Conversa de Mangá: One Piece 723 – Mudança de Planos

Ficou sem fôlego com o capítulo dessa semana?

Hum… como eu começo? Como disse mais cedo no post [O que estou], a galera foi muito bacana nos comentários do que vocês queria ver aqui no blog, elogiando e fazendo críticas construtivas (neste link) que me animaram a atender alguns do pedidos lá. Então vamos conversar um pouco sobre One Piece dessa semana e no que está acontecendo em geral no arco atual? E aí se rolar uma prosa legal, nas próximas semanas, sobrando um tempinho, faço o mesmo com Naruto e também Bleach (sim, eu ainda acompanho o lero lero do Tite Kubo). Viu só o que acontece quando vocês participam?

Spoilers à vista, siga por sua conta marujo!

One Piece 723 – Mudança de Planos

Uau! Faz mais de um ano que escrevi sobre o que estava achando dos acontecimentos no mangá do Oda, ainda estávamos em Punk Hazard (leia aqui). Admito que tentei voltar a falar sobre o mangá aqui no blog, mas nesse meio tempo rolaram outros textos de outros membros da equipe sobre a série (o Shin fez um bacana sobre Dressrosa não faz tanto tempo assim e antes disso o Gaara também deu seu pitaco aqui) e acabei deixando a ideia de lado. Até hoje.

No geral acredito que esse é o primeiro arco digno de One Piece dentro da fase Novo Mundo. A saga na ilha dos tritões foi legal, mas não foi tudo aquilo que muitos estavam esperando, principalmente pelo vilão fraco graças a memória afetiva que (eu pelo menos tenho) do quão tenebroso é a representação do Arlong para a história da série. Aí depois veio Punk Hazard, que a princípio parecia algo maluco e divertido, dentro dos parâmetros que podemos esperar de One Piece, porém a coisa meio que desanda e se arrasta lá para o meio do arco e a gente descobre que o objetivo de Punk Hazard era de servir como uma preparação para o arco em Dressrosa. Enfim, o que passou passou. Se foi mais ou menos ou se você curtiu ou se não curtiu não vem mais ao caso, afinal, duvido que alguém ache HOJE que Punk Hazard foi mais bacana do que tudo que vimos até o momento em Dressrosa.

O grande mérito do arco atual, na minha opinião, é a elasticidade de tramas bem elaboradas que ele possui. Nos últimos dois arcos eu ficava torcendo para chegar logo naquele clímax de batalhas, do Luffy contra o vilão da saga. E isso não é necessariamente um fator positivo num mangá tão extenso e desacelerado como One Piece. Já em Dressrosa não estou com expectativa alguma pelo clímax. Há tanto que rolar ainda, e todas as sub-tramas parecem tão interessantes. As batalhas no coliseu, os anões, os brinquedos, esse novo almirante da marinha (Fujitora), toda a família bizarra do Doflamingo e por aí vai.

E a construção e o formato na qual Oda vem trabalhando com os Mugiwaras em grupos vem sendo muito mais eficiente do que nos arcos anteriores. Não tem um sobrando ou descolado da trama, o que prova algo que não achei que o Oda conseguiria, pois além do grupo habitual, há outros coadjuvantes que estão fazendo peso importantes na divisão do grupo dentro do arco, como o samurai Kinemon.

Vale também reforça um personagem que vem ganhando relevância nos últimos arcos: o Sanji! Parece que o Oda meio que deixou o Zoro de lado nessa entrada do grupo no novo mundo. Ele não teve nenhuma grande batalha, e todas as rápidas que rolaram, ele venceu sem muito esforço. Já o Sanji além de estar mais ousado, parece mais invocado e propenso a crescer dentro dos atuais eventos, deixando bem longe a figura de cozinheiro do grupo. Já o vejo com outros olhos desde que ele decidiu encarar o Vergo em Punk Hazard, para nesse capítulo terminar com ele encarando de frente uma dos maiores vilões da série! Será que o Zoro ficou overpower demais e por isso se faz necessário que o Sanji entre em cena para suar um pouco e dar a dramaticidade que a história precisa? Não sei, mas em todo caso estou aprovando a ideia de ver Sanji mais ativo na parte de proteger o bando sem se importar com as consequências. Porém espero que em algum momento do arco atual o Oda consiga criar uma batalha digna para o Zoro…

