As reviravoltas do Xbox One desde a E3…

E os vídeos bacanas das últimas semanas e da Gamescom 2013!

Faltam poucos meses para o pontapé inicial da próxima geração de consoles e as coisas estão chegando na reta final. O Xbox One não é o mesmo console que a Microsoft mostrou na E3 em junho desse ano. Algumas coisas mudaram, certos aspectos para melhor segundo opinião popular, outros aspectos nem tanto segundo a opinião dos mimimis. Depende do ponto de vista de cada um. Aqui no Portallos eu mesmo já teci algumas opiniões sobre esse “vai e volta” da plataforma (leia aqui). Claro que isso foi em junho e algumas coisas mudaram, mas desde então outras foram esclarecidas e aperfeiçoadas.

Continuo achando que o Xbox One será uma plataforma muito melhor se o jogador mantiver sua coleção de games no formato digital. O sistema de Smart Match pra mim é fenomenal. Além disso, outros benefícios como o Sharing Digital Games e Gold Home parecem ótimos motivos ter certos tipos de games na coleção através do formato digital. Claro que há jogos e jogos. Acho que para tais benefícios jogos com grande foco em experiência online e multiplayer casam perfeitamente, enquanto games focados no bom e velho single-player dispensam tais regalias.

Muitos vídeos e mais opiniões sobre o Xone depois do continue lendo! 😉

Mas ainda é cedo para tirar muitas conclusões de fato sobre o assunto. Primeiro porque vamos precisar avaliar o cenário nacional do Xbox One. O console está em pré-venda e temos um preço oficial, mas ainda não há games em pré-venda e a Microsoft Brasil ainda não revelou quanto eles irão custar por aqui e nem mesmo quais estarão localizados ou disponíveis no nosso lançamento. Lá fora serão 23 títulos no lançamento.

E o dólar por aqui anda preocupante. Suspeito que os games lançamentos irão retornar para a escrota faixa de R$ 199 se a cotação do dólar continuar nesse ritmo. E se isso acontecer, vamos ver o que vai ser possível conseguir por aqui via promoções e descontos e quanto os jogos custarão em formato digital na Live Nacional do One. A alta do dólar mete medo em vários níveis na comunidade gamer, porque o próprio PlayStation 4 ainda não teve preço revelado e será que até mesmo o Xbox One depois do lançamento vai conseguir garantir o preço de pré-venda ou vai dar uma subidinha por causa da alta do dólar? Pra ver como o Brasil mesmo sendo um país com alto potencial para o mercado de games também é extremamente volátil economicamente. E é um péssimo momento para isso, logo no início de uma nova geração de consoles.

Enquanto isso, deixando os temores monetários de lado, o Xbox One vem fazendo um marketing nas últimas semanas tentando ao máximo limpar o estrago e os danos que a E3 causou a plataforma. Regras obrigatórias foram abolidas, sistemas como os citados alguns parágrafos acima voltaram (felizmente) mas adaptados a nossa situação da plataforma e outros mimos foram criados. Os indies terão um programa de auto publicação de games no Xbox One agora (o tal ID@Xbox), que deve mais detalhes revelados essa semana na Gamescom na Alemanha. E pouco tem se falado sobre “TV, TV e TV” no Xbox One, já percebeu? Pois é. Parece que a Microsoft se tocou que não é essa a primeira impressão que um aparelho de videogame deve ter.

 Já sobre os games. Na minha opinião eles continuam indo na direção certa. Com a Gamescom rolando foram mostrado novos vídeos de gameplay e algumas novidades em determinados títulos da plataforma e não tenho do que reclamar. Vejam os vídeos que estão nesse post e tirem suas próprias conclusões.

Dead Rising 3 – Esse vídeo é sensacional. É esse caos que espero da franquia da Capcom. Durante a Gamescom foram revelados a possibilidade de customizar veículos, que parecem tão pirados e malucos quanto o sistema de criação de armas. O jogo continua com uma paleta de cores mais sombria, mas o humor característico da série continua em todo lugar. E essa moto fodástica no final do vídeo?! Wow! Possivelmente será um dos meus primeiros games na coleção do Xone, conforme já havia comentado nesse link.

