse novo modo de joga dos X/Y até q ta tri mas inventaram muita merdinha de novo tipo evolução e bla bla bla.. e acompanho o anime desde pequeno, tenho quase todos os filmes, mas sinceramente, n é mais a msm coisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.