Acredito que vale comentar um pouco sobre as batalhas que estão acontecendo no Coliseu com o Luffy e os novos aliados que ele possivelmente vai conseguir como consequência de tudo que vem fazendo lá dentro, como o pirata esquisitão das barreiras e o velhote da cabeça pontuda (olha eu esquecendo os nomes como o Luffy faz e botando apelidos simples…). Tem também a herdeira do reino e o cavalheiro esquisito que a defendo no capítulo passado. A meu ver toda essa galera vai em algum momento futuro se aliar ao Luffy contra a família DoFlamingo. Até o cara da fruta das molas (esse eu não podia ter esquecido o nome) vai se virar contra o DoFlamingo. Fica apenas a questão Burgers (acertei?), da tripulação do Barba Negra. Não acho que o Luffy vai encontrar o Barba Negra nessa saga, mas será que o Burgers vai simplesmente se pirulitar quando a coisa explodir? E eu ainda fiquei na dúvida se o fruta prometida no torneio, que seria do Ace, é realmente um prêmio real ou inventado pelo DoFlamingo, que já admitiu que havia planejado isso para atrair o Luffy, mas não deixou claro se o prêmio é realmente uma farsa.

Para encerrar, sempre acho foda quando o Oda relembra Arabasta! Mesmo quando ele apenas menciona o reino. Então Arabasta se recusou a se unir aos outros reinos e ir lá morar na Terra Sagrada? Que foda isso! Eu tenho pra mim que quando a coisa explodir para o Governo Mundial e os Tenryuubitos veremos Arabasta novamente. Queria tanto ver a Vivi novamente encontrando Luffy & cia… quem sabe se juntando a eles antes da ilha final (Laftel).

E aí? Ficou legal? Admito que me sinto meio enferrujado para fazer (depois de tanto tempo) esses textos reflexivos e opinativos sobre um capítulo de mangá… deixei aí nos comentários se curtiram e também suas opiniões do que estão achando do arco atual e viaje também na maionese como eu fiz aí em alguns momentos. 😉

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Faltou a princesa do ‘Caldeirão Mágico’, a Eilonwy; a fada do Pinocchio; A princesa Kida de ‘Atlantis O Reino Perdido’. Ficaria perfeito!

  2. gente está tudo fora de ordem a primeira é branca de neve,cinderela,alice no pais das maravilhas,wendi (peter pan),a bela adormecida,ariel,bela,jasmin,pocahontas, esperalda,megara,mulan,jane,lilo,encantada e tiana

  3. gente está tudo fora de ordem a primeira é branca de neve,cinderela,alice no pais das maravilhas,wendi (peter pan),a bela adormecida,Eilonwy,ariel,bela,jasmin,pocahontas, esperalda,megara,mulan,jane,kida,lilo,encantada e tiana

  4. Opa. Bacana a reflexão.

    Eu estou achando a saga de Dressrosa muito interessante, principalmente as informações novas sobre o Governo Mundial e sobre a família Donquixote.

    Suposições sobre encerramento das fases.

    Coliseu:

    * Rainha de Dressrosa por direito, a atual ex-princesa Rebecca junto de seus "seguidores" vão se "unir" aos mugiwaras na batalha contra a família Donquixote.

    * Luffy com novos admiradores/seguidores/aliados: Rebecca, Família do Don Chinjao e a Tripulação do Bartolomeu.

    Fábrica:

    * União dos "brinquedos" com os anões para início da batalha contra a família Donquixote. Frank colocando o plano inicial em prática.

    * Mais dois novos aliados dos Mugiwaras surgem nessa fase: "Brinquedos" e "Anões".

    Green Bit:

    * Sanji segura o DoFlamingo por algum tempo com o auxílio de outros mugiwaras (viagem on -> em algum momento o Jinbe vai aparecer para ajudar – viagem off).

    * Batalha Final entre Mugiwaras X Donquixote Family em Green Bit – não sei o que vai acontecer, mas em algum momento a família Donquixote vai debandar. Não sei se alguém de grande reputação e poder aparece para salvar o dia ou se vai ser a competência dos próprios Mugiwaras que vai ocasionar o debandar da família Donquixote.