Ryse: Son of Rome – Esse é um dos títulos que deixou muita gente impressionada pelos gráficos no momento do anúncio, mas que parece que decepcionou muitos dos que testaram o mesmo durante a E3 devido aos formato roterizado da fase e por causa dos quick time events que não falham. Parece que a Crytek se tocou que Ryse não pode ser apenas isso. O novo vídeo da Gamescom mostrou algo mais interessante, o modo multiplayer chamado Gladiator Mode. Com isso Ryse fica muito melhor do que aquela demonstração-montagem da E3 em junho. É um título que não havia despertado o meu interesse inicialmente, mas depois desse vídeo com certeza quero testar uma demo do multiplayer para tirar minhas próprias conclusões, mesmo achando que é um título que abre uma geração, mas que será esquecido rapidamente.

Fable Legends – Não podia realmente faltar um Fable na próxima geração. Espero muito que esse seja o primeiro título da franquia que venha localizado para o Brasil. E a proposta parece bem mas interessante do que o Fable Jorney ou a mesmice que foi Fable III. Um modo cooperativo para 4 jogadores, e um modo sinle-player sobre a perspectiva do vilão, com alto reforço na jogabilidade online. O teaser apenas apresenta uma proposta, não trazendo o gameplay, mas é uma franquia que fico contente de já estar em desenvolvimento e deve sair em 2014 para a plataforma.

Project Spark – Olha aí um trailer que me fez ficar de boca aberta. Sério que Project Spark pode realmente criar tudo isso? Minha dúvida é quanto desses jogos criados pela comunidade que está auxiliando no desenvolvimento do game estarão no jogo em si quando for lançado, pois uma coisa é jogar as criações dessa galera, outra é ter que criar por si próprio jogos assim para poder jogar. O sistema de compartilhamento de fases e criações do título precisa ser muito sólido e funcional, além do game em si ter que vir com muitas criações própria dos desenvolvedores. Só lamento que esse não será um dos títulos de lançamento do Xone.

Titanfall – O Call of Duty da próxima geração? Não consigo deixar de pensar em Halo quando vejo o gameplay desse título. Parece que fundiram as duas franquias numa coisa só e nasceu esse jogo. O vídeo faz parecer tão simples distinguir quem é amigo e quem é inimigo, além das partes de parkour nas paredes para subir em locais ainda mais altos. Claro que a parte dos Mechas é foda demais, principalmente ejetar do robô e ir para uma altura absurda. É um título que apresenta um potencial absurdo de ser a cara do começo da próxima geração, ainda que ele vá sair também para PC e Xbox 360 enquanto o Xone não engata a segunda marcha.

Killer Instinct – Muita gente reclamando do novo KI, mas eu estou achando o máximo os gráficos e os personagens apresentados até então. E o Xone parece que vai abrir a geração com uma boa diversidade de gêneros. Tem esporte, tem corrida, tem os games de Kinect, tem FPS, tem o Project Spark que é algo mais criativo, tem Third Person, tem sandbox etc. Tem de tudo um pouco e é importante começar então com um jogo de luta também. O sistema free-to-play que tantos reclamam talvez seja a única forma de uma franquia esquecida no tempo como KI se bancar e achei o preço unitário de cada personagem justo (U$ 5). Vai sair muito mais barato do que o tanto que todo mundo gastou nessa geração com Street Fighter, por exemplo. E se isso permitir que o jogo seja constantemente atualizado com mais e mais lutadores, vai ser perfeito! Eu pretendo pegar o pacote de U$ 39,90, que trará todos os 8 jogadores, mais quinquilharada de  extras e customizações e o Killer Instinct original. Mas o pacote de U$ 19,90 com apenas 8 jogadores também não soa mal. Melhor do que pagar U$ 60 por um jogo de lugar com 16 personagens, como muitos dos títulos de luta dessa geração.

Plants vs Zombies: Garden Warfare – Não é exclusivo, mas estou animadíssimo para ter esse game em mãos! E parece que a PopCap está fazendo o seu dever de casa. Agora é a vez dos zumbis do jogo mostrarem suas classes e tipos. O jogo tem tudo para ser um sucesso como Team Fortress é nos PC. Há características forte no universo dessa franquia que permite combates intensos, ainda que no final sejam plantas contra zumbis. Os personagens foram revelados, agora o que eles precisam mostra são os mapas e diversidade deles. Isso é tal importante quanto a diversidade de classes e personagens e poderes de cada time. É preciso criar um ambiente competitivo e divertido para o tipo de proposta do game. E é bom ver que Garden Warfare não corrompeu a franquia original, já que Plant Vs Zombies 2, lançado semana passada no iOS se provou uma sequência digna do primeiro game (impressões aqui)!

