Conversa de Mangá: Naruto 651 – Preenchimento

A interminável saga que está sempre tentando se encerrar!

Hoje fecho o ciclo que iniciei há duas semanas. Lembrando que já comentei então aqui no blog sobre a atual fase de One Piece (link) e o desastre que está sendo o último arco de Bleach (link). Restando apenas refletir um pouco sobre a infinita guerra ninja no mangá de Naruto, que parece que está sempre chegando há algum lugar, mas nunca acaba!

A prosa segue após o continue lendo e vai ter spoilers. Esteja avisado!

Naruto 651 – Preenchimento

Atualmente sigo apenas estes três mangás mencionados. Seguia outros, mas ou eles acabaram (Katekyo Hitman Reborn) ou estão em hiato (Hunter X Hunter). Mas tenho um forte desejo de seguir mangás como Fairy Tail e Toriko, mas não sei porque ainda não tomei tal iniciativa. Talvez porque hoje em dia esteja menos divertido ter que ficar lembrando toda semana que tem mangá pra ler online, com tanta coisa na prateleira pra ler também, ou porque realmente é algo de fase mesmo. Admito que nem mesmo Naruto, Bleach e One Piece acompanho semanalmente sem furar. Está ficando cada vez mais comum deixar acumular 3 ou 4 capítulos para ler numa só tacada. Há semanas que nem me lembro de ler os mangás online! É só comigo isso?

Para escrever essa reflexão mesmo, notei que estava dois capítulos de Naruto em atraso. Acabei lendo os de duas semanas anteriores e mais o dessa semana. É mais divertido assim. O ritmo da narrativa quebra bem menos. Talvez a minha paciência esteja bem menor, ou porque tenho muito mais para o que me entreter atualmente do que tinha alguns anos atrás.

Mas indo para o que interessa. Uma coisa que vi bastante pela internet enquanto pensava um pouco no que dizer aqui foi a quantidade de pessoas reclamando do atual arco de Naruto e os motivos são muitos. A demora por alguma conclusão, o problema do fator overpower onde os personagens tiram energias e poderes do nada para continuarem lutando, a aliança do Sasuke com Naruto contra um inimigo em comum, e assim por diante.

Já adianto e digo que eu não vejo o arco atual tão negativo quanto essa galera. Sinceramente não vejo nada de realmente ruim atualmente na história do Naruto que não seja condizente com o universo que o Kishimoto sempre teve para o mangá. Naruto sempre foi um mangá overpower. Na hora do aperto das batalhas, sempre tem personagens tirando golpes, chakras e forças do nada. “Ah mas agora está exagerado demais”.  Não sei, pra mim me parece condizente com o poder do inimigo, que beira o absurdo mesmo. Se os mocinhos não conseguirem batalhar contra um inimigo tão absurdo assim, o vilão vence e o mangá acaba, correto? Não é assim que manda a cartilha de como contar histórias.

Mas eu acredito que o Kishimoto se esforça bastante para dar sentido a essa força ilimitada de certos personagens. A Kurama (Kyuubi) realmente tem um chakra monstrouso, e ela ainda está dividida entre Naruto e o seu pai. Ainda que beira um pouco o absurdo a compartilhamento coletivo que anda rolando na história, mas mais um vez, o arco é sobre um inimigo absurdo com poderes absurdo. Condiz com a realidade imaginativa da história. Claro, entretanto, que Naruto já foi um mangá mais pé no chão, com histórias mais sólidas e situações mais contidas, mas muito mangá passa por esses momentos malucos, One Piece teve os seus (apesar de que Oda sabe equilibrar bem quando coisas assim acontecem) e até mesmo Dragon Ball tem um inicio pé no chão e termina de forma absurdamente overpower. Faz parte do formato e da tradição dos mangás ser assim. Nenhuma surpresa pra mim então.

Quanto ao Sasuke, admito que me incomoda um pouco a ideia dele estar em pé de igualdade com o Naruto nessa batalha do Obito. Ao que tudo indica ele pode vir a se tornar o mesmo tipo de monstro que o Madara. E tá fácil demais assim, para um personagem que há algumas sagas atrás não podia usar o sharigan direito que os olhos já começavam a sangrar.  Alias o sharingan não era meio que uma maldição ao usuário? Quanto mais ele usasse mais cego ficaria. Tinha algo assim. Agora pelo visto tá liberado geral.

Mas enfim, esse longo arco da guerra teve muitos bons momentos. Eu gostei de ver como a relação Naruto e Kurama mudou e amadureceu. Será que a raposa pode vir a trair o Naruto depois de tudo isso? Seria algo surpreendente admito. Teve uns capítulos atrás com o Naruto e seu pai que também me emocionou bastante, rolando até em olhos mareados, que foi quando o Quarto Hokage percebeu o quanto o filho cresceu e confia em si mesmo. E a morte do Neji? O autor precisava matar alguém dos amigos do Naruto, não? Me pareceu correto ser o Neji no final das contas. Só espero que ele continue morto e não reviva magicamente no final do arco. Também achei legal o Shikamaru dizer que vai se tornar conselheiro do Naruto quando ele se tornar Hokage.

