Reflexão sobre o mangá de Shingeki no Kyojin – Attack on Titan

Um excelente mangá, mas que decepciona quando revela partes importantes da história!!!

O anime/mangá mais comentado de 2013 certamente é Shingeki no Kyojin e toda essa fama tem seus motivos e esses motivos já foram discutidos em dois posts aqui no Portallos, vocês podem conferi-los clicando aqui e aqui.

Nesse post vou comentar um pouco sobre o que aconteceu nos capítulos recentes do mangá sem muita especulação, já que o Mailson Shin já fez isso no post dele.

Então vamos lá!!!

PASSE LONGE DESSE POST SE VOCÊ NÃO LÊ O MANGÁ!!! MUITOS SPOILERS PARA QUEM SÓ ACOMPANHA O ANIME… O AVISO ESTÁ DADO!!!

O subtítulo desse post já dá bem o tom do que será comentado aqui… Shingeki no Kyojin é um dos melhores mangás que li até hoje, mas ao mesmo tempo é um mangá que nos frusta por ir suavizando a tensão a medida que ele avança.

Já explico o porque dessa minha impressão…

Quando a história começa ficamos realmente impressionados com o massacre que a humanidade vem sofrendo nas mãos e principalmente dentes dos titãs, temos a impressão que aquela situação é irreversível, pois não conseguimos imaginar com os seres humanos tão pequenos e frágeis poderão vencer aqueles seres colossais que muitas vezes tem força e velocidade proporcionais ao tamanho.

ShingekiNoKyojinTitanColossal

A forma como a mãe de Eren é morta logo no começo, sem um pingo de suavização, nos deixa perplexos e com a certeza que esse mangá não poupará ninguém, não será um mangá “chapa branca”.

Mas logo em seguida, o que parecia impossível se tornou totalmente possível e na minha opinião acabou um pouco com a tensão das batalhas: a transformação de Eren em Titan tornou possível um combate mano a mano entre “seres humanos” e titãs. A partir desse capítulo/episódio eu já tinha certeza que muitos outros humanos teriam acesso a esse poder, pois na prática é a única forma de se vencer um Titan de “alto nível”.

Os humanos com seus DMTs em geral só conseguiam derrotar aqueles titans mais fracos, com raras exceções, como Rivaille e Mikasa que também derrotam titans mais fortes, mas mesmo assim não chegam a conseguir vencer os que poderíamos considerar como “chefões”.

shingeki no Kyojin manga

Na saga da Titan fêmea, ou simplesmente Annie (em sua forma humana), eu tive a impressão que no fim das contas os humanos estão ligados em excesso ao plot twist que dará aquela resposta final a história e isso na minha visão não é bom, provavelmente teremos alguma metáfora muito interessante ligado a essa resposta, como já temos em vários pontos do enredo, mas aquele clima pesado do início diminuiu um pouco ao saber que os humanos estão envolvidos em todo o mistério da trama central.

Na saga atual foi revelado que Reiner e Berthold (podem ocorrer variações na grafia de scan pra scan) se revelaram como o Titan Encouraçado e o Titan Colossal respectivamente, o que foi pra mim uma decepção e motivo de surpresa absurdos!!!

O Titan Colossal talvez seja o mais emblemático da história por aquela cena inicial incrível do anime/mangá e saber que ele é um mero “humano” ou fantoche de alguém ou algo, não foi uma revelação que aceitei muito bem.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan

Talvez o que seja revelado mais a frente mude essa impressão, talvez tenha alguém ou algo muito incrível por trás desse mistério, mas à primeira vista dá um certo desânimo. A revelação que Christa é na verdade alguém de uma família nobre e que seu verdadeiro nome é Historia me dá um certo ar de “deja vu”, sinto que não é tão original assim. Continuando nas reclamações antes de partir para os elogios, tenho que dizer que seria muito interessante se Hajime Isayama (autor mangá) criasse novos métodos de batalha e mecânicas de combate, pois as lutas utilizando DMTs e cavalos em campos abertos já começa a se repetir em excesso, mas por outro lado as lutas envolvendo os titans humanos costumam variar mais por aparentemente cada titan contar com uma habilidade única (menos o Eren, xD).

