Reflexão sobre o mangá de Shingeki no Kyojin – Attack on Titan

Um excelente mangá, mas que decepciona quando revela partes importantes da história!!!

O anime/mangá mais comentado de 2013 certamente é Shingeki no Kyojin e toda essa fama tem seus motivos e esses motivos já foram discutidos em dois posts aqui no Portallos, vocês podem conferi-los clicando aqui e aqui.

Nesse post vou comentar um pouco sobre o que aconteceu nos capítulos recentes do mangá sem muita especulação, já que o Mailson Shin já fez isso no post dele.

Então vamos lá!!!

PASSE LONGE DESSE POST SE VOCÊ NÃO LÊ O MANGÁ!!! MUITOS SPOILERS PARA QUEM SÓ ACOMPANHA O ANIME… O AVISO ESTÁ DADO!!!

O subtítulo desse post já dá bem o tom do que será comentado aqui… Shingeki no Kyojin é um dos melhores mangás que li até hoje, mas ao mesmo tempo é um mangá que nos frusta por ir suavizando a tensão a medida que ele avança.

Já explico o porque dessa minha impressão…

Quando a história começa ficamos realmente impressionados com o massacre que a humanidade vem sofrendo nas mãos e principalmente dentes dos titãs, temos a impressão que aquela situação é irreversível, pois não conseguimos imaginar com os seres humanos tão pequenos e frágeis poderão vencer aqueles seres colossais que muitas vezes tem força e velocidade proporcionais ao tamanho.

ShingekiNoKyojinTitanColossal

A forma como a mãe de Eren é morta logo no começo, sem um pingo de suavização, nos deixa perplexos e com a certeza que esse mangá não poupará ninguém, não será um mangá “chapa branca”.

Mas logo em seguida, o que parecia impossível se tornou totalmente possível e na minha opinião acabou um pouco com a tensão das batalhas: a transformação de Eren em Titan tornou possível um combate mano a mano entre “seres humanos” e titãs. A partir desse capítulo/episódio eu já tinha certeza que muitos outros humanos teriam acesso a esse poder, pois na prática é a única forma de se vencer um Titan de “alto nível”.

Os humanos com seus DMTs em geral só conseguiam derrotar aqueles titans mais fracos, com raras exceções, como Rivaille e Mikasa que também derrotam titans mais fortes, mas mesmo assim não chegam a conseguir vencer os que poderíamos considerar como “chefões”.

shingeki no Kyojin manga

Na saga da Titan fêmea, ou simplesmente Annie (em sua forma humana), eu tive a impressão que no fim das contas os humanos estão ligados em excesso ao plot twist que dará aquela resposta final a história e isso na minha visão não é bom, provavelmente teremos alguma metáfora muito interessante ligado a essa resposta, como já temos em vários pontos do enredo, mas aquele clima pesado do início diminuiu um pouco ao saber que os humanos estão envolvidos em todo o mistério da trama central.

Na saga atual foi revelado que Reiner e Berthold (podem ocorrer variações na grafia de scan pra scan) se revelaram como o Titan Encouraçado e o Titan Colossal respectivamente, o que foi pra mim uma decepção e motivo de surpresa absurdos!!!

O Titan Colossal talvez seja o mais emblemático da história por aquela cena inicial incrível do anime/mangá e saber que ele é um mero “humano” ou fantoche de alguém ou algo, não foi uma revelação que aceitei muito bem.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan

Talvez o que seja revelado mais a frente mude essa impressão, talvez tenha alguém ou algo muito incrível por trás desse mistério, mas à primeira vista dá um certo desânimo. A revelação que Christa é na verdade alguém de uma família nobre e que seu verdadeiro nome é Historia me dá um certo ar de “deja vu”, sinto que não é tão original assim. Continuando nas reclamações antes de partir para os elogios, tenho que dizer que seria muito interessante se Hajime Isayama (autor mangá) criasse novos métodos de batalha e mecânicas de combate, pois as lutas utilizando DMTs e cavalos em campos abertos já começa a se repetir em excesso, mas por outro lado as lutas envolvendo os titans humanos costumam variar mais por aparentemente cada titan contar com uma habilidade única (menos o Eren, xD).

Pelo lado positivo do mangá posso dizer que os mistérios e intrigas continuam prendendo e funcionando muito bem, é impossível não ficar super ansioso esperando que uma super revelação aconteça no capítulo seguinte, sendo que o principal e que talvez mais mova o leitor em frente é sobre a identidade do verdadeiro vilão da história, já que ficou subentendido que Reiner e Berthold que até então eram os titans mais perigosos são meros guerreiros e peões nas mãos de alguém.

Mikasa

No último capítulo lançado, Eren e Mikasa se depararam com a (o) titan que devorou a mãe de Eren e poderemos ter uma luta com vitória da tropa ou Eren ficará frustrado por ainda não conseguir derrotar esse titan que causou a maior dor de sua vida.

Como já mencionei acima, as lutas entre os titans “humanos” costumam ter uma boa dose de criatividade e geralmente tem consequências interessantes.

Mais três mistérios que tem nos deixado intrigados:

1 – O que é ou quem é aquele titan macaco peludo? Seria ele de uma outra raça? Um alien? A verdadeira forma dos titans?

Tenho impressão que esse não tem ligação com os humanos já que ele passa impressão de não conhecer as armas humanas e age de uma forma completamente diferente, além da óbvia aparência que não tem nada a ver com os outros. Há teorias de que o mundo que vimos até agora é apenas um pequeno pedaço do mundo completo e que haveriam outros seres ou titans diferentes em pontos mais distantes, lembrando que a humanidade já enfrenta esse problema há séculos e quando faziam expedições fora das muralhas não duravam mais do que algumas horas, nunca indo muito distante.

shingeki-no-kyojin-rivaille

2 – Ymir diz que vagou por 60 anos fora das muralhas e diz não lembrar ter devorado o amigo de Reiner e Berthold, além disso afirma que roubou o seu poder de titan e na sua forma humana aparenta ser uma adolescente/início da fase adulta.

Esse também é um dos mistérios centrais… será que todos titans vagam fora da muralha por alguns anos e recuperam suas memórias depois de um tempo?

3 – Quem ou o que é o Big Boss da história?

No momento eu chutaria em um humano nobre, quem sabe o rei, mas não descarto a existência de seres que ainda nem apareceram, não descarto os titans serem aliens (hipótese menos provável) e não descarto serem apenas uma raça superior que surgiu do nada na Terra.

shingeki-no-kyojin-titan-encouraçado

Finalizando esse post que já está enorme, apesar de ter criticado o mangá em vários pontos, deixo claro que é um dos melhores lançamentos dos últimos anos e apenas faço essas ressalvas porque são fatos e escolhas que enfraqueceram um pouco a história na minha opinião, pois no início colocava Shingeki no Kyojin como grande candidato a mangá supremo e clássico, mas no momento precisamos de um pouco mais de inovação…. potencial ele tem, mas que as revelações nos causem daqui pra frente mais surpresas positivas, ao invés de nos frustrar em alguns momentos.

E vocês, o que estão achando do mangá? Concordam com a minha opinião?

Written By
More from Rafael Gaara

Mortal Kombat Legacy II completo no ar!

O legado de sangue em sua segunda temporada!!! Pessoal, essa notícia já...
Read More