Conversa de Mangá: One Piece 723 – Mudança de Planos

Ficou sem fôlego com o capítulo dessa semana?

Hum… como eu começo? Como disse mais cedo no post [O que estou], a galera foi muito bacana nos comentários do que vocês queria ver aqui no blog, elogiando e fazendo críticas construtivas (neste link) que me animaram a atender alguns do pedidos lá. Então vamos conversar um pouco sobre One Piece dessa semana e no que está acontecendo em geral no arco atual? E aí se rolar uma prosa legal, nas próximas semanas, sobrando um tempinho, faço o mesmo com Naruto e também Bleach (sim, eu ainda acompanho o lero lero do Tite Kubo). Viu só o que acontece quando vocês participam?

Spoilers à vista, siga por sua conta marujo!

One Piece 723 – Mudança de Planos

Uau! Faz mais de um ano que escrevi sobre o que estava achando dos acontecimentos no mangá do Oda, ainda estávamos em Punk Hazard (leia aqui). Admito que tentei voltar a falar sobre o mangá aqui no blog, mas nesse meio tempo rolaram outros textos de outros membros da equipe sobre a série (o Shin fez um bacana sobre Dressrosa não faz tanto tempo assim e antes disso o Gaara também deu seu pitaco aqui) e acabei deixando a ideia de lado. Até hoje.

No geral acredito que esse é o primeiro arco digno de One Piece dentro da fase Novo Mundo. A saga na ilha dos tritões foi legal, mas não foi tudo aquilo que muitos estavam esperando, principalmente pelo vilão fraco graças a memória afetiva que (eu pelo menos tenho) do quão tenebroso é a representação do Arlong para a história da série. Aí depois veio Punk Hazard, que a princípio parecia algo maluco e divertido, dentro dos parâmetros que podemos esperar de One Piece, porém a coisa meio que desanda e se arrasta lá para o meio do arco e a gente descobre que o objetivo de Punk Hazard era de servir como uma preparação para o arco em Dressrosa. Enfim, o que passou passou. Se foi mais ou menos ou se você curtiu ou se não curtiu não vem mais ao caso, afinal, duvido que alguém ache HOJE que Punk Hazard foi mais bacana do que tudo que vimos até o momento em Dressrosa.

O grande mérito do arco atual, na minha opinião, é a elasticidade de tramas bem elaboradas que ele possui. Nos últimos dois arcos eu ficava torcendo para chegar logo naquele clímax de batalhas, do Luffy contra o vilão da saga. E isso não é necessariamente um fator positivo num mangá tão extenso e desacelerado como One Piece. Já em Dressrosa não estou com expectativa alguma pelo clímax. Há tanto que rolar ainda, e todas as sub-tramas parecem tão interessantes. As batalhas no coliseu, os anões, os brinquedos, esse novo almirante da marinha (Fujitora), toda a família bizarra do Doflamingo e por aí vai.

E a construção e o formato na qual Oda vem trabalhando com os Mugiwaras em grupos vem sendo muito mais eficiente do que nos arcos anteriores. Não tem um sobrando ou descolado da trama, o que prova algo que não achei que o Oda conseguiria, pois além do grupo habitual, há outros coadjuvantes que estão fazendo peso importantes na divisão do grupo dentro do arco, como o samurai Kinemon.

Vale também reforça um personagem que vem ganhando relevância nos últimos arcos: o Sanji! Parece que o Oda meio que deixou o Zoro de lado nessa entrada do grupo no novo mundo. Ele não teve nenhuma grande batalha, e todas as rápidas que rolaram, ele venceu sem muito esforço. Já o Sanji além de estar mais ousado, parece mais invocado e propenso a crescer dentro dos atuais eventos, deixando bem longe a figura de cozinheiro do grupo. Já o vejo com outros olhos desde que ele decidiu encarar o Vergo em Punk Hazard, para nesse capítulo terminar com ele encarando de frente uma dos maiores vilões da série! Será que o Zoro ficou overpower demais e por isso se faz necessário que o Sanji entre em cena para suar um pouco e dar a dramaticidade que a história precisa? Não sei, mas em todo caso estou aprovando a ideia de ver Sanji mais ativo na parte de proteger o bando sem se importar com as consequências. Porém espero que em algum momento do arco atual o Oda consiga criar uma batalha digna para o Zoro…

Acredito que vale comentar um pouco sobre as batalhas que estão acontecendo no Coliseu com o Luffy e os novos aliados que ele possivelmente vai conseguir como consequência de tudo que vem fazendo lá dentro, como o pirata esquisitão das barreiras e o velhote da cabeça pontuda (olha eu esquecendo os nomes como o Luffy faz e botando apelidos simples…). Tem também a herdeira do reino e o cavalheiro esquisito que a defendo no capítulo passado. A meu ver toda essa galera vai em algum momento futuro se aliar ao Luffy contra a família DoFlamingo. Até o cara da fruta das molas (esse eu não podia ter esquecido o nome) vai se virar contra o DoFlamingo. Fica apenas a questão Burgers (acertei?), da tripulação do Barba Negra. Não acho que o Luffy vai encontrar o Barba Negra nessa saga, mas será que o Burgers vai simplesmente se pirulitar quando a coisa explodir? E eu ainda fiquei na dúvida se o fruta prometida no torneio, que seria do Ace, é realmente um prêmio real ou inventado pelo DoFlamingo, que já admitiu que havia planejado isso para atrair o Luffy, mas não deixou claro se o prêmio é realmente uma farsa.

Para encerrar, sempre acho foda quando o Oda relembra Arabasta! Mesmo quando ele apenas menciona o reino. Então Arabasta se recusou a se unir aos outros reinos e ir lá morar na Terra Sagrada? Que foda isso! Eu tenho pra mim que quando a coisa explodir para o Governo Mundial e os Tenryuubitos veremos Arabasta novamente. Queria tanto ver a Vivi novamente encontrando Luffy & cia… quem sabe se juntando a eles antes da ilha final (Laftel).

E aí? Ficou legal? Admito que me sinto meio enferrujado para fazer (depois de tanto tempo) esses textos reflexivos e opinativos sobre um capítulo de mangá… deixei aí nos comentários se curtiram e também suas opiniões do que estão achando do arco atual e viaje também na maionese como eu fiz aí em alguns momentos. 😉

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Tags from the story
,
More from Thiago Machuca

Postando uma imagem… só porque curti! (24: Live Another Day)

Jack Bauer está de volta! Heroes também… será que mais séries podem...
Read More