Pelo lado positivo do mangá posso dizer que os mistérios e intrigas continuam prendendo e funcionando muito bem, é impossível não ficar super ansioso esperando que uma super revelação aconteça no capítulo seguinte, sendo que o principal e que talvez mais mova o leitor em frente é sobre a identidade do verdadeiro vilão da história, já que ficou subentendido que Reiner e Berthold que até então eram os titans mais perigosos são meros guerreiros e peões nas mãos de alguém.

Mikasa

No último capítulo lançado, Eren e Mikasa se depararam com a (o) titan que devorou a mãe de Eren e poderemos ter uma luta com vitória da tropa ou Eren ficará frustrado por ainda não conseguir derrotar esse titan que causou a maior dor de sua vida.

Como já mencionei acima, as lutas entre os titans “humanos” costumam ter uma boa dose de criatividade e geralmente tem consequências interessantes.

Mais três mistérios que tem nos deixado intrigados:

1 – O que é ou quem é aquele titan macaco peludo? Seria ele de uma outra raça? Um alien? A verdadeira forma dos titans?

Tenho impressão que esse não tem ligação com os humanos já que ele passa impressão de não conhecer as armas humanas e age de uma forma completamente diferente, além da óbvia aparência que não tem nada a ver com os outros. Há teorias de que o mundo que vimos até agora é apenas um pequeno pedaço do mundo completo e que haveriam outros seres ou titans diferentes em pontos mais distantes, lembrando que a humanidade já enfrenta esse problema há séculos e quando faziam expedições fora das muralhas não duravam mais do que algumas horas, nunca indo muito distante.

shingeki-no-kyojin-rivaille

2 – Ymir diz que vagou por 60 anos fora das muralhas e diz não lembrar ter devorado o amigo de Reiner e Berthold, além disso afirma que roubou o seu poder de titan e na sua forma humana aparenta ser uma adolescente/início da fase adulta.

Esse também é um dos mistérios centrais… será que todos titans vagam fora da muralha por alguns anos e recuperam suas memórias depois de um tempo?

3 – Quem ou o que é o Big Boss da história?

No momento eu chutaria em um humano nobre, quem sabe o rei, mas não descarto a existência de seres que ainda nem apareceram, não descarto os titans serem aliens (hipótese menos provável) e não descarto serem apenas uma raça superior que surgiu do nada na Terra.

shingeki-no-kyojin-titan-encouraçado

Finalizando esse post que já está enorme, apesar de ter criticado o mangá em vários pontos, deixo claro que é um dos melhores lançamentos dos últimos anos e apenas faço essas ressalvas porque são fatos e escolhas que enfraqueceram um pouco a história na minha opinião, pois no início colocava Shingeki no Kyojin como grande candidato a mangá supremo e clássico, mas no momento precisamos de um pouco mais de inovação…. potencial ele tem, mas que as revelações nos causem daqui pra frente mais surpresas positivas, ao invés de nos frustrar em alguns momentos.

E vocês, o que estão achando do mangá? Concordam com a minha opinião?

Isso também pode lhe interessar

30 Comentários

      1. Quem acompanha Dragon Ball pela Panini vê que o Akira Toriyama também dizia que o mangá duraria poucos volumes, mas às vezes a grana fala mais alto ou até mesmo o autor tem mais ideias e precisa de mais tempo pra finalizar a obra, de qualquer jeito teremos que aguardar para saber até onde vai SnK…

  1. Discordo Rafael a respeito da forma como as revelações foram feitas no mangá. Eu particularmente gostei da maneira como Reiner e Berthold se revelaram titãs. Foi algo bem inesperado e surpreendente naquele ponto especialmente porque não foi um discurso inflamado e sim algo sutil. Com relação as mecânicas de combate, na minha opinião ainda não ficaram cansativas. Além disso acho complicado o autor criar algo novo assim do nada nesse ponto da história até porque os humanos não tem tanta tecnologia, a não ser que você se refira a forma como as batalhas acontecem pois ai vai da criatividade do autor.