Para encerrar, dois vídeos que a Microsoft soltou algumas semanas atrás. Um com o Unboxing da versão Day One do Xbox One, onde o Major Nelson confirmou que todo console terá na caixa o headset oficial do One, algo que até então não havia sido confirmado e durante a E3, ainda naquela vibe negativa que assolou o console, foi tido que não seria colocado nas caixas do console. Felizmente a coisa se reverteu e teremos o headset incluso com o console! O que diga-se de passagem é mais correto.

E o outro vídeo, esse abaixo, é bem mais maneiro, mostrando algumas das features do novo controle, com um close de perto dos botões e nas novidades que ele trará. Como já acho o controle do Xbox 360 um dos melhores controles já criados, estou muito animado para colocar as mãos na versão do Xone, que parece animal!

É isso. Resumidamente o Xbox One pode realmente ter começado com algumas impressões muito ruins por parte da comunidade. Mas acho que o tempo passou, a Microsoft soube admitir as merdas que fez e o console que se apresenta ao público hoje melhorou bastante em relação as normas e políticas rígidas que tinha quando foi revelado em junho. Prova de que talvez a Microsoft realmente não estava com tudo pronto para o anúncio da plataforma na ocasião. Essa semana, aproveitando a Gamescom, deu para dar uma outra olhada melhor nos games que a plataforma está construindo e podemos ver uma melhora significativa. E é possível que mais e novidades e mais coisas bacanas sejam mostradas até o lançamento em novembro. Só falta a data oficial de quando essa belezinha será lançada. FALA LOGO MICROSOFT!

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. A line-up do Xone tá muito boa, boa mesmo… Ainda tenho muitos jogos do 360 e do Ps3 para zerar, então pretendo adquirir os Xone mais para frente (GTAV vem aí). Esse projeto Spark promete, espero que seja isso tudo mesmo. Já Ryse, creio que será mais um esmagador de botões.
    Killer instinct será um bom jogo e esse modalidade de Free e compre os que quiser, para mim é o ideal, pois não jogo com todos os personagens de um jogo mesmo.
    Essa nova geração vou de Xone sem dúvida, nada no PS4 me convenceu ainda a comprá-lo.

    1. Eu devo continuar jogando X360 mesmo com o Xone em casa. Ainda tem muita coisa que também pretendo fechar dessa geração. Mas fico contente de ter conseguido o Xone por 1.900 em pré-venda, ainda mais com o dólar malucão como está. Se ficasse mais caro depois lançamento, eu não poderia comprar provavelmente.

  2. Fable me lembra tanto Trine ( o que é um elogio, já que trine é divertidíssimo)

    E o projeto SPARK me lembra tanto Little Big Planet, o que também é algo positivo, já que eu esperava por um anuncio de LBP 3 para o ps4 e só tivemos um "bônus" do jogo para o ps3…

    1. Eu joguei LBP no PSP, mas o game não me incentivou a criar levels, pelo contrário eu fiquei meio chateado como é ruim a movimentação do sackboy e seus pulos estranhos. O interessante do project sparks ao menos é que não parece haver um protagonista, parece que você pode criar seu personagem do zero, assim como inferir nas próprias fisícas de jogabilidade. Se bem que no LBP2 do PS3 parece que melhoraram e muito as mecânicas de criação e física, não?

      1. Sim sim, a evolução de criação do LBP 1 pro 2 é gigantesca… mas confesso que eu também nunca tive paciência para criar nada…

        Porém, é de encabular algumas fases criadas por outros jogadores… chegam a ser muito melhores que as do próprio single player.

  3. Pegaram o Nigthwolf…os machados eletricos dele…deram as bombas do T. Hawk (q por sinal é Thunder Hawk)…e voilá…Chief Thunder do novo KI…Ps: eu sei que já tinha ele no KI 1, com machados…e que no 2/Gold não…muraram demias o visual e a essencia dele…no KI ele tava mais prum maia, asteca, sei lá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.