Fora que Tobi no final das contas era o Obito! E eu disse várias vezes isso por aqui, há muito, muito tempo atrás! E o pessoal fazia as contas. Diziam que não era possível, que não fazia sentido. Enfim, o Kishimoto fez fazer sentido e acertei na lata quem estava por trás da máscara. Entretanto ainda acho que as motivações do Obito são relativamente fracas. Eu realmente esperava um background melhor para o personagem, em especial para a morte da amiga dele e do Kakashi, que no fim desse mais sentido a um personagem tão misterioso. No final das coisas Obito é uma versão menos simpática do Nagato, com uma história até mesmo similar. E é exatamente esse ciclo que o Kishimoto está construindo para o Naruto e o personagem está conseguindo superar. A morte de companheiros, mestres e familiares.

O próprio capítulo dessa semana achei relativamente fraco. Obito está meio que se arrependendo de tudo que fez? Seu coração está sendo preenchido? Oras essa, mas não foi a mesma coisa que o Nagato? Narutoo convenceu que o seu jeito ninja irá deixar o mundo melhor. Obito está indo para a mesma ladainha. Simples assim. Nesse quesito, achei fraco a resolução. Eu realmente não queria que um vilão como o Obito arregasse chegando no fim do segundo tempo da partida. Sem arrependimentos, sem redenção. Queria ver o Sasuke e Naruto criando um jeito inteligente de chegar no vilão e não foi bem isso que aconteceu. Nesse ponto, decepciona um pouco sim. O mangá do Naruto nesse sentido já teve lutas e batalhas geniais, onde a inteligência venceu a força. Apesar de que quando os Hokages mortos chegaram, teve muita ação nesse sentido, de batalhas inteligentes e contra-ataques inesperados.

E vi algumas pessoas comentando que agora o arco se encerra porque Obito vai cair. Eu não acho isso, não! Pelo contrário, acho que agora que finalmente o bicho vai pegar. A flor gigante ainda não caiu e Madara ainda está por aí. O grande vilão dessa saga é o Madara. Obito é apenas um meio para um fim. Ainda que ache exagero não conseguirem segurar o Madara, sendo que o primeiro Hokage está ali no auxílio. Seria impressionante se o Madara cancelasse o Edo Tensei do Orochimaru e com isso ficassem apenas o pessoal vivo contra ele.

E há mais uma questão antes de concluir. O fato do Orochimaru ter voltado ainda vai dar problema (eu acho) e fato do Sasuke estar lutando lado a lado do Naruto não significa nada. Ainda acho que o mangá termine com a batalha entre os dois. Talvez não acabe como Madara e o primeiro Hokage, talvez a intenção do Kishimoto é realmente fazer eles se tornarem amigos novamente no fim. Não sei. Mas repetir o ciclo do passado não é algo pelo qual o mangá parece estar intencionado, pelo contrário, Naruto está fazendo tudo de novo, só que do seu jeito.

Essa é a última saga do mangá Naruto? Eu duvido. Se o autor for esperto, ele ainda tem motivos para dar um novo salto temporal e transformar o Naruto em Hokage e ainda criar alguns arcos novos com os personagens mais adultos. Aí sim eu diria que o ciclo da história do personagem poderia ser concluída. E há muito que se fazer quando a guerra acabar. A aliança ainda vai existir? O que será dos outros bijuus? Naruto não vai libertá-los? Tem ainda o Orochimaru e o Sasuke para lidar. A Kurama vai aceitar de boa viver dentro do Naruto a partir de agora?. Eu acho que o mangá consegue fechar um ciclo no final do arco, mas ainda acho que dá para construir novas histórias e até mesmo novos inimigos tendo como base tudo que o autor conseguiu demonstrar nesse arco. Vilões sempre vão existir e sempre vai ter o Sasuke para ser usado no final do mangá. A história do Naruto não precisa terminar agora. E nem deve acredito! Eu quero muito ver as consequências posteriores desse arco sendo refletido em todos os personagens. Pra mim o final perfeito pro mangá seria ver o Naruto adulto, casado com a Hinata e tendo um filhinho, que se chamasse Jiraya e que ele crescesse com amigos e a família e Naruto ficaria feliz porque ele conseguiu. Virou Hokage, tem o respeito de todos, tem seus amigos, construiu uma família e conseguiu um filho que não vai sofrer o que ele sofreu quando criança. Seria um final bonito. O final de um outro ciclo. Porque no fim das contas, Naruto é um mangá de ciclos, onde as pontas soltas do passado estão sendo fechadas aos poucos. E se você pensar que o mangá começou com ele bebê, seria justo terminar com o filhinho dele nascendo e completando esse ciclo da vida de Naruto.

E é isso!

modelo-squareCurtiu esse texto? Gostou do site?

Então dê aquela força seguindo e curtindo a nossa página no Facebook! — Quer mais interação? Temos um grupo (ainda pequeno) para leitores por lá, o Clube Secreto. Fica aí o convite! Quer ver o site crescer? Talvez você possa contribuir com isso se tornando um apoiador do site lá no Apoie.se.

Tags from the story
More from Thiago Machuca

Preview HQ: Pato Donald Férias 02 [Julho/2009]

Mês de Julho chegou e com ele as férias escolares. Pensando nisso...
Read More