    1. Concordo com você em relação a sutileza da cena, foi muito bem feito, mas sobre as lutas eu discordo, precisam inovar em algo, porque se o mangá continuar mais 8, 9, 10 volumes só com os DMTs vai começar a ficar chato e previsível.

      As lutas com Titãs ainda tem bastante potencial, mas as lutas com os humanos estão saturando na minha opinião.

  2. Não posso concordar sobre a revelação do Reiner e Berthold… aquilo foi como um chute nas bolas pelos pés de um ninja! O.O
    Não deu pra ver chegando! lol
    Sobre a suprema revelação da historia… eu acredito que será algo muito mais simples do que aliens(lol)… acho que o anime já deu a "hint" do por que daquela poha toda estar acontecendo.

  3. Comecei a ler o mangá após ver um gif que a Annie rebolava e transformava em titã, depois do spoiler acabei desistindo de esperar o anime.

    Quando comecei a ler o mangá estava lendo só para saber se ela era mesmo a Titã fêmea, e depois outras coisas foram me prendendo a atenção como a busca da Historia para poderem contar o pq daquelas muralhas terem sido feitas com titãs (Nesse ponto vejo ponto positivo do mangá, pq não daria tempo de construir três muralhas desse nível a tempo de conter ataque dos titãs).

    Busco teoria da historia na fala dos personagens, Reiner e Berthold dizem ser Guerreiros (Diferente dos humanos que são soldados) e queria levar Eren junto com eles (assim como Annie que pela saga fora da muralha mostra que são aliados os três). Não dá para saber se eles são obrigados a fazer essas ações pelos titãs ou se são uma tribo de titãs humanos que tentam sobreviver entre os titãs fora da muralha.

    E ainda tem o Titã peludo que apesar da facilidade dele entrar na muralha parecia que havia muito tempo que não tinha contato com os humanos da muralha por nem sabia da existência dos DMTs. e parece ter sido o responsável de transformar os humanos de algumas vilas em titãs (e nem todos foram bem sucedidos).

    Acredito que a existência dos titãs seja culpa de uma guerra entre dois reinos e que um dos reinos tenha desenvolvido a técnica de transformação e perdido o controle dela.

  4. sinceramente discordo em boa parte essa análise…

    o mangá tenta surpreender a cada capítulo e sinceramente, se como você pensou fosse o caminho certo do mangá já estaria na cara que saberíamos o final da série(que seria a extinção da raça humana, pois se eles não conseguem lutar contra peões como você disse, imagina os boss..

    Esse fato de que todos poderiam usufruir o poder dos titans realmente não é uma tacada genial, mas pensando por outro lado, o autor quis mostrar que o ser humano sabe se adaptar nas circunstâncias( em fatos reais, se não me engano o ser humano sobreviveu a uma era glacial)

    enfim, o mangá realmente é complexo por si só e sabe trabalhar muito bem com clichês, pode sim se tornar um clássico dos mangás por exemplo…

    essa é minha opinião

    1. Eu disse que adoro o mangá, mas no fim você apenas concordou comigo dizendo que esse lance dos humanos se transformarem em Titãs não é nada genial e sim uma solução fácil. É uma falha, mas não desmerece a obra como um todo, continua sendo um dos melhores mangás dos últimos tempos.

  5. Essa história de titãs me lembra um pouco Claymore…Em Claymore as guerreiras descobrem que há uma guerra em um continente fora e que no continente delas foram feitas experiencias da organização. Acho que esses humanos da muralha fazem parte apenas de um experimento organizado pelo rei e humanos (talvez criminosos) foram selecionados para realizar uma experiencia.
    Os titãs vivem talvez em apenas uma ilha continental. Esse macaco foi criado por humanos pra ser manipulado mas ele acaba transformando humanos em titãs dementes.
    Os três traidores talvez sejam de lugares onde foram treinados pra serem soldados e deveriam tentar capturar o macaco.
    O pai do Eren deveria fazer parte da equipe de pesquisa que é enviada pra lá…
    É o que penso…não acho ruim dos titãs encoraçado e colossal serem peões…achei surpreendente…significa que o manda chuva disso tudo é mais poderoso e controlador do que se imagina.

  6. Olha na Minha Opinião, é o seguinte:
    Pra mim os titãs Não passam de eras, antigas, como já diz no primeiro ep. " Para você a dois mil anos No futuro"

    Isso já da um palpite, que os titãs já abitavam o planeta bem antes que os humanos. Também se perceberem entre o 1 Ep.. e o 2 EP.. Falam que o pai do Eren foi o salvador das muralhas, é como o Gláuber Andrade, falo eles devem ser sim, experiencias criadas em um laboratório ou algo assim, mas se pensarem bem Reiner e Berthold, não podem ser, humanos titãs que tentam sobreviver fora da muralha, por causa que, no mangá ( não sei o numero do angá ) eles comentam algo sobre volta para sua terra natal, mas não explicaram se é algum tipo de terra natal, ou uma aldeia, cidade algo assim.
    Para mim. Os titãs São experiencias, erradas por soldados e cientistas, e Reiner e Berthold ( Não posso confirmar, que Eren é do futuro também, mas da um palpite já no primeiro ep… com o sonho que Eren teve. )
    são do futuro que voltaram ao passado para concertar algo, ou levar o Eren do passado pro futuro algo assim.

  7. primeiro!!! o eren se transformar em titã é o que faz de attack on titan diferente de tudo, se não fosse assim seria ( em vez de zumbi colocaram titã ) mas uma porra tipo ( the walking dead ) segundo!!! é claro que só os humanos com o dmt não conseguiriam vencer os ( titãns humanos ) aos olhos deles somos apenas insetos, eles sabem aonde é seu ponto fraco, isso por si só torna derrotá-los quase impossível… mas lembre-se da surra que o rivaille deu na annie… terceiro!!! não concordo que na saga da annie o clima pesado diminuiu pelo contrario depois que o eren fecha o buraco na muralha pensei ( agora a humanidade tem uma chance ) aí aparace um titã femea que sai matando geral e coloca o eren no chinelo ( aquela cena dela devorando o eren foi muito foda ) quarto!!! não achei, vamos dizer, nem um pouco brochante a revelação sobre o ( colossal e o encouraçado ) exatamente porque pensei, puta que pariu então o bagulho é mais doido do que eu pensava ( até então pensava que o colossal era o !!! mestre !!! do bagulho ) quinto!!! sobre christa !!! puta que pariu !!! tá querendo achar pelo em ovo ( na minha humilde opinião irmão seu comentário foi muito cagado ) será que alguém com exceção de você liga se isso é original ou não??? sexto!!! sobre as lutas usando dmt, não consigo enjoar, pergunto??? ( quando você lê uma revistinha do homem aranha, você pensa, porra!!! já tô enjoado do cabeça de teia voando, desviando de coisas e dos ataques dos inimigos, dando porrada e etc ) quando você vê um filme dos ( x men por exemplo ) você pensa, porra!!! lá vem o wolverine de novo com aquelas garras rasgando geral e etc poderia dar infinitos exemplos… attack on titã na minha opinião é a melhor coisa em entreterimento que eu já ví ( cinema,filmes,mangás,livros,séries e etc ) é estranho que tudo que eu vejo agora eu acho chato graças ao maldito attack on titan respeito a sua opinião e a de todos continuem assim dizendo realmente o que vocês pensam ( abraço a todos )

    1. 1 cara eu concordo porem a Annie deixou Eren no chinelo pois Eren assim como Irwin disse e um simples amador não tem muita experiencia como titã e tambem não manja muito das artes marciais assim como a Annie…2 oq q tem Christa quero saber ^^

  8. não concordo não brother… os humanos se transformarem em titã é exatamente o que faz attack on titã diferente de tudo ( eu já disse isso no meu comentário ) dá uma lida lá que tá toda minha opinião isso é se eles aprovarem e ele aparecer, um abraço irmão…

  9. eu esqueci de dizer uma coisa e não é sobre attack on titan!!! Rafael… parabéns por jogar ou ter jogado final fantasy x é realmente uma jornada incrível aquele jogo… na minha humilde opinião o melhor jogo de ps2 ( escutem minha história, essa pode ser nossa última chance ) ffffooooodddddaaaaa!!!!!!!

  10. estou curioso, eu acabei de ver o anime e queria saber se a historia continua dele continua no mangá, porque o titan encouracado e o colossal desapareceram sem mais e nem menos e restou aquela curiosidade, e eu queria saber se a historia continua… por favor me contatem por email dereckc4@hotmail.com

  11. Estou com uma dúvida infernal que não consigo resolver, no primeiro episódio o titulo é:Para Você Dois Mil Anos Depois/No Futuro, isso que dizer que o tempo no anime se passa à 2 mil anos do nosso presente ou é a 2 mil anos do tempo deles pra nós no futuro, eu acredito que seja á partir do nosso presente e com a chegada dos titans e o massacre humano a tecnologia diminuiu muito só restando armas de fogo simples como rifles e canhôes; agora pensando que é no passado (tipo idade média) como os humanos teriam tecnologia pra desenvolver os DMT’s e os rifles entende ? Eu tento resolver de um jeito volta pro passado ai tento de outro e volta pro futuro, pode me ajudar ?

  12. Eu gostei achei interessante humanos ,que cresceram do lado deles, serem os seus inimigos , seremos próprios titãs ,como no caso de e Reiner e Beirthold, sobre os humanos transformarem em titãs achei muito legal, o que gostei que são poucos que transformam em titãs se vários conseguissem o manga ficaria sem graça, do jeito que fica mais emocionante por são poucos titãs que estão do lado dos humanos, acho que só Eren praticamente Ymir nem tanto só importa com historia.Eu acho que o macaco é um tipo de Titã alfha que comando os outros , ele que faz humanos virarem titãs, mas tem o fato que nem todos humanos que viram titãs ficam do mal, como a mãe do connie e um tita que apareceu do nada, arrancando a orelha de outro titã, até lá só podemos especular. Pra mim Ataque dos tiãs é dos melhores animes que já existiu.

  13. sei lá, achei a ideia inicial muito boa, mas essa coisa de humanos se transformarem em titãs achei palha e parei de acompanhar hahaha

  14. Eu poderia até concordar, mas eu fiquei muito frustada no começo quando todo mundo apenas sofria e não tinha ninguém, e me senti aliviada quando Eren se tornou um titã pq agora os humanos tinham uma salvação e eu já estava passando raiva demais , pq no anime n tem felicidade alguma, é muita tensão e isso foi refrescante… Eu não entendo pq vc não queria q as coisas suavizassem , se n fosse assim n teria nem história pra continuar, pq os titãs são meros burros, humanos são inteligentes isso faz ficar é pior a situação, apenas aconteceu deles se conhecerem dentro da muralha , mas isso é bom pq deve haver algum motivo por trás disso tudo e com certeza o coração ”humano” deles talvez os pare alguma hr antes de acabar com todo mundo, e se todo mundo morresse no final , qual seria a graça desse anime ? até o autor desse anime esta internado com depressão, aposto que geral ia pular de um prédio depois de ver esse anime HAUSHAUSHAUSHAUHSUAHSUAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.