    Viagem:

    A letra "D" começa a fazer mais sentido. Ou são um branch dos Donquixote, que em um dado momento se viraram contra a família principal, dai a "Determinação dos D" (em mudar o mundo e melhorá-lo), ou são a família que antigamente era responsável pela manutenção da paz no mundo ou ordem, ou algo do tipo.

    O “brinquedo” que sempre cuidou da Rebecca é na verdade o antigo Rei de Dressrosa, ou seja o avô da Rebecca.

    E chega!

  5. Gostei da reflexão. Ao contrário das outras sagas no novo mundo, essa se mostrou mais interessante de se acompanhar. O Oda já até conseguiu no ponto atual unir a maior parte das tramas paralelas.

  6. To curtindo muito essa saga de One Piece.
    Apesar de todas as críticas eu curti bastante a Saga de Punk Hazard, não acho que ela tenha se perdido, ou se arrastado, ela foi uma saga diferente do que esperávamos (assim como a Ilha dos Tritões tbm foi). Ela me lembrou bastante o arco dos gigantes que lutavam a 100 anos, lá no início da Grand Line, uma apresentação do que os Mugiwaras enfrentariam nas aventuras subsequentes.
    Agora Dressrosa está sendo espetacular, quero muito ver como o Oda irá dar continuidade a todos os eventos que ele criou nesse arco. Eu nem acho que o torneio no Coloseum vai ter uma resolução, afinal a fábrica de Slime é embaixo dele. Pra mim, os anões e os brinquedos vão invadir e começar a destrui-la antes do final das lutas na divisão D. Quando isso acontecer quero ver como o Doflamingo vai reagir a esse ataque.
    Outra coisa Sanji x Dolfy. Por mais que eu queira que o Sanji consiga ganhar essa luta não acho que é isso que vai acontecer, acho que o Dolfy vai "fugir" assim que descobrir que a fábrica de Slime está sendo atacada.
    Agora uma coisa que eu tenho percebido com as sagas do Novo Mundo, acho que a cada saga o Luffy vai conseguir novos aliados, por exemplo na Ilha dos Tritões ele ficou aliado dos Piratas do Sol (Tripulação do Jinbei), em Punk Hazard dos Piratas do Law (msm que seja temporária, acho que o Law e o Luffy vão acbar se aliando em definitivo, msm depois que eles conseguirem derrotar o Kaidou) e agora em Dressrosa eles já tem pelo menos duas tripulações aliadas, a Marinha Happou e os piratas do Bartolomew, porém acho que eles vão acabar tendo mais aliados, por exemplo o Bellamy ou o Cavendish (mas isso são só suposições).
    Agora vou dar uma viajada/especulada, qnd o Luffy encontrar com o Dragon (o que eu acho muito provável de acontecer), várias ilhas que o Luffy já passou vão apoiar a causa dos Revolucionários, exatamente por causa da presença do Luffy como filho do líder Revolucionário, por exemplo Drumm, Alabasta, a Ilha dos Tritões e até mesmo Dressrosa, dependendo de como vão ocorrer as coisas no final dessa saga. Algumas ilhas fortes e com muita influência dentro do Governo Mundial, e eu acho que o apoio dessas ilhas pode ser decisivo pra que uma Guerra em busca do fim do GM possa ocorrer.

  7. Sem duvidas a melhor saga pos-time skip. A trama ta muito boa e envolvente. To realmente curioso com final do torneio, pelo andar da coisa podemos ter um Luffy e aliados (Rebecca e Bartolomeu) x Jesus Burgues e se isso o ocorrer axoq ele iria embora afinal eh quase um regra nos piratas do BN soh lutarem batalhas ganhas ou entao fugir. Sobre a Familia D. com esta revelaçao da criação do governo mundial soh posso supor q os D. sao a familia do primeiro governante ou a familia q caiu pra q fosse criado este governo. Este destaque pro Sanji eu axei foda porem to muito decepcionado com Nami, Brook, Usopp, Chopper e Robin pos time-skip, eles parecem mais covardes do q antes, quero evolução de todos.

  8. vejo que Luffy esta formando inconscientemente um exercito de aliados. Isso talveis seja um planejamento para uma futura saga aos moldes de marineford, ou até mais grandiosa devido ao fato de estarem no novo mundo, viagei legal eu